A palavra "VAIO" vem da sigla Video Audio Integrated Operation (Operação Integrada de Áudio e Vídeo).
A Sony fabricou computadores desde a década de 1980 mas com exclusividade para o mercado japonês. A reestreia da Sony no mercado de computadores global, sob a nova marca Vaio, começou (em 1996) com a série de computadores PCV-70 e o PCV-90, que foi projetado com uma interface gráfica 3D como uma novidade para os novos usuários. A primeira geração de computadores portáteis Vaio foi lançado em 1997 nos Estados Unidos através do modelo PCG-505, que foi projetado para ser "SuperSlim".
Desde 2008, para celebrar 10 anos do padrão VAIO, seu nome foi mudado para Visual Audio Intelligent Organizer (Organizador Inteligente de Áudio e Vídeo), fazendo referência ao desenvolvimento de software para caixa de som e webcam embutidos. O conceito do logotipo foi criado por Teiyu Goto, supervisor de design de produto a partir do Centro Criativo Sony em Tóquio.
Os modelos mais recentes da Sony Vaio foram lançados durante um período com baixas nas vendas de PCs e de modelos incluídos com inovações, como o Vaio Tap, que foi projetado c
O grande declínio constante nas vendas de PCs em todo o mundo, foi uma das principais razões de venda da Vaio pela Sony. Os modelos Vaio ficaram conhecidos por serem computadores que apresentavam alto padrão de desempenho e design de primeira. A marca foi responsável por uma série de inovações no ramo, com a introdução de alguns conceitos com designs diferentes e tentando sempre se diferenciar no mercado transmitindo uma imagem de sofisticação, a Sony não conseguiu analisar o mercado e se adequar as mudanças. Somente em 2013 a companhia teve um prejuízo de US$ 1,1 bilhão com a marca.
O grande declínio constante nas vendas de PCs em todo o mundo, foi uma das principais razões de venda da Vaio pela Sony. Os modelos Vaio ficaram conhecidos por serem computadores que apresentavam alto padrão de desempenho e design de primeira. A marca foi responsável por uma série de inovações no ramo, com a introdução de alguns conceitos com designs diferentes e tentando sempre se diferenciar no mercado transmitindo uma imagem de sofisticação, a Sony não conseguiu analisar o mercado e se adequar as mudanças. Somente em 2013 a companhia teve um prejuízo de US$ 1,1 bilhão com a marca.
Em 6 de fevereiro de 2014, a Sony anuncia um acordo de intenções para a venda de sua divisão de PCs ao fundo de investimento Japan Industrial Partners (JIP). A Sony manteve 5% de participação no negócio.
A venda foi concluída em 1 de Julho de 2014, com a nova companhia sediada na cidade Azumino, província de Nagano. Inicialmente a empresa anunciou que iria distribuir seus produtos apenas para o mercado japonês, mas com o lançamento do tablet hibrido VAIO Z Canvas em outubro de 2015, a Vaio voltou a operar nos Estados Unidos, e no Brasil fechou uma parceria com a Positivo Informática para fabricação e distribuição de seus produtos no país.
(Fonte: Wikipédia - parte)
Laptop da Vaio.
(Fonte: Wikipédia - parte)
Laptop da Vaio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário