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7 de out. de 2020

Cerveja Pilsen / Patricia (Cervejaria FNC)

Cerveja Pilsen
          Logo depois da segunda guerra mundial, um cervejeiro tcheco começou a produção de uma cerveja para a FNC - Fábricas Nacionales de Cerveza S.A, a Pilsen, uma cerveja no estilo Standard American Lager, com graduação alcoólica de 5,1% ABV.
          Em 1956, a FNC lançou a cerveja Pilsen Royal De Luxe, destinada para o público com mais poder aquisitivo.
          Posteriormente, tanto o nome como o rótulo dessa cerveja foram alterados. A Pilsen é a cerveja mais vendida do Uruguai.

Cerveja Patricia
          A cerveja Patricia foi criada em 1936 e com ela a fábrica de cerveja e a malteria. Com distintivo Salus em seu rótulo, sob o nome de Cerveza Serrana, a bebida foi comercializada a partir de 1950 em dois sabores: claro e escuro.
          Em 1956 a marca Patricia foi registrada e sua representação gráfica consistia do busto de uma mulher com ornamentos da época. As décadas de 1960 e 1970 marcaram a comercialização da Patricia em tamanhos diferentes de garrafas (305ml e 620ml) e o início da exportação.
          O primeiro lote de exportação foi enviado para a Europa. No Brasil, a Patricia chegou em 1980. Argentina e Estados Unidos são outros destinos da cerveja.
          A Patricia é uma das poucas cervejas do mundo elaboradas com água mineral natural, que surge das Sierras de Minas onde se elabora a água mineral mais famosa do Uruguai. É uma cerveja com amargor fino e marcante, feita com maltes e lúpulos nobres. Refrescante, moderadamente encorpada e possui uma espuma cremosa e consistente. É uma cerveja Lager clássica, feita com água pura e clara da Sierra de Minas, com sabor delicado e aroma sutil.
          As Lagers são relativamente novas na história da cerveja. Surgiram no final do século XIV, mas só se tornaram populares na primeira metade do século XIX, com o advento das Pilsen e das técnicas mecânicas de refrigeração. De maneira geral, têm menor teor alcoólico que as Ale. São mais gasosas e maltadas, menos amargas (devido ao pouco lúpulo), mais refrescantes e pouco frutadas. Em geral, as cervejas Premium contêm maior teor de malte de cevada, isto é, usam menos adjuntos (no máximo 25%).
          No estilo Pale Lager, a Patricia tem teor alcoólico: 4,8%. Sua temperatura ideal de consumo é entre 0 e 4 º C

Fábricas Nacionales de Cerveza S.A - FNC
          As Fábricas Nacionales de Cerveza S.A, surgiram em 1866, tornando-se assim uma das mais importantes empresas de bebidas da região. Na FNC, além de cervejas, são fabricados refrigerantes, águas aromatizadas e isotônicas.
          A F.N.C. S.A. faz parte da Anheuser-Busch InBev, cervejaria líder mundial, que se formou por meio de várias combinações nos últimos anos com diferentes empresas como Ambev, Interbrew, Anheuser Bush, Grupo Modelo, SAB Miller, entre outras.
          Com mais de 600 anos de tradição cervejeira, a AB InBev se tornou a líder absoluta. Possui mais de 200.000 funcionários em todo o mundo, mais de 400 marcas, operações em mais de 50 países e comercializa seus produtos em mais de 100. Além disso, 7 das "10 melhores" cervejas do mundo pertencem à AB InBev e, desta forma, a empresa se consolida como uma das 3 maiores empresas de consumo massivo do mundo.
          A FNC emprega 650 pessoas diretamente, e conta com duas plantas industriais, um centro de distribuição e uma rede de 19 distribuidores independentes.
(Fonte: Site FNC / TudoparaHomens - 18.08.2015 /Lokobeer - partes)

6 de out. de 2020

Cerveja Super Bock

Super bock.png



          A marca Super Bock nasce em 1927 e em 1967 são lançados os primeiros anúncios sob o slogan "A cerveja que supera a sua exigência". Durante os anos 1970 é inaugurada a rede de distribuição em Lisboa, composta por 12 caminhões.
          Em 1992, a Super Bock atinge a liderança do mercado português, mantendo-se na preferência dos consumidores de cerveja até aos dias de hoje.
          O lançamento da Super Bock Stout, em 2003, foi de grande sucesso. Nesse mesmo ano, a empresa preparou a entrada no segmento de cervejas sem álcool, com a Super Bock Twin. No ano seguinte, 2004, a marca lança a Super Bock Green, marcando o início de um novo segmento no mercado das cervejas em Portugal: as beer mixers (cervejas com sabores).
          Em 2006, dá-se o lançamento da Super Bock Tango, a primeira "cerveja groselha" produzida em Portugal, e da Abadia, uma cerveja de receita artesanal.
          Já em 2007, a Super Bock apresenta a primeira garrafa de cerveja portuguesa inteiramente fabricada em alumínio. No mesmo ano, é relançada a nova gama de cervejas sem álcool Super Bock, criada através de uma parceria com o Departamento de Engenharia Química da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
          Para a produção da nova Super Bock Sem Álcool parte-se de uma cerveja de base - a Super Bock Original - da qual são retirados os aromas. A cerveja é submetida a um processo de remoção de álcool e, no final, os aromas são devolvidos à cerveja. São também lançadas a cerveja Sem Álcool Preta e a inédita Sem Álcool Pêssego. O lançamento da Super Bock Sem Álcool Limão reforça a gama de cervejas sem álcool da Unicer.
          Em 2008, é apresentada uma edição limitada gourmet - as cervejas Abadia Rubi e Gold, o mesmo ano em que é anunciada a Super Bock XpresS em garrafa.
          Em 2009, chega ao mercado a Super Bock Mini, com abertura fácil, que dispensa a ajuda de um saca-caricas - um sistema pioneiro no mercado. No seguimento deste lançamento, em 2010, inicia-se a comercialização das IceBocks, uma caixa que permite adicionar gelo para refrescar as cervejas mini, e da primeira edição da Super Bock Verão, uma cerveja mais refrescante e com baixo teor alcoólico.
          A grande aposta de 2011 da marca passou pelo lançamento da cerveja Super Bock Classic. A Super Bock atravessou um processo de reposicionamento de mercado e de criação de nova assinatura de marca em 2012, para a "Vida é Super".
          Em 2013, é lançada a Super Bock Selecção 1927, uma gama de cervejas de característica artesanal, em edições limitadas e sazonais.
          Em 2015, a cerveja portuguesa mais vendida no mundo assume um novo compromisso com os portugueses e muda a sua assinatura para "Super Bock Leva a Amizade a Sério". Nesse mesmo ano a Super Bock lança uma nova gama de cervejas - Super Bock Mix Vodka Limão e Super Bock Mix Caipirinha - que pretende ir ao encontro das necessidades dos consumidores mais urbanos, com um foco no mercado de noite e pré-noite.
          Em Janeiro de 2016, a Unicer inaugurou o centro de visitas "Super Bock Casa da Cerveja", situado no Centro de Produção de Leça do Balio, onde é possível assistir ao processo de fabrico da cerveja, conhecer as matérias-primas que lhe dão origem, assim como as histórias, curiosidades e os momentos marcantes da cerveja Super Bock.



Painel em Luanda, Angola.
          A Super Bock tem feito uma forte aposta na internacionalização, especialmente em países europeus (entre os quais França e Inglaterra e lusófonos (Brasil, Angola e Moçambique) tendo vindo a consagrar-se como a cerveja portuguesa mais vendida no mundo.
          O principal mercado externo continua a ser Angola, onde a marca de cerveja do grupo mais vendida é Super Bock.
          No entanto, em 2014, alarga o seu mercado de exportação para países árabes, com a chegada dos primeiros contentores com meio milhão de litros de Super Bock Sem Álcool 0,0% à Arábia Saudita - isto graças a um processo de desalcoolização que não inclui a interrupção da fase de fermentação, e permite a conservação das características essenciais da cerveja. Depois de se ter inserido no mercado da Arábia Saudita, com a gama Super Bock Sem Álcool, a Unicer quer alargar a presença no Oriente Médio.
          No Brasil, a Super Bock Mini é importada pela Companhia Brasileira de Distribuição - CBD.
(Fonte: Wikipédia)

5 de out. de 2020

Palm, Inc.

          A empresa fabricante de hardware e software Palm, Inc. foi fundada em 1992 por Jeff Hawkins e
tem sua sede em Sunnyvale, Califórnia.
          A história do handheld Palm, uma espécie de computador portátil e agenda eletrônica começa em 1994. Hawkins tinha dois objetivos em mente: criar um computador simples de usar e que pudesse ser facilmente carregado. A empresa capitalizou bastante em cima da primeira motivação do inventor, tanto que todas as suas campanhas publicitárias procuraram explorar as vantagens da simplicidade de manejo: Simplesmente Palm, por exemplo, é um bordão que foi amplamente divulgado em anúncios de revistas e jornais.
          Em 1995, a Palm foi absorvida pela U.S. Robotics Corp.
          Em junho de 1997, a U.S. Robotics foi comprada pela 3Com e a Palm tornou-se então uma
subsidiária da 3Com.
          Em 2 de março de 2000, a 3Com transformou a subsidiária Palm em uma companhia independente e passou a ser cotada na Nasdaq sob o indicador PALM. Em agosto de 2003, a divisão
hardware da companhia foi rebatizada como PalmOne, Inc.
          Em 29 de abril de 2010, a Palm foi vendida para a HP por 1,2 bilhão de dólares. A Palm tinha então 939 funcionários e um lucro, em 2009, de 732 milhões de dólares. O objetivo principal da HP era ter acesso ao sistema operacional webOS. Com isso a HP entraria efetivamente no mercado de smartphones e internet móvel.
          A compra da Palm pela HP resultou em seu fim pois, a Hewllet-Packard descontinuou seu nome e implantou o webOS em seu novo tablet, o HP Touchpad com grandes expectativas que não foram atingidas.
(Fonte: revista Carta Capital - 15.05.2002 / Wikipédia - partes)

4 de out. de 2020

Bifarma

          A história da rede Bifarma se confunde com o histórico de vida de seu fundador, Delcídio Della Colleta. Em 1949, na cidade de Arapongas no Paraná, Delcídio inicia sua vida farmacêutica como balconista de uma pequena drogaria da cidade. Quatro anos depois, seguindo seu espírito empreendedor, Delcídio vai para São Paulo.
          A primeira drogaria foi aberta em 1976. A partir daí, Delcídio, junto com alguns sócios montaram pequenas redes de drogarias, dentre elas a Bifarma. Fundada em 1983, a Bifama teve sua primeira loja instalada no município de Caieiras, na Grande São Paulo. Explorando regiões onde as grandes redes ainda não estavam instaladas, a Bifarma marcou forte presença em cidades da região, como Franco da Rocha, Cajamar, Francisco Morato, Mairiporã e no bairro de Perus, dentro do município de São Paulo.
          Os negócios continuaram prosperando durante a década de 1980, até que, em 1990, Delcídio consegue comprar as partes de seus sócios e chama o seu filho Marcos para participar do desenvolvimento da rede.
          Em 1992 surge a ideia de expandir para um novo nicho de mercado que ainda estava em expansão, no seguimento da área farmacêutica logo, o primeiro Laboratório de Manipulação é aberto. Localizado no Município de Caieiras naquela época, atendia-se cerca de 70 clientes por dia, hoje diariamente mais de 600 clientes passam pelo nosso atendimento efetuando a compra. com isso são produzidas cerca de 900 fórmulas diariamente e no ano 2011 foi inaugurado mais uma unidade da
Bifarma Farmácia de Manipulação, localizado no município de Poá.
          Considerando dados de outubro de 2020, o grupo Bifarma tem aproximadamente 150 lojas e 3800 funcionários. A rede já tem unidades em outros estados como Minas Gerais e Rio de Janeiro.
(Fonte: site da empresa)

3 de out. de 2020

Lipton

          A marca Lipton foi criada em 1890 por sir Thomas J. Lipton. Desde as primeiras décadas do século XX já era importada para o Brasil.
          Em 1978, herança da Van den Bergh e, portanto, presente no portfólio da Unilever desde sua fundação, a linha de chás aromáticos Lipton é lançada no mercado brasileiro. Nesse ano, no Brasil a empresa ainda se chamava Gessy Lever.
(Fonte: Unilever)

1 de out. de 2020

BRK Ambiental

          A BRK Ambiental é parte da Brookfield, companhia canadense que chegou ao Brasil em 1899 e administra ativos em mais de 30 países, nos cinco continentes. Desde abril de 2017, a Brookfield detém 70% de nossas ações. A aquisição foi feita em 2016, quando a empresa ainda era conhecida como Odebrecht Ambiental. A BRK Ambiental é a nova denominação da Odebrecht Ambiental, e tem a executiva Teresa Vernaglia como presidente desde maio de 2017.
          O FI-FGTS, sigla para Fundo de Investimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, detém os 30% de participação restantes do capital social. Criado em 2007, o FI-FGTS é administrado pela Caixa Econômica Federal e tem seus recursos focados na concretização de projetos de infraestrutura no Brasil.     
          A abrangência da atuação da empresa na prestação dos serviços de água e esgoto é definida pelo modelo de contratação estabelecido com cada município ou estado, mas está fundamentada na gestão da cadeia de abastecimento de água, da captação à distribuição e na gestão de coleta, afastamento, tratamento e disposição final de esgotos.
          A BRK Ambiental é a maior empresa privada do Brasil no setor de prestação de serviços de água e de esgoto, disponibilizando serviços que beneficiam mais de 15 milhões de pessoas. Está presente em mais de 100 municípios, distribuídos por todas as regiões do país, com diferentes modelos contratuais, como concessões, Parcerias Público-Privadas, subdelegações com empresas estaduais, entre outros. 
          Em 30 de setembro de 2020, a BRK ganhou a concessão dos serviços de abastecimento de água e esgoto de Maceió, capital de Alagoas, por R$ 2 bilhões. O valor foi oferecido pela empresa no leilão realizado na B3, na capital paulista. O contrato determina que devem ser feitos investimentos de R$ 2,5 bilhões ao longo do período de validade da concessão, sendo que R$ 2 bilhões desse total devem ser gastos nos primeiros oito anos de administração. Assim, o abastecimento na região deverá ser universalizado em seis anos e a rede de esgoto deverá atender 90% da população em até 16 anos.
(Fonte: site da empresa / jornal Valor - 12.03.2018 / UOL - 30.09.2020 / Valor - 08.08.2022 - partes)

30 de set. de 2020

Filippo Berio

          Filippo Berio nasceu dia 8 de dezembro de 1829 em Oneglia, cidadezinha na região da Ligúria, perto de Gênova, na Itália. Quando tinha seis anos transferiu-se com a família para a Toscana, para Lucca, uma cidade famosa pelo azeite. E foi exatamente naquela doce paisagem com colinas que Filippo Berio teve a intuição de perseguir a sua paixão e ser produtor de azeite.
          Ano após ano, Filippo dedicou-se a aperfeiçoar a própria técnica: escolhendo as melhores azeitonas e prensando-as com cuidado e atenção, extraindo azeite puro e requintado. Safra após safra a fama de Filippo Berio cresceu, até seu azeite obter sucesso nacionalmente, o que ocorreu por volta de 1850, passando a ser vendido e distribuído em todo o país.

filippo berio firm
filippo berio hystory poster


          Por volta de 1860, os azeites famosos e os seus altos padrões de qualidade fizeram Filippo Berio ser logo reconhecido como um dos mais credenciados especialistas e produtores de azeite da Itália.
          Em 1867, após acumular 15 anos de experiência no campo do azeite, a marca Filippo Berio foi registrada. A primeira venda oficial está documentada em Lucca, cidade onde Filippo Berio morava.
          Nos anos 1870, Filippo Berio começou a exportar os seus azeites para a América do Norte, atendendo a pedidos de importadores, hoteleiros, gerentes de restaurantes e comerciantes italianos que queriam oferecer aos próprios clientes um autêntico sabor italiano.
          Na Exposição Universal de Lyon de 1872, Filippo Berio obteve o primeiro reconhecimento pela excelente qualidade dos próprios azeites, um prêmio que ganharia novamente em 1878 na Exposição de Paris.
          Filippo Berio faleceu em 1894, aos 64 anos de idade, e as rédeas passaram para a filha Albertina e o seu sócio, Giovanni Silvestrini.
          Dois anos após o falecimento de Filippo Berio, 1896, a marca foi registrada nos Estados Unidos. Em princípios do século XX, o azeite Filippo Berio passou a ser a marca italiana mais exportada, graças aos volumes estáveis das vendas e à série de prêmios e distinções atribuídas pela sua qualidade e sabor excepcionais.
          Em 1919, Albertina Berio e Giovanni Silvestrini uniram as forças com outros importantes produtores de azeite e de vinho para fundar uma cooperativa: surgia a SALOV.
      Com a finalidade de atender a uma demanda constante, em 1922 a SALOV abriu um estabelecimento de refinação de azeite de vanguarda em Viareggio.
          Durante a Segunda Guerra Mundial, mais especificamente em 1940, a SALOV interrompeu as atividades de produção de azeite. Em fins da década de 1950 restabelece-se a produção, introduzindo técnicas inovadoras no cultivo das oliveiras.
          No pós-guerra, 1960-1970, a fama da marca Filippo Berio continuou crescendo e conseguindo cada vez mais sucesso, inclusive graças aos numerosos estudos que confirmam os efeitos benéficos do azeite.
          Em 1987, para atender à crescente demanda e às necessidades do mercado da América do Norte, a SALOV abriu uma consorciada em Nova Jersey (USA).
          Pouco mais de 12 anos depois, em 1999, a SALOV inaugurou a consorciada Filippo Berio UK em Londres.
          Em 2006, a Salov transferiu a produção para a unidade de Massarosa, não longe de Lucca, a cidade em que Filippo Berio morava. Este novo estabelecimento é dotado de equipamento moderno e sofisticado com capacidade para realizar rigorosos controles da produção e da qualidade.
          Em 2011 a Filippo Berio abriu uma nova filial, em Singapura.
          O logotipo histórico da Filippo Berio foi renovado em 2013: a abelha operária que durante anos distinguiu cada garrafa foi substituída pelo rosto de Filippo Berio. Mais tarde no mesmo ano foi aberto um escritório de representação em Moscou, a capital russa.
          A Salov, guardiã do legado de Filippo Berio, continua a honrar, hoje, amanhã e nos anos futuros, a paixão, a maestria e a devoção que aquele homem dedicava à excelência.

29 de set. de 2020

Vtex

          A VTEX é uma fornecedora de sistemas para comércio eletrônico. Foi fundada em 2000.
          A Riverwood, fundo americano, comprou 25% na VTEX em 2015 e permanece como sócio.
          Em dezembro de 2019, a VTEX recebe um aporte de US$ 140 milhões liderado pelo SoftBank. Participaram também as gestoras de private equity Gávea Investimentos e a Constellation Asset.
          No final de setembro de 2020 a empresa tornou-se o mais novo unicórnio brasileiro. A VTEX concluiu uma nova rodada de investimentos de US$ 225 milhões e passou a ser avaliada em US$ 1,7 bilhão. A nova rodada contou com a participação dos fundos e gestores de investimentos Tiger Global, Lone Pine Capital, Constellation, Endeavor Catalyst e Softbank.
          A valorização da VTEX também foi impulsionada pela corrida do varejo para as plataformas on-line por conta da pandemia. Com a valorização, a empresa entra para a crescente lista dos unicórnios brasileiros, que inclui empresas como 99, iFood, Loft, Loggi, NuBank e Quinto Andar.
          Em comunicado, a VTEX comentou que usará fundos da última rodada para fazer aquisições, contratar talentos adicionais, inovar sua plataforma e acelerar o crescimento nos mercados dos Estados Unidos, Europa e Ásia-Pacífico.
          Considerando dados de setembro de 2020, a empresa conta com 600 funcionários e atende a 3 mil clientes em 28 países, incluindo AB InBev, Coca-Cola, Nestlé e Walmart.
(Fonte: ValorInveste - 29.09.2020)

28 de set. de 2020

Oxford

          Em 26 de novembro de 1953, o ainda jovem Francisco Loersch negociou o acervo da sua Cerâmica Santa Terezinha com um grupo de empresários liderados por Otair Becker, um dos grandes responsáveis pela trajetória de sucesso da empresa durante décadas. A Santa Terezinha, localizada no bairro Oxford, no município de São Bento do Sul, em Santa Catarina, passou então a se chamar Indústria Cerâmica Oxford Ltda.
          Novas diretrizes foram adotadas, de maneira que a Oxford pudesse iniciar sua produção em 2 de janeiro de 1954 com apenas 72 colaboradores e uma unidade fabril.
          A Oxford Mineração surge em 1968, na cidade de Campo Alegre (SC), com o objetivo de fornecer matérias-primas para a própria Oxford e também comercializar argila para outros segmentos.
          Em 1976, a Oxford manda o seu primeiro container para o exterior e desde então as exportações só crescem. Isso gerou a necessidade de construção de uma segunda unidade fabril também em São Bento do Sul.
          A primeira participação em uma feira internacional acontece em 1980, em Berlim, na Alemanha. E nesse mesmo ano a empresa também passa a contar com pouco mais de 880 colaboradores.
          Em 1981, é inaugurada a primeira loja de fábrica da Oxford, localizada ao lado da empresa, em São Bento do Sul. E em 1982 nasce um dos ícones da marca: a embalagem de madeira.
          Num panorama de quando a Oxford completou 40 anos, em 1994, a empresa apresentava números impressionantes: presença em 65 países, 5ª colocação no ranking das maiores do mundo, liderança absoluta entre os produtores de louça de mesa da América Latina e 1.400 colaboradores.
          Em 1995, a Oxford conquista a certificação ISO 9000. Em 1996 e em 2001 são inauguradas as unidades fabris 5 e 6, respectivamente, ambas em São Bento do Sul.
          Em 2010 a empresa muda o seu posicionamento e passa a se chamar Oxford Porcelanas, marca com a qual comercializa porcelanas. A Oxford Daily surge com produtos mais coloridos e práticos, feitos para o dia a dia. A linha cerâmica passa a se chamar Biona Cerâmica. Em 2011 a Oxford compra a fábrica de cristais artesanais localizada em Pomerode (SC). Nasce nesse momento a marca Oxford Crystal.
          Pouco depois nasce a marca Oxford Cookware e a empresa ingressa no ramo de panelas, ofertando peças que possuem uma avançada nanotecnologia antimicrobiana e vão para fogão, forno, geladeira, freezer, micro-ondas e lava-louças.
          Um novo marco acontece em 2016: a Oxford inaugura sua primeira unidade fabril fora do estado de Santa Catarina. Surge a Oxford Espírito Santo, localizada na cidade de São Mateus.
          Em 2017, a empresa adquire a marca Strauss e ingressa no mercado de luxo. E, a partir desse momento, passa a se posicionar como grupo Oxford, e não mais como Oxford Porcelanas.
          Hoje, o grupo Oxford conta com um fundo de investimento formado pelas três famílias fundadoras da WEG, uma das maiores fabricantes de equipamentos elétricos do mundo.
(Fonte: Site da empresa)