Filippo Berio nasceu dia 8 de dezembro de 1829 em Oneglia, cidadezinha na região da Ligúria, perto de Gênova, na Itália. Quando tinha seis anos transferiu-se com a família para a Toscana, para Lucca, uma cidade famosa pelo azeite. E foi exatamente naquela doce paisagem com colinas que Filippo Berio teve a intuição de perseguir a sua paixão e ser produtor de azeite.
Ano após ano, Filippo dedicou-se a aperfeiçoar a própria técnica: escolhendo as melhores azeitonas e prensando-as com cuidado e atenção, extraindo azeite puro e requintado. Safra após safra a fama de Filippo Berio cresceu, até seu azeite obter sucesso nacionalmente, o que ocorreu por volta de 1850, passando a ser vendido e distribuído em todo o país.
Por volta de 1860, os azeites famosos e os seus altos padrões de qualidade fizeram Filippo Berio ser logo reconhecido como um dos mais credenciados especialistas e produtores de azeite da Itália.
Em 1867, após acumular 15 anos de experiência no campo do azeite, a marca Filippo Berio foi registrada. A primeira venda oficial está documentada em Lucca, cidade onde Filippo Berio morava.
Nos anos 1870, Filippo Berio começou a exportar os seus azeites para a América do Norte, atendendo a pedidos de importadores, hoteleiros, gerentes de restaurantes e comerciantes italianos que queriam oferecer aos próprios clientes um autêntico sabor italiano.
Na Exposição Universal de Lyon de 1872, Filippo Berio obteve o primeiro reconhecimento pela excelente qualidade dos próprios azeites, um prêmio que ganharia novamente em 1878 na Exposição de Paris.
Filippo Berio faleceu em 1894, aos 64 anos de idade, e as rédeas passaram para a filha Albertina e o seu sócio, Giovanni Silvestrini.
Dois anos após o falecimento de Filippo Berio, 1896, a marca foi registrada nos Estados Unidos. Em princípios do século XX, o azeite Filippo Berio passou a ser a marca italiana mais exportada, graças aos volumes estáveis das vendas e à série de prêmios e distinções atribuídas pela sua qualidade e sabor excepcionais.
Em 1919, Albertina Berio e Giovanni Silvestrini uniram as forças com outros importantes produtores de azeite e de vinho para fundar uma cooperativa: surgia a SALOV.
Com a finalidade de atender a uma demanda constante, em 1922 a SALOV abriu um estabelecimento de refinação de azeite de vanguarda em Viareggio.
Durante a Segunda Guerra Mundial, mais especificamente em 1940, a SALOV interrompeu as atividades de produção de azeite. Em fins da década de 1950 restabelece-se a produção, introduzindo técnicas inovadoras no cultivo das oliveiras.
No pós-guerra, 1960-1970, a fama da marca Filippo Berio continuou crescendo e conseguindo cada vez mais sucesso, inclusive graças aos numerosos estudos que confirmam os efeitos benéficos do azeite.
Em 1987, para atender à crescente demanda e às necessidades do mercado da América do Norte, a SALOV abriu uma consorciada em Nova Jersey (USA).
Pouco mais de 12 anos depois, em 1999, a SALOV inaugurou a consorciada Filippo Berio UK em Londres.
Em 2006, a Salov transferiu a produção para a unidade de Massarosa, não longe de Lucca, a cidade em que Filippo Berio morava. Este novo estabelecimento é dotado de equipamento moderno e sofisticado com capacidade para realizar rigorosos controles da produção e da qualidade.
Em 2011 a Filippo Berio abriu uma nova filial, em Singapura.
O logotipo histórico da Filippo Berio foi renovado em 2013: a abelha operária que durante anos distinguiu cada garrafa foi substituída pelo rosto de Filippo Berio. Mais tarde no mesmo ano foi aberto um escritório de representação em Moscou, a capital russa.
A Salov, guardiã do legado de Filippo Berio, continua a honrar, hoje, amanhã e nos anos futuros, a paixão, a maestria e a devoção que aquele homem dedicava à excelência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário