Total de visualizações de página

5 de out. de 2020

Palm, Inc.

          A empresa fabricante de hardware e software Palm, Inc. foi fundada em 1992 por Jeff Hawkins e
tem sua sede em Sunnyvale, Califórnia.
          A história do handheld Palm, uma espécie de computador portátil e agenda eletrônica começa em 1994. Hawkins tinha dois objetivos em mente: criar um computador simples de usar e que pudesse ser facilmente carregado. A empresa capitalizou bastante em cima da primeira motivação do inventor, tanto que todas as suas campanhas publicitárias procuraram explorar as vantagens da simplicidade de manejo: Simplesmente Palm, por exemplo, é um bordão que foi amplamente divulgado em anúncios de revistas e jornais.
          Em 1995, a Palm foi absorvida pela U.S. Robotics Corp.
          Em junho de 1997, a U.S. Robotics foi comprada pela 3Com e a Palm tornou-se então uma
subsidiária da 3Com.
          Em 2 de março de 2000, a 3Com transformou a subsidiária Palm em uma companhia independente e passou a ser cotada na Nasdaq sob o indicador PALM. Em agosto de 2003, a divisão
hardware da companhia foi rebatizada como PalmOne, Inc.
          Em 29 de abril de 2010, a Palm foi vendida para a HP por 1,2 bilhão de dólares. A Palm tinha então 939 funcionários e um lucro, em 2009, de 732 milhões de dólares. O objetivo principal da HP era ter acesso ao sistema operacional webOS. Com isso a HP entraria efetivamente no mercado de smartphones e internet móvel.
          A compra da Palm pela HP resultou em seu fim pois, a Hewllet-Packard descontinuou seu nome e implantou o webOS em seu novo tablet, o HP Touchpad com grandes expectativas que não foram atingidas.
(Fonte: revista Carta Capital - 15.05.2002 / Wikipédia - partes)

Nenhum comentário: