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27 de jul. de 2023

Banco Mercantil (antigo Banco Mercantil do Brasil)

          O Banco Mercantil do Brasil fundado em 3 de maio de ​1943, em Minas Gerais, e tem sua sede em Belo Horizonte.
          As origens do banco remontam à década de 1940 em Curvelo, Minas Gerais. Sua trajetória de crescimento teve forte impulso nas décadas de 1960, 1970 e 1980, quando incorporou vários estabelecimentos bancários.
          O banco tem atuação em investimento, crédito, corretagem de seguros, câmbio, distribuição de valores e intermediação de títulos e valores mobiliários.
          O Mercantil é uma instituição referência no pagamento de benefícios do INSS por ter vencido, em 2010, o primeiro leilão do INSS, tornando-se a instituição pagadora de benefícios em Minas Gerais e no interior de São Paulo. Com isso, lançou um modelo de atendimento exclusivo, com estrutura física adaptada, equipe especializada e produtos e serviços específicos para esse público.​​ A qualidade no atendimento é tão valorizada, que a empresa aderiu voluntariamente ao Sistema de Autorregulação Bancária em 2009.
          Está presente em 143 localidades, com 3 Plataformas e 2 Unidades de Negócios, 25 Postos de Atendimento Eletrônico e 200 Agências, estrategicamente distribuídas pelos principais centros geoeconômicos do país, com maior concentração na Região Sudeste, onde estão localizadas 80% das agências, especialmente em Minas Gerais, foco geográfico de atuação do Mercantil do Brasil.
          O banco abriu sua primeira agência no exterior, nas Ilhas Cayman, a fim de ampliar a oferta de produtos e serviços oferecidos aos seus clientes da área internacional.
          A partir de 1999, iniciou uma nova fase de expansão orgânica e mais de uma centena de agências foram inauguradas ou revitalizadas.
          No final de 2022 o Mercantil adquiriu participação societária na fintech Gyra+, plataforma digital de crédito e uma das pioneiras na ampliação do Open Finance no Brasil.
          O Mercantil do Brasil tem suas ações negociadas na B3 (BMEB, BMEB4).
          Em maio de 2023, a Banco Mercantil do Brasil muda sua marca para Banco Mercantil. Com o redesenho, o novo M, de Mercantil, é resultado da junção de duas setas – representando o banco e seus clientes – que seguem juntos, crescendo numa mesma direção. Sobre a inclusão do termo “banco” na marca em si, a empresa afirma tratar-se de uma instituição que se orgulha do que faz e para o público-alvo a que se dirige isso remete a um lugar seguro, que muitas vezes protege o dinheiro construído ao longo de sua vida inteira. Para ele, o trabalho feito pela Kind foi mais do que entender a representação física de uma marca, mas sim o propósito da empresa. Já sobre o sumiço do “Brasil” no logotipo, ele explica que antes havia vários Mercantil do Brasil, em diferentes cidades; após processos de aquisição, o mineiro tornou-se o único, sendo que os clientes já o chamava de “Banco Mercantil”.
(Fonte: Wikipédia - parte)

26 de jul. de 2023

Vigilantes do Peso (Weight Watchers)

          Em 1961, Jean Nidetch teve de fazer uma dieta na Obesity Clinic, do Departamento de Saúde de Nova York. Convidou seis amigas que também faziam dieta para se encontrar com ela em seu apartamento no Queens, todas as semanas.
          Foi o início dos Vigilantes do Peso (Weight Watchers, em inglês) e da indústria do emagrecimento.
(Fonte: Coletânea HSM Management)

25 de jul. de 2023

CNN

          Ignorando as pesquisas de mercado, Ted Turner lançou em 1980 a CNN (Cable News Network, que em português significa Rede de Notícias a Cabo), um canal de televisão a cabo dedicado a notícias. Ninguém imaginava que funcionaria. Mas funcionou.
(Fonte: Livro: Inovação e Mudança - HSM)

24 de jul. de 2023

Dica de Hoje Research

          A casa de análise Dica de Hoje Research foi fundada por Daniel Nigri e tem sua sede em Teresópolis, na região serrana fluminense.
          O Dica de Hoje surgiu de forma despretensiosa em 2016 como um simples canal do Youtube em que seu fundador, Daniel Nigri, tinha um sonho de passar “Dicas” em vídeos para uma grande gama de novos investidores pessoas físicas que entravam no mercado financeiro, principalmente o de ações. A ideia passada em suas “Dicas” nunca foi a do dinheiro fácil como muitos outros passam, mas sim a de tentar alertar sobre perigos que existem na Renda Variável e como saber alocar os recursos da melhor forma possível.
          O Canal cresceu de forma exponencial com cada vez mais expectadores assistindo aos vídeos. Logo depois as informações passaram a ser veiculadas em formatos de artigos no site do Dica de Hoje..
          O passo seguinte foi transformar o Dica de Hoje em uma casa de Research com carteiras recomendadas e relatórios de análises de empresas. Nascia a primeira assinatura, o Plano Gold, que inicialmente incluía a carteira Dica Ações e 5 carteiras calculadas. Hoje em dia esse plano já não é mais comercializado.
          Nesse momento, a casa precisava dar um novo passo. A empresa deixaria de ser o sonho apenas do seu fundador e precisaria passar por uma reformulação com a contratação de novos especialistas e analistas.
          “O que sempre me chamou atenção é que analisamos empresas para recomendar compra ou venda das ações, mas os bancos, corretoras e casas de análise contratam analistas que tenham experiência apenas no mercado financeiro e não nessas próprias empresas!”, afirmava Nigri. Então, partindo de uma premissa completamente contrária ao usual, a preferência do Dica de Hoje Research é ter entre seus analistas e especialistas, pessoas com experiências em logística, no setor imobiliário, setor de óleo e gás, setor de varejo e muitos outros. Se empresas são avliadas nada melhor que alguém que conheça o negócio “por dentro”!
          A receita tem dado muito certo. Com relatórios focados no conteúdo e buscando sempre trazer informações com mais qualidade que as usualmente encontradas, os assinantes, segundo Nigri, têm aprovado o modelo de negócios e por isso com grande satisfação a empresa alcançou em 2021 mais de 10.000 assinantes ativos; mais de 4.000 alunos em cursos ao longo de 4 anos; mais de 250.000 usuários únicos são impactados mensalmente com as publicações, artigos, vídeos, relatórios e informações gratuitas; 9 planos de assinaturas para todos os perfis de investidores, desde o iniciante até o avançado com vasta experiência em bolsa; mais de 270.000 seguidores combinados em nossas redes sociais (Youtube, Facebook, Twitter e Instagram).
          E o mais importante, segundo Nigri, é que a essência da empresa é a pessoalidade e a tentativa de ajudar as pessoas a alcançarem seus objetivos financeiros. Transformando pessoas em investidores.
(Fonte: Dica de Hoje)

9 de jul. de 2023

Visa (Cartões de crédito)

          Desde que chegou ao Brasil, no final dos anos 1960, a Visa viu-se por duas vezes desprezada por 
seus parceiros brasileiros. Mas em ambas ressurgiu das cinzas.
          Primeiros, em meados da década de 1980, em associação com a Credicard reergueu-se poucos anos depois de ser abandonada pelo Bradesco. O banco introduzira sua bandeira no país e era responsável pela 
administração do extinto sistema Elo de cartões de crédito, líder de mercado na época.
          Por volta de 1988, a Credicard rompeu o contrato que mantinha com a Visa. A Credicard preferiu associar-se justamente ao maior concorrente internacional da Visa, a MasterCard, que lhe oferecera a exclusividade de sua marca no Brasil.
          Em meados de 1994, a Visa estava de volta ao topo do pódio, seis anos depois de a Credicard ter rompido o contrato que mantinha com ela. Com 3,7 milhões de cartões emitidos com sua bandeira desde 1988, quando recomeçou do zero sua vida no país, a Visa já dividia o primeiro lugar com a 
Credicard/MasterCard.
          Quem foi contratado pela Visa com a missão de reerguer a marca no Brasil, foi o executivo americano de origem porto-riquenha Luis Acosta, nascido em 1953. Acosta ficou baseado em Miami até 1991, quando finalmente se mudou para o Brasil. Nesse período, viveu na ponte-aérea Miami-Rio-São Paulo. Inicialmente, como o escritório da Visa ficava no Rio, instalou-se lá. Em 1993, mudou a 
representação da Visa para a Avenida Paulista, em São Paulo e passou, então, a viver na capital paulista.
          "A principal vantagem da Visa é que ela permite ao banco ser dono de seu próprio cartão de crédito", disse Armando Fernandes Júnior, vice-presidente do Bradesco que em pouco tempo emitira 1,35 milhão de cartões com a bandeira Visa no país. Além do Bradesco, o Nacional foi outro que, embora possuísse seu próprio cartão, decidiu aderir à rede Visa para ter uma bandeira internacional. Houve também casos de bancos que optaram pela marca por razões de mercado. Mas muitos outros 
vieram das hostes da Credicard, como Francês e Brasileiro, Mercantil de São Paulo, Real e Sudameris.
          Em 28 de junho de 2023, a Visa concluiu a aquisição da Pismo. A Visa vai pagar US$ 1 bilhão, o que dá saída para fundos de venture capital como Softbank, Accel, Redpoint e investidores como B3 e Amazon. Também dá origem a quatro novos multimilionários, os fundadores da Pismo. Além de seu relacionamento com a Pismo, a Visa já conhecia outra empresa cofundada pelo Sr. Josua: Conductor (atual Dock), que foi a primeira aquisição da Visa de uma participação minoritária no Brasil em um negócio de 2018. A Visa, que não atuava em aquisições no Brasil, viu na Pismo uma plataforma de negócios consolidada com uma carteira de importantes clientes. A empresa é a infraestrutura de nuvem de bancos como Itaú, BTG, parte da operação do Citi, além da B3 e fintechs como a alemã N26. Com investimentos da Amazon e Softbank, a Pismo está em rota de expansão global, com atuação na Ásia, Europa e América Latina. A plataforma movimenta mais de 75 milhões de contas e 40 milhões de cartões, considerando
dados de junho de 2023.
(Fonte: revista Exame - 20.07.1994 / Valor - 29.06.2023 - partes)

8 de jul. de 2023

Ursu9 (água mineral)

          A água mineral Ursu9 é natural da Fonte d’Oso, no município de Oso, Ávila, na Espanha. De acordo com seus distribuidores, tem “um sabor aveludado, uma baixa mineralização e um ph 9 , que ajudam a combater a acidificação do organismo e possui benefícios antioxidantes.
          “Reza a história que, nesta zona montanhosa do sistema Central, habitavam populações de ursos que, regularmente, se deslocavam até esta fonte, para beber da sua água tão cristalina”, afirmou a marca no lançamento – dia 7 de junho de 2023, em um hotel de Madri – sobre a origem da Ursu9.
          Estima-se que a produção no primeiro ano em cerca de 50 milhões de garrafas. O produto ainda não é vendido no Brasil, mas pode ser importado diretamente da Espanha em sites especializados.
          Cristiano Ronaldo uniu o útil ao agradável mais uma vez. O veterano atacante português de 38 anos sempre teve tino para os negócios, e aproveitou seu grande futebol para se transformar em empresário de sucesso. Também é um obstinado adepto dos cuidados com a saúde, por meio de atividades físicas e alimentação saudável. Ele acaba de ‘casar’ as duas coisas ao se tornar embaixador e um dos investidores da Ursu9, marca de água alcalina, mineral e antioxidante. Bom de marketing, afirmou que a união é realização um dos “maiores sonhos” de sua carreira. O atacante do Al-Nassr, da Arábia Saudita, já tem uma série de negócios além de futebol, com participações em rede de hotéis, restaurantes, marcas de roupas íntimas e perfumes. “Estamos realizando um dos meus sonhos de vida: investir e oferecer a vocês algo que bebe da própria essência da vida e da saúde e tem desempenhado um papel vital na formação de quem sou hoje”, escreveu o jogador. De acordo com a Forbes Portugal, ele irá investir cerca de 10 milhões de euros (R$ 52,3 milhões) no produto. A relação do jogador com água é antiga. Em 2021, durante a disputa da Eurocopa, viralizou ao tirar as garrafas de Coca-Cola, patrocinadora do torneio, em uma entrevista coletiva e substituí-las por água. “Bebam água”, disse, à época.
          “Sei que o futebol vai acabar (um dia) e estou caminhando em direção ao futuro”, afirmou Cristiano Ronaldo, que na terça-feira dia 20 de junho se tornou o primeiro jogador a disputar 200 partidas por uma seleção nacional na história. “Associações de marca com celebridades funcionam melhor quando têm verdade e quando tais produtos ou serviços fazem parte da rotina do embaixador em questão”, analisa Ivan Martinho, professor de marketing esportivo pela ESPM. “Além de ser um tradicional defensor de hábitos saudáveis, o episódio da Euro 2021, ainda que não planejado, criou uma grande oportunidade que passa a ser explorada agora comercialmente.”
         Os benefícios à saúde, porém, vendidos pela Ursu9, são mais do que duvidosos: não é "antioxidante" e sua alcalinidade é inútil. Além disso, o vídeo promocional usa imagens falsas e a água 
custa o dobro do mesmo.
          Nenhuma água alcalina faz nada pela sua saúde. O argumento de que ele joga como meio-campista na URSU9 é que é uma água alcalina, ou seja, tem um pH alcalino, acima de sete (no caso, nove). Isso foi destacado em todos os meios de comunicação que deram eco ao evento promocional, que contou com a presença do próprio Cristiano Ronaldo, do nutricionista Aitor Sánchez e do gerente da engarrafadora, Francisco Ferreira.
          Água antioxidante é outra bobagem. Mais uma vez, mais alegações de saúde, desta vez sobre os supostos benefícios do URSU9 devido à sua capacidade antioxidante. Outra afirmação clara e direta sobre a saúde sem o respaldo dos regulamentos e, ainda por cima, que condiz com a credibilidade curativa das lágrimas de unicórnio.
          Diz a lenda que o nome da água em questão, Ursu9, vem, segundo seus proprietários, do nome do município onde é feita a coleta: El Oso, em Ávila (Ursu em latim é urso), e o número nove vem de alcalinidade. Os responsáveis ​​pelo marketing acharam que seria uma boa ideia inventar a origem do nome do município e explicam que vem de quando os ursos chegaram, há mais de 400 anos — pouco menos do que em peregrinação como quando vão a Lourdes — para beber suas águas.
          A história é linda e crível, mas acaba sendo uma farsa inventada. Há pouca dúvida de que o nome El Oso vem de uma derivação secular de lutosus, uma palavra latina que se traduz como 'barreiro' ou 'barrento'. O ambiente da coleção de água se presta mais a isso —é uma estepe de cereais com uma lagoa ocasional— do que a uma floresta caducifólia habitada por ursos, sejam amorosos ou não, como confirma o Breve Dicionário de Topônimos Espanhóis por Emilio Nieto Ballester. . Isso também foi corroborado por fontes consultadas na Câmara Municipal de El Oso.
          As fotos também são falsas. Sem deixar de lado o mote “da imaginação ao poder”, chama a atenção a falta de coerência na construção do vídeo promocional da água URSU9, com imagens que em nada se assemelham ao local onde é realizada a coleta.
         Acontece que o lugar bucólico das águas cristalinas que brotam de uma cachoeira se encontra em Portugal, mais especificamente na Serra do Açor, que parece ser a mata nativa de Legolas. A cascata tem nome: Cascata da Fraga da Pena, e pertence ao concelho de Arganil.
          Você pode comprá-lo a preço de banana. É verdade que não terá no rótulo a imagem de um urso viril raivoso, nem o glamour de Georgina (que bebe Ursu9 à beira das piscinas). Também não terá nenhum dietista-nutricionista de prestígio a avalizar as suas fantásticas propriedades, mas se estiver interessado, pode comprar a mesma água que sai da bacia hidrográfica Ursu9 em Ávila na cadeia Auchan em Portugal pela metade do preço. A água alcalina do Cristiano, Ursu9, também é vendida com marca própria? Bem, sim: esta é a ficha técnica para a distribuição de Auchan para seus fornecedores. Em garrafas de 1,5 litro, na Auchan custa 0,26€/litro. A mesma água, mas com mais glam, Ursu9 no El Corte Inglés, a 0,51€/litro.
          Mas há outro custo pior que o econômico. É o custo ambiental de gerar tanto plástico e, ainda por cima, reciclar apenas 20%. É o que indicam os números mais conservadores da realidade de reciclagem na Espanha. A água engarrafada, que contém um recurso praticamente idêntico ao que sai da torneira, é um elemento que influencia significativamente o mau problema que temos com os plásticos: o próprio Aitor Sánchez já denunciou várias vezes esse problema.
(Fonte: Estadão - 29.06.2023 / El País - 08.07.2023 - partes)

7 de jul. de 2023

Pismo

          A brasileira Pismo, fornecedora de tecnologia de processamento de pagamentos em nuvem, foi fundada por Ricardo Josua, atual CEO, Juliana Motta, head de produto, Daniela Binatti, head de 
tecnologia, e Marcelo Parise, vice-presidente de engenharia.
          Em março de 2023, o jornal Valor informou sobre as negociações, quando fontes sinalizaram a disposição da americana Visa em pagar até US$ 1,4 bilhão pela Pismo, mas houve um acordo sobre os termos – o pagamento seria todo em dinheiro.
          Em 28 de junho de 2023, a Visa concluiu a aquisição da Pismo. A Visa vai pagar US$ 1 bilhão, o que dá saída para fundos de venture capital como Softbank, Accel, Redpoint e investidores como B3 e Amazon. Também dá origem a quatro novos multimilionários, os fundadores da Pismo. É uma das maiores transações privadas envolvendo uma startup nacional nos últimos anos.
          Além de seu relacionamento com a Pismo, a Visa já conhecia outra empresa cofundada pelo Sr. Josua: Conductor (atual Dock), que foi a primeira aquisição da Visa de uma participação minoritária no Brasil em um negócio de 2018.
          A equipe de gestão da Pismo permanecerá no cargo, de acordo com o comunicado da Visa confirmando o negócio, e a transação deve ser concluída até o final de 2023. “Através da aquisição da Pismo, a Visa pode atender melhor nossas instituições financeiras e clientes fintech com soluções de core banking”, disse Jack Forestell, diretor de produtos e estratégia da Visa, em comunicado. A empresa com sede nos EUA cita que a Pismo a ajudará a fornecer suporte e conectividade a novos formatos de pagamento, como o Pix, o sistema de pagamento instantâneo do Banco Central do Brasil.
          A Visa, que não atuava em aquisições no Brasil, viu na Pismo uma plataforma de negócios consolidada com uma carteira de importantes clientes. A empresa é a infraestrutura de nuvem de bancos como Itaú, BTG, parte da operação do Citi, além da B3 e fintechs como a alemã N26. Com investimentos da Amazon e Softbank, a Pismo está em rota de expansão global, com atuação na Ásia, Europa e América Latina.
          Para Josua, o acordo com a Visa permitirá que a Pismo se expanda ainda mais globalmente no que ele define como “uma nova era para serviços bancários e pagamentos”.
          A plataforma movimenta mais de 75 milhões de contas e 40 milhões de cartões, considerando dados de junho de 2023.
(Fonte: Valor - 29.06.2023)

27 de jun. de 2023

Tivio Capital

          O Banco Bradesco firmou, em 24 de agosto de 2022, parceria estratégica com o Banco Votorantim (BV) para a formação de uma gestora de investimentos independente, que terá marca própria, de acordo com comunicado ao mercado, que não detalhou os valores do negócio.
          Na transação, o Bradesco sinaliza adquirir 51% do capital da BV DTVM, que concentra a gestão de recursos de terceiros e a atividade de private banking (atendimento a clientes super-ricos do banco BV) – soluções financeiras e patrimoniais customizadas para clientes de alta renda – do BV.
          A BV DTVM tem atuação no mercado brasileiro desde 1999 e é a nona maior gestora de fundos imobiliários e também a nona maior em private banking, segundo dados da Anbima, a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais.
          Entre os 18 fundos administrados pela BV DTVM, estão o Votorantim Shopping, BB Progressivo II, BB Renda Corporativa e o RB Capital Renda II.
          Já o Bradesco tem hoje (junho de 2023) mais de R$ 544 bilhões em ativos sob gestão, além de outros R$ 380 bilhões no segmento de private banking, sendo o terceiro e segundo maior gestor em cada segmento, respectivamente.
          Pouco depois de meados de junho de 2023, quase dez meses após anunciarem a parceria, Bradesco e BV deram à luz a uma nova gestora, a Tivio Capital — o nome é um neologismo da palavra “ativo.
          Para comandar a casa trouxeram Christian Egan, que tem passagens por Pactual, Credit Suisse e grupo Itaú, onde ficou por quase 17 anos e saiu no fim de 2020.
          A estratégia ainda está sendo finalizada, mas a gestora vai trabalhar tanto com ativos líquidos como ilíquidos e terá uma ampla oferta de produtos, que seguirão sendo distribuídos em grandes plataformas. A casa nasce com cerca de R$ 42 bilhões sob gestão e R$ 22 bilhões de custódia no wealth management (gestão de fortunas). 
          “A BV DTVM terá autonomia na gestão dos recursos", sinaliza comunicado do Bradesco ao mercado, “além de contar com a reputação e sólida experiência de seus acionistas”.
          A ideia é oferecer aos clientes de alta renda os chamados “fundos alternativos”, como fundos imobiliários, de agricultura, crédito, crédito de carbono, etc.
          “Eu brinco que a Tivio é uma startup que nasce com 400 anos de história (juntando a experiência de Banco do Brasil, Grupo Votorantim e Bradesco) e uma prateleira super-robusta vinda da BV Asset. Ainda assim, somos uma casa independente, com time de gestão e distribuição próprias, e vamos explorar todas as oportunidades”, diz Egan.
          Em setembro de 2024, a Tivio Capital reitera que tem como objetivo virar uma das principais gestoras de investimentos alternativos no país e, para isso, elegeu o setor imobiliário como um dos motores de seu crescimento nos próximos anos. A Tivio tem R$ 34 bilhões sob gestão, dos quais R$ 7 bilhões no segmento imobiliário. A agenda para avançar no ramo abrange a reformulação de fundos já existentes na casa, o lançamento de novos e potenciais aquisições de gestoras. “Estamos olhando as oportunidades de mercado”, afirma Adriano Mantesso. O executivo foi contratado na metade de 2023 para liderar a área. Antes disso, ele atuava na multinacional canadense Ivanhoe Cambridge chefiando os investimentos no setor imobiliário na América Latina.
(Fonte: InfoMoney - 24.08.2022 / seudinheiro - 22.06.2023 / Valor - 23.06.2023 / Estadão - 08.09.2024 - partes)

26 de jun. de 2023

Melinda Maçãs

          As maçãs contam a história dos últimos dois séculos do Trentino, se você souber ouvi-las. De fato, no final do século XIX, plantar macieiras provou ser a salvação para a comunidade do Valle di Non. Eles foram forçados a emigrar e um despovoamento progressivo parecia ser o destino certo para este vale. Mas… alguém resiste e joga a cartada da macieira, da qual não havia vestígios na região até 1850: no máximo, algumas plantas espontâneas.
          A aposta valeu a pena: não só a abundância de colheitas logo superou as necessidades da comunidade e assim começaram as exportações, como as maçãs do Val di Non obtiveram imediatamente importantes reconhecimentos em exposições internacionais do setor, começando com a Exposição Mundial de Viena de 1873, onde se recompensou a particular qualidade desses frutos e se lhes anteviu um bom futuro. Val di Non e Val di Sole descobrem que suas características de altitude, clima, exposição constituem um ecossistema único na Europa para o cultivo de maçãs, simplesmente perfeito.
          As antigas paisagens agrícolas, caracterizadas por amoreiras, vinhas, trigo sarraceno, foram substituídas no início do século XX pela prática de prados-pomares, ainda visíveis em alguns recantos do território: uma parte do campo é cultivada com pomares, com macieiras muito distantes umas das outras (os chamados patriarcas), o resto é deixado como capim, para obter forragem para os animais. No final da década de 1930, 40% das frutas do Trentino vinham do Valle di Non e 70% das exportações eram de lá. Mas é só o começo: é depois da Segunda Guerra Mundial que o cultivo se torna intensivo e a economia da maçã nesta área decola, graças a vários fatores. Em primeiro lugar, a paixão e o trabalho árduo dos agricultores, que se profissionalizam cada vez mais e colaboram entre si, associando-se a cooperativas.
          Nos anos 1960 e 1970 houve um boom: o sucesso das maçãs Val di Non trouxe empregos para todos, bem-estar e repovoamento das aldeias. A paisagem volta a ser redesenhada: devido ao aumento das temperaturas, as culturas sobem até aos 1.000 metros acima do nível do mar, a mecanização impõe parcelas maiores, plantas pequenas e próximas umas das outras, rega gota a gota, lençóis anti-granizo: o aparecimento do pomar de macieiras já não é o idílico das grandes macieiras "patriarcas" no meio dos prados. Mas assim como aquelas grandes árvores salvaram os vales do despovoamento há muitos anos, os pomares modernos também contam a história de uma comunidade, o vínculo profundo entre a terra e o homem que a cultiva e protege seus frutos, para o bem de todos.
          "O Consórcio Melinda nasceu em 1989", diz Ernesto Seppi, presidente do Consórcio Melinda, "e é o resultado de uma longa caminhada, não sem acaloradas discussões, que trouxeram muitos agricultores privados individuais, ou no máximo pequenas cooperativas em competição entre si, para vir para potencializar em conjunto um produto com características verdadeiramente diferenciadas".
          Os consumidores sempre reconheceram que as maçãs Melinda são boas, diz Seppi. "Tão boas que muitos nos copiaram e se gabaram de vir do Val di Non, quando não é verdade. Daí a necessidade de uma marca e a feliz intuição do nome Melinda, fácil de recordar e de associar a qualidade e limpeza". E que lembra bem o produto: "mela" significa maçã, em italiano.
          Melinda é um consórcio (não uma sociedade anônima, muito menos uma multinacional) que produz cerca de 400.000 toneladas de maçãs por ano: uma grande família composta por mais de 4.000 famílias de produtores associados, agrupados em 16 cooperativas, que vivem e cultivam maçãs nos vales del Noce (Val di Non e Val di Sole).
          "Melinda, como as suas maçãs, é fruto de um território especial", afirmou Seppi, "um território que assenta nas raízes sólidas da tradição mas que ao mesmo tempo soube desenvolver a agricultura do futuro, como demonstram as Células Subterrâneas, a primeira e única planta do mundo para a conservação de maçãs frescas numa atmosfera controlada, dentro de túneis escavados na rocha. Seppi salienta que todas as atividades de investigação e desenvolvimento da Melinda apontam no sentido do respeito pelo ambiente e do apoio à realidade humana e social que ali vive. Com o importante resultado de comunicar e dar a conhecer os vales da região.
          As famílias dos produtores são a garantia da qualidade e sustentabilidade de das frutas. A maçã não é como o vinho, nem como o queijo, nem como outros produtos alimentares sujeitos a uma fase industrial. Uma maçã ou colhe o bem da árvore ou nunca poderá se tornar bom novamente. A boa qualidade das maçãs Melinda nasce nos pomares, graças ao trabalho constante das famílias camponesas. O Consórcio Melinda é então responsável pela organização e gestão de todas as atividades após a colheita (armazenamento, conservação refrigerada, seleção, embalagem, expedição, promoção, venda, administração, compras, gestão de pessoal…).
          Hoje Melinda é uma realidade conhecida e apreciada em todo o mundo, mas não se pode descansar sobre os louros: "O perigo vem do excesso de oferta dos novos países emergentes no cultivo da maçã: respondemos enriquecendo a nossa oferta de novos produtos, cultivando maçãs que atendem às tendências do mercado; reforçando o compromisso de Melinda com a sustentabilidade, graças a métodos de cultivo e conservação ecologicamente corretos (em primeiro lugar as células subterrâneas); e ampliando sua oferta com tecnologias inovadoras capazes de preservar 100% a naturalidade do produto. Mais uma vez nos distinguimos pela qualidade, sem nunca descurar a necessidade de apoiar o rendimento de cada associado e agricultor», conclui o Presidente. Nesse sentido, o consórcio Melinda adquiriu a AD Chini, empresa líder no mercado de produtos processados ​​à base de frutas.


Versione italiana
          Le mele raccontano la storia degli ultimi due secoli del Trentino, a saperle ascoltare. Alla fine dell’Ottocento, infatti, piantare alberi di melo si è rivelata la salvezza per la comunità della Valle di Non. In quegli anni, in seguito al diffondersi delle malattie che colpiscono gelsi e vite (coltivazioni fino ad allora prevalenti), molte famiglie sono costrette a emigrare e un progressivo spopolamento sembra il destino certo per questa valle. Ma… qualcuno prova a resistere e si gioca la carta della coltivazione di mele, di cui fino al 1850 non vi era traccia in zona: al massimo qualche pianta spontanea. La scommessa è vincente: non solo l’abbondanza dei raccolti supera presto il fabbisogno della comunità e comincia così l’esportazione, ma da subito le mele della Val di Non ottengono importanti riconoscimenti presso le mostre internazionali di settore, a partire dall’Esposizione mondiale di Vienna del 1873, dove viene premiata la particolare qualità di questi frutti e si predice loro un bell’avvenire. La Val di Non e la Val di Sole scoprono che le loro caratteristiche di altitudine, clima, esposizione costituiscono un ecosistema unico in Europa per la coltivazione delle mele, semplicemente perfetto.
Ai paesaggi agricoli precedenti, caratterizzati da gelso, vite, grano saraceno, si sostituisce nei primi del Novecento la pratica del prato-frutteto, ancora visibile in alcuni angoli del nostro territorio: una parte del campo viene coltivata a frutteto, con meli ad alto fusto molto distanti tra loro (i cosiddetti patriarchi), il resto è lasciato a prato, per ricavare il foraggio per gli animali. Alla fine degli anni 30 del Novecento, il 40% della frutta trentina viene dalla Valle di Non e da qui parte il 70% dell’esportazione. Ma è solo l’inizio: è nel secondo dopoguerra che le coltivazioni si fanno intensive e l’economia delle mele di questo territorio decolla, grazie a diversi fattori. Primo fra tutti, la passione e il duro lavoro degli agricoltori, che diventano sempre più professionali e collaborano tra loro riunendosi in cooperative.
          Negli anni 60-70 è boom: il successo delle mele della Val di Non porta lavoro per tutti, benessere, ripopolamento dei paesi. Il paesaggio viene di nuovo ridisegnato: a causa dell’innalzamento delle temperature, le coltivazioni salgono fino ai 1.000 metri di altitudine, la meccanizzazione impone appezzamenti di maggiore dimensione, piante piccole e ravvicinate, irrigazione a goccia, teli antigrandine: l’aspetto del meleto non è più quello idilliaco dei grandi meli “patriarchi” in mezzo ai prati. Ma come quelle grandi piante hanno salvato tanti anni fa le valli dallo spopolamento, anche i moderni meleti raccontano la storia di una comunità, il legame profondo tra la terra e l’uomo che la coltiva e protegge i suoi frutti, per il bene di tutti.

          Siamo un consorzio (non una società per azioni, né tantomeno una multinazionale) che produce ogni anno circa 400.000 tonnellate di mele: una grande famiglia fatta di oltre 4.000 famiglie di soci produttori, raggruppati in 16 cooperative, che vivono e coltivano il melo nelle Valli del Noce (Val di Non e Val di Sole).
          «Melinda, come le sue mele, è il frutto di un territorio speciale», premette Ernesto Seppi, Presidente del Consorzio Melinda.
          «Un territorio che poggia sulle solide radici della tradizione ma al contempo è stato capace di sviluppare l’agricoltura del futuro, come dimostrano le Celle Ipogee, il primo e unico impianto al mondo di conservazione di mele fresche in atmosfera controllata, all’interno di gallerie scavate nella roccia. Ci tengo a sottolineare che tutte le attività di Ricerca e Sviluppo di Melinda puntano nella direzione del rispetto dell’ambiente e del sostegno alla realtà umana e sociale che ci vive. Con l’importante risultato di comunicare e fare conoscere le nostre valli, trainando così anche tutti gli altri comparti».
          Sono le famiglie dei produttori la garanzia della qualità e della sostenibilità dei nostri frutti. Le mele non sono come il vino o come il formaggio o come altri prodotti alimentari oggetto di una fase industriale. Una mela o si raccoglie buona dall’albero o buona non potrà diventare mai più in alcun modo. La bontà delle mele Melinda nasce solo nei frutteti, grazie al costante lavoro delle famiglie contadine. Al Consorzio Melinda tocca poi l’organizzazione e la gestione di tutte le attività successive alla raccolta (stoccaggio, frigo-conservazione, selezione, confezionamento, spedizione, promozione, vendita, amministrazione, acquisti, gestione del personale…).
          «Il Consorzio Melinda nasce nel 1989», racconta Seppi, «ed è frutto di un lungo percorso, non privo di accalorate discussioni, che ha portato tanti singoli agricoltori privati, o al massimo piccole cooperative in competizione tra loro, a riunirsi per valorizzare tutti insieme un prodotto con caratteristiche davvero non comuni». Del resto, i consumatori hanno sempre riconosciuto che le nostre mele sono buone. «Così buone che tanti ci copiavano e si fregiavano di venire dalla Val di Non, quando non era vero. Di qui la necessità di un marchio e la felice intuizione del nome Melinda, facile da ricordare e da associare a qualità e pulizia».
          Oggi Melinda è una realtà conosciuta e apprezzata nel mondo, ma non ci si può sedere sugli allori: «Il pericolo viene da un eccesso di offerta da parte di nuovi paesi emergenti nella coltivazione delle mele: noi rispondiamo arricchendo la nostra proposta di nuovi prodotti, mele accattivanti che vanno incontro ai trend del mercato; rafforzando l’impegno di Melinda sul fronte della sostenibilità, grazie a metodi di coltivazione e conservazione rispettosi dell’ambiente (in primis le celle ipogee); acquisendo AD Chini, azienda leader nel mercato dei prodotti trasformati a base di frutta, e potenziandone l’offerta con tecnologie innovative in grado di conservare al 100% la naturalità del prodotto. Ancora una volta ci distinguiamo per la qualità, senza mai trascurare la necessità di sostenere i guadagni di ogni singolo socio e agricoltore», conclude il Presidente.