A brasileira Pismo, fornecedora de tecnologia de processamento de pagamentos em nuvem, foi fundada por Ricardo Josua, atual CEO, Juliana Motta, head de produto, Daniela Binatti, head de
tecnologia, e Marcelo Parise, vice-presidente de engenharia.
Em março de 2023, o jornal Valor informou sobre as negociações, quando fontes sinalizaram a disposição da americana Visa em pagar até US$ 1,4 bilhão pela Pismo, mas houve um acordo sobre os termos – o pagamento seria todo em dinheiro.
Em 28 de junho de 2023, a Visa concluiu a aquisição da Pismo. A Visa vai pagar US$ 1 bilhão, o que dá saída para fundos de venture capital como Softbank, Accel, Redpoint e investidores como B3 e Amazon. Também dá origem a quatro novos multimilionários, os fundadores da Pismo. É uma das maiores transações privadas envolvendo uma startup nacional nos últimos anos.
Além de seu relacionamento com a Pismo, a Visa já conhecia outra empresa cofundada pelo Sr. Josua: Conductor (atual Dock), que foi a primeira aquisição da Visa de uma participação minoritária no Brasil em um negócio de 2018.
A equipe de gestão da Pismo permanecerá no cargo, de acordo com o comunicado da Visa confirmando o negócio, e a transação deve ser concluída até o final de 2023. “Através da aquisição da Pismo, a Visa pode atender melhor nossas instituições financeiras e clientes fintech com soluções de core banking”, disse Jack Forestell, diretor de produtos e estratégia da Visa, em comunicado. A empresa com sede nos EUA cita que a Pismo a ajudará a fornecer suporte e conectividade a novos formatos de pagamento, como o Pix, o sistema de pagamento instantâneo do Banco Central do Brasil.
A Visa, que não atuava em aquisições no Brasil, viu na Pismo uma plataforma de negócios consolidada com uma carteira de importantes clientes. A empresa é a infraestrutura de nuvem de bancos como Itaú, BTG, parte da operação do Citi, além da B3 e fintechs como a alemã N26. Com investimentos da Amazon e Softbank, a Pismo está em rota de expansão global, com atuação na Ásia, Europa e América Latina.
Para Josua, o acordo com a Visa permitirá que a Pismo se expanda ainda mais globalmente no que ele define como “uma nova era para serviços bancários e pagamentos”.
A plataforma movimenta mais de 75 milhões de contas e 40 milhões de cartões, considerando dados de junho de 2023.
(Fonte: Valor - 29.06.2023)
O blog "Origem das Marcas" visa identificar o exato momento em que nasce a marca, especialmente na definição do nome, seja do produto em si, da empresa, ou ambos. "Uma marca não é necessariamente a alma do negócio, mas é o seu nome e isso é importante", (Akio Morita). O blog também tenta apresentar as circunstâncias em que a empresa foi fundada ou a marca foi criada, e como o(a) fundador(a) conseguiu seu intento. Por certo, sua leitura será de grande valia e inspiração para empreendedores.
Total de visualizações de página
7 de jul. de 2023
Pismo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário