A canadense Aura Minerals é uma empresa de produção de ouro e cobre, focada no desenvolvimento e operação de projetos de tamanho intermediários no Brasil, México, Honduras, Estados Unidos e Colômbia.
Entre os ativos da Aura estão inclusas as minas de Aranzazu, San Andres e Ernesto / Pau-a-Pique (EPP), localizada no sudoeste do Estado de Mato Grosso, próximo a Pontes e Lacerda, além de seus projetos de ouro em São Francisco, Almas, Matupá (Brasil), Tolda Fria (Colômbia) e Gold Road
(EUA).
Em outubro de 2020 a produção atingiu 2.507 onças de ouro somente na mina de Ernesto. Graças à contribuição da mina de Ernesto, em outubro de 2020 a EPP atingiu sua maior produção desde o início de 2016, com 8.233 de onças de ouro produzidas.
Em 19 de abril de 2022, a Aura Minerals anunciou que celebrou um Scheme Implementation Deed (SID) com a Big River Gold Limited, segundo o qual uma subsidiária da Aura (Aura BidCo) vai comprar 100% das ações ordinárias emitidas e em circulação do capital da Big River por meio de um arranjo organizado. De acordo com o Arranjo, os titulares de Ações da Big River, exceto a Dundee Resources Limited receberão A$ 0,36 (dólares australianos) em dinheiro por cada Ação da Big River detida. A Aura manterá sua participação na Aura BidCo através de uma holding intermediária (Aura JVCo) e a Dundee Resources concordou, sujeito a certas condições limitadas, em receber ações da Aura JVCo, ao invés da contraprestação, a fim de manter indiretamente uma participação acionária na Big River. A aquisição representa uma oportunidade atrativa para a Aura expandir seus projetos em fase de desenvolvimento por meio da aquisição do Projeto de Ouro em Borborema no Rio Grande do Norte no Brasil.
A Aura Minerals desembolsará US$ 51,6 milhões para concluir a aquisição da australiana Big River Gold, proprietária de um projeto de mineração de ouro no Rio Grande do Norte. Com esse negócio, elevará as reservas medidas e inferidas em mais de 40% após o negócio e a integração da Borborema, projeto de ouro a céu aberto em Rio Grande do Norte. Com reservas medidas de 1,87 milhão de onças equivalentes, segundo relatório publicado em abril de 2022, Big River tem recursos totais de 2,44 milhões de onças de ouro. Antes da incorporação do projeto Borborema, a Aura mediu e inferiu reservas de 5,8 milhões de onças equivalentes. Com a conclusão do estudo, as obras devem começar em 2023, com início de produção em 2025. A Aura terá 80% da Big River e terá como sócia a canadense Dundee Resources, com os 20% restantes. A Aura vai manter a execução do projeto Alma, no Tocantins, que já está 60% concluído e deve começar a operar em abril de 2023. A empresa ainda
não decidiu se começa a executar Borborema ou Matupá, um projeto em Mato Grosso.
A Aura Minerals possui ações negociadas na bolsa de Toronto e BDRs negociadas na B3.
(Fonte: Valor Investe - 13.11.2020 / 19.11.2020 / Dica de Hoje - 19.04.2022 / Valor - 09.09.2022 - partes)
O blog "Origem das Marcas" visa identificar o exato momento em que nasce a marca, especialmente na definição do nome, seja do produto em si, da empresa, ou ambos. "Uma marca não é necessariamente a alma do negócio, mas é o seu nome e isso é importante", (Akio Morita). O blog também tenta apresentar as circunstâncias em que a empresa foi fundada ou a marca foi criada, e como o(a) fundador(a) conseguiu seu intento. Por certo, sua leitura será de grande valia e inspiração para empreendedores.
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20 de nov. de 2020
Aura Minerals
19 de nov. de 2020
Granja Mantiqueira
Em outubro de 1987, o empreendedor recebeu uma proposta de alugar uma granja e comprar 30 mil galinhas, já que seu dono havia sofrido um enfarte e não poderia mais tocar o negócio. Pinto tinha um caminhão financiado e deu o veículo em troca dos animais e do primeiro aluguel.
A Granja Mantiqueira iniciou suas atividades no final dos anos 1980, na cidade de Itanhandu (MG), com apenas 30 mil galinhas. Itanhandu fica na região da Serra da Mantiqueira. O tempo passou e entre as dificuldades e oportunidades, ele conseguiu fazer crescer a empresa. A Mantiqueira representa um divisor de águas na avicultura brasileira. Sempre buscou inovar e crescer com foco na qualidade de seus produtos. Um grande salto no seguimento de ovos no Brasil foi quando trouxe a inovação já existente nos países da Europa para o Brasil, tornando-se a primeira granja automatizada no país.
Outra grande expansão da empresa teve início em 2008, quando os sócios decidiram construir uma unidade na cidade de Primavera do Leste, no Mato Grosso.
Com o crescimento da produção de ovos, a empresa também passou a expandir suas operações em outros segmentos como: agricultura; pecuária; armazenagem; produção do condicionador de solos Solobom. Da produção de ovos, que a tornou gigante no setor avícola, a empresa se tornou também uma gigante da pecuária de corte e produção de insumos.
A Mantiqueira é responsável pela maior produção de ovos da América do Sul, com 11,5 milhões de galinhas em suas quatro unidades: duas em Minas Gerais, uma no Mato Grosso (a unidade na cidade de Primavera do Leste aloja 6 milhões de galinhas e é a maior do país) e uma no Rio de Janeiro, onde são produzidos os Happy Eggs®, ovos de galinhas criadas livres de gaiolas. Mais de 20 anos depois de importar a tecnologia e robotizar a avicultura de postura, a empresa decidiu entrar num mercado em que o moderno é usar menos equipamentos, mais gente e gerar conforto para as aves poedeiras. É a chamada criação de “galinhas felizes”, porque os animais ficam livres das minúsculas gaiolas presentes no sistema convencional, que predomina nas granjas brasileiras.
18 de nov. de 2020
Qsaúde
A ideia é que o novo plano de saúde seja diferente daqueles que Júnior vendeu nos seus mais de 30 anos de carreira. O projeto começou a ser gestado em janeiro de 2020, quando o empresário comprou o QSaúde da própria Qualicorp e obteve autorização para atuar nesse mercado. O contrato de não competição que Junior tem com a Qualicorp continua valendo para o segmento de corretoras e administradoras de convênios médicos por adesão, área de atuação da Qualicorp.
O Qsaúde chega ao mercado com uma rede credenciada enxuta, com médicos e hospitais de primeira linha e, inicialmente, será ofertado apenas na modalidade individual em São Paulo. Os preços variam de R$ 246,39 a R$ 3,2 mil.
A estratégia é que todos os usuários do novo plano de saúde sejam atendidos por um médico de família da Clínica Einstein e esses profissionais encaminhem os pacientes para especialistas.
(Fonte: Corretora Ágora - 19.10.2020 / jornal Valor - 19.10.2020 - partes)
16 de nov. de 2020
La Pisanina
A fabricante de calçados La Pisanina foi fundada na década de 1970 e fazia sapatos mocassin que fidelizaram de maneira impressionante seus clientes.
Fundada por imigrantes italianos, o nome da marca é em homenagem à Torre de Pisa, na Itália e sua tradicional caixa branca para acondicionar os pares de sapatos vinham com um pequeno desenho da famosa torre. Sob a marca registrada La Pisanina, eram impressas as três cores da bandeira italiana, verde, branco e vermelho. Um detalhe importante é que em vez de as três cores serem posicionadas em três retângulos na posição vertical, elas apareciam em três minúsculas figuras de quadrados. Não necessariamente três: é que, para formar a cor do meio, a cor branca, era usada a própria cor original da caixa, inteiramente branca. Com isso, a visualizada real das pequenas figuras se restringia aos
quadrados das cores verde e vermelha.
As solas de alguns modelos tinham formato bem peculiar, a ponto de haver relato de pelo menos um cliente, que foi abordado em pub londrino, em 1981, por interessados em saber onde havia comprado o sapato.
A Pisanina tinha uma pequena rede que abrangia a loja da rua Augusta, uma unidade na Galeria Nova Barão, no centro da cidade de São Paulo e uma loja no Shopping Ibirapuera. Na década de 2000, a empresa sentiu a necessidade de atingir clientes um pouco menos abastados e abriu uma loja no início da Avenida Brigadeiro Luiz Antônio, na região central da cidade, que tinha em suas gôndolas sapatos mais simples. Os modelos mais sofisticados não eram vendidos nessa loja. Uma loja na rua Líbero
Badaró também chegou a ser aberta.
Em determinado momento da vida da empresa os proprietários resolveram trabalhar também com calçados de outras marcas. Muito provavelmente foi uma alternativa para atrair mais clientes, com um ticket mais baixo. Mas, os problemas com a qualidade de alguns desses calçados era notório.
Um procedimento até certo ponto intrigante é o fato de que a Pisanina nunca aceitou cartão de crédito. Até aí nada demais, considerando que algumas outras lojas do comércio também não aceitavam. O pormenor, no entanto, é que o ticket era relativamente alto, o que podia afugentar muitos clientes. A explicação dos proprietários é que o custo da operação pelo cartão achatava demais as margens de lucro que já eram enxutas.
A empresa continua hoje apenas no endereço da rua Augusta 1.229, mas os modelos que clientes fieis usaram durante tanto tempo não mais são fabricados.
Dynamo
Mas não é só pelos resultados espetaculares ou pela introdução do “value investing” ao brasileiro que a Dynamo desperta admiração e respeito no mercado: a obsessão em querer saber todos os detalhes das empresas que investe (ou pretende investir) e o “estímulo ao argumento”, forçando o debate de ideias entre os analistas da casa para que as teses de investimento convençam até mesmo quem não é especialista da empresa alvo de estudo, são alguns dos valores da Dynamo que foram disseminados para o mercado brasileiro de fundos de ações ao longo destes 24 anos.
Tal paixão pelo trabalho fica nítida ao ver que boa parte dos primeiros sócios ainda trabalham ativamente no dia-a-dia da gestora. Entre as grandes tacadas da gestora, estão lucros com ações do Itaú, Caemi, Natura, Lojas Renner, Cielo, Ambev e XP Investimentos.
14 de nov. de 2020
Tend Tudo
A rede de materiais de construção Tend Tudo, no mais absoluto recado aos consumidores que "tem de tudo", foi fundada em 1987 pela Alcoa.
Copiando a estratégia das lojas da rede Walmart, a maior dos Estados Unidos, que se fortaleceu primeiro no interior para só então entrar nos grandes centros, só depois de cinco anos, em 1992, com 11 lojas, a rede chega à capital paulista.
O então diretor-geral, Geraldo da Rocha Azevedo, chegou à Tend Tudo depois de trabalhar 21 anos na Casas Pernambucanas. Ele deu à rede a cara de um varejo de bens de consumo. A Tend Tudo oferecia crediário, cartão de crédito próprio, trabalhava com telemarketing, vendia utilidades domésticas e tinha
layout de supermercado.
(Fonte: revista Exame - 19.08.1992)
Peixe
A marca Peixe é de propriedade da Indústrias Alimentícias Carlos de Britto.
No início dos anos 1990, a empresa estava em baixa. Perdeu dinheiro e viu sua participação no mercado de derivados de tomate encolher de 15% em 1990 para 6,5% em meados de 1992.
Desde 1991, sabia-se que a família Mansur, que controlava a empresa, estava disposta a vendê-la. Vendeu. A Peixe, que faturou 90 milhões de dólares em 1991, foi comprada pela Kieppe
Investimentos, holding familiar dos Odebrecht, por 70 milhões de dólares.
A Kieppe não era do ramo, mas desenvolvia um projeto agroindustrial na Bahia dirigido pessoalmente por Norberto Odebrecht, fundador do grupo, e procurava uma marca forte para entrar no
mercado de conservas.
Embora tivesse perdido espaço para a concorrência em 1990/1991, a Peixe tinha boa aceitação no Norte e no Nordeste, mercados que estavam na mira da Kieppe. "A Peixe só precisa de investimentos para tornar-se uma forte concorrente", disse João Rozário da Silva, então diretor comercial da Cica.
Para o grupo Mansur a transação parecia vantajosa. Dono também da Vigor, da Leco e da Flor da Nata, podia então concentrar-se mais no setor de laticínios, do qual retirava 80% de seu faturamento, de
500 milhões de dólares anuais.
(Fonte: revista Exame - 19.08.1992)
13 de nov. de 2020
JJ Invest
O próximo registro profissional é de junho de 2012, quase um ano depois, como analista de planejamento estratégico da Rede D’Or de hospitais. Saiu em outubro de 2012.
O ano de 2013 começou com o aumento do preço do quilograma do tomate — que subiria mais de 100% entre janeiro e abril daquele ano —, mas, para Jaimovick ao menos, guardava boas perspectivas. Em janeiro ele entrou na LPA — Lar Protegido das Américas, uma residência terapêutica, mas para trabalhar no administrativo e financeiro. Segundo o que consta em seu LinkedIn, permaneceu na empresa até agosto de 2015.
De 2015 em diante, passou a valer-se de seus contatos no mercado financeiro — e dos contatos de seus contatos — para pedir dinheiro emprestado. As quantias variavam, mas, segundo uma fonte, ele chegou a pedir R$ 50. Dizia não ter dinheiro para comer. “As pessoas davam dinheiro, ele não pagava, depois pedia de novo."
Por volta do início de 2016, Jaimovick voltou à cena em grupos de WhatsApp. Todo dia, depois do fechamento do mercado, ele postava o gráfico de uma opção qualquer que tinha subido no dia e dizia: “Quem me ouviu teve esse lucro”. Pessoas que não o conheciam se perguntavam: “Quem é esse cara?”. Aos poucos, ganhava a confiança delas e passava a cuidar de seus investimentos. Ao mesmo tempo, ampliava o número de grupos de WhatsApp nos quais vendia seu suposto talento financeiro. Para poder justificar o que afirmava nos grupos — que conseguia atingir lucros altíssimos —, começou a mandar mensagens dizendo que o dinheiro havia rendido 10% ao mês. O burburinho sobre suas façanhas aumentava cada vez mais.
Jaimovick ainda responde a mais 30 inquéritos no Rio de Janeiro. Também há processos em São Paulo, Maranhão, Recife e Ceará, e ações na esfera cível pedindo ressarcimento ao próprio Jonas e à JJ Invest. Além do dono da empresa, outras sete pessoas foram indiciadas por suspeita de obtenção de lucro com a pirâmide financeira. As informações obtidas pela delegacia indicam que a operadora de investimentos oferecia às vítimas um lucro de 10% a 15% por mês com a intenção de aumentar o número de clientes e, em consequência, os lucros.
(Fonte: Revista Época (Danilo Thomaz)- 21.03.2019 / Money Times - 09.11.2020 / A Gazeta - 09.11.2020 / IstoÉdinheiro - 09.12.2020 - partes)
12 de nov. de 2020
Banco Crefisul
O Banco Crefisul foi adquirido em janeiro de 1978 por Henrique Sergio Gregori, quando foi convidado pelo Citibank para formar uma sociedade. O Citibank procurava um sócio brasileiro com
experiência internacional. Mais tarde, passaram a fazer parte da sociedade os herdeiros e sucessores de Gregori, através da empresa BCH Participações S/C Ltda.
A administração do Crefisul sempre contou com a experiência de profissionais do mercado e do Citibank. Inclusive a função de diretor superintendente, por decisão dos sócios Gregori e Citibank, era
ocupada por funcionários do Citibank.
Em 1989, Gregori iniciou conversações com o Citibank visando a reestruturação da organização, redefinição dos objetivos e do futuro do banco, possivelmente passando pela alienação das ações do
Banco Crefisul a terceiros.
Entre 1990 e 1992, Citibank e os herdeiros e sucessores de Henrique Sergio Gregori implementaram a reestruturação organizacional do Crefisul e, entre várias medidas, eliminaram o cargo de diretor superintendente, transferindo suas funções ao presidente. O cargo de presidente passou a ser preenchido por funcionário do Citibank, de forma a preparar o banco para o término da associação da família Gregori com o Citibank. Nessa época, passou pelo Crefisul o executivo Alvaro de Souza, que ocupara o cargo de superintendente da área de investimentos do Citi. Em maio de 1992, ele retorna ao Citibank no Brasil e assume a presidência.
Por volta de 1994, com a regulamentação dos bancos múltiplos, Citibank e Crefisul caminhavam para atuar nos mesmos segmentos do mercado financeiro, terminando a complementaridade entre as
instituições, fator essencial para parceria de sucesso almejada por Gregori.
Em comunicado de 9 de agosto de 1994, a BCH Participações informa a venda do banco Crefisul ao grupo Itamarati.
(Fonte: revista Exame - 23.12.1992 / 17.08.1994 - partes)