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4 de out. de 2011

Rolex

           O mais conhecido relojoeiro suíço foi sempre considerado como um intruso em Genebra. Talvez porque a empresa não começou na Suíça. A Rolex foi fundada em Londres, em 1905, por Hans Wilsdorf, então com 24 anos, um alemão que tornou-se cidadão inglês após casar-se com uma inglesa. Era um tempo em que as fronteiras nacionais tendiam a definir as ambições de um homem, mas Wilsdorf pensou grande desde o início. Em 1908, antes que ninguém tivesse proferido o termo multinacional, Wilsdorf registrou como marca a palavra Rolex, um nome facilmente pronunciável em diferentes idiomas e curto o suficiente para se adequar a um mostrador de relógio. Diz-se que Wilsdorf sonhou com a palavra ao andar em um ônibus em Londres, tendo sido inspirado pelo som de um relógio ao ser dada a corda. Outra versão, meio folclórica: “Tentei combinar letras do alfabeto de todas as maneiras. Isso me rendeu algumas centenas de nomes, mas nenhum deles parecia ideal. Um dia, enquanto passeava em uma carruagem por Cheapside, em Londres, um gênio sussurrou o nome ‘Rolex’ em meu ouvido”, contou Hans.
           Independente do tamanho, do modelo, do tipo ou do ano do relógio, lá está ela, a coroa símbolo da Rolex. A empresa não tem uma explicação clara para o significado da coroa, mas enfatisa que ela tem cinco pontas assim como o nome Rolex tem cinco letras e isso não é por acaso. O número cinco é um número mágico porque significa os minutos que separam um número do outro no mostrador do relógio. É uma contagem de tempo.
           Rolex é um nome que se tornou um fenômeno social; originalmente uma marca comercial, agora ele é um símbolo de status. Como nome de relógios para homens, a marca é sinônimo de modernos esportes mundiais, da abundância, do refinamento e de um estilo de vida dinâmico. Certamente no dia 2 de julho de 1908, às 8h, quando registrou a marca Rolex com o número 24001, Hans Wilsdorf não podia imaginar que, somente oitenta anos mais tarde, sua criação se tornaria na maior e mais poderosa fabricante de relógios do mundo. Wilsdorf, desde o início, se encarregou de mudar em todo o mundo o conceito da indústria relojoeira, como resultado de suas estratégias e planos a longo prazo. Ele insistiu que seus relógios teriam que ser os mais "precisos" e, depois de anos de pesquisa e esforço a companhia conseguiu uma lista insuperável de domínios "superlativos". Em 1940, dos 21.561 certificados de precisão emitidos desde 1927, pelos quatro escritórios capazes de outorgar um certificado de controle de qualidade para os cronômetros, 19.155 foram obtidos pela Rolex.
           Esses três elementos são a chave para o sucesso do Rolex: "precisão", "praticidade" e "confiabilidade".
           Hans Wilsdorf  faleceu em 1960 e deixou a seu pupilo, Andre J. Heniger, a responsabilidade de manter a companhia nos alicerces que construiu. Heniger, natural de La Chaux-de-Fonds, uma pequena cidade da Suíça onde a horologia está no sangue, não somente foi capaz de melhorar o produto, graças às suas boas ideias e planejamento preciso, mas também foi o primeiro a entender que um bom design é a base de um plano de mercado bem organizado. Por isso, criou um design personalizado, compatível com as melhorias tecnológicas e, hoje, moderno e imediatamente identificado com a marca que representa.
           E as mulheres estão chegando. Ultimamente passaram a abraçar alguns signos masculinos. Assim como elas gostam de dirigir carros enormes, também querem relógios imensos. O tamanho das peças femininas foi aumentado para agradá-las. Muitas ainda escolhem modelos masculinos. Mas, segundo a empresa, apesar da tendência atual, os modelos pequenos vão voltar a fazer sucesso. Depois de esbanjar no tamanho, as mulheres vão querer voltar às peças mais delicadas.
           Na arte cinematográfica, são os menores detalhes que dão vida a um filme. Somente quando cada detalhe está perfeito, o público se sente de fato parte daquele universo. A Rolex tem orgulho de reconhecer a arte e a magia do cinema e de ter feito parte de alguns de seus momentos mais icônicos. Não marca apenas o tempo. Marca a História. A seguir, alguns dos filmes com a presença de um Rolex: Os Suspeitos, Titanic, Selma: Uma Luta pela Igualdade, Um Tiro no Escuro, Velocidade Máxima, O Fundo do Mar, A Cor do Dinheiro e Vidas em Fuga.
          Em 24 de agosto de 2033, a Rolex anuncia a compra a Bucherer, uma das maiores varejistas de relógios do mundo. Apesar da aquisição, a Bucherer continuará a operar como uma empresa independente e seguirá com o mesmo nome, informou a Rolex. São dois nomes históricos da indústria relojoeira que se tornaram parceiros. A decisão de comprar a Bucherer, segundo a Rolex, foi tomada depois que Jörg Bucherer, presidente da varejista e líder da terceira geração da empresa familiar, estava considerando vender a empresa devido à ausência de descendentes diretos. “Essa medida reflete o desejo da marca com sede em Genebra de perpetuar o sucesso da Bucherer e preservar os estreitos laços de parceria que ligam ambas as empresas desde 1924”, afirmou a Rolex no comunicado.  
(Fontes: jornal Valor - 07.11.2010 / Livro: Marcas e meus personagens-Francesc Petit / Wikipedia / revista Exame - 15.03.2017 / Negócios (Luciana Caczan) - 10.12.2018 / Forbes - 24.08.2023 - partes)
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Em 24 de agosto de 2033, a Rolex anuncia a compra a Bucherer, uma das maiores varejistas de relógios do mundo. Apesar da aquisição, a Bucherer continuará a operar como uma empresa independente e seguirá com o mesmo nome, informou a Rolex. São dois nomes históricos da indústria relojoeira que se tornaram parceiros. A decisão de comprar a Bucherer, segundo a Rolex, foi tomada depois que Jörg Bucherer, presidente da varejista e líder da terceira geração da empresa familiar, estava considerando vender a empresa devido à ausência de descendentes diretos. “Essa medida reflete o desejo da marca com sede em Genebra de perpetuar o sucesso da Bucherer e preservar os estreitos laços de parceria que ligam ambas as empresas desde 1924”, afirmou a Rolex no comunicado.

A Bucherer é uma varejista multimarcas internacional de relógios e joias, com lojas na Suíça, Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, França, Dinamarca e Áustria. A rede tem passado por um grande processo de expansão no mercado dos EUA, que inclui a recente reabertura do TimeDome, em Las Vegas, a maior loja de varejo de relógios da América do Norte. A Bucherer possui mais de 100 pontos de venda em todo o mundo, dos quais 53 distribuem a marca Rolex e 48 distribuem a marca Tudor, empresa irmã da Rolex.


“Isso vai mudar drasticamente agora”, diz Alexander Linz, do WatchAdvisor, um canal no YouTube especializado sobre relógios e a indústria. “Não há por que a Rolex não colocar seus relógios em todas as 100 lojas. Não será amanhã, mas vai acontecer”, completa.

Além disso, Linz afirma que a aquisição provavelmente permitirá à Rolex vender seus relógios mais procurados exclusivamente nas lojas Bucherer — apesar de a empresa ter declarado que o relacionamento com os demais varejistas de sua rede de vendas não vai mudar.

Linz afirma que Jean-Frédéric Dufour, CEO da Rolex, “é um dos gestores mais brilhantes do setor” e que a aquisição é uma grande vitória para a marca de relógios.

A Rolex, em comunicado, afirma que a equipe administrativa da Bucherer permanecerá inalterada: “O grupo Rolex está convencido de que esta aquisição é a melhor solução não só para as suas próprias marcas, mas também para todas as marcas parceiras de relógios e joias, bem como para todos os funcionários do grupo Bucherer”.

2 comentários:

Replicas disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Origem das Marcas disse...

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