Total de visualizações de página

2 de set. de 2024

Baker Tilly

           A Baker Tilly International, sediada na Inglaterra, ocupa uma posição intermediária entre as 
companhias de auditoria no âmbito mundial.
          Tema comum entre as gigantes do setor de auditoria, a necessidade de diversificar os serviços oferecidos por empresas com presença global também é uma questão recorrente para quem busca expansão no chamado “middle market” — empresas com faturamento substancial que nem sempre têm acesso ao mercado de capitais. É o caso da Baker Tilly International, que pretende fortalecer sua presença global, inclusive no Brasil e na América Latina.
          Após visita ao Brasil em agosto de 2024, a CEO Francesca Lagerberg indicou que vê muitas oportunidades de crescimento da empresa no país. Com foco principalmente em grandes clientes globais, a empresa vê oportunidades tanto de crescimento orgânico quanto de aquisições.
          A Sra. Lagerberg prevê um futuro em que as atividades da empresa em auditoria, consultoria e assistência fiscal sejam quase igualmente equilibradas, com a consultoria crescendo mais rapidamente 
nos próximos anos.
          “Estamos dedicados a fornecer serviços para empresas que têm um forte potencial de crescimento. Às vezes, essas empresas são muito grandes; às vezes, são startups”, disse Alexandre Labetta, CEO da Baker Tilly Brasil. O executivo enfatizou o foco em empresas de médio porte 
interessadas no mercado de capitais.
         Na maioria dos casos, as empresas de auditoria e consultoria são “parcerias” lideradas por sócios seniores, com suas redes globais consistindo de empresas nacionais que são entidades legalmente separadas de propriedade de parceiros locais, mas que usam uma marca comum. O problema é como estabelecer limites entre essa parceria. A pergunta que se faz é: uma empresa com problemas contábeis, que contrata uma parceira da empresa de auditoria para executar serviço de consultoria, teria os problemas contábeis relatados em seu balanço antes de se chegar a uma solução?
          Entre as empresas que seguem as “Big 4” — as quatro gigantes do setor de auditoria: Deloitte, PwC, EY e KPMG — a Baker Tilly ocupa a décima posição global, com receitas de US$ 5,2 bilhões no ano passado e operações em 141 territórios. No Brasil, a empresa atingiu uma taxa média de crescimento anual de 20% nos últimos cinco anos e projeta crescimento entre 10% e 15% nos próximos cinco anos. Atualmente, com escritórios em cinco estados (Bahia, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo), os próximos alvos da empresa incluem Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná e Pernambuco.
(Fonte: Valor - 30.08.2024 - parte)

Nenhum comentário: