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5 de abr. de 2024

Enjoei

          A empresa brasileira de comércio eletrônico Enjoei, que oferece soluções de consumo colaborativo, foi fundada em 2009 por Ana Kuiza McLaren M.M. e Lima e Tie Lima.
          A empresa, de capital aberto, tem suas ações na B3 tem tem como slogan "Um chuchuzinho de website".
          Em fato relevante divulgado em 10 de dezembro de 2021, a Enjoei comunicou a compra da Fiorella Mattheis, plataforma online que faz a intermediação da venda de artigos de luxo de segunda mão, sob curadoria de uma equipe especializada.
          Em 18 de abril de 2022, os acionistas da Enjoei aprovaram a compra do brechó Gringa. O direito de retirada deve ser exercido em até trinta dias, até 14 de maio.
          Em fato relevante de 18 de julho de 2023 a companhia informa a aquisição da totalidade das quotas de emissão da J.Q.A.S.P.E. Empreendimentos e Participações Ltda. (“JQASPE”), sociedade detentora da totalidade das quotas de emissão da Elo7 Serviços de Informática Ltda. (“Elo7” e, em conjunto com JQASPE, “Grupo Elo7”) (“Operação”). O Elo7 é a maior plataforma de produtos autorais do Brasil e suas operações representam relevante volume de vendas e base ativa de usuários, com GMV (gross merchandise value) de cerca de R$500 milhões em 2022, bem como 3,6 milhões de transações, 1,6 milhão de compradores ativos, e mais de 50 mil vendedores profissionais ativos. A plataforma conecta vendedores de produtos artesanais únicos e personalizados a compradores que buscam produtos com significado, e a aquisição permite expandir a base de vendedores profissionais do Enjoei, acelerando a expansão do nosso negócio.
(Fonte: Eleven Financial - 10.12.2021 / Valor - 18.04.2022 /

4 de abr. de 2024

Charm Nomiya

          Edson Yamashita, o talentoso sushiman, Yugo Mabe e outros sócios, estão às voltas com um 
boteco oriental.
          O Charm Nomiya (pronuncia-se xárm nomiiá) ocupa o lugar do extinto Ryo, no Itaim, e abriu oficialmente no dia 9 de janeiro de 2024. Ficou por um período em soft opening, quando pratos e
porções ainda estavam sendo testados.
          O nome é a junção da palavra coreana charm, que significa verdadeiro, com nomiyá, termo japonês para definir um lugar para beber e comer (izakaya é um tipo de nomiyá, porém com pratos
e bebidas simples).
          Não espere encontrar sushis e sashimis – eles até podem aparecer, mas não são o foco. O negócio na nova casa é a oferta de comida simples e porções, de boteco japonês como um izakaya, porém aliada a pequenos pratos sofisticados e coquetéis autorais. Uma fórmula diferente do que se vê por aqui. No almoço, tem sempre teishoku, o prato feito à moda japonesa, como por exemplo o que leva tonkatsu, a milanesa suína, com arroz, missô e vegetais; ou tamagoyaki, a omelete japonesa, com os
acompanhamentos.
          O tempurá de milho doce de Edson Yamashita é um show, com a crosta sequinha e crocante fazendo ótimo contraste com os grãos de milho macios… O menu também tem espetinhos – de quiabo com shoyu; e de barriga de porco. O cardápio vai trazer algumas opções de lámen ao estilo de Tóquio, com dashi à base de shoyu e a massa feita na casa, finalizado com pedaços de frango e porco – aposta do chef para o fim de noite.
          Entre os pratos mais sofisticados, atum selado servido com lâminas de pepino agridoce e karasumi ralado – e um espetacular mini tirashi de atum bluefin e ouriço. Pegando-se um pouquinho de arroz com pó de alga e fatias de gengibre, o atum, o ouriço e quando se percebe está raspando a tigelinha com o hashi… O cardápio ainda não está finalizado e os preços não estão fechados, mas as opções devem variar de R$ 15, o espetinho de sobrecoxa de frango, a R$ 200, o tirashi de bluefin e
ouriço.
          A coquetelaria da casa, com drinques assinados pelo experiente chef de bar Ryu, merece atenção. Entre os coquetéis autorais, o Pear Martini combina gim de pera e suco de maçã; o Not Blood Mary leva água de tomate com vodca, infusão de manjericão e infusão de katsuobushi – para finalizar um tomate-cereja confitado com mel e vinho Sauvignon Blanc, espetado como se fosse uma azeitona na
taça, e sal de umeboshi na borda do copo.
          São 25 lugares, ao todo, entre oito no balcão e as mesas no salão, que tem as paredes decoradas
com obras de Manabu Mabe, avô de Yugo Mabe, um dos sócios da casa. O Charm Nomiya fica na Rua Pedroso Alvarenga 665
          Quando da inauguração do Charm Nomiya, Edson Yamashita e os sócios não haviam decidido o que seria feito do Ryo, fechado desde o início da pandemia.
(Fonte: Estadão - 02.12.2023 (Patrícia Ferraz))

3 de abr. de 2024

Cerveja Três Fidalgas

          A AB InBev amplia seu portfólio de opções artesanais com a pale ale Três Fidalgas, lançada num sábado, 22 de outubro de 2016, durante a 7ª Mostra SP de Fotografia, em São Paulo. A cerveja chega com a proposta de ser uma opção mais acessível entre os rótulos artesanais e seria comercializada em estabelecimentos localizados nas vilas Madalena, Beatriz e Ida, as “Vilas Irmãs”.
          A lenda urbana sobre o surgimento dos bairros, aliás, inspirou a comunicação da marca, criada pela agência Dabba. A história diz que os bairros nasceram com a partilha feita por um fidalgo português entre suas três filhas, que batizaram as terras com seus respectivos nomes. Cada uma das bebidas tem sua própria característica: Ida é a irmã mais velha, contemplativa, serena e equilibrada. A do meio, Madalena, é aventureira, criativa e boêmia. Já Beatriz é observadora e companheira inseparável de Madalena.
          E para reforçar seus laços com a vizinhança, que tem, além da boemia, a efervescência cultural como uma de suas principais características – da arquitetura de vanguarda, grafites e galerias à diversidade gastronômica e aos negócios ligados à indústria criativa – Três Fidalgas apoiou a 7ª Mostra SP de Fotografia, realizada pela Doc Galeria e que foi até 19 de novembro (2016).
          A cerveja Três Fidalgas, que tem a Ambev como fabricante, não apresenta nenhuma relação com as cervejarias da marca. Outro fator peculiar é o fato de ser uma Pale Ale, não comum na Ambev, exceto nas artesanais que ela comprou.
(Fonte: Meio&Mensagem - 24.10.2016 - parte)

2 de abr. de 2024

Gmail

          Foi num dia 1.º de abril, que o Gmail nasceu. Durante seu desenvolvimento, os cofundadores do Google, Larry Page e Sergey Brin, seguiam a tradição de realizar pegadinhas no dia da mentira, como a 
abertura de uma vaga de emprego na Lua.
          Então, quando o Gmail foi anunciado, no dia 1.º de abril de 2004, oferecendo um gigabyte gratuito de armazenamento – centenas de vezes mais espaço do que os serviços do Yahoo e da Microsoft –, o público ficou incrédulo, pensando se tratar de mais uma brincadeira. Na época, era comum que serviços de e-mail oferecessem aproximadamente 5 megabytes de espaço, ou 200 vezes 
menos que o Gmail.
          De acordo com a Associated Press, leitores começaram a telefonar e avisar o veículo por e-mail de que eles haviam caído em uma pegadinha com a notícia sobre o lançamento do serviço, tamanha a incredulidade do público. Em um comunicado de imprensa, o Google anunciou o Gmail como uma alternativa à precariedade dos serviços de e-mail existentes, com a ideia de que os usuários nunca mais 
precisariam deletar uma mensagem ou quebrar a cabeça para encontrar um e-mail antigo.
          Na época, os concorrentes conseguiam armazenar até 60 emails de uma vez, aproximadamente, obrigando o usuário a apagar mensagens antigas. O Gmail aumentou esse limite para aproximadamente 13,5 mil e-mails, o que eliminou a necessidade constante de manutenção da caixa de entrada. Fazendo uso da ferramenta de busca de propriedade do Google, o Gmail também era capaz de encontrar mensagens antigas com precisão e velocidade inéditas, quando comparadas aos serviços disponíveis. Além disso, ele automaticamente organizava e-mails individuais em “conversas”, facilitando a leitura, e separava automaticamente as mensagens de spam em uma pasta.
          As propagandas que hoje invadem a caixa de entrada do serviço já era um problema no começo do Gmail, com links patrocinados conforme os assuntos das mensagens. O modelo de publicidade, contudo, era o que viabilizava a gratuidade do serviço, segundo o Google. A partir do dia 1.º de abril de 2004, a versão de teste do Gmail foi oferecida para um pequeno número de usuários, que podiam convidar mais pessoas a utilizarem o serviço – modelo usado também na rede social Orkut. O sistema, no início, tinha capacidade para apenas 10 mil usuários. A escassez fez com que contas de Gmail chegassem a ser vendidas por US$ 250 no eBay. Conforme o Google incorporava novos servidores ao seu serviço de e-mail, a companhia passou a aceitar livremente novos usuários a partir de 14 de fevereiro de 2007, dia dos namorados nos EUA.
          Hoje (abril de 2024), o serviço oferece 15 gigabytes gratuitos por conta, compartilhado com Google Photos e Google Drive. Agora, 20 anos depois, contabiliza 1,8 bilhão de contas ativas, o que faz dele o serviço de email mais popular do mundo.
(Fonte: Estadão - 02.04.2024)

1 de abr. de 2024

OneSubsea

          A fornecedora de tecnologia e equipamentos submarinos OneSubsea foi criada em outubro de 2023 como resultado de uma joint venture entre SLB (70%), Aker Solutions (20%) e Subsea7 (10%), e tem sede em Oslo, Noruega, e Houston, Texas.
          A OneSubsea conta com 11 mil funcionários em 16 países, sendo 3,2 mil deles no Brasil, onde a empresa possui unidades de produção em São José dos Pinhais (PR) e Taubaté (SP) e unidades de serviços em Rio das Ostras e Macaé (RJ).
          A empresas espera que o Brasil aumente para 25% de seu faturamento global, dos atuais 20% em três anos. O potencial de sinergia estimado do novo negócio (com a criação da OneSubsea) é de mais de US$ 100 milhões por ano no médio prazo.
          Em sua primeira visita ao Brasil como CEO da empresa, Mads Hjelmeland disse ao jornal Valor que o país tem importância estratégica para a OneSubsea. Antes de assumir a nova empresa, o Hjelmeland era chefe de sistemas de produção submarina na SLB.
          Hjelmeland disse que a produção no Brasil é importante pela importância do mercado de petróleo e gás, o que leva a OneSubsea a adquirir conhecimento para desenvolver aqui soluções para outros países: “Desenvolvemos aqui novas capacidades que não ficam apenas no Mercado brasileiro. Adquirimos conhecimento aqui e exportamos para o resto do mundo.”
          Ele citou como exemplo a produção de um equipamento utilizado para monitorar e controlar a produção de um poço submarino, conhecido como árvore de Natal molhada, produzido nas instalações brasileiras da empresa e que será utilizado em um projeto da Chevron no Golfo de México.
          O objetivo principal da Árvore de Natal é controlar o fluxo de recursos – normalmente petróleo ou gás – para dentro e para fora de um poço durante a produção. A árvore de Natal chega e é fixada na cabeça do poço após a finalização do processo de perfuração. A Árvore de Natal é uma série de válvulas, carretéis, medidores e bobinas.
          A instalação está prevista para abril de 2024 e representa um marco significativo para a indústria, disse Hjelmeland. A empresa produz árvores de Natal no Brasil e exporta para países do Golfo do México e Mar do Norte. Cerca de 800 árvores de natal produzidas pela OneSubsea e Aker já foram entregues à Petrobras para uso nos campos do pré-sal.
          Hjelmeland cita as dificuldades na cadeia de abastecimento de petróleo e gás como um sinal de alerta. A própria Petrobras, por exemplo, já mencionou diversas vezes a dificuldade de contratação de unidades flutuantes de produção, armazenamento e transferência (FPSO) devido ao ciclo de boom, que aumentou a demanda das petroleiras.
(Fonte: jornal Valor - 01.04.2024 / Wikipédia - partes)

29 de mar. de 2024

Mundo Pão do Olivier

          Olivier Anquier, padeiro e empresário, como gosta de se apresentar, é o fundador da Mundo Pão do Olivier, uma padaria chique com cardápio requintado. Olivier tem Rafael Ribeiro, como sócio.
          A padaria tem atualmente (abril de 2024) apenas uma unidade, na Avenida Paulista (Conjunto Nacional). A meta, diz Rafael Ribeiro, administrador, é abrir quatro lojas até o fim de 2024, além de vender 49% da unidade da Paulista. É o início da expansão da Mundo Pão do Olivier.
          Fugindo ao tradicional modelo de franquias para apoiar o crescimento, o suporte financeiro virá de um “crowdfunding” administrado pela plataforma de investimentos alternativos Osten Invest, do mesmo grupo que representa a BMW no Brasil, com cotas mínimas de R$ 50 mil. A meta de captação é de R$ 5 milhões, sendo que “R$ 2,2 milhões já estão em caixa”, diz Ribeiro.
(Fonte: Estadão - 15.03.2024)

28 de mar. de 2024

Life Magazine

          A revista Life já foi uma parte central da cultura americana, apresentando o trabalho de fotógrafos renomados como Robert Capa e escritos de autores renomados. (“O Velho e o Mar”, de Ernest Hemingway, apareceu pela primeira vez em suas páginas).
          Mas sua popularidade despencou após a década de 1970, com a revista sendo em grande parte reduzida a leituras leves e notícias sobre celebridades. Em 2008, tornou-se um arquivo online com edições ocasionais em banca de jornal.
          Life, a icônica cronista do século XX com foco na fotografia, assumiu muitas formas, incluindo uma revista semanal, um site e uma edição especial ocasional.
          Agora (março de 2024), está previsto retomar a publicação impressa regular, graças a um acordo entre o IAC de Barry Diller e Josh Kushner, o capitalista de risco cuja Thrive Capital é um dos maiores investidores em OpenAI, e a sua esposa, a empresária e modelo Karlie Kloss.
          Kushner e Kloss estão comprando os direitos de publicação de Life de Dotdash Meredith, a editora impressa e digital. O acordo está sendo feito através da Bedford Media, a start-up de mídia que Kloss lidera como CEO. (O preço não foi divulgado.)
          Kushner abordou Diller sobre a ressurreição da Life há cerca de oito meses, segundo o DealBook. Sua proposta era que a revista poderia ser ressuscitada na versão impressa e online – bem como em iterações mais recentes, como eventos e colaborações com marcas e grandes estúdios.
          “O legado da Life reside na sua capacidade de misturar cultura, eventos atuais e vida cotidiana – destacando os triunfos, desafios e perspectivas únicas que nos definem”, disse Kushner em comunicado.
          É o mais recente esforço de alto nível para ressuscitar uma publicação legada durante um período difícil para a indústria da mídia. Editoras tradicionais, como a Condé Nast, e as mais novas, como Vox e Vice, enfrentaram dificuldades em meio à recessão na publicidade.
          Mas Kushner, que atuará como editor da Life, e Kloss apostam que terão uma abordagem mais focada que terá sucesso. “Vemos a Life como uma voz edificante e unificadora num cenário caótico da mídia”, disse Kloss.
          Os dois já compraram outros títulos famosos. Quando a Bedford foi formada no ano passado, comprou a revista de estilo i-D da Vice. E em 2020, Kloss organizou um consórcio de investidores para comprar a revista de moda sofisticada W.
          Dotdash Meredith permanecerá envolvida: detém os direitos do vasto arquivo de fotos e conteúdo da Life e continuará a publicar edições impressas especiais de um único tópico.
          Bedford começará a contratar pessoal editorial sênior para a Life, que deverá retomar a publicação regular no início de 2025.
(Fonte: NY Times - 28.03.2024)

27 de mar. de 2024

Bar do Luiz Nozoie

          O Bar do Luiz Nozoie foi fundado por Luiz Nozoie em 1962. O bar fica na altura do 1.210 da avenida do Cursino, no Bosque da Saúde, zona sul de São Paulo.
          O senhor Luiz veio de Nova Esperança, para São Paulo, em 1962, ano em que o bar foi aberto, porém como uma sorveteria. Passou dificuldades, como todo mundo na época, mas ele persistiu, junto com sua esposa, dona Rosa, pra fazer o nome da família na megalópole cidade de São Paulo que nunca para.             
          Criou a técnica do barbante, onde junto com os petiscos impecáveis que sua esposa fazia, propiciou a fama do bar com a cerveja mais gelada de São Paulo.
          Luiz Nozoie cativou muitas pessoas e criou memórias através do bar, além de ter inspirado muitos outros com sua trajetória de perseverança.
          Com o passar dos anos e diversas mudanças, o bar ganhou reconhecimento especialmente por seus petiscos e variedades de cereja.
          O estabelecimento completou seis décadas em 2022 e é conhecido pelos seus pratos de frutos do mar, como os vinagretes de polvo, de marisco e de camarão, servidos diariamente. Outra receita querida da casa, os rollmops, sardinhas enroladas com cebola e pimenta, demoram 25 dias para ficarem prontos e nem sempre estão à mão.
          Um dos clássicos da botecagem tradicional de São Paulo, o Bar do Luiz Nozoie era frequentado por chefs e personalidades consagradas da gastronomia paulistana.
          Entre os fãs do boteco estão chefs badalados como Paulo Shin, que fundou o Komah, Thiago Bañares, do Tan Tan, e Matheus Zanchini, do Borgo. Este último tem até uma carteirinha sua do Clube Atlético Juventus escondida no meio da memorabilia que preenche as prateleiras do espaço.
          Na segunda-feira, 25 de março de 2024, Luiz Nozoie, fundador do tradicional bar, faleceu aos 93 anos. Ocorrida durante sua internação hospitalar na capital paulista, sua morte foi atribuída a complicações devido a uma pneumonia. Luiz deixa sua esposa, três filhos e netos.
          O local cancelou o evento com o chef Fabio Vieira, que aconteceria às 17h. Desde 2022, o bar promove uma agenda de chefs convidados nas noites de segunda-feira, tradicional dia de folga do setor.
(Fonte: Folha/Estadão/Instagran - 25.03.2024 - partes)

26 de mar. de 2024

Zeppone

          O grupo paranaense Zeppone, de frutas congeladas, tem sua sede em Japurá, no estado do Paraná.
João Zeppone, é o CEO.
          Os mercados principais são o Sul e o Centro-Oeste, onde são comercializadas as marcas Polpanorte, Origem Açaí e Frutuá.
          Para atender à demanda, investimento de no mínimo R$ 50 milhões será feito até 2025 na ampliação e no ajuste das fábricas de Japurá e de Benevides (PA), de processamento de açaí. Com esse investimento, buscará em 2024 aumentar a presença no Sudeste e ampliar exportações de polpa e sorbet de açaí, além de creme de frutas.
          Na expansão das exportações, o foco são os EUA, onde busca ampliar espaço para o sorbet de açaí e cremes de frutas, diz Zeppone. Desde o fim de 2023, a empresa incluiu Espanha, Austrália, Arábia Saudita, Israel e Inglaterra no portfólio.
          Como a ideia é vender produtos acabados, e não a “commodity” polpa de fruta, as fábricas serão adaptadas. “No Paraná, investimos em equipamentos para o envase de sorbet, polpas e creme de frutas”, diz Zeppone. No Pará, será instalado maquinário para produção diferenciada, como artigos kosher e halal, para exportação.
          O faturamento almejado para 2024 é de R$ 550 milhões.
(Fonte: Estadão - 18.03.2024)