Total de visualizações de página

1 de abr. de 2024

OneSubsea

          A fornecedora de tecnologia e equipamentos submarinos OneSubsea foi criada em outubro de 2023 como resultado de uma joint venture entre SLB (70%), Aker Solutions (20%) e Subsea7 (10%), e tem sede em Oslo, Noruega, e Houston, Texas.
          A OneSubsea conta com 11 mil funcionários em 16 países, sendo 3,2 mil deles no Brasil, onde a empresa possui unidades de produção em São José dos Pinhais (PR) e Taubaté (SP) e unidades de serviços em Rio das Ostras e Macaé (RJ).
          A empresas espera que o Brasil aumente para 25% de seu faturamento global, dos atuais 20% em três anos. O potencial de sinergia estimado do novo negócio (com a criação da OneSubsea) é de mais de US$ 100 milhões por ano no médio prazo.
          Em sua primeira visita ao Brasil como CEO da empresa, Mads Hjelmeland disse ao jornal Valor que o país tem importância estratégica para a OneSubsea. Antes de assumir a nova empresa, o Hjelmeland era chefe de sistemas de produção submarina na SLB.
          Hjelmeland disse que a produção no Brasil é importante pela importância do mercado de petróleo e gás, o que leva a OneSubsea a adquirir conhecimento para desenvolver aqui soluções para outros países: “Desenvolvemos aqui novas capacidades que não ficam apenas no Mercado brasileiro. Adquirimos conhecimento aqui e exportamos para o resto do mundo.”
          Ele citou como exemplo a produção de um equipamento utilizado para monitorar e controlar a produção de um poço submarino, conhecido como árvore de Natal molhada, produzido nas instalações brasileiras da empresa e que será utilizado em um projeto da Chevron no Golfo de México.
          O objetivo principal da Árvore de Natal é controlar o fluxo de recursos – normalmente petróleo ou gás – para dentro e para fora de um poço durante a produção. A árvore de Natal chega e é fixada na cabeça do poço após a finalização do processo de perfuração. A Árvore de Natal é uma série de válvulas, carretéis, medidores e bobinas.
          A instalação está prevista para abril de 2024 e representa um marco significativo para a indústria, disse Hjelmeland. A empresa produz árvores de Natal no Brasil e exporta para países do Golfo do México e Mar do Norte. Cerca de 800 árvores de natal produzidas pela OneSubsea e Aker já foram entregues à Petrobras para uso nos campos do pré-sal.
          Hjelmeland cita as dificuldades na cadeia de abastecimento de petróleo e gás como um sinal de alerta. A própria Petrobras, por exemplo, já mencionou diversas vezes a dificuldade de contratação de unidades flutuantes de produção, armazenamento e transferência (FPSO) devido ao ciclo de boom, que aumentou a demanda das petroleiras.
(Fonte: jornal Valor - 01.04.2024 / Wikipédia - partes)

Nenhum comentário: