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28 de mai. de 2024

Aura Minerais

          A Aura Minerals é uma empresa de mineração de ouro e cobre que opera no Brasil, México e Honduras.
          No início de abril de 2024, a empresa anunciou um aumento de cerca de um terço das suas reservas provadas, em meio ao aumento dos investimentos em exploração. De acordo com o seu formulário de informação anual (AIF), a Aura tinha um total de 3,56 milhões de onças equivalentes de ouro (GEO), 32% a mais que os 2,7 milhões reportados no ano passado.
          Na semana de 20 a 24 de maio de 2024, a empresa deu um passo importante em sua estratégia de expansão de seus depósitos. Ao adquirir os direitos de exploração de duas novas minas, a companhia agrega potencialmente quase 1 milhão de onças aos seus recursos e reservas minerais no projeto Matupá, localizado no estado do Mato Grosso, segundo estimativas de mercado.
          Terceiro projeto do atual portfólio de crescimento da Aura, Matupá deverá iniciar a construção no terceiro trimestre de 2024, com investimentos estimados de US$ 107 milhões e produção anual de 54.700 onças nos primeiros quatro anos de operação.
          Além das reservas provadas em Matupá, a empresa poderá agregar duas novas minas caso estudos confirmem a viabilidade dos projetos Pezão e Pé Quente. A opção de compra dessas duas minas foi garantida na semana passada. Inicialmente, a empresa pagou US$ 500 mil para estudar o potencial dos projetos e pagará outros US$ 9,5 milhões para concluir a aquisição, caso decida avançar.
          Combinados, os dois novos projetos poderão agregar 627 mil onças ao projeto Matupá, considerando estimativas baseadas em relatórios da Agência Nacional de Mineração (ANM) sobre perfurações anteriores. Os trabalhos anteriores de prospecção incluíram a perfuração de 12 mil metros em Pé Quente e 9 mil metros em Pezão. Além desses projetos, a jazida de Serrinhas, na mesma região, deverá atingir potencial igual ou superior a X1, que possui 309 mil onças em reservas provadas. Os relatórios sobre Serrinhas deverão ser concluídos até o final de 2024.
          A Aura planeja investir cerca de US$ 1,6 milhão em 12 meses na perfuração de 13 mil metros para confirmar o potencial de Pé Quente e Pezão. Segundo o presidente Rodrigo Barbosa, embora os projetos sejam considerados pequenos, eles estão localizados em uma área de alta produção de ouro. Segundo o órgão regulador do estado de Mato Grosso, entre as décadas de 1980 e 1990, cerca de 5 milhões de onças foram produzidas na região por pequenas mineradoras.
          Com 200 milhões de dólares em dinheiro no final do primeiro trimestre de 2024, o suficiente para apoiar os seus planos de expansão, a Aura se beneficiou da recuperação do ouro e do cobre. O preço realizado do ouro atingiu US$ 2.340, ante US$ 2.070 por onça no início do ano. No cobre, o aumento foi ainda maior, para US$ 4,070 por libra, ante US$ 3,086 por libra. Além dos preços mais elevados, a entrada em operação do empreendimento Almas, localizado no Tocantins, impulsionou a produção da empresa no trimestre (2024) – na comparação anual, o aumento foi de 28%, para 68,2 mil GEO.
          O aumento da produção, aliado à redução de custos dada a estabilização das operações em Honduras, levou a um resultado operacional (EBITDA) de US$ 53 milhões no 1º trimestre de 2024.
(Fonte: Estadão - 27.05.2024)

27 de mai. de 2024

Sephora

          A rede mundial de lojas de cosméticos de luxo Sephora foi fundada em 1973 por Dominique 
Mandonnaud em Paris.
          Claro que uma empresa com um nome tão pomposo teria uma explicação, digamos, maravilhosa para o mesmo. Sephora é a junção de “Zipporah”, a esposa de Moisés no Livro Êxodo, conhecida pela
beleza descomunal, com “Sephosis”, termo grego para definir vaidade.
          No Brasil, a empresa iniciou suas atividades em 2010 e chegou a mais de 30 endereços em 2017, entre lojas full e quiosques.
          Considerando números de abril de 2024, a Sephora tem 35 unidades no país..Em Portugal, há 23 lojas espalhadas pelo país. A empresa possui mais de 1750 lojas em 30 países.
          A Sephora tem uma curadoria de mais de 340 marcas, além de uma linha própria, a Sephora Collection.
(Fonte: Revista Claudia - 18.08.2016 / Wikipédia - partes)

24 de mai. de 2024

Archegos Capital Management

          Bill Hwang era membro do fundo Tiger Cub, da Tiger Asia Management. Em 2013, criou o family office Archegos, cujo significado em grego é "líder". A Tiger Asia Management já se tinha declarado culpada de negociação com informações privilegiadas de ações de bancos chineses em 2012 e pagou uma multa de US$ 44 milhões. Em 2014, Hwang "foi proibido de negociar em Hong Kong por 
quatro anos".
          As participações da Archegos Capital Management assumiram principalmente a forma de swaps de retorno total, um instrumento financeiro em que os títulos subjacentes (ações) são detidos por bancos. Isto significava que a Archegos não precisava de divulgar as suas grandes participações, ao passo que, se tivesse transacionado em ações regulares, teria de o fazer. O fundo também estava fortemente alavancado e fazia negócios com vários bancos que provavelmente não tinham 
conhecimento das grandes posições da Archegos detidas por outros bancos.
          Em 2020, a Archegos contava com 10 bilhões de dólares sob gestão. Em 26 de março de 2021, os bancos que oferecem serviços de corretagem de primeira linha à Archegos começaram a liquidar várias ações no valor de milhões de dólares, depois de esta não ter conseguido cumprir uma chamada de margem. As ações estariam supostamente vinculadas aos swaps de retorno total detidos pela Archegos. Esta venda foi relatada como a causa de uma queda de 27% no preço das ações da ViacomCBS e de uma queda semelhante no preço da Discovery, Inc.
          Em 29 de março, o preço das ações do Credit Suisse caiu 14%, enquanto as ações da Nomura Holdings caíram 16%. Um comunicado à imprensa do Credit Suisse disse que "a perda resultante desta saída... poderia ser altamente significativa e material para os nossos resultados do primeiro trimestre." De acordo com o The Wall Street Journal, o Goldman Sachs e o Morgan Stanley conseguiram limitar as suas perdas relacionadas com a Archegos, agindo mais rapidamente do que o Credit Suisse e a Nomura Holdings. Outros bancos, como o Deutsche Bank, conseguiram fechar rapidamente as suas posições substanciais e evitar quaisquer perdas.
          Em 30 de março, o braço de valores mobiliários Mitsubishi UFJ Financial (MUFG) declarou uma perda de 300 milhões de dólares nas suas operações EMEA ligadas à Archegos. O Baidu foi adicionado à lista de ações afetadas. Também em 30 de março, a Securities and Exchange Commission declarou que estava conduzindo uma investigação sobre o assunto.
          As perdas de março de 2021 por banco foram como segue, em US$ milhões: Crédito Suisse 5.500, Nomura US$ 2, 850, Morgan Stanley 911, UBS 774, Mitsubishi UFJ Financeiro - 300 milhões.
O desaparecimento da Archegos ajudou a arrastar o índice Nikkei 225 para baixo em 0,77% em 30 de março de 2021, desencadeando uma liquidação mundial de ações bancárias.
          Em 5 de abril de 2021, o presidente do comité bancário do Senado dos EUA, Sherrod Brown, escreveu ao conselheiro geral Crystal Lalime do Credit Suisse, bem como a Nomura, Goldman Sachs e Morgan Stanley para perguntar sobre "a implosão da Archegos Capital" e deu aos credores 14 dias para responder. O Credit Suisse foi mencionado pelo Financial Times como "permitindo ao family office (de Hwang) fazer apostas altamente alavancadas em ações dos EUA e da China". A Comissão de Valores Mobiliários e a Autoridade de Conduta Financeira também solicitaram informações sobre a implosão aos credores, bem como à ONG organização auto-reguladora Finra.
          Em 6 de abril de 2021, o Credit Suisse reportou perdas de 4,7 bilhões de dólares relacionadas com o seu envolvimento com a Archegos. O diretor de risco e conformidade do banco e o diretor do banco de investimento teriam partido como resultado das perdas causadas pelas crises da Archegos e da Greensill. Mais tarde, o banco anunciou que teria de levantar até 2 bilhões de dólares em capital novo para apoiar a sua base de capital. As perdas reportadas aumentaram para 5,5 mil milhões de dólares no final de abril, numa exposição nocional de mais de 20 bilhões de dólares, ou mais de metade do capital do banco na altura.
          Em 16 de abril de 2021, o Morgan Stanley relatou uma perda de quase 1 bilhão de dólares relacionada com o colapso da Archegos, 644 milhões de dólares com a venda de ações que detinha relacionadas com as posições da Archegos, e outros 267 milhões de dólares tentando "desarriscá-las". O Credit Suisse Group AG e a Nomura Holdings Inc do Japão foram os principais atingidos, com perdas
reportadas de 5,5 bilhões de dólares e 2 bilhões de dólares, respectivamente.
          Em 27 de abril de 2021, o UBS Group AG, o maior banco da Suíça em ativos, informou que perdeu 774 milhões de dólares em conexão com a falência da Archegos. Nomura, que inicialmente relatou perdas de cerca de US$ 2 bilhões no mês anterior, aumentou seu prejuízo total para US$ 2,85 bilhões.
          Em 27 de abril de 2022, Hwang e o ex-CFO da Archegos, Patrick Halligan, foram presos e acusados de conspiração de extorsão, fraude de títulos e fraude eletrônica em conexão com o colapso da empresa em 2021. Numa acusação de 59 páginas, os promotores federais de Manhattan alegaram que Hwang e Hallligan planejaram manipular os preços das ações. Os advogados de Hwang e Halligan
declararam que eram inocentes das acusações contidas na acusação.
          Em julho de 2023, o Credit Suisse (que tinha sido adquirido pela UBS) foi multado num montante de 387 milhões de dólares pelas autoridades financeiras dos EUA e do Reino Unido por má
gestão relacionada com a Archegos.
(Fonte: Wikipédia)

22 de mai. de 2024

British European Airways - BEA

          A companhia aérea British European Airways (BEA) foi uma fundada em 1946 por um decreto do parlamento inglês.
          A empresa deixou de existir em 1973, quando fundiu-se com a British Overseas Airways Corporation (BOAC) para formar a British Airways.
(Fonte: Wikipédia)

20 de mai. de 2024

Saint Germain Relógios

          A marca de relógios Saint Germain foi lançada em 2020, pelo casal catarinense, o engenheiro civil Junior Kirchner e a designer de interiores Uana Amorim
          O casal percebeu uma brecha no mercado brasileiro de relógios quando procurou um aparelho simples e acessível para uso próprio e teve dificuldades para encontrar. Com o sonho de lançar um e-commerce, Kirchner e Uana Amorim resolveram, então, lançar uma nova marca de relógios: a Saint Germain, em 2020.
          A loja virtual da Saint Germain foi lançada em meados de 2020. De acordo com Kirchner, a ideia surgiu após o casal visitar uma feira na China. “Nos apaixonamos pelo design de relógios de um fornecedor e resolvemos criar a nossa própria marca”, conta. A empresa não divulga o valor do investimento inicial. Mas diz que a marca, no primeiro ano de lançamento, chegou a R$ 880 mil de faturamento.
          Quando começaram, Kirchner e Uana relatam que tiveram dificuldade com o fluxo de caixa da empresa. “Como trabalhamos com importações, precisávamos de caixa para pagar o estoque adiantado, e demoramos mais para crescer”, lembra o empresário. Hoje, o fundador da Saint Germain diz que o maior desafio é o gerenciamento de equipe para que a meta de faturamento seja atingida.
          A marca conta atualmente com 25 funcionários diretos. Os relógios são importados da China. A empresa define o desenho do produtos e o fabricante envia conforme o especificado. “Às vezes, viajamos para feiras internacionais, visitamos fábricas na China para pegarmos o design dos produtos de que gostamos, ver o que mais está saindo mundo afora.”
          Os relógios, com preço médio de R$ 250 (base em maio de 2024) são vendidos pelo site da marca, além de dez marketplaces e um ponto físico, localizado no shopping Pátio Paulista, em São Paulo, que segundo Kirchner é onde estão 40% dos clientes da marca. Para ele, o sucesso da marca se deve ao “foco no nicho”: todos os produtos têm o design minimalista e o preço acessível. Além disso, desde o começo a marca investiu em marketing de influência, com diversos influenciadores.
          Três anos depois, em 2023, a empresa atingiu o faturamento de R$ 26 milhões. Para 2024, a empresa prevê faturar R$ 35 milhões, chegando a R$ 50 milhões em 2026.
(Fonte: Estadão - 20.05.2024)

18 de mai. de 2024

Bicentennial Beer

          Em comemoração aos 200 anos de relações diplomáticas entre Brasil e EUA, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) no Brasil e a USA HOPS lançam oficialmente no dia 20 de maio de 2024, no Empório Alto de Pinheiros (EAP), a Bicentennial Beer.
          A cerveja é uma West Coast Pilsner com 100% de lúpulos norte-americanos, flocos de milho e cambuci, fruta nativa da Mata Atlântica. A receita foi idealizada pela Cervejaria Tábuas, de Campinas (SP), que venceu o concurso realizado pela USA HOPS. Na foto, David Hodge, Cônsul-geral dos Estados Unidos em São Paulo, participou do evento.
(Fonte: Estadão - 18.05.2024)

17 de mai. de 2024

Ero Brasil Caraíba - MCSA (antiga Caraíba Metais)

          O depósito de minério de cobre foi descoberto em 1874 em meio ao sertão baiano. Em 1944, o Departamento Nacional de Produção Mineral (antigo DNPM, atual ANM) identificou o seu potencial produtivo. Em 1969, Francisco Baby Pignatari iniciou os estudos de viabilidade e em 1974 o empreendimento passou a ser controlado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
          Em 29 de outubro de 1979, 105 anos após a descoberta das reservas, as atividades de operações da mina a Céu Aberto foram iniciadas. No final da década de 1980, a Caraíba Metais gerenciava as duas operações e produziu 23.506 toneladas de concentrado, já no primeiro trimestre. As atividades metalúrgicas também faziam parte do escopo da atuação, e como acontece até hoje, eram realizadas em Dias D’Ávila (BA).
          Em 1988, foi iniciado o processo de privatização da metalurgia que resultou na concepção da empresa Paranapanema. Em 1994 a mineradora entrou no Programa de Privatização Nacional com o nome Mineração Caraíba S/A.
          Em 2006, iniciaram-se as operações da planta de lixiviação, que pretendia extrair o cobre a partir do minério oxidado, armazenado desde o início das operações. Em 2016, a MCSA foi adquirida pela Ero Copper Corporation e já em 2017, a empresa iniciava o programa de implantação da mina de Vermelhos, no Vale do Curaçá e o projeto se desenvolveu de modo tão arrojado que em outubro de 2018 a operação na mina de Vermelhos foi iniciada.
          A EroBrasil Caraíba (MCSA) é a primeira empresa surgida do grupo EroBrasil. Está localizada no norte da Bahia, Distrito de Pilar, município de Jaguarari e possui cerca de 3.181 colaboradores (entre diretos e terceirizados).
          Em 2020, operando duas minas de cobre na Bahia, a MCSA produziu mais de 43 mil toneladas de concentrado cobre. Em um novo recorde de produção, em 2021, foi superada a marca de 45 mil toneladas do produto.
          O ano de 2022 fica marcado pelo novo posicionamento da empresa. A Mineração Caraíba passa a se apresentar como EroBrasil Caraíba, unidade de negócio da EroBrasil. Uma nova identidade que representa a renovação e a evolução que serão construídas no hoje, no futuro, preservando a história de sucesso e superação
(Fonte: site da empresa)

15 de mai. de 2024

Corteva

          A empresa agrícola norte-americana Corteva é resultado da fusão da Dow e da Dupont, ocorrida 
por volta de junho de 2019.
          Mesmo assim jovem a empresa conta com marcas centenárias em seu portfólio.
          Por volta de março de 2023 a empresa adquiriu a Symborg e a Stoller. Com isso, a Corteva 
adicionou US$ 400 milhões às suas vendas em 2023.
          A receita da empresa totalizou US$ 17,5 bilhões, em 2023.
          A Corteva vê o Brasil como o país mais maduro do mundo para a adoção de produtos biológicos e um dos mercados que mais receberá investimentos em “produtos químicos sustentáveis” nos próximos anos. Em entrevista exclusiva ao jornal Valor, o CEO Chuck Magro disse que a empresa lançará nove novos princípios ativos na próxima década, a maioria deles voltada para o mercado brasileiro.
          O custo de desenvolvimento de cada ingrediente ativo gira em torno de US$ 300 milhões, segundo a empresa. Entre os lançamentos está um produto desenvolvido para combater a ferrugem asiática da soja, grave doença das culturas e principal causa de perdas de produtividade. O produto, que o CEO descreveu como “blockbuster”, está em processo de registro, aguardando aprovação dos órgãos reguladores brasileiros.
          Questionado se a aposta para o futuro dos pesticidas tende a ser química ou biológica, Magro garantiu que a Corteva não tem preferências e que a empresa quer ser competitiva nas duas áreas. 
Segundo ele, até as soluções químicas serão voltadas para uma agricultura sustentável.
          A receita da empresa totalizou US$ 17,5 bilhões, em 2023.
(Fonte: jornal Valor - 15.05.2024)

14 de mai. de 2024

Kaefer

          A multinacional alemã Kaefer, especializada em infraestrutura e serviços industriais, foi fundada em 1918, na cidade de Bremen
          No início de maio de 2024, a Kaefer ampliou a operação no Brasil, ao comprar o Grupo Teckma, de São Paulo. O valor da aquisição não foi revelado, mas segundo fontes é a maior aquisição da história do grupo de mais de cem anos.
          Os alemães estiveram no Brasil na semana de 6 a 10 de maio de 2024, para anunciar o negócio. Após a aquisição, as duas empresas vão faturar juntas cerca de R$ 1,5 bilhão por ano no país., 
          A Kaefer atua em mais de 30 países, com mais de 30 mil funcionários. O faturamento, considerando números de 2023 está acima dos 2 bilhões de euros.
(Fonte: Estadão - 08.05.2024)