Em 29 de outubro de 1979, 105 anos após a descoberta das reservas, as atividades de operações da mina a Céu Aberto foram iniciadas. No final da década de 1980, a Caraíba Metais gerenciava as duas operações e produziu 23.506 toneladas de concentrado, já no primeiro trimestre. As atividades metalúrgicas também faziam parte do escopo da atuação, e como acontece até hoje, eram realizadas em Dias D’Ávila (BA).
Em 1988, foi iniciado o processo de privatização da metalurgia que resultou na concepção da empresa Paranapanema. Em 1994 a mineradora entrou no Programa de Privatização Nacional com o nome Mineração Caraíba S/A.
Em 2006, iniciaram-se as operações da planta de lixiviação, que pretendia extrair o cobre a partir do minério oxidado, armazenado desde o início das operações. Em 2016, a MCSA foi adquirida pela Ero Copper Corporation e já em 2017, a empresa iniciava o programa de implantação da mina de Vermelhos, no Vale do Curaçá e o projeto se desenvolveu de modo tão arrojado que em outubro de 2018 a operação na mina de Vermelhos foi iniciada.
A EroBrasil Caraíba (MCSA) é a primeira empresa surgida do grupo EroBrasil. Está localizada no norte da Bahia, Distrito de Pilar, município de Jaguarari e possui cerca de 3.181 colaboradores (entre diretos e terceirizados).
Em 2020, operando duas minas de cobre na Bahia, a MCSA produziu mais de 43 mil toneladas de concentrado cobre. Em um novo recorde de produção, em 2021, foi superada a marca de 45 mil toneladas do produto.
O ano de 2022 fica marcado pelo novo posicionamento da empresa. A Mineração Caraíba passa a se apresentar como EroBrasil Caraíba, unidade de negócio da EroBrasil. Uma nova identidade que representa a renovação e a evolução que serão construídas no hoje, no futuro, preservando a história de sucesso e superação
(Fonte: site da empresa)
Nenhum comentário:
Postar um comentário