Total de visualizações de página

6 de out. de 2011

Café Orfeu

          O jequitibá-rosa que desponta no alto da Serra da Mantiqueira está cercado por novos pés de café. A renovação da área em torno da árvore - que tem idade estimada em 1,5 mil anos e 40 metros de altura - na Fazenda Sertãozinho, em Botelhos, Minas Gerais, sintetiza a estratégia atual da Orfeu Cafés Especiais: privilegiar variedades mais produtivas e ampliar a oferta de cafés especiais. O local tem tradição em lavouras de café iniciadas por volta de 1951.
          A propriedade foi adquirida em 1995 pelo empresário Roberto Irineu Marinho, presidente do Grupo Globo. Em sociedade com a esposa, Karin Marinho, ele criou o grupo Fazendas Sertãozinho e em 2005, lançou a marca Café Orfeu. A torrefação foi idealizada e construída na própria fazenda, para completar o ciclo de produção e entregar o produto diretamente aos clientes.
          As cinco fazendas do grupo estão localizadas em regiões privilegiadas para o cultivo do café, que obtém maior complexidade em altitudes de 1000 a 1500 metros.
          As fazendas Sertãozinho (altitude entre 1.000 e 1.300 metros) e Cachoeira estão localizadas no sul de Minas Gerais.
          A Fazenda Rainha fica numa altitude entre 1.100 e 1.540 metros em São Sebastião da Grama (SP). Possui a maior lavoura da variedade Bourbon Amarelo no Brasil. Os cafés da Fazenda Rainha são famosos por sua doçura e suavidade. As condições geográficas e o excelente clima do local tornam a propriedade singular para a produção de Cafés Especiais.
          A Fazenda Laranjal fica numa altitude entre 1.100 a 1.300 metros em Poços de Caldas (MG)
As variedades cultivadas são Bourbon Amarelo, Icatu, Catuaí, Catucaí, Mundo Novo, Canário e Maragogipe. Com relevo muito íngreme, a propriedade propicia a produção de cafés com pontuação alta, ou seja, aromáticos e exóticos.
          A fazenda Santa Inês, assim como as fazendas Rainha e Laranjal, fica na região Mogiana.
          Para expandir a oferta, a Orfeu Cafés investe em renovação e irrigação. As bandeiras premium do Orfeu são os cafés em grão e cápsulas.
          O Café Orfeu é servido na rede de padarias Benjamin.
(Fonte: jornal Valor - 20.05.2019 - parte)

Nenhum comentário: