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8 de jul. de 2022

Eisenmann

          A Eisenmann, multinacional especializada em tecnologias para pintura industrial, foi fundada em 1951, em Stuttgart, na Alemanha, e chegou ao Brasil em 1996. Aqui, por mais de duas décadas desenvolveu projetos, principalmente para o ramo automotivo.
          Se as concessionárias não vendem carros, as montadoras não produzem. Se as montadoras não produzem, as fabricantes de autopeças não fabricam componentes. Sem peças e carros novos, várias outras empresas da cadeia automotiva também desaceleram. Essa ciranda ajuda a explicar o momento da Eisenmann, em meados de 2022.
          Com a falência da matriz da empresa em 2019, a operação brasileira teve de buscar um recomeço. E ele veio.
          Em 2021, a Eisenmann foi adquirida pelo grupo austríaco Pentanova — especializado em automação — e, com respaldo financeiro da ex-fornecedora, espera recuperar o brilho. Para isso, programa investimentos, além de buscar expansão nos Estados Unidos. “Nossa receita em 2021 foi de cerca de R$ 150 milhões. Acredito em um crescimento de 20% em 2022”, disse à DINHEIRO Alexandre Coelho, CEO da Eisenmann do Brasil.
(Fonte: IstoÉDinheiro - 07.07.2022)

4 de jul. de 2022

M.A.C.

          A canadense M.A.C foi fundada por um maquiador e um fotógrafo cansados de como as 
maquiagens normalmente pareciam ruins nas fotos de editoriais.
          Na cozinha deles, decidiram colocar mãos à obra e criar os próprios produtos. Mas a maior sacada mesmo foi embalar os cosméticos em potinhos pretos, em vez dos famosos compactos, algo que logo 
virou a marca-registrada da companhia.
          Quanto ao nome, nada de mistério, é simplesmente as iniciais de Make-up Art Cosmetics 
(Maquiagem Arte Cosméticos).
(Fonte: revista Cláudia - 18.08.2016)

Colcci

          Colcci é uma grife brasileira criada pela estilista Lila Colzani (Luciana Willrich Colzani) em 1986, em Brusque, Santa Catarina. Sua paixão por moda começou na infância, quando desenhava suas próprias roupas. Inicialmente, a marca era especializada em peças mais simples e básicas, como moletons, camisetas e shorts.
          Lila Colzani começou a vida trabalhando na farmácia do pai em Brusque e com o salário ganho investia comprando tecidos para suas criações. Sua primeira máquina de costura foi adquirida de segunda mão com um prêmio de loteria que a mãe ganhou. “Ajudei a fazer os números e ela dividiu o prêmio. Era pouco, uma quadra.” Nos fundos de uma garagem, fundou sua primeira marca, a Colcci, com o ex-marido Jorge Colzani.
          Agora, aceitando todo tipo de encomenda, ela precisava nomear a firma! Teve a ideia de fundir o nome dela de batismo, Luciana, com o sobrenome do então marido, Colzani. Separou as sílabas e gostou de como “Col” e “Ci” soavam juntos, acrescentou um ce para deixar mais ~italiano~. 
          Na década de 1990, já reconhecida por boa parte do mercado, a Colcci começou a diversificar seus produtos, com vestidos de tecidos leves, jaquetas, calças e bermudas jeans, blusinhas, além de outros acessórios como carteiras, nécessaires, bolsas, toalhas, adesivos entre outras.
          Sob o comando de Lila, a Colcci tornou-se febre nacional nos anos 1990: mais de 200 lojas franqueadas e 3 lojas próprias. Vestiu todos os VJs da MTV, anunciou nas principais revistas e patrocinou grandes eventos.
          No fim dos anos 1990 a Colcci começou a apostar em produtos mais trabalhados e mais voltados para o universo fashion. Lavagens de tecido, tonalidades diferentes, bordados, tudo para produzir um estilo jovial e, ao mesmo tempo, sofisticado.
          Em 2000, a Colcci foi adquirida pelo grupo AMC têxtil (grupo Menegotti) e Lila continuou como sua diretora criativa. O símbolo de estilo da grife foi reformulado, a marca tornou-se de alto luxo e os consumidores passaram a encontrar os produtos da marca em lojas multimarcas. A grife voltou seus produtos para o público jovem, trazendo sempre novas tendências de moda.
          Para consolidar-se no mundo Fashion, em 2004, a Colcci teve sua primeira apresentação nas passarelas em uma semana de moda, estreando no Fashion Rio, com a participação da socialite Paris Hilton. Em 2005, a modelo Gisele Bündchen desfilou para a grife para a coleção outono/inverno. A coleção apresentou modelos em jeans e em tecidos confortáveis. Foi o início de uma parceria duradoura com Gisele Bündchen. “Gisele conta que o jeans que tinha quando veio para São Paulo era da Colcci e que deu muita sorte para ela”, diz Lila.
          Desde então, a grife ganhou espaço no mercado internacional e está presente em mais de trinta países. A Colcci é uma marca reconhecida por seu bom gosto em design e estilo.
          Depois do nascimento do seu terceiro filho, Pedro Volpato, fruto do seu casamento com o seu segundo marido, o modelo Thiago Volpato, a estilista voltou às suas raízes empreendedoras e lançou uma nova marca, a Stereo, em 2007. "A Stereo seguirá o rumo que a Colcci poderia ter tomado se eu tivesse tido mais liberdade criativa. A Colcci acabou ficando apelativa e repetitiva. Tive que refazer um mesmo vestidinho de malha com aplicações de paetês várias vezes", disse Lila. Lançou também a marca de moda infantil Pistol Star.
          A Colcci reproduz nos óculos da marca todos os conceitos que tem em suas roupas. São óculos com modelos fashionistas e joviais, que juntam conforto, elegância e modernidade. A grife disponibiliza coleções de óculos tanto de grau quanto de sol, sempre renovando seus designs criando tendências de moda. Combinações de materiais, variedade de cores e referências clássicas com a identidade da Colcci somadas a inovações são algumas das características do estilo da Colcci eyewear.
(Fonte: Wikipédia / IstoÉGente - 01.08.2005 / Folha de S.Paulo - 20.04.2007 / revista Cláudia - 21.01.2020 / qoculos.com.br - 03.11.2021)

Cora Bank

          A Cora Bank é uma fintech criada em 2020, com serviços especializados para pequenas e médias empresas.
          Foi idealizada por Igor Senra e Leonardo Mendes, que também criaram a plataforma Moip  (Vendida em 2016, à alemã Wirecard, por R$ 165 milhões). De acordo com o portal Globo, o novo projeto contou com R$10 milhões em investimentos iniciais.
          Após obter aprovação do Banco Central, a Cora Bank passou a disponibilizar contas digitais e diferentes funcionalidades para seus clientes.
(Fonte: Facilite Tecnologia)

Higer

          A fabricante chinesa de ônibus elétricos Higer foi fundada em 1998. É uma empresa jovem quando comparada aos concorrentes, principalmente os europeus.
          A Higer montou um plano de negócios para sair às ruas no Brasil e fazer do país a porta de entrada para seus vizinhos da América do Sul e Central, como Peru e Colômbia. A empresa pretende disputar espaço com grandes marcas que dominam o mercado brasileiro, algumas das quais atuam no país há mais de 60 anos.
          O plano de negócios prevê que os operadores do sistema de transporte, sejam eles privados ou públicos, não precisarão comprar os veículos nem se preocupar com a infraestrutura de recarga. Tudo será alugado. O ônibus elétrico é 2,5 vezes mais caro que um movido a diesel. “Um ônibus a combustão custa cerca de R$ 900 mil. O elétrico chega a R$ 2,6 milhões”, disse Marcelo Barella, executivo chefe da Higer para a América Latina. Barella trabalha na Higer desde 2004 em diversos países. No Brasil, a empresa chinesa atuará com a TEVx Motors, que importará e distribuirá os veículos.
          Em São Paulo, a Higer assinou um acordo com a Enel para disputar o fornecimento de ônibus elétricos na cidade, que é o maior mercado do Brasil – e o lugar perfeito para estrear no país, na visão da empresa chinesa. A empresa italiana de energia detém a concessão de distribuição de energia na capital paulista e em outras 22 cidades da região metropolitana ao seu redor. A Enel concorrerá em licitações para o fornecimento dos veículos. Se vencer, a Enel comprará os veículos da Higer, montará a infraestrutura de recarga e alugará o pacote completo para as operadoras. A Higer fará manutenção de ônibus e treinamento de motoristas, o que inclui ter seu próprio pessoal dentro das garagens dos operadores. Barella lembrou que São Paulo tem 14.000 ônibus e planeja chegar a 12.000 ônibus elétricos até 2028. Desse total, 2.600 estariam rodando até 2024 e 600 entre 2022 e 2023. A empresa pretende ganhar espaço em São Paulo, por ser um dos sistemas de transporte urbano mais complexos do mundo. Se conseguir atender aos padrões da SPTrans, que administra o sistema da cidade, a empresa poderia atender qualquer outra cidade do país.
          A princípio, os veículos movidos a bateria serão importados inteiros, mas a empresa está negociando com o governo cearense uma área no porto para instalar uma linha de montagem, com investimento estimado em R$ 20 milhões. Com a unidade local, a ideia é importar os ônibus em sistema PKD (Partial Knock-Down). A estrutura do carro viria pronta e aqui seriam colocadas as janelas, bancos e motor.
          Em um segundo momento, seria adotado o sistema SKD (Semi Knock-Down), com maior valor agregado. Barella explica que boa parte dos fornecedores da montadora na China já estão no Brasil e podem atender às necessidades da Higer no Ceará. São fornecedores globais, como Siemens e Dana, para motores; ZF para suspensão; Bosch para caixas de direção; ou Wabco para freios. As baterias são da CATL, que assinou um acordo com a fabricante brasileira de baterias Moura para serviços de pós-venda. A unidade cearense também será a base de exportação da região.
          A escolha do Ceará revela o próximo passo na estratégia da montadora para o Brasil: os ônibus movidos a hidrogênio. O estado possui uma grande oferta de energia limpa e diversos projetos para produção de hidrogênio verde no médio prazo. A Higer já tem 400 ônibus a hidrogênio rodando na China. Mas é um projeto de longo prazo no Brasil.
          Bem antes do uso do hidrogênio, o grupo asiático planeja entrar no segmento de furgões e caminhões elétricos de passageiros e cargas no Brasil. As vans devem chegar ainda em 2022 e exigirão uma rede de revendedores. Por outro lado, Barella reconheceu que a concorrência por caminhões provavelmente será acirrada.
          A Higer tem quatro fábricas na China e faturou US$ 5,5 bilhões em 2021. Já tem 50.000 ônibus elétricos nas ruas – principalmente na China, mas também na Europa.
(Fonte: jornal Valor - 04.07.2022)

1 de jul. de 2022

Simec

          O grupo mexicano, de Guadalajara, Simec, começou a produzir aço no Brasil no final de 2015 após investir US$ 300 milhões em um projeto greenfield no país.
          Três anos após iniciar a produção no Brasil, a Simec tornou-se a terceira maior fabricante de aços longos (vergalhões, fio-máquina, barras e perfis) do mercado brasileiro. Está atrás da líder ArcelorMittal e Gerdau. Também concorre com a AVB (Aço Verde), Sinobras e o negócio de aços longos da CSN.
          Esse salto, em maio de 2018, foi resultado da aquisição de duas unidades siderúrgicas da ArcelorMittal (uma em Cariacica e outra em Itaúna, Minas Gerais) por imposição do CADE, órgão antitruste do país, em razão da compra dos ativos da Votorantim Siderurgia no Brasil.
          No Brasil, a Simec já atende os mercados das regiões Sudeste, Sul, Centro-Oeste e parte do Nordeste, por meio de siderúrgicas localizadas em São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo. O grupo Simec é o terceiro maior produtor de aços longos do Brasil.
          Em 30 de junho de 2022 o grupo Simec divulgou um investimento de US$ 300 milhões para duplicar sua siderúrgica localizada em Pindamonhangaba, a 140 quilômetros de São Paulo.
          A expectativa é que a expansão esteja pronta em meados de 2024, com obras de construção e montagem começando no segundo semestre do ano, disse Jaime Moncada Ramos, presidente-executivo da empresa no Brasil. O investimento consiste em uma nova aciaria elétrica e um novo laminador, com tecnologia alemã de última geração. O equipamento será enviado da China em julho.
          Com a duplicação, a capacidade instalada da siderúrgica de Pindamonhangaba aumentará para 1 milhão de toneladas de aço bruto (tarugos) por ano. Atualmente, a capacidade é de 500 mil toneladas por ano.
          A unidade de Pindamonhangaba vai ampliar a oferta ao mercado de vergalhões retos e laminados – produto utilizado para construção civil e projetos imobiliários – e fio-máquina, para diversas aplicações industriais, como arames e pregos.
          Segundo Moncada, grande parte da infra-estrutura para expansão já existe no local, próximo à atual linha de produção, facilitando a instalação da nova planta. A localização, próxima à Rodovia Presidente Dutra, na região São Paulo-Rio de Janeiro, é uma vantagem logística para a aquisição de sucata de ferro e aço e para a distribuição dos produtos ao mercado.
          De acordo com a empresa, serão gerados 1.200 empregos durante as obras e contratados 450 funcionários para operar a nova linha em Pindamonhangaba. A geração de empregos e impostos adicionais faz parte do programa do governo do estado de São Paulo para estimular novos investimentos no estado.
(Fonte: jornal Valor - 30.06.2022)

29 de jun. de 2022

Telefunken

          A fabricante de rádios, televisores e componentes eletrotécnicos Telefunken foi fundada em 1903 em Berlim, na Alemanha, como Gesellschaft für drahtlose Telegraphie m.b.H., System Telefunken. Foi fundada por Karl Ferdinand Braun, Georg Graf von Arco e Adolf Slaby. Além de Berlim, a empresa tem unidade em Frankfurt, também na Alemanha. A empresa pertence ao grupo AEG.
          Os televisores sob a marca Telefunken são produzidos pela empresa turca Profilio-Telra. Enquadra-se no segmento de produtos simples, uma vez que são utilizados componentes baratos no processo de montagem.
          A Telefunken desembarcou no país nos anos 1940 e chegou a ter fábrica por aqui. Deixou de ser comercializada a partir de 1989, mas sua marca foi negociada com a Gradiente.
          Em 2009, ao ter os direitos da marca adquiridos por uma investidora alemã, a Telefunken Licenses começou o processo de volta ao mercado – tinha parado completamente a produção em 1997 -, por meio de licenciamento da marca, que leva o nome da empresa.
          Quem não lembra de ter assistido às primeiras imagens em uma televisão Telefunken? Pois a marca está de volta. Depois do ressurgimento da Mesbla, agora é a vez da até então fabricante de televisores voltar ao mercado brasileiro. E isso acontece na Eletrolar Show 2022, que acontece de 11 a 14 de julho, em São Paulo.
          Apesar de ter ficado mais de 30 anos fora do mercado, a marca ainda tem uma memória afetiva muito forte entre os brasileiros.
          Mas os consumidores não devem esperar uma revolução em termos de televisores ou imagem. A marca vai reaparecer com uma linha de eletrodomésticos e eletroportáteis, e é representada no Brasil pela empresa de capital argentino Someco, e que atua por aqui há 25 anos.
          O primeiro passo foi ingressar nas principais bandeiras do e-commerce. Depois de ganhar visibilidade, agora está chegando a 600 lojas físicas de 50 redes regionais de eletrodomésticos e móveis espalhadas pelo país.
          A gama de produtos é extensa. São cerca de 90, entre eletroportáteis, como cafeteiras e batedeiras; itens de cuidados pessoais, que incluem secadores e aparadores de pelos; e a linha de áudio, com fones de ouvido e caixas de som para home theater.
          Embora a marca esteja muito associada aos televisores – por ter ganhado notoriedade no Brasil com o lançamento do sistema PAL-M de transmissão colorida, nos anos 1970 -, a decisão de não ter TVs agora foi orientada pelas condições do mercado, diz Marcelo Palacios, diretor da Someco.
          Os eletros da marca Telefunken serão fabricados na China e vendidos por meio do comércio eletrônico e em lojas físicas de varejistas.
          Segundo Palacios, hoje a marca está presente em 120 países. Destes, o grupo Someco, familiar e de capital fechado, é o licenciador na América do Sul. Operando na Argentina, no Chile e no Brasil, a marca chega, em breve, ao Peru e à Bolívia. Palacios comanda a Someco no Brasil desde 2004.
          No Brasil, a companhia adquiriu o direito da Telefunken Licenses de explorar a marca por dez anos, com possibilidade de renovar o contrato. Os produtos Telefunken vendidos no Brasil são fabricados na Ásia e importados pela Someco. A empresa argentina, fundada em 1947, está no Brasil desde 1997. A Someco atua no Brasil com as marcas próprias Novik, SKP Pro Audio e Probass, de equipamentos de áudio profissional e para o consumidor final. Também é distribuidora das marcas americanas de instrumentos musicais Peavey e Fender.
(Fonte: Wikipédia - Blog do Almir Freitas - 29.06.2022 / OESP - 31.08.2022 - partes)

28 de jun. de 2022

Vivix (Grupo Cornélio Brennand)

          O grupo Cornélio Brennand é formado por parte da família Brennand, cuja fortuna se originou no setor sucroalcooleiro.         
          A fabricante de vidros planos Vivix pertence ao grupo Cornélio Brennand, foi fundada em 2014 e está instalada no município de Goiana, em Pernambuco. Esse empreendimento marca o retorno do grupo Cornélio Brennand ao ramo de vidros, com a inauguração da primeira fábrica da Vivix. Em 2010, o grupo havia vendido a CIV, uma fábrica de embalagens de vidro, para a multinacional americana Owens Illinois.
          O mercado de vidro plano é atualmente dominado por três multinacionais: Cebrace, Agc e Guardian.
          A empresa considera que o consumo de vidro per capita no Brasil ainda é baixo se comparado aos Estados Unidos e Europa, o que indica um grande potencial para ampliar a demanda pelo produto, utilizado principalmente na construção civil, móveis e decoração.
          Em fins de junho de 2022, sob o comando do CEO Henrique Lisboa, a Vivix informou que vai investir R$ 1,3 bilhão em uma nova fábrica no município de Goiana, onde está instalada desde sua fundação. A construção da unidade terá início em dezembro e o start-up está previsto para meados de 2025.
          O investimento aumentará a participação do grupo Cornélio Brennand no mercado de vidro plano de 13% para 30%, ampliando sua distribuição fora da região Nordeste. A capacidade de produção da nova planta será de 1.000 toneladas por dia, mais que o dobro da capacidade atual da empresa.
          Considerando os números de meados de 2022, a Vivix tem 13% de participação de mercado, com capacidade de 900 toneladas/dia e faturamento de R$ 900 milhões em 2021. A empresa comercializa metade de sua produção fora da região Nordeste, com distribuição rodoviária e marítima.
          O novo forno terá capacidade para produzir 1.000 toneladas por dia e a empresa projeta aumentar sua participação no mercado para 30% dos atuais 13%, ampliando a distribuição fora da região Nordeste, que passaria para 70%.
          O forno será praticamente todo importado. Será abastecido principalmente com gás natural. Uma parte residual usará eletricidade. O grupo possui minas de minério para abastecer a usina em região próxima.
          Com a nova fábrica, a Vivix, a única 100% brasileira, espera se tornar a segunda empresa do país no ranking.
          A unidade empregava, em meados de 2022, 360 ​​pessoas. Quando o novo forno estiver totalmente operacional, a expectativa é que a força de trabalho ultrapasse 600 pessoas.
          Em novembro de 2022 o Cornélio Brennand informa que vai investir R$ 200 milhões em um parque solar para abastecer a nova fábrica de vidros em Goiana, com investimento de R$ 1,3 bilhão. A fazenda será construída pela subsidiária de energia limpa do grupo, Atiaia Renováveis, que normalmente opera pequenas centrais hidrelétricas.
          O CEO da Atiaia, Rodrigo Assunção, disse que o empreendimento terá capacidade de 55 MW de potência instalada, suficiente para atender 100% das necessidades energéticas da primeira usina da Vivix, inaugurada em 2014 no mesmo município. A fazenda ocupará uma área de 85 hectares e está programada para começar a operar em janeiro de 2024.
          O projeto em Goiana é o primeiro da Atiaia no segmento solar. A empresa opera pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) com capacidade de 30 MW. No total, possui 220 MW de energia hidrelétrica já em operação e 100 MW contratados na região Centro-Oeste, com previsão de entrada em operação entre 2023 e 2025.
          O vidro voltou a ser o maior negócio do grupo, com faturamento de R$ 900 milhões em 2021. Atuando também no setor imobiliário (Casa de Ferro), energia renovável (Atiaia) e cimento (Cimento Bravo), o grupo Cornélio Brennand teve um faturamento aproximado de R$ 1,6 bilhão em 2021.(Fonte: jornal Valor - 27.06.2022 / 08.11.2022 - partes)

26 de jun. de 2022

Laticínios Gege / Pantalat

           A Laticínios Gege Ltda. foi fundada em 11 de maio de 1988 por Domingos dos Santos Pantaleão que, além de sócio, era o administrador da empresa.
          O laticínio está localizado no centro de Pardinho, a 200 quilômetros da capital paulista. Na capital, a empresa tem seu endereço à Avenida Flamingo, 102, na Vila Nova Curuçá.
          Diariamente, o trabalhador do campo entrega e confia sua produção em um dos laticínios da empresa. A Laticínios Gege, além de produzir leite integral, semi-desnatado e desnatado, produz também 
iogurtes, creme de leite, queijos, achocolatado e outros, sempre com a marca Gege.
          O leite integral é produzido também com a marca Pantalat. A empresa não divulga, mas, Pantalat provavelmente empresta as primeiras duas sílabas do sobrenome do fundador, Pantaleão, mais o sufixo "lat" de laticínios.
          Na manhã de 28 de junho de 2021, o empresário Domingos dos Santos Pantaleão, sócio-diretor da Laticínios Gege, morre de Covid-19, em São Paulo.