Total de visualizações de página

20 de jun. de 2021

Vendex

          No final dos anos 1980, o grupo holandês Vendex notabilizou-se no Brasil ao adquirir em curto prazo um número expressivo de empresas, como a Sears e a Ultralar, em sociedade com o empresário Paulo Malzoni. Essa agressividade tornou-o conhecido no mercado pela alcunha de "Comprex".
          Em abril de 1992, quando as atividades brasileiras do grupo Vendex incluíam a rede de lanchonetes Bob's, as farmácias Drogasil e os shoppings West Plaza e Paulista, ambos em São Paulo, o Vendex passou a procurar um executivo para comandar todas as operações do grupo no país. Um headhunter foi achá-lo justamente em Amsterdã (sede do grupo), tirando férias. Trata-se do executivo holandês Anton Bruinsma, nascido em 1936, economista, que dirigia uma empresa de mineração em Belo Horizonte, Minas Gerias. 
          No início de novembro de 1993, o grupo Vendex deu mais um passo para sair do Brasil. Se desfez dos 40% que detinha na agência Salles/Inter-Americana, de São Paulo. Em outra frente, o Vendex continuou tentando vender a rede de lanchonetes Bob's e ainda tinha participações na Drogasil e nos shoppings West Plaza e Paulista.
          Em abril de 1994, a GP, empresa de investimentos formada por sócios do grupo Garantia teria decidido ficar com o espólio do Vendex, no Brasil, por um valor não revelado. A operação de compra, que se arrastava há dois meses, incluía a rede de lanchonetes Bob's, além de participações na cadeia de farmácias Drogasil e nos shoppings West Plaza e Paulista.
          Depois de tentar, em vão, vender a rede de lanchonetes Bob's aos americanos da Burger King e aos acionistas do Banco Garantia, a Vendex do Brasil resignou-se a ficar, pelo menos por mais um tempo, no negócio de fast food. O Bob's ficou, mas o presidente saiu. Paulo Galvão foi afastado do comando da rede em 2 de setembro de 1994. Em seu lugar, entrou Rogério Braz, diretor da rival KFC para a América Latina.
(Fonte: revista Exame - 29.04.1992 / 24/11/1993 / 13.04.1994 / 14.09.1994 - partes)

Nenhum comentário: