Em setembro de 2022, a empresa divulga que vem ao Brasil com um modelo que custará R$ 2.999 (US$ 580). O preço original do modelo Reno 7 – aparelho escolhido para a estreia – era de R$ 3.799, mas a empresa decidiu rever a estratégia e reduzir o valor para atrair mais consumidores. A empresa vai lançar até o final do ano outros três modelos, da série A, que são mais baratos que o Reno, disse Jim Zhang, CEO da Oppo no Brasil.
As vendas estão programadas para fins de setembro (2022). Os aparelhos da Oppo serão vendidos online pela Amazon e Vivo da Telefônica em lojas físicas. A princípio, os produtos estarão disponíveis em 10 lojas Vivo em São Paulo.
A chegada da Oppo será seguida de várias campanhas de vendas para despertar o interesse do público. Uma loja temporária será aberta na Avenida Paulista, em São Paulo, para que o consumidor possa conhecer o design da marca e manusear o aparelho. Os primeiros compradores terão direito a um período de garantia de cinco anos, gratuitamente.
Investir no Brasil é um passo natural na estratégia de globalização da Oppo, disse Zhang. Ele foi encarregado da missão no final de 2020. “Temos negócios em cinco continentes e a América Latina foi a última região em que entramos”. O esforço começou no México em 2019. Desde então, a empresa abriu operação na Colômbia, Chile, Peru e Guatemala. O Brasil – o quinto maior mercado de celulares do mundo e o maior da América Latina – foi um destino inevitável, disse o executivo.
A Oppo percebeu que a marca vinha despertando a curiosidade dos brasileiros, que compravam seus aparelhos em sites de comércio eletrônico transnacionais, principalmente chineses. O número de vendas nessas lojas chegou a 10.000 unidades por ano, disse Zhang, o que deu à empresa mais um motivo para investir no país: uma base de usuários inicial vantajosa.
No Brasil, a chegada da Oppo ocorre à medida que o mercado encolhe. As vendas no país devem cair abaixo de 40 milhões de unidades este ano, uma queda de 12,7% em relação ao total de 45,8 milhões de telefones do ano passado, segundo a consultoria IDC. Em 2021, as vendas já haviam sido 6,1% menores em volume, embora tenham crescido 9,5% em receita – um indicador de aumento nas vendas de aparelhos mais caros.
A princípio, todos os dispositivos Oppo disponíveis no Brasil serão importados da China. A empresa possui nove fábricas no exterior, incluindo países como Índia, Indonésia, Turquia e Paquistão.
A Oppo, considerando dados de setembro de 2022, é a quarta maior fabricante de celulares do mundo, segundo diversos rankings internacionais. A empresa respondeu por 10% dos embarques globais no segundo trimestre (2022), atrás da Samsung (21%), Apple (17%) e Xiaomi (14%), segundo a consultoria Canalys. Na China, a posição é ainda mais relevante. Segundo a Counterpoint, a Oppo detinha 18% de participação no mercado chinês no segundo trimestre, atrás da Honor (que já foi propriedade da Huawei) e da Vivo (que não está relacionada à operadora de telefonia brasileira), e à frente da Xiaomi e da Apple.
(Fonte: jornal Valor - 19.09.2022)
(Fonte: jornal Valor - 19.09.2022)