Total de visualizações de página

15 de set. de 2022

Voqen

          A criação da empresa independente Voqen, em meados de setembro de 2022, é resultado do desmembramento das operações de compra e gestão de energia efetuadas pela Braskem, maior produtora de resinas termoplásticas das Américas.
          A nova trader atenderá tanto a petroquímica quanto outros clientes, principalmente na cadeia petroquímica, com foco na entrega de energia renovável e soluções de transição energética.
          A Voqen, que por enquanto é totalmente controlada pela Braskem, nasceu com uma carteira relevante de mais de R$ 3 bilhões por ano em contratos de energia elétrica e gás natural sob gestão e atuará em um mercado disputado por grandes empresas do setor elétrico e independentes como a Comerc e a Delta Energia.
          Esses primeiros contratos administrados pela Voqen – o nome refere-se à inclinação energética da Braskem, empresa intensiva em energia e uma das maiores consumidoras do mercado livre – cobrem cerca de 750 megawatts médios e 2,5 milhões de metros cúbicos por dia consumidos pela petroquímica em operações no Brasil.
          A carteira de clientes potenciais da Voqen, que em tese corresponde à própria carteira de clientes da petroquímica no país, não é divulgada por questões estratégicas. “Este é mais um passo importante no processo de descarbonização e queremos levar isso para a cadeia petroquímica como um todo”, disse Gustava Checcucci, diretor de energia da Braskem.
          Formada por 11 profissionais, a Voqen ocupará inicialmente uma sala dentro da Braskem e será liderada por dois executivos que vieram da petroquímica. Claudio Lindenmeyer será o responsável pela comercialização de gás natural e Fábio Yanaguita, o responsável pela comercialização de energia elétrica da nova empresa.
(Fonte: jornal Valor - 14.09.2022)

Nenhum comentário: