A I Squared Capital, uma empresa de gestão de investimento, abriu seu escritório no Brasil pouco depois de meados de 2023.
No início de 2024, a I Squared adquiriu uma participação de 49% na empresa de energia renovável Órigo Energia, contribuindo com US$ 400 milhões. Este investimento está destinado à expansão da empresa. O acordo, assinado no final de dezembro, deverá ser finalizado no primeiro trimestre de 2024.
Esse movimento marca seu investimento inaugural no país. O investimento na Órigo deverá ser financiado através de dois fundos do grupo: a maior parte será proveniente de um fundo global avaliado em cerca de 15 bilhões de dólares, com uma parte suplementar de um fundo dedicado exclusivamente aos mercados emergentes, que acumulou um total de US$ 1,7 bilhão.
A Órigo possui atualmente uma capacidade instalada de 300 megawatts-pico (MWp) em parques de energia solar e pretende adicionar mais 2 gigawatts-pico (GWp) de 2024 a 2026.. O investimento projetado para esta expansão é de R$ 6 bilhões.
O envolvimento da I Squared ocorrerá por meio de injeção de capital, resultando na diluição das participações dos sócios existentes enquanto permanecerem no negócio. Os atuais acionistas da empresa incluem a americana Augment Infrastructure, Mitsui, TPG ART, BlaO (Blue like an Orange Sustainable Capital) e MOV Investimentos.
A Órigo atende atualmente cerca de 100 mil clientes em Minas Gerais, Pernambuco, Ceará, Mato Grosso do Sul, Brasília e São Paulo. A empresa pretende expandir seu alcance para pelo menos 20 estados.
O modelo de negócios da empresa gira em torno da geração compartilhada, visando principalmente clientes de menor porte, incluindo residências e pequenas e médias empresas. A Órigo constrói parques solares perto das cidades e aluga “quotas” destas unidades geradoras, que depois fornecem energia à rede local de distribuição de eletricidade.
Em troca, os clientes detentores de “cotas” dos parques solares recebem descontos na conta de luz. Este acordo oferece um método mais econômico para os consumidores acessarem o mercado de geração distribuída, eliminando a necessidade de investimentos individuais em instalações de painéis solares em suas residências ou empresas.
“Esta transação é um marco histórico para a I Squared. Estabelecemos metas ambiciosas em energia renovável e estamos utilizando nossa experiência neste campo para desenvolver uma plataforma global de primeira linha centrada em energia renovável”, afirmou Gautam Bhandari, sócio-gerente e diretor de investimentos da I Squared, em um comunicado da empresa.
Fundada em 2010, a Órigo esteve entre as pioneiras no setor de geração cedida de energia. Em 2022, a empresa reportou receita líquida consolidada de R$ 90,4 milhões, aumento de 66,7% em relação ao ano anterior. Apesar desse crescimento, a Órigo registrou prejuízo líquido de R$ 235,8 milhões no ano, após resultado igualmente negativo em 2021, no valor de R$ 96 milhões. Internamente, a empresa vê estes números como reflexo de uma fase de rápida expansão, onde os investimentos estão a ser feitos, mas ainda não produziram retornos.
“Este investimento permitirá à Órigo agilizar o desenvolvimento de parques solares, alargando assim os nossos serviços a milhares de novos clientes e a mais de 20 estados nos próximos anos”,
anunciou Surya Mendonça, presidente da Órigo, no comunicado.
A empresa gerencia ativos de infraestrutura avaliados em aproximadamente US$ 40 bilhões.
(Fonte; jornal Valor - 08.01.2024)
O blog "Origem das Marcas" visa identificar o exato momento em que nasce a marca, especialmente na definição do nome, seja do produto em si, da empresa, ou ambos. "Uma marca não é necessariamente a alma do negócio, mas é o seu nome e isso é importante", (Akio Morita). O blog também tenta apresentar as circunstâncias em que a empresa foi fundada ou a marca foi criada, e como o(a) fundador(a) conseguiu seu intento. Por certo, sua leitura será de grande valia e inspiração para empreendedores.
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8 de jan. de 2024
I Squared Capital
29 de dez. de 2023
Emae
Sediada na capital paulista, é detentora e operadora de um sistema hidráulico e gerador de energia elétrica, localizado na Região Metropolitana de São Paulo, Baixada Santista e Médio Tietê.
A Emae opera atualmente cinco usinas, que somam 960,8 megawatts (MW) de potência instalada. A maior parte dessa potência vem da usina hidrelétrica (UHE) Henry Borden, em Cubatão (SP), com 889 MW, e que tem contrato de concessão até janeiro de 2043. Também compõem o portfólio as estações de Porto Goés, Rasgão e Pirapora.
A negociação pelo controle da EMAE foi conduzida entre a Sabesp e um credor da Phoenix, que detinha as ações como garantia. Quando o empresário Nelson Tanure — único acionista da Phoenix — adquiriu a EMAE em um leilão no ano passado, parte da compra foi financiada por R$ 520 milhões em debêntures emitidas para o fundo Macadâmia, gerido pela XP e com a Vórtx atuando como agente fiduciário.
As debêntures eram garantidas por ações da EMAE, além de ações da Ambipar detidas pelo Sr. Tanure e pelo empresário Tércio Borlenghi — acionista controlador da Ambipar, que também participou da privatização da EMAE e detém 24,19% das ações ordinárias por meio do fundo Arys.
Segundo informações obtidas pelo site de notícias de negócios Pipeline, do Valor, o primeiro pagamento de juros das debêntures venceu em 27 de setembro (2025), e a parcela de R$ 130 milhões não foi paga. A XP e a Vórtx notificaram a devedora e declararam a totalidade da dívida (que venceria em 2029) imediatamente exigível em 30 de setembro, iniciando o processo de execução fiscal rigorosa em 3 de outubro (2025)
28 de dez. de 2023
Dish Network / Echo Star
Em 1980, ele se juntou à crescente indústria de TV via satélite, fundando a EchoStar (originalmente chamada Echosphere) com sua futura esposa, Cantey McAdam, e seu amigo Jim DeFranco, que juntos vendiam antenas parabólicas na traseira de um caminhão. Enquanto o trio atravessava uma rodovia do Colorado para instalar seu primeiro sistema, Ergen – dirigindo rápido demais – viu-se perder metade de seu inventário em segundos, quando uma rajada de vento fez voar a antena que eles estavam rebocando.
Depois de alguns anos instalando parabólicas para clientes em toda a região rural de Mountain West, ele decidiu tentar enviar satélites ao espaço para poder oferecer seus próprios serviços de transmissão. Com títulos de alto risco e uma IPO de US$ 63 milhões, a sua equipe reuniu dinheiro suficiente até ao final de 1995 para lançar o seu primeiro satélite – utilizando um foguetão da China Great Wall Industry Corp., que tinha uma taxa de fracasso de 50%. Ergen disse mais tarde que a empresa poderia ter desmoronado imediatamente se o lançamento não tivesse funcionado. Assim começou a Dish Network, então uma entidade subordinada à EchoStar/
Em dois anos, a EchoStar tinha mais de 1 milhão de clientes e estava adicionando assinantes seis vezes mais rápido que seu maior concorrente, a DirecTV. Foi o suficiente para colocar Ergen entre as pessoas mais ricas do país. Em 1997, ele apareceu pela primeira vez na Forbes 400, valendo cerca de US$ 500 milhões. Nesse mesmo ano, ele ganhou as manchetes por uma briga infame com Rupert Murdoch, da News Corp., que concordou em fundir ativos de TV via satélite, mas desistiu do acordo, deixando a EchoStar para morrer.
Ergen, furioso, processou por quebra de contrato. Acabou em constrangimento para Murdoch, que não conseguiu encontrar parceiros satélites alternativos e voltou para a EchoStar, aceitando um acordo pior do que o que tinha feito inicialmente. (Os dois continuaram a enfrentar-se durante anos como concorrentes; Murdoch adquiriu a DirecTV um ano depois de a oferta de Ergen ter falhado.)
Ao longo do caminho, Ergen desenvolveu uma reputação de frugalidade, inclusive pedindo aos primeiros executivos da EchoStar que compartilhassem quartos de hotel – algo que ele também fez – e reservassem voos noturnos sempre que possível. Na década de 1990, ele comprou um passe vitalício da United Airlines que garante a ele o melhor assento disponível em qualquer voo doméstico pelo resto de sua vida, uma decisão que economizou “milhões de dólares” para a empresa, disse o porta-voz da Dish, Ted Wietecha.
Em 2008, Ergen transformou a Dish em uma empresa separada, que se tornou o negócio principal, dizendo que a separação ajudaria a financiar a expansão e permitiria que cada entidade se especializasse (Dish na TV paga; EchoStar na tecnologia de satélite). À medida que a estrela de Dish crescia, Ergen também fez alguns inimigos, ganhando o título de “o homem mais odiado de Hollywood” pelo The Hollywood Reporter e Dish como “a pior empresa para se trabalhar”. “É claro que Hollywood odiava Charlie”, responde o porta-voz Wietecha, porque Ergen introduziu a tecnologia de evitar publicidade que irritou as emissoras: “Essa luta é apenas mais um exemplo de como a Dish inova em nome dos consumidores”.
Agora, Ergen pensa ter encontrado outro salva-vidas: o 5G. Desde 2008, ele vem adquirindo licenças para o espectro, as bandas de radiofrequências pelas quais as comunicações sem fio viajam e que são regulamentadas pela FCC. Em 2020, ele tinha um enorme portfólio de licenças que estavam prestes a expirar antes que pudesse usá-las.
Foi então que ele recebeu seu último adiamento de 11 horas, de uma investigação antitruste: a FCC estava debatendo se permitiria uma fusão entre duas das quatro principais operadoras de telefonia celular dos EUA, T-Mobile e Sprint. Em vez de proibir a mudança, a comissão elaborou um plano incomum de ajudar uma nova operadora a obter os recursos para substituir a Sprint como o quarto player no mercado. A Dish, com sua montanha de espectro valioso, era a única empresa que poderia preencher a função.
Aí começaram os problemas, à medida que os clientes migraram para alternativas como Netflix e Hulu. A base de assinantes da Dish TV caiu para 6,7 milhões, ante 14,1 milhões em 2010. A Dish perdeu 900 mil clientes somente em 2022. Os acionistas abandonaram o barco, empurrando as ações de US$ 70,83 por ação em fins de 2014 anos para US$ 4,88, uma queda de 93%. Só em 2023, a baixa foi de 65%.
Enquanto isso, a EchoStar gerou US$ 1,8 bilhão em receita nos 12 meses até setembro de 2023, quase metade dos US$ 3,4 bilhões que gerou nove anos antes. Não é de surpreender que o património líquido da Ergen – que permanece em grande parte ligado aos dois negócios – tenha caindo espantosos 94% desde 2015. Sua fortuna caiu para menos de US$ 800 milhões em novembro de 2923, quando ele caiu brevemente da lista de bilionários pela primeira vez desde 1998.
Agora Ergen, um ex-jogador profissional de pôquer, aposta que pode virar o jogo com uma reforma completa dos negócios: fundindo a EchoStar e a Dish e transformando o negócio de TV paga em uma operadora de rede sem fio 5G. A sua aposta é em uma tecnologia inovadora mas pouco testada e num acordo que trará o dinheiro para sanear o balanço tão necessário para fazer a triagem do balanço repleto de empréstimos da Dish, que totaliza US$ 21 bilhões em dívidas, dos quais US 3 bilhões vencem em 2024.
Anunciada em agosto de 2023, a FCC aprovou a fusão em 6 de dezembro, fazendo com que as ações disparassem 31% desde seu mínimo de US$ 3,32 e ajudando a empurrar Ergen de volta à categoria de bilionários. A transação deverá ser concluída até o final do mês.
Os investidores estão encorajados com o fato de a Dish conseguir agora pagar pelo menos a primeira das suas enormes dívidas em 2024, embora os analistas permaneçam cépticos quanto à saúde do negócio a longo prazo, especialmente porque as dívidas podem continuar a aumentar e o negócio precisa de levantar mais milhares de milhões. Não é a primeira vez que Ergen enfrenta dificuldades – ou apresenta um plano de longo alcance para sair.
22 de dez. de 2023
Bird (scooters)
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| Bird, a empresa de scooters elétricos, entrou com pedido de proteção contra falência, meses depois de ter sido retirada da Bolsa de Valores de Nova York. William DeShazer para o New York Times |
21 de dez. de 2023
Cantinho da Vovó
O restaurante Cantinho da Vovó era um sonho familiar. Mais
especificamente de Maricelma Mendes, sogra de Gustavo
Patrício Clemes, de 40 anos,
ex-bancário e investidor inicial do
empreendimento, localizado em Criciúma, Santa Catarina.
No início do empreendimento, Clemes seguia trabalhando no banco e dava suporte para a produção de marmitas da família Mendes. Para ele, o objetivo sempre foi agradar ao cliente, surpreender e fidelizar, mesmo que no início o retorno não fosse como o esperado. “Em vez de fazer só
arroz e feijão, já servia uma lasanha junto. O negócio era fazer o nome”, diz.
O restaurante físico começou realmente como um “cantinho”. Era uma sala pequena, em um bairro simples, que só tinha quatro mesas. Eles vendiam principalmente lanches, como hambúrgueres e marmitas. Depois, com o dinheiro de participação nos lucros e resultados (PLR) que recebeu do banco,
Clemes conseguiu investir em um pequeno bufê.
Quando se mudaram para um novo salão, com capacidade para 60 pessoas, uma personagem surgiu para representar a culinária afetiva do local. A “vovó” passou a ser encenada por Maria Cristina Mendes, de 58 anos, tia da mulher de Clemes. A verdadeira vovó, Maricelma, prefere ficar na cozinha. Inicialmente, a tia ficava de ajudante e também fazia algumas fotos para divulgar o estabelecimento. Na pandemia, acumularam dívidas, mas não desistiram. Depois desse período, o restaurante reabriu próximo de uma universidade, em um local maior, com capacidade para 120 pessoas. A localização facilitou os contatos para que o cantinho começasse a produzir eventos como
formaturas.
Com o empreendimento estabelecido, Gustavo pediu as contas no banco para ajudar nas tarefas do local. A personagem da vovó e Clemes, que faz o personagem “perninha”, começaram a produzir conteúdo em forma de vídeos curtos durante as férias, geralmente um implicando com o outro, e ganharam visibilidade nas redes. Mas não foram apenas as brincadeiras que chamaram a atenção do público, e sim as comidas. Em um dos vídeos, a vovó ostenta um dos maiores sucessos do restaurante: um bufê de sete metros com peixes, camarão, lasanha, outras massas e sobremesas. Esse é o cardápio do fim de semana, que custa R$ 89,90 para consumo livre. Durante os dias úteis, o foco é comida caseira, e o cardápio varia entre dias temáticos como: peixe, feijoada, miúdos e culinária italiana.
Nesses dias o preço é R$ 59,90 o quilo ou R$ 40 a opção livre. Todos os preços são de dezembro de 2023.
De acordo com Gustavo Clemes, eles ficaram dois anos sem lucrar, apenas investindo, e somente em 2023 colheram os frutos do trabalho e viram o faturamento mensal triplicar – valor que o empreendedor prefere não revelar. “Literalmente pagávamos para trabalhar, e neste ano conseguimos quitar as dívidas e comprar uma casa para minha sogra”, conta. Atualmente, numa das avenidas mais movimentadas de Criciúma, o restaurante recebe cerca de 200 pessoas em dias de semana e, aos finais de semana, o local tem fila para entrar e não consegue comportar todos os clientes. Motivo pelo qual o empreendedor pretende expandir para um estabelecimento com capacidade para 400 pessoas, em 2024.
(Fonte: Estadão - 20.12.2023)
20 de dez. de 2023
Festval Supermercados

19 de dez. de 2023
DryWash
US Steel - United States Steel Corp
A siderúrgica US Steel foi fundada em 1901, em Pittsburgh, Estados Unidos, por alguns dos
maiores nomes do capitalismo americano: JPMorgan, Andrew Carnegie e Charles Schwab.
A empresa desempenhou um papel fundamental na industrialização dos Estados Unidos.
Em 19 de dezembro de 2023, vem a lume que a empresa está sendo adquirida pela Nippon Steel, numa transação avaliada em aproximadamente US$ 14,9 bilhões, que inclui suas dívidas. O valor é
quase o dobro do que foi oferecido há apenas quatro meses pela rival Cleveland Cliffs.
A US Steel, que rejeitou a oferta, confirmou no dia anterior ao negócio que a oferta da Nippon foi aceita. A companhia – United States Steel Corp – manterá seu nome e a sede em Pittsburgh.
A Nippon, que pagará US$ 55 por ação da US Steel, informou que o acordo reforçará suas capacidades de produção e tecnologia. E que também expandirá sua produção nos EUA, ampliando ainda suas posições no Japão, na Índia e na região da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean). De acordo com Nippon, a aquisição deve elevar sua capacidade total de produção de aço bruto para 86 milhões de toneladas anuais, contribuindo para capitalizar a crescente demanda por aço de alta
qualidade, automotivo e elétrico.
“A transação amplia nossa presença nos Estados Unidos e estamos comprometidos em honrar todos os contratos sindicais existentes da US Steel”, disse o presidente da Nippon, Eiji Hashimoto, em comunicado. O CEO da US Steel, David Burritt, afirmou que a venda é benéfica para os Estados Unidos, “garantindo uma indústria siderúrgica competitiva, ao mesmo tempo que fortalece nossa
presença globalmente”.
A aquisição foi aprovada pelos conselhos de ambas as empresas e deve ser concluída até o
terceiro trimestre de 2024. É preciso ainda a aprovação dos acionistas da US Steel.
Em 3 de janeiro de 2024, o presidente dos EUA, Joe Biden, bloqueou oferta de US$ 15 bilhões (R$ 93 bilhões) da Nippon Steel, do Japão, para comprar a US Steel, em revés na relação com seu aliado mais próximo na região Ásia-Pacífico. Biden, que há muito se opõe à compra, emitiu ordem obrigando a Nippon Steel e a US Steel a “abandonar total e permanentemente a transação proposta” dentro de 30dias. Sua ação ocorre 17 dias antes de ele entregar a presidência a DonaldTrump,que
também é contra ao acordo.
Em resposta, as duas empresas classificaram a medida como “clara violação do devido processo” e da lei. Indicando possível ação legal, acrescentaram: “Após a decisão do presidente Biden, não nos resta outra escolha senão tomar todas as medidas apropriadas para proteger nossos direitos legais.” Uma cláusula no acordo com a US Steel obriga a Nippon a pagar taxa de rescisão de US$ 565 milhões caso o negócio fosse bloqueado. Na ordem, Biden disse haver “evidências críveis” de que, com a aquisição, a Nippon Steel “poderia tomar medidas que ameaçariam a segurança nacional”. As empresas disseram que era “chocante e preocupante que o governo dos EUA [...]tratasse aliado como o Japão dessa
maneira”.
A oposição ao acordo sinaliza como políticos ficaram avessos a investimento estrangeiro nos EUA, em especial em indústrias onde sindicatos têm influência. O anúncio ocorre após o Comitê de Investimento Estrangeiro não ter consenso até o prazo final (dia 23/12) sobre se a aquisição ameaça a segurança nacional. A intervenção de Biden frustra o plano de expansão ambicioso da Nippon Steel. A oposição do Sindicato dos Trabalhadores do Aço dos EUA foi decisiva. As açõesda US Steel caíram cerca de 6% em 03/01. “Isso não tem a ver com o Japão, mas com a siderurgia dos EUA”, disse o porta- -voz do Conselho de Segurança Nacional, John Kirby. A US Steel alertou que pode fechar usinas e reduzir mão de obra. Para William Chou, vice-diretor da cadeira do Japão no Hudson Institute, a decisão devastará comunidades siderúrgicas no oeste da Pensilvânia e em Indiana.
(Fonte: Estadão - 19.12.2023 / Folha de S.Paulo - 04.01.2024 - partes)
17 de dez. de 2023
CosMc's
Para muitos, a notícia provavelmente levantou uma questão principal: por quê? Por que uma rede que é basicamente sinônimo de hambúrgueres de repente se interessou em vender cafés açucarados? E por que não simplesmente adicionar essas opções ao menu do McDonald’s, em vez de lançar uma marca totalmente nova.
Nada explica por que o CosMc’s leva o nome de um personagem obscuro do McDonald’s.
O que é CosmMc, afinal?
CosMc’s tem o nome de CosMc, um personagem pouco conhecido do McDonald’s da década de 1980 que Kempczinski descreveu na quarta-feira como “parte alienígena, parte surfista, parte robô”.
CosMc’s não tem o prestígio de, digamos, Hamburglar ou Grimace. Mas esse pode ser o ponto, disse Stephen Zagor, professor adjunto da Columbia Business School especializado em restaurantes e empresas alimentícias.
E nos EUA, as cafeterias são uma categoria em crescimento, disse ele. “O McDonald’s não quer ficar para trás.
Durante um evento para investidores em 6 de dezembro de 2023, o CEO do McDonald’s, Chris Kempczinski, disse que “uma área de foco tem sido identificar maneiras de o McDonald’s participar em categorias atraentes e de rápido crescimento … nos concentramos em bebidas especiais e café”. O McDonald’s, disse ele, poderia usar cafés especiais para ajudá-lo a competir à tarde, usando cafeína e açúcar para motivar as pessoas a virem para um lanche entre as refeições.
O McDonald’s já serve café em suas localidades. Mas não possui os tipos de café expresso, chás e outras bebidas personalizáveis que ajudaram a aumentar as vendas em estabelecimentos como o Starbucks.
O menu do CosmMc’s está cheio deles. Veja, por exemplo, o chai frappe burst, feito com boba (bolhas), chantilly e canela granulada. Os clientes podem manter ou descartar esses itens e adicionar caramelo granulado ou “pimenta preta granulada”, de acordo com o site do CosMc’s. Também podem adicionar até quatro doses de café expresso, um fiozinho de caramelo e/ou chocolate, até dois tipos de xaropes aromatizados e até uma dose “boost” de vitamina C.
Mas o McDonald’s não pode simplesmente começar a vender rajadas triplas de chai frappe – segure o chantilly, adicione uma dose de baunilha e garoa de chocolate – em lojas regulares do McDonald’s. O próprio Kempczinski disse no evento que eles são complicados demais para as cozinhas do McDonald’s.
Nos últimos anos, o McDonald’s tem-se concentrado na redução da complexidade das tarefas dos seus colaboradores. Uma maneira de fazer isso é focar nos itens do menu principal. Muitas de suas campanhas de marketing recentes de maior sucesso – como o McLanche Feliz para adultos e a plataforma de refeições para celebridades – ofereceram itens do McDonald’s em diferentes configurações, talvez com alguns molhos ou brinquedos novos. Concentrar-se no básico ajudou o McDonald’s a aumentar as vendas.
Testar uma nova linha de bebidas complicadas ameaçaria esses esforços. Assim, ao experimentá-los num novo conceito afiliado, mas separado do McDonald’s, a empresa pode experimentar sem correr o risco de desapontar os seus clientes ou frustrar os trabalhadores.
Existem muitos sinais que mostram aos clientes que estão visitando um local conectado ao McDonald’s.
Eles estão usando o arco dourado, estão usando as terminologias. Eles estão usando muitas das cores do logotipo que os tornaram bem-sucedidos. Alguns dos alimentos também serão familiares aos clientes do McDonald’s. Uma seção do cardápio online chamada “do universo McDonald’s” inclui McMuffins de ovos e McFlurries, por exemplo.
Durante o evento do dia 6, Kempczinski ressaltou que a prova é extremamente limitada. “Por favor, deixe-me enfatizar novamente, estamos falando de 10 lojas”, disse ele.
Para o McDonald’s, que tem cerca de 41 mil locais em todo o mundo (base dezembro de 2023) e quer aumentar esse número para 50 mil até 2027, operar 10 lojas é uma gota no oceano, financeiramente.
Mas isso dá ao McDonald’s a oportunidade de assumir riscos que não correria nos estabelecimentos da marca.
O McDonald’s poderia aprender que é possível ganhar dinheiro de verdade, expandir o negócio e enfrentar concorrentes como a Starbucks e outros. Poderá aprender a preparar bebidas personalizadas com eficiência suficiente para levá-las às suas próprias cozinhas.
Para tentar entrar no mercado sem atrapalhar seus negócios regulares, o McDonald’s está dando uma chance a algo totalmente novo.

