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5 de out. de 2011

Netflix

          A Netflix foi fundada em 1997 nos EUA por Reed Hastings e Marc Randolph. Quando foi criada, era um serviço online de aluguel, bem como venda de DVDs nos Estados Unidos, por meio de envio pelo correio.
          A empresa começou com apenas 30 funcionários e um catálogo de 925 filmes, praticamente todos os disponíveis naquela época.
          Como muitas startups, a Netflix sofreu no começo da sua jornada para encontrar o modelo de negócio ideal. O serviço de subscrição mensal ilimitado foi introduzido em 1999. Era muito simples: o cliente entrava no site, escolhia o filme e ele chegava na casa do cliente. Depois era só postar de volta e pedir outro.
          Bom para o consumidor, mas nem tanto para a empresa, que estava perdendo dinheiro com o serviço.
          Um pouco frustrados com a empreitada, os donos da companhia a ofereceram para a Blockbuster por 50 milhões de dólares, mas não houve interesse pela oferta. Talvez a Blockbuster se arrependa até hoje de não ter fechado o negócio. Naquela época a empresa tinha, aproximadamente, 9.000 lojas e 84 mil empregados ao redor do mundo.
          A Netflix tomou a frente da revolução do streaming, conquistando 109 milhões de assinantes em 190 países.
          O cenário mudou por volta de 2001, quando os DVDs players se tornaram mais acessíveis ao público em geral. Naquele ano eram vendidos por 200 dólares e foram o presente de Natal mais popular nos Estados Unidos.
          A companhia acessou o mercado de capitais americano em meados de 2002, quando realizou seu IPO, vendendo 5,5 milhões de ações por 15 dólares cada.
          Deste momento em diante, a Netflix passou a ganhar mercado até 2007, quando a companhia entregou seu bilionésimo DVD, abandonando esse modelo de negócio ao longo dos anos seguintes, para se tornar a Netflix que conhecemos hoje.
          A Netflix chegou ao Brasil em setembro de 2011. A entrada foi anunciada com estardalhaço, mas o número de filmes e séries disponíveis ainda era pequeno naquele momento. E a empresa contava com um concorrente local, a NetMovies. Embora não tinha o alcance global da Netflix, a empresa conhecia bem o gosto do consumidor brasileiro.
          A empresa conseguiu ajustar seu modelo de negócio e passou a crescer fortemente nos anos seguintes. Oferece acesso on-line ilimitado a filmes e séries de TV, por meio de plano mensal a preços populares. O conteúdo pode ser transmitido em aparelhos que são compatíveis com internet, como smartTVs, videogames, tablets, blue-rays, smartphones, entre outros.
          O sistema utiliza a tecnologia streaming, que permite que um arquivo multimídia seja reproduzido via internet, sem violar os direitos autorais das obras, similar ao rádio e à televisão aberta.
          Hoje a Netflix é líder mundial no serviço de streaming de conteúdo e conta com 200 milhões de clientes no mundo todo.
(Fonte: revista C&S - Fecomércio-SP - outubro/novembro 2012 / revista Veja - 06.12.2017 / Nord Research - 18.07.2020 - partes)
por Reed Hastings e Marc Randolph.

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