Total de visualizações de página

30 de ago. de 2020

Fed - Federal Reserve

          Até o início da década de 1910, os americanos eram contra a figura de um Banco Central. Havia um certo "ranço" em torno desse modelo, que lembrava o Banco da Inglaterra, o que não deixava o “novo mundo” muito contente. Optava-se, até então, por um modelo de regulamentação financeira descentralizado, de estado a estado.
          Todavia, a mudança veio logo depois de uma grande crise financeira que se estabeleceu em 1907 e levou centenas de milhares de americanos a uma corrida bancária. Ali percebeu-se que era necessário um agente maior, que pudesse fiscalizar o sistema financeiro e ao mesmo tempo cuidar da política monetária da nação.
          O Federal Reserve — ou FED para os íntimos — foi criado em 1913 com o papel de agir em última instância para assegurar a liquidez no sistema financeiro, caso uma nova grande crise se instalasse no país.
          Hoje em dia o FED cuida da política monetária dos Estados Unidos, ou seja, ele possui um colegiado que define qual será a taxa básica de juros da economia, calibrando-a de acordo, principalmente, com os níveis da inflação, mas atentando-se para outros indicadores, como a taxa de desemprego.
          Um dos papéis do FED é olhar para a inflação e ajustar os juros de acordo com as expectativas sobre ela. A instituição também supervisiona e regulamenta o sistema financeiro e cuida dos depósitos bancários.
(Fonte: Nord Research - 29.08.2020)

Nenhum comentário: