Total de visualizações de página

28 de ago. de 2020

OXXO (Grupo Nós)

          Quem anda por São Paulo provavelmente já viu uma fachada vermelha e amarela de um mercado Oxxo (pronuncia-se "óquisso" ou "ókso"). O crescimento da rede mexicana é expressivo e é comandada pelo CEO do Grupo Nós, Rodrigo Patuzzo         
          O grupo Nós é uma joint venture entre a brasileira Raízen Combustíveis (pertencente à Cosan e licenciada da marca Shell) e a mexicana Femsa Comercio. O grupo Nós assumiu a operação de lojas de conveniência Shell Select e passou a explorar o varejo de proximidade no país com a marca OXXO.
          As lojas da marca chegaram ao Brasil em 2021, durante a pandemia, e rapidamente se alastraram pelas ruas das principais capitais. Em dezembro de 2020 abriu a primeira loja em Campinas (SP).
          Diferentemente do modelo de negócios adotado no México, a Oxxo adicionou às suas unidades no Brasil a venda de pães, frutas e vegetais, assim como tabaco e itens de higiene e limpeza. A empresa deve focar no crescimento do mix de produtos diferenciados, como Shell V-Power, Shell Evolux e lubrificantes
          O grupo colocou em execução um agressivo plano de negócios, que prevê a abertura de mais de 500 pontos de venda nos próximos três anos, todos na região Sudeste.
          A primeira unidade com a bandeira Oxxo do Brasil foi aberta em outubro de 2020, em Campinas, interior de São Paulo, inicialmente para amigos e convidados. As portas foram abertas ao público em geral em 1 de dezembro, no mesmo dia em que foi inaugurado o segundo Oxxo do país, também em Campinas.
          A partir dessas inaugurações, o ritmo de abertura de lojas passou a ser acelerado e eventuais aquisições não estão descartadas.
          O custo para abrir uma loja, que tem 90 metros quadrados, é de R$ 750 mil.  A estratégia é estar sempre próximo do cliente, por isso é chamada de mercado de proximidade.
          As lojas da marca chegaram ao Brasil em 2021, durante a pandemia, e rapidamente se alastraram pelas ruas das principais capitais. Diferentemente do modelo de negócios adotado no México, a Oxxo adicionou às suas unidades no Brasil a venda de pães, frutas e vegetais, assim como tabaco e itens de higiene e limpeza. Entre México, Peru, Chile, Colômbia e Brasil, o total de lojas chega a nada menos do que 19 mil.
          Considerando números fins de maio de 2022, a Oxxo tem 325 lojas abertas no Brasil, a maioria em São Paulo.. A rede tem cerca de 1.000 funcionários.  Entre México, Peru, Chile, Colômbia e Brasil, o total de lojas chega a nada menos do que 19 mil. O número de lojas, em julho de 2023, passa para 346.
          Com faturamento de R$ 1,638 bilhão em 2022 e 1.426 lojas no País nas duas bandeiras (Select e Oxxo), o Grupo Nós ocupa 121.º lugar no ranking das 300 maiores varejistas em vendas da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo. No mundo, só a bandeira Oxxo já soma mais de 21 mil lojas, todas próprias, espalhadas por México, Peru, Colômbia, Chile, Europa e Brasil. Atualmente (outubro de 2023) são mais de 350 lojas em funcionamento em 11 cidades no Estado de São Paulo. Destas, 60 só em Campinas, onde estreou no País com 17 lojas.
(Fonte: ValorInveste - 25.08.2020 / UOL - 06.07.2022 / Valor - 25.05.2023 / 28.07.2023 / Estadão - 30.10.2023 - partes)

Nenhum comentário: