Total de visualizações de página

28 de ago. de 2020

OXXO (Grupo Nós)

          Quem anda por São Paulo provavelmente já viu uma fachada vermelha e amarela de um mercado Oxxo (pronuncia-se "óquisso" ou "ókso"). O crescimento da rede mexicana é expressivo e é comandada pelo CEO do Grupo Nós, Rodrigo Patuzzo         
          O grupo Nós é uma joint venture entre a brasileira Raízen Combustíveis (pertencente à Cosan e licenciada da marca Shell) e a mexicana Femsa Comercio. O grupo Nós assumiu a operação de lojas de conveniência Shell Select e passou a explorar o varejo de proximidade no país com a marca OXXO.
          As lojas da marca chegaram ao Brasil em 2020, durante a pandemia, e rapidamente se alastraram pelas ruas das principais capitais. Em dezembro daquele ano (2020) abriu as primeiras duas lojas ambas em Campinas, interior de São Paulo.
          A primeira unidade com a bandeira Oxxo do Brasil foi aberta, de fato, em outubro de 2020, em Campinas, inicialmente para amigos e convidados. As portas foram abertas ao público em geral em 1 de dezembro, no mesmo dia em que foi inaugurado o segundo Oxxo do país, também em Campinas.
          Diferentemente do modelo de negócios adotado no México, a Oxxo adicionou às suas unidades no Brasil a venda de pães, frutas e vegetais, assim como tabaco e itens de higiene e limpeza. A empresa deve focar no crescimento do mix de produtos diferenciados. Concomitantemente aos itens típicos de supermercado na rede Oxxo, a comercialização de produtos automotivos como Shell V-Power, Shell Evolux e lubrificantes na rede de postos.
          O grupo colocou em execução um agressivo plano de negócios, que prevê a abertura de mais de 500 pontos de venda dentro de três anos, todos na região Sudeste.
          O custo para abrir uma loja, que tem 90 metros quadrados, é de R$ 750 mil.  A estratégia é estar sempre próximo do cliente, por isso é chamada de mercado de proximidade.
          Considerando números de fins de maio de 2022, a rede Oxxo tem cerca de 1.000 funcionários. 
          Com faturamento de R$ 1,638 bilhão em 2022 e 1.426 lojas no país nas duas bandeiras (Select e Oxxo), o Grupo Nós ocupa 121.º lugar no ranking das 300 maiores varejistas em vendas da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo. No mundo, só a bandeira Oxxo já soma mais de 21 mil lojas, todas próprias, espalhadas por México, Peru, Colômbia, Chile, Europa e Brasil.
          No Brasil, considerando números de outubro de 2023, são mais de 350 lojas Oxxo em funcionamento em 11 cidades no Estado de São Paulo. Destas, 60 só em Campinas, onde estreou no país com 17 lojas.
          No inicio de setembro de 2025, a Raízen (RAIZ4) e a mexicana Femsa encerraram a parceria que era responsável pela rede de conveniência Oxxo. O fim da joint venture Grupo Nós, iniciada em 2019, não implica em qualquer pagamento entre as partes, conforme comunicado da companhia brasileira. No
comunicado, a Raízen explica que, com a operação, sua rede de postos Shell ficarão com 1.256 lojas de conveniência Shell Select e Shell Café, que continuarão no modelo de franquias, enquanto a Femsa ficará com 611 unidades Oxxo, além do centro de distribuição localizado em Cajamar (SP).
          A mexicana também ficará com as dívidas e caixas disponíveis na joint venture, que continuará a prestar serviços de suprimentos e logística relacionados aos produtos ofertados pelo centro de distribuição para as lojas Shell Select e Shell Café. Ainda de acordo com a empresa brasileira, a decisão está alinhada à estratégia de reciclagem e simplificação de seu portfólio de negócios.
          A Femsa afirmou, em nota enviada à agência Dow Jones Newswires, que a parceria com a Raízen foi fundamental para estabelecer a presença da Oxxo no Brasil, onde pretende focar na expansão acelerada das lojas. A companhia mexicana entende a operação brasileira como “prioridade estratégica” dado o tamanho do mercado e a alta fragmentação do varejo.
(Fonte: ValorInveste - 25.08.2020 / UOL - 06.07.2022 / Valor - 25.05.2023 / 28.07.2023 / Estadão - 30.10.2023 / Valor - 04.09.2025 - partes)

Nenhum comentário: