Total de visualizações de página

21 de fev. de 2022

Fininvest

          A Fininvest foi criada no início da década de 1960, no Rio de Janeiro, por Oswaldo Antunes Maciel. Sua finalidade básica era dar crédito a pessoas de baixa renda.
          No final dos anos 1980, Maciel, sócio majoritário da companhia, entregara a gestão a profissionais. Deu tudo errado, e a Fininvest, como a maioria das financeiras, cambaleou com a escalada dos juros e com as sucessivas limitações ao crédito ao consumo impostas pelo governo.
          Então quarta maior financeira do país, os prejuízos quase determinaram o fechamento de suas portas em 1990. Foi quando Maciel assumiu novamente as rédeas da companhia. Em dezembro de 1992, o lançamento do cartão de crédito Fininvest Visa representou para o empresário o despertar de um longo pesadelo. Com o novo cartão, Maciel ficou apto a voltar a crescer na seara que tornou a Fininvest conhecida: a do crédito pessoal, em que o consumidor, e não a loja, recebe os financiamentos.
          Antes de associar-se à Visa, a Fininvest passou por um regime rigoroso. Cortou 2.000 funcionários em dois anos e fechou metade de suas 130 agências pelo país. A administração de cartões de terceiros, que trazia mais custos do que lucros, perdeu importância dentro da nova estratégia. Dos 150 cartões de lojas que administrava, só restaram 65. Paralelamente, a financeira foi transformada em banco múltiplo e passou a atuar na administração de recursos de terceiros.
          No início de 1993, o Banco Fininvest aplicava 12 milhões de dólares de 65 fundações de previdência privada, suas maiores clientes.
          No início dos anos 2000, a Fininvest foi adquirida pelo Unibanco. Por volta de 2004, a Fininvest disputava com a Losango, do Lloyds, o posto de maior financeira do país..
(Fonte: revista Exame - 03.03.1993 - parte)

Nenhum comentário: