Total de visualizações de página

8 de fev. de 2022

GRAACC

          Em 1991, inspirado pelo modelo inovador do St. Jude Children Research Hospital, de Memphis nos Estados Unidos, o médico Dr. Antonio Sérgio Petrilli, o engenheiro Jacinto Antonio Guidolin e a voluntária Lea Della Casa Mingione iniciam em São Paulo o GRAACC - Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer.
          A inauguração da primeira casa de apoio para hospedar pacientes de cidades distantes de São Paulo, ocorreu em 1993.
          O início das obras do hospital do GRAACC ocorreu em 1995. Após o incentivo de patronos, o projeto inicial de cinco andares cresce.
          Em 1998, é inaugurado o Hospital do GRAACC. Com 11 andares em uma área de 4.200 metros quadrados, o hospital faz uma parceria técnico-científica com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), para assegurar o ensino e a pesquisa dentro da instituição. É inaugurada a Brinquedoteca Terapêutica Senninha, com a parceria do Instituto Ayrton Senna.
          O início das atividades do laboratório de criopreservação, do centro de transplante de medula óssea e do centro cirúrgico, dá-se em 1999.
          Em 2001 são iniciadas as atividades nos laboratórios de genética, biologia molecular e hematologia.
          A inauguração do centro de diagnóstico por imagem acontece em 2004.  Nesse mesmo ano é construída a primeira quimioteca do Brasil, um espaço lúdico, preparado para ações de humanização que minimizam o impacto quimioterápico nos pacientes.
          Em 2007, é inaugurada a Casa Ronald McDonald São Paulo, no bairro de Moema. A inauguração do espaço da família Ronald McDonald acontece em 2018.
          A criação do serviço de Hemoterapia, com unidade de coleta e transfusão, é efetuada em 2009.
          Em 2013, o hospital dobra de tamanho com a inauguração do novo prédio - Unidade Pedro de Toledo, com a conclusão da primeira fase de expansão do hospital. Com o novo prédio, o GRAACC passou a oferecer em seu próprio espaço todos os serviços multiprofissionais e de tratamento, como a radioterapia.
          O início das atividades no centro de radioterapia pediátrica do GRAACC acontece em 2014. No ano seguinte, 2015, é inaugurado o centro de Neurocirurgia e do pronto atendimento. É dado início à quimioterapia intra-arterial. O GRAACC torna-se a primeira instituição oncológica pediátrica da América Latina a contar com um equipamento de ressonância magnética dentro de centro cirúrgico.
          Considerando dados de meados de 2021, o GRAACC conta com 780 funcionários e aproximadamente 500 voluntários, atendendo anualmente por volta de quatro mil crianças e adolescentes, de zero a 18 anos.
(Fonte: revista Estou com o Graacc - julho a dezembro - 2021)

Nenhum comentário: