A britânica Aberdeen Asset Management foi criada em 1983 por meio de uma aquisição pela administração de um fundo de investimento. A empresa passou a ser listada na Bolsa de Valores de Londres em 1991. Formava um grupo internacional de gestão de investimentos, gerenciando ativos para instituições e investidores privados de escritórios em todo o mundo. Sua sede ficava em Aberdeen, na Escócia.
Numa sequência de aquisições, em 2000, a Aberdeen comprou a Murray Johnstone, seguida pela Edinburgh Fund Managers em 2003, partes da Deutsche Asset Management em 2005 e 2007, Glasgow Investment Managers em 2007, Goodman Property Investors em 2008, alguns negócios de investimento do Credit Suisse Asset Gestão em 2009, e certos contratos e ativos da RBS Asset Management em 2010.
Em novembro de 2013, a Aberdeen Asset Management comprou do Lloyds Banking Group, a Scottish Widows Investment Partnership (SWIP) em um negócio de £ 660 milhões. O acordo fez da
Aberdeen Asset Management a segunda maior gestora de fundos listada na Europa depois da Schroders.
Estima-se que tenha perdido 3 bilhões de reais com as ações da Petrobras. Manteve os papéis durante anos, até vender tudo o que tinha no fim de 2014 e passar a processar a empresa nos Estados Unidos.
Considerando números do início de 2016, Aberdeen, globalmente, fazia a gestão de 500 bilhões de dólares. Nessa época era a gestora estrangeira que mais aplicava na Bovespa. Tinha 25 bilhões de
reais aplicados na bolsa brasileira.
Em março de 2017, a Aberdeen Asset Management chegou a um acordo para se fundir com a Standard Life, em uma fusão de todas as ações. A Standard Life mudou seu nome para Standard Life Aberdeen em 14 de agosto de 2017, dia em que a empresa deixou de ser listada na Bolsa de Valores de
Londres.
A Aberdeen era dona de 5% da BRF quando esta, à deriva, estava para escolher novo conselho de administração em abril de 2018.
(Fonte: revista Exame 21.03.2018 / Wikipédia - partes)
O blog "Origem das Marcas" visa identificar o exato momento em que nasce a marca, especialmente na definição do nome, seja do produto em si, da empresa, ou ambos. "Uma marca não é necessariamente a alma do negócio, mas é o seu nome e isso é importante", (Akio Morita). O blog também tenta apresentar as circunstâncias em que a empresa foi fundada ou a marca foi criada, e como o(a) fundador(a) conseguiu seu intento. Por certo, sua leitura será de grande valia e inspiração para empreendedores.
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31 de mai. de 2022
Aberdeen (Standard Life Aberdeen)
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