Total de visualizações de página

10 de jun. de 2022

Telegram

          O Telegram foi fundado em 2013 pelos irmãos Nikolai e Pavel Durov, os fundadores do VK, a maior rede social da Rússia. O Telegram é uma empresa independente, não ligada ao VK. Atualmente, encontra-se sediado em Dubai, Emirados Árabes Unidos.
          O Telegram é um serviço de mensagens instantâneas baseado na nuvem. Os usuários podem fazer chamadas com vídeo, enviar mensagens e trocar fotos, vídeos, autocolantes e arquivos de qualquer tipo. O Telegram também possui criptografia de ponta a ponta opcional. Os clientes do Telegram possuem código aberto, porém seus servidores são proprietários. O serviço também providencia APIs para desenvolvedores independentes.
          Nikolai criou o novo protocolo MTProto em que o mensageiro é baseado, enquanto Pavel forneceu apoio financeiro e de infraestrutura por meio de seu fundo da Digital Fortress. Concorrente de serviços de mensagens semelhantes, o Telegram precisa de um número de telefone para se usar e é multiplataforma, tem versões para ambiente de trabalho e aparelho móvel, como iOS, Android, Windows, além de uma versão para navegadores web.
          No início de junho de 2022, vem a lume que o Telegram vai lançar serviço pago de assinaturas. De acordo com Pavel Durov, fundador da empresa, os usuários que optarem pelo pacote Premium terão um limite maior para bate-papos, mídia e uploads de arquivos. O executivo disse ainda que a mudança serve para garantir que a plataforma continue sendo financiada principalmente por seus usuários, e não por anunciantes.
          Diferentemente do WhatsApp, que limita para até 256 pessoas em cada grupo, no Telegram o usuário pode criar um grupo com até 200.000 membros.
          No final de semanafr 24/25 de agosto de 2024, Pavel Durov, fundador e CEO do aplicativo de mensagens Telegram, foi preso na França. A detenção ocorreu em meio a uma investigação policial que apura a possível facilitação de atividades criminosas pelo aplicativo, devido à ausência de moderação de conteúdo. Durov, de 39 anos, bilionário e cidadão francês, foi preso em um aeroporto próximo a Paris como parte de uma investigação preliminar que busca esclarecer o suposto envolvimento de sua plataforma em atividades ilegais.
          No Brasil, o Telegram já enfrentou suspensões diversas vezes por decisões judiciais, após se recusar a cumprir ordens legais. Durov, que fundou o Telegram em 2013 na Rússia, seu país natal, com o objetivo de permitir a comunicação livre em um ambiente de censura, viu sua criação se transformar em uma ferramenta essencial, especialmente para aqueles que vivem sob regimes com forte controle da informação.
          Avaliado em mais de US$ 30 bilhões (meados de 2024), o Telegram tem sido alvo de controvérsias e ações legais, principalmente por sua política de não moderação de conteúdo.
(Fonte: Wikipédia / Época Negócios - 10.06.2022 / Empiricus - 26.08.2024 - partes)

Nenhum comentário: