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6 de out. de 2011

Cobasi

          A Cobasi - Comércio de Produtos Básicos e Industrializados foi fundada em 1984 como uma pequena loja agrícola, depois da venda do grande negócio da família, a rede de supermercados Bazar 13. No início, a Cobasi fornecia ração para porcos e cavalos, além de arame farpado e produtos veterinários. Com a crise no campo, no fim dos anos 1980, os animais rurais foram soltos no pasto - e os donos (de lojas) perceberam que rações equinas e suínas encalhavam, enquanto as de cães e gatos eram rapidamente renovadas nas prateleiras.
          Em 1992, o foco da Cobasi tornou-se, definitivamente, o animal doméstico. Passou então para o posto de maior rede especializada no país. Para a bicharada - e seus donos -, as três lojas de então da Cobasi eram uma festa. Para começar, eram o único supermercado que não só permitia como estimulava a entrada de cães e outros animais. João Nassar, um engenheiro nascido em 1964 que vem de família de origem libanesa há décadas dedicada ao varejo em São Paulo e no interior, comenta que é no sábado a confraternização entre "pais" e "filhos", nos corredores das megalojas.
          A loja-mãe fica nas proximidades da Ceagesp. A loja de Osasco, cujo investimento foi de 1 milhão de dólares, tem 3 mil metros quadrados.
          Em abril de 2014, a Cobasi inaugurou sua primeira loja na Rua Augusta, ao lado dos Jardins.
          Em 18 de abril de 2024, após tentativas de aproximação sem sucesso, as varejistas de produtos para animais de estimação Cobasi e Petz assinaram memorando de entendimentos não vinculante para uma possível fusão das empresas, que deve criar o maior negócio de “pet” do Brasil. Segundo apurou o jornal Valor, caso a operação avance, a varejista combinada terá uma rede de 483 lojas, faturamento bruto anual de cerca de R$ 6,9 bilhões e um lucro antes de juros, impostos, amortização e depreciação (Ebitda ajustado) de R$ 464 milhões, considerando o ano de 2023. Pelo acordado, a operação está sendo feita considerado uma divisão de meio a meio da nova companhia para cada uma das varejistas, com o papel da Petz avaliado em R$ 7,10 — equivalente a um valor de mercado de R$ 3,28 bilhões.
(Fonte: revista Exame São Paulo - setembro 2001 / revista Veja São Paulo 09.11.2016 / Valor - 19.04.2024 - partes)

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