A empresa pertence à família Seibel, uma das mais ricas do Brasil, e é dirigida desde 2013 por Andrea Seibel, que assumiu a liderança deixada pelo tio, Hélio, após uma tentativa de profissionalização da gestão, que não deu certo. “Ele é nosso grande empresário”, disse ela. “Foi ele quem, ao longo de 40 anos, levou a Leo do ramo de fornecimento de madeira para o mercado de carpintaria.”
Além da Leo Madeiras, family office, e dos investimentos em private equity, a família Seibel divide com a Itaúsa o controle da Dexco, fabricante de painéis de madeira e materiais de construção antes conhecida como Duratex, listada em bolsa. A família detém 20,4% das ações, enquanto a Itaúsa detém 40,8%.
Com cerca de 20% de participação no mercado de distribuição de madeira no país, chegando a 25% na cidade de São Paulo, a Leo compra material da Dexco e de outros produtores, segundo Seibel. Arauco, Guararapes e Eucatex estão entre seus maiores fornecedores. “É uma negociação intensa, pois se trata de uma semi-commodity”, disse ela.
A família também foi sócia do grupo francês Adeo, dono da Leroy Merlin, e participou do surgimento da rede home-center no Brasil, em 1997. A família Seibel manteve participação no negócio durante 20 anos, mas vendeu a sua parte. Outra incursão no varejo de materiais para consumidores finais não é considerada, diz Seibel. Leo é uma empresa B2B (business-to-business).
A experiência com Dexco e Leroy ajudou a executiva a compreender e comparar o funcionamento de empresas públicas e privadas. Para ela, o fato de a Leo ser uma empresa privada é uma vantagem, pois garante maior autonomia. Ainda assim, a empresa investe em governança. Tem um conselho de administração maioritariamente independente e é auditada.
Além de fornecer madeira para a fabricação de móveis sob medida, a empresa conta com uma fintech para atender carpinteiros e uma escola de formação de carpintaria. Também investe em um modelo de produto diferente.
A Sra. Seibel explica que a Leo Sob Medida foi criada como resultado de seu descontentamento com a incapacidade dos carpinteiros de economizar dinheiro. Ela diz que há um enorme desperdício de madeira em seu sistema tradicional de trabalho. Assim, a empresa passou a oferecer o serviço de fabricação de móveis, seguindo projetos elaborados por carpinteiros, que montavam o produto na casa do cliente. Os carpinteiros pagam a Leo para fabricar os móveis, sem precisar ter oficina ou equipamento nem contratar mão de obra adicional.
Por enquanto, a Leo Sob Medida representa apenas uma pequena parte do negócio, mas Seibel acredita que ela será responsável por um terço da receita da empresa no futuro. “Mas não temos pressa”, ela enfatiza. A empresa possui um showroom na capital paulista e outro em Alphaville. Novas localidades serão inauguradas na zona leste de São Paulo e em Santos, no litoral do estado. Uma segunda fase de expansão deverá incluir o Rio de Janeiro.
Por volta de 2004, a empresa não tinha certeza sobre a continuidade da profissão de carpintaria. “Se morrer, nós também morreríamos, por isso começamos a desenvolver serviços industriais”, disse o executivo.
Porém, o medo não existe mais. Para Seibel, os móveis sob medida continuam sendo um desejo, e são ainda mais relevantes para os pequenos imóveis, grande parte dos lançamentos imobiliários atuais, pois permitem melhor aproveitamento do espaço.
A marca conta atualmente com 130 lojas em todos os estados brasileiros. Destes, 30 são próprios e os demais são franquias. A empresa espera abrir mais 16 lojas, sendo 10 próprias.
Além de fornecer madeira para a fabricação de móveis sob medida, a empresa conta com uma fintech para atender carpinteiros e uma escola de formação de carpintaria. Também investe em um modelo de produto diferente.
A Sra. Seibel explica que a Leo Sob Medida foi criada como resultado de seu descontentamento com a incapacidade dos carpinteiros de economizar dinheiro. Ela diz que há um enorme desperdício de madeira em seu sistema tradicional de trabalho. Assim, a empresa passou a oferecer o serviço de fabricação de móveis, seguindo projetos elaborados por carpinteiros, que montavam o produto na casa do cliente. Os carpinteiros pagam a Leo para fabricar os móveis, sem precisar ter oficina ou equipamento nem contratar mão de obra adicional.
Por enquanto, a Leo Sob Medida representa apenas uma pequena parte do negócio, mas Seibel acredita que ela será responsável por um terço da receita da empresa no futuro. “Mas não temos pressa”, ela enfatiza. A empresa possui um showroom na capital paulista e outro em Alphaville. Novas localidades serão inauguradas na zona leste de São Paulo e em Santos, no litoral do estado. Uma segunda fase de expansão deverá incluir o Rio de Janeiro.
Por volta de 2004, a empresa não tinha certeza sobre a continuidade da profissão de carpintaria. “Se morrer, nós também morreríamos, por isso começamos a desenvolver serviços industriais”, disse o executivo.
Porém, o medo não existe mais. Para Seibel, os móveis sob medida continuam sendo um desejo, e são ainda mais relevantes para os pequenos imóveis, grande parte dos lançamentos imobiliários atuais, pois permitem melhor aproveitamento do espaço.
A marca conta atualmente com 130 lojas em todos os estados brasileiros. Destes, 30 são próprios e os demais são franquias. A empresa espera abrir mais 16 lojas, sendo 10 próprias.
Em 2023, o faturamento das lojas próprias foi de R$ 1,5 bilhão e, para toda a rede, considerando também as franquias, de R$ 3,2 bilhões.
(Fonte: jornal Valor - 12.06.2024)
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