Total de visualizações de página

8 de jun. de 2024

Café Girondino

          









Café Girondino, no Centro de SP. — Foto: Reprodução/ Instagram











          O Café Girondino foi inaugurado em 1998 na Rua São Bento, próximo ao Mosteiro de São Bento, no centro da capital paulista. Antes, entre 1875 até 1920, ele funcionou na esquina da Rua 15 de Novembro com a Praça da Sé. Na época do Brasil Império, o local era visitado pelos barões do café.
          A versão atual da casa, que passou a funcionar neste endereço na década de 1998, fazia homenagem ao antigo Café Girondino, fundado em 1875.
          O ambiente da versão mais moderna, no entanto, refazia a atmosfera elegante do café do passado, com piso de madeira (importadas da Espanha), grandes balcões com tampos de pedra rosada, mesinhas de madeira cobertas com toalhas brancas e garçons à moda antiga.
          O local era vizinho de frente do Mosteiro de São Bento, ponto turístico da capital paulista, e se situava dentro dos perímetros do chamado Triângulo SP - ou Triângulo Histórico - que engloba o Largo São Bento, Pateo do Collegio e Largo São Francisco.
          O histórico Café Girondino, porém, que funcionava havia 26 anos, fechou as portas na segunda-feira, 3 de junho de 2024.
          Em comunicado nas redes sociais, os proprietários informaram que a "pandemia deixou cicatrizes que não curaram. Lutamos bravamente. Não nos faltou valentia e resiliência. Há quase uma semana a nossa porta está fechada. E assim permanecerá".
          Houve também agradecimentos aos clientes da "instituição paulistana", como o próprio café se declarava. "A todos vocês, que construíram essa linda história com a gente, o nosso muito obrigado."
          Felippe Nunes, um dos proprietários do Girondino, se mostrava interessado pela revitalização do Triângulo Histórico e participava de diversos eventos de estímulo. Questionada, a Prefeitura disse que desde 2021 promove políticas para revitalizar o centro, incluindo a área do café.
          A marca "Girondino", que teve sedes e pontos de diferentes, completaria 150 anos em 2025.
(Fonte: Portal G1- 07.06.2024 / Portal Terra - 07.06.2024 - partes)

Nenhum comentário: