O Amigão Supermercado (antiga Companhia Sulamericana de Distribuição) é a segunda maior rede de supermercados do Paraná.
A rede possui 65 lojas nos estados de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul e registrou receita bruta de R$ 4,3 bilhões em 2023.
No início de junho de 2024, o fundo de investimento Pátria, focado no varejo alimentar, fechou o seu maior negócio desde que foi constituído, em 2019, ao adquirir o controlo da Amigão. A operação foi realizada por meio da Plurix, empresa que recebe investimentos do fundo Pátria Private Equity VI.
Consultores de mercado afirmaram que o valor da rede adquirida é estimado entre R$ 1,5 bilhão e R$ 2 bilhões, mas como a Plurix adquiriu o controle, provavelmente pagou um valor menor. A negociação envolveu dívidas da varejista. A empresa não divulgou a participação adquirida – acima de 51% – nem o valor envolvido. O escritório Pinheiro Neto atuou como consultor.
Com o negócio, a Plurix ganha volume num momento em que o mercado está atento a questões como governança e gestão – cruciais para evitar a repetição de erros que outros investidores têm enfrentado em acordos envolvendo fundos e varejistas.
Pelas estimativas da administração, a Plurix poderá passar para a 9ª ou 10ª posição no ranking da Abras, associação nacional que representa o setor, dependendo do desempenho dos rivais. Em três anos, a empresa comercializa metade da receita de 2023 do GPA, dono da rede Pão de Açúcar. Poderia ficar em terceiro ou quarto lugar entre os maiores supermercados do Brasil.
A posição não considera seu outro fundo que engloba a operação de atacado, que inclui a rede baiana Atakarejo, adquirida em outubro de 2023. Cada fundo possui sua própria estratégia de investimentos, portanto o Pátria não considera atividades combinadas.
Se as atividades de varejo e atacado fossem combinadas, os fundos poderiam conquistar a sétima posição no ranking geral, estimou o Valor.
Desde que começou a operar, em 2021, a Plurix fechou 12 aquisições no Brasil – o equivalente a uma a cada quatro meses. Possui seis marcas operacionais: Superpão, Boa Supermercados, Supermercados Avenida, Compre Mais, Empório Dom Olívio e Paraná Supermercados.
Ao mercado, a Plurix diz que se trata de uma combinação de negócios, assim como outros negócios realizados pela empresa.
O movimento reforça a tese de crescimento focada nas redes regionais de supermercados, muito populares neste mercado. Estas empresas têm experimentado uma expansão acima da média do mercado, apostando em lojas com grandes áreas, mas menores que os hipermercados, com uma gama de serviços relevante e na tentativa de oferecer um serviço melhor do que as grandes cadeias nacionais.
A Plurix concentra o seu potencial de expansão em cidades afastadas das grandes áreas urbanas, mantendo a gestão do anterior proprietário. O tamanho do negócio não é fundamental para a decisão de investimento. “O que faz sentido para nós é uma operação com potencial de crescimento e gestão de qualidade”, afirma Marcos Ambrosano, presidente da Plurix.
(Fonte: jornal Valor - 05.06.2024)
O blog "Origem das Marcas" visa identificar o exato momento em que nasce a marca, especialmente na definição do nome, seja do produto em si, da empresa, ou ambos. "Uma marca não é necessariamente a alma do negócio, mas é o seu nome e isso é importante", (Akio Morita). O blog também tenta apresentar as circunstâncias em que a empresa foi fundada ou a marca foi criada, e como o(a) fundador(a) conseguiu seu intento. Por certo, sua leitura será de grande valia e inspiração para empreendedores.
Total de visualizações de página
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário