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4 de ago. de 2023

Guerlain

          Uma das mais antigas casas de perfumes da França, a Guerlain foi fundada em 1828.
          A Guerlain acaba de iniciar as vendas online diretas no Brasil para atender o segmento ultra-premium. Seus produtos são voltados para um público de altíssimo poder aquisitivo, que compra loções faciais na faixa de R$ 8.400 (50 ml) e perfumes que custam R$ 5.100, como o Muguet (145 ml), cujos 
frascos são numerados e apenas 15 unidades virão para o Brasil.
          Os produtos da Guerlain que chegam ao mercado, considerando agosto de 2023, são exclusivos do seu e-commerce, que já foi lançado no Brasil. Como ainda não há butiques da marca no país e apenas lojas multimarcas, a venda online dessa linha é a única opção.
          “É um primeiro passo”, disse Viviane Koyama, diretora geral da Guerlain no Brasil, ao explicar que a alta perfumaria da marca optou por essa estratégia direta para ter “real controle da qualidade dos produtos de ultra luxo e manter em contato com aquele público-alvo que busca linhas de produtos cada vez mais exclusivas.” Embora o site — a ser lançado oficialmente em 16 de agosto de 2023 — venda toda a linha, as lojas multimarcas continuarão a comercializar o mesmo portfólio disponível até agora. Essas lojas são Beleza na Web, Época Cosméticos e Sephora.
          O Brasil é o segundo maior representante da marca na América Latina, considerando números de meados de 2023. O México assume a primeira posição no mapa global, onde a Ásia e a Europa são os maiores mercados. No entanto, o Brasil é o primeiro a ter um site para vender produtos de alto luxo, que inclui a linha de produtos L’Art & La Matière, com velas e difusores com preços que variam de R$ 725 a R$ 4.550, dependendo do tamanho.
          As loções da linha Orchidee Imperial Black, produzidas a partir da orquídea negra nativa do Peru, estão entre as loções mais caras do mundo, com preços superiores aos da suíça La Prairie, uma das concorrentes da Guerlain nessa faixa de mercado. O soro de 30 ml custa R$ 8.800. No entanto, o produto de entrada no Brasil é o Youth Watery Oil (R$ 329, 15 ml), da linha Abeille Royal, à venda nas lojas multimarcas.
          A nova estratégia de vendas, diz Koyama, visa um público amplo de várias faixas etárias e todos os gêneros, já que “os homens investem cada vez mais em cuidados com a pele”.
          “Pretendemos abrir boutiques Guerlain nos próximos anos e estamos investindo fortemente para atrair esse consumidor. É a nossa primeira aposta em uma nova era”, disse ela.
(Fonte: jornal Valor - 04.08.2023)

3 de ago. de 2023

Volvo (caminhões)

          Em 24 de outubro de 1977, foi constituída a Volvo do Brasil Motores e Veículos S.A., dando início à uma nova fase na história da marca no país, depois das importações nos anos 1930 a 1960.
          Além da proximidade do Porto de Paranaguá e do parque de autopeças de São Paulo, os empresários suecos encontraram em Curitiba boas escolas técnicas e mão-de-obra especializada. O sueco Tage Karlsson foi o primeiro diretor-superintendente da empresa. Nesse mesmo ano era fundada a Volvo Penta do Brasil, no Rio de Janeiro.
          A fábrica estava quase pronta, em 1979, quando os primeiros empregados, que trabalhavam no escritório, no centro de Curitiba, foram transferidos para as novas instalações, na CIC - Cidade Industrial de Curitiba. Nessa época, atendendo à nova política de descentralização industrial do Governo Federal, o estado do Paraná desenvolveu um arrojado projeto de cidade industrial pré-planejada, distante do centro urbano de Curitiba e com toda infra-estrutura para instalação de indústrias, como: energia, telecomunicações, vias pavimentadas para acesso rápido à cidade, etc.
          Em 1979, começa a produção da Volvo no Brasil com motores e chassis de ônibus B58, com motor central entre-eixos, caixa automática e opção de chassi articulado. No Rio de Janeiro, a Volvo Penta inicia a marinização dos motores AQB41.
          O presidente da República, João Figueiredo, inaugurou a nova fábrica, oficialmente, em 4 de dezembro de 1980. Foram feitos estudos sobre as exigências legais do país, as necessidades e tendências do mercado para identificar qual o tipo de veículo seria mais adequado para o transporte rodoviário de cargas no Brasil.
          A decisão final foi a escolha do caminhão global da série "N", vendido na Europa, América do Norte, outros países da América do Sul, Ásia e Austrália. Então, começa a ser produzido o caminhão pesado N10, com motor de 10 litros e, um ano mais tarde, iniciou-se a produção do caminhão pesado N12, com motor de 12 litros, formando a base da linha de produtos oferecida pela marca ao mercado brasileiro.
          A empresa logo percebeu que seria difícil convencer os transportadores de que haveria, em curto espaço de tempo, uma ampla rede de concessionários para prestar atendimento de pós-venda a eles. Veio, então, uma solução criativa e inovadora para a época: a criação do Voar - Volvo Atendimento Rápido (em junho de 1981), oferecendo atendimento emergencial, 24 horas por dia, para todos os veículos da marca, em qualquer ponto do País.
          No início, eram comuns relatos de mecânicos que viajavam da fábrica ou de algum concessionário utilizando aviões e até barcos para chegar ao local de atendimento. Em 1981, a Volvo Penta marinizou o primeiro motor náutico a álcool do mundo, o AQE41.
          Em 1983 foi lançado o Velox, sistema de entrega emergencial de peças de reposição que propunha entregar peças em qualquer capital do país em prazos reduzidos. Era mais uma forma de cativar os transportadores e fazê-los acreditar na seriedade da marca. No mesmo ano, foi lançado o motor TD100G, com maior potência e torque, e menor consumo de combustível.
          Outro lançamento importante de 1983 foi o dos ônibus B58E 4x2 e 6x2. Tratava-se de uma versão mais moderna do B58, que atendia os níveis de emissões exigidos pela legislação ambiental do país para os anos seguintes - por isso o "E", de "ecológico". A Volvo Penta introduziu os motores MD13 e MD16, a diesel.
          Novas modificações na linha de caminhões chegaram em 1984, com o lançamento de uma linha composta por três faixas de aplicação: os caminhões N10 e N12 passavam a receber novas identificações que os classificavam em "H" (heavy), "XH" (extra heavy) e "XHT" (extra heavy tandem).
          Na Brasil Transpo - maior feira especializada em transporte do país - de 1984, também foi lançado o primeiro caminhão pesado a álcool do país - um N10 XHT -, demonstrando a versatilidade da marca para adequar seus produtos às necessidades do Brasil.
          No ano de 1985, a empresa trouxe outras novidades, como o lançamento da série F de motores, equipando a nova linha de caminhões Intercooler, denominados também de "faixa preta", devido às faixas decorativas laterais e ao seu excelente desempenho. O Intercooler (resfriador do ar de admissão do turbo para o motor) foi uma das diversas inovações tecnológicas que a Volvo trouxe ao país, induzindo outros fabricantes a adotar soluções semelhantes em seguida. Com esse lançamento, a Volvo passava a disponibilizar a maior linha de caminhões pesados do Brasil.
          Também em 1985, nasce a Associação Viking dos funcionários da Volvo. Em junho daquele ano, foi anunciada a sucessão no comando da empresa, com Tage Karlsson deixando seu cargo no final do ano e Mats-Ola Palm assumindo a presidência a partir de janeiro de 1986. A Volvo Penta introduziu o VP229, que podia ser usado como motor de centro ou rabeta em embarcações.
          Em dezembro de 1986, foi apresentado o chassi de ônibus B10M, ônibus mundial, agora produzido no Brasil. Não havia outro veículo que se comparasse a ele no mercado brasileiro. No mesmo ano, a fábrica aumenta sua produção com investimentos da ordem de 1,7 milhões de dólares para a construção de novos prédios.
          Em 1986, o país estava sob a égide do Plano Cruzado - um novo plano de recuperação da economia, lançado pelo presidente José Sarney, que mudou o nome da moeda de Cruzeiro para Cruzado. Nesse período, houve uma escassez de peças no mercado, o que levou ao acúmulo de mais de 200 caminhões incompletos no pátio. Mas isso não impediu que se comemorassem marcas históricas, como o chassi número três mil, em abril, e do caminhão número dez mil.
          Em 1987, para comemorar seus dez anos de instalação no País, a empresa lança o Programa Volvo de Segurança nas Estradas, que, em seguida, teve seu nome alterado para Programa Volvo de Segurança no Trânsito. Para a Volvo, mais do que uma nova oportunidade de atuar junto à comunidade, através de um tema que está entre os seus valores essenciais - qualidade, segurança e meio ambiente -, o Programa Volvo de Segurança no Trânsito era uma contribuição efetiva para despertar a sociedade para a gravidade da situação do país nessa área.
          Também em 1987, a Volvo fez uma associação mundial com a Michigan e a Euclid, dando origem à VME Equipamentos de Construção, que já tinha fábrica em Pederneiras, SP.
          Em 1989, a empresa realizou o maior evento de sua história até então: a Volvo do Brasil Truck Convention, quando aconteceu o lançamento da linha de caminhões NL, formada pelos caminhões NL10 e NL12. Nesse mesmo ano, nova troca no comando na empresa: Bengt Calén assume a presidência.
          A abertura das importações favorece a volta dos automóveis Volvo ao país. Em fevereiro de 1991, chegam ao Brasil os 26 primeiros automóveis Volvo 960, importados da Suécia pela Volvo Car do Brasil. Nesse ano, entram em operação os ônibus Volvo B58 Ligeirinhos. O modelo de embarque em plataforma aboliu as escadas do ônibus e diminuiu muito o tempo de embarque e desembarque dos passageiros. Suas estações-tubo tornaram-se um cartão-postal da cidade de Curitiba. No final desse ano, a presidência da Volvo do Brasil foi assumida por Carl Lindeström.
          Em 1992, com 25 metros de comprimento e capaz de transportar 250 passageiros por viagem, os biarticulados deram um novo fôlego ao sistema de transporte de passageiros de Curitiba. O sistema de transporte de Curitiba já havia se consolidado - no início dos anos 1990 - e a demanda de passageiros continuava crescendo.
          Nesse período, a cidade passou a contar com os ônibus biarticulados, especialmente desenvolvidos pela Volvo do Brasil, e até hoje sem similares no mundo. Inicialmente desenvolvidos sobre chassis B58 e mais tarde sobre os B10M e B12M. Com sua grande capacidade, os biarticulados melhoraram a qualidade de vida das grandes cidades, por meio de um transporte mais eficiente. Além disso, trouxeram ganhos ambientais, pois diminuíram a emissão de poluentes por passageiro transportado.
          Em 1993, continuando a abertura às importações, a Volvo anunciou a chegada dos caminhões FH12 de cabine avançada da Suécia. Com isso, foi a primeira montadora a introduzir caminhões com motor eletrônico no Brasil. Ainda em 1993, a Volvo adquiriu o Transbanco (Banco de Investimentos S.A.) a fim de operar na captação de recursos para o financiamento de produtos da marca. Esse foi o embrião da atual Volvo Serviços Financeiros, que mais tarde assumiu o controle daquela instituição financeira.
          Em 1995, quando se comemorava a produção do caminhão número 50 mil, outro recorde histórico era estabelecido com a venda, em um só mês - março -, de 819 caminhões. Em uma decisão histórica, em maio daquele ano, a Volvo foi pioneira em todo o país ao adotar a jornada de trabalho de 40 horas semanais para empregados da produção. Da mesma forma, foi a primeira montadora brasileira a definir um sistema de participação dos empregados nos resultados.
          A Volvo comprou a totalidade da participação da VME em 1995, dando origem à Volvo Equipamentos de Construção. No Brasil, os negócios de equipamentos de construção da marca eram divididos entre Campinas-SP (comercial) e Pederneiras-SP (industrial).
          Em 1996, a Volvo lançou a linha de caminhões EDC - Electronic Diesel Control em três faixas de potência: 320, 360 e 410 CV. Seu novo gerenciador eletrônico de injeção de combustível garante maior desempenho, economia de combustível, menor custo operacional e menor emissão de poluentes.
          Em 1997, foi lançado o ônibus B12B, uma versão especial para o mercado brasileiro do B12, originalmente importado até então. Com o programa Factory 99 - lançado em 1997 -, a empresa aprimora o sistema de gestão de sua planta para as mudanças que aconteceriam nos anos seguintes, preparando-se para o novo século/milênio.
          Foi inaugurada em 1997, a fábrica de cabines de Curitiba, a terceira do grupo Volvo no mundo. Possuía a mais moderna tecnologia, incluindo 12 robôs na linha de produção, moderno sistema de pintura e utilização de materiais nobres, como aços leves e de alta resistência, além de tintas ambientalmente adequadas.
          A nacionalização dos caminhões FH12, que passaram a ser produzidos no Brasil em 1998, marcou uma nova fase na história da empresa. Os produtos brasileiros passaram a ter exatamente a mesma plataforma tecnológica da Europa. Ulf Selvin assume a presidência da Volvo em janeiro. A Volvo Construction Equipment brasileira passou a ser responsável pelos negócios na área de equipamentos da marca, em toda a América do Sul.
          A novidade vinha acompanhada da introdução das motoniveladoras, ocorrida com a compra da canadense Champion em 1997, e de escavadeiras, a partir da aquisição da coreana Samsung Heavy Industries, em 1998. Na fábrica de Curitiba, foi introduzido o conceito de Equipes Autogerenciáveis - EAGs: grupos com autonomia para coordenar as atividades do dia-a-dia, com um mínimo de supervisão. O modelo das EAGs é herdeiro das bem-sucedidas experiências nas fábricas suecas da Volvo Cars em Kalmar e Udevalla, nos anos 1970.
          A planta era a única a produzir os motores da marca fora da Suécia. Em 1999, a área comercial da Volvo Equipamentos de Construção foi transferida de Campinas, SP para Curitiba, PR, integrando-se definitivamente à estrutura de negócios da Volvo do Brasil. O mesmo aconteceu com a Volvo Penta. Em 1999, a Volvo Serviços Financeiros realizou suas primeiras operações de Leasing.
          Em 2001, o Grupo Volvo comprou a Renault e a Mack Caminhões, criando uma estrutura global multimarcas. No Brasil, acontecia uma nova mudança de comando: Peter Karlsten assumiu a presidência da Volvo no País.
          Em 2003, numa mudança de posicionamento de mercado, a Volvo decide ampliar sua linha de caminhões, introduzindo os semipesados Volvo VM 17 e VM 23, ambos com chassi rígido, nas versões 4x2 e 6x2. Em ônibus, a introdução do chassi B12R levou muita eletrônica embarcada para as estradas, com a introdução do computador de bordo e do software trip manager para ônibus.
          Também em 2003, a linha de caminhões pesados foi inteiramente renovada, com a introdução de novas versões do FH, NH e FM. Em equipamentos de construção, as novidades eram o caminhão articulado A30D e a carregadeira L220D. Em 2003, Tommy Svensson assumiu a presidência da Volvo do Brasil.
          Em 2004, a Volvo do Brasil lançou o maior ônibus do mundo: o B12M biarticulado com 27 metros de comprimento e capacidade para 270 passageiros. Baseada em sua tecnologia eletrônica, a empresa lançou o Volvo Link, sistema de rastreamento via satélite original de fábrica, que permite acompanhar e comandar remotamente a operação dos veículos. Através da internet, pode-se verificar a posição exata de qualquer caminhão da transportadora em tempo real, interagindo com o veículo e o motorista em situações emergenciais.
          O caminhão FM 8x4, dirigido a segmentos de mineração e construção, foi lançado no segundo semestre de 2005, quando também foram introduzidos os novos VM cavalo mecânico 4x2 e rígido 6x4.
          Em 2005, a Volvo do Brasil realizou a maior venda de ônibus do mundo: 1.779 unidades para o sistema Transantiago, que começou a operar em Santiago, no Chile; em outubro, com as primeiras 1.100 unidades de um total de 1.159 articulados B9 SALF produzidos no Brasil e 620 ônibus B7 RLE convencionais fabricados na Suécia.
          Nova renovação na linha FH/FM foi promovida em 2006, com novos motores mais potentes e econômicos e nova transmisssão I-Shift, para 60t. É a linha Total Performance. Foi produzida a última unidade do modelo NH, de cabine "nariguda". Com isso encerrou-se um ciclo iniciado com os modelos N, NL e NH, em 26 anos de fabricação. A linha de escavadeiras ganhou um novo modelo: a EC700B é a maior da marca, com capacidade para 70t.
          Também em 2006, a linha de motoniveladoras também foi atualizada, com a introdução da série G900. Destaque também para um novo modelo de carregadeiras: L150E. Em Pederneiras, foi construída novas linhas de montagem de eixos e escavadeiras.
          Em ônibus, em 2007 houve o lançamento do B9R, que introduziu um nível de eletrônica embarcada e segurança jamais vistos em ônibus no continente. Destaque para o câmbio automatizado I-Shift, que passou a estar disponível também no B12R. Foi lançado também o caminhão FM10x4, que transporta até 50t em operações de construção e mineração, projetado especialmente para a Vale. 104 unidades foram vendidas para a mineradora.
2009

Com o lançamento de uma linha de miniescavadeiras e retroescavadeiras a Volvo consolida sua participação no segmento de equipamentos de construção compactos. Em ônibus, o destaque do ano foi a venda de 100 biarticulados B9SALF para a cidade de São Paulo. Com piso totalmente baixo, estes veículos não têm degraus para embarque e desembarque, trazendo muito mais segurança e conforto aos passageiros.
          A Volvo Penta lança, em 2010, novos motores IPS, com potências de 1050 e 1200 hp, apresentados durante o tradicional Rio Boat Show. No segmento de ônibus rodoviários a Volvo passa a oferecer uma nova versão 8x2 do chassi B12R, especial para carrocerias “double-decker”. Outro destaque foi a importação de um ônibus híbrido Volvo 7700 para demonstrações nas cidades de Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro.
          Em 2011, a Volvo lança as novas linhas F e VM de caminhões com tecnologia Euro 5 e o Dynafleet, seu gerenciador de frotas.
          Foram lançadas no Brasil em 2012 as novas minicarregadeiras série “C”, retroescavadeiras série “B” e escavadeiras série “D” da Volvo. Volvo é a marca do ano em caminhões pesados e FH440cv ganha Prêmio Lótus pela terceira vez.
          Em 2013, expandindo seu complexo industrial, Volvo automatiza a área de pintura da fábrica de cabines, com novos robôs e máquinas. Volvo Penta lança os motores marítimos V8 380 e V8430 e marca presença nos estádios da Copa do Mundo com motores industriais. A empresa lança o ônibus B270F com suspensão pneumática. O Parque Nacional do Iguaçu inicia operação com ônibus híbridos da marca. Lança o FH16 750cv, o caminhão mais potente do mundo e linha VM ganha configurações de eixos 8x2 e 8x4.
          A Volvo faz o maior lançamento de caminhões da sua história em 2014, atualizando totalmente as linhas F e VM. Amplia e moderniza seu parque fabril de Curitiba, com novos prédios, a instalação de novos equipamentos e robôs e a inauguração de um complexo de 20 mil m² para atender clientes.
          Testes em Curitiba mostram, em 2016, a eficiência do ônibus Elétrico-Híbrido, tecnologia que emite 55% menos CO2, 540% menos NOX e 1.500% menos material particulado (fumaça preta) do que modelos Diesel tradicionais, além de ser 65% mais econômica.
(Fonte: site da empresa)

29 de jul. de 2023

Soho House

          O badalado clube privado Soho House nasceu em 1995 em Londres como um local e plataforma para membros se conectarem. Hoje a marca tem 40 casas espalhadas pelo mundo, a maioria no Reino Unido e nos Estados Unidos, mas também nas principais cidades da Europa e da Ásia. A marca também opera restaurantes, spas e espaços de trabalho
          Em fins de julho de 2023 o Clube Soho House anunciou a chegada em São Paulo, na Cidade Matarazzo, ainda em 2023.
          Com 36 quartos e rooftop com bar e piscina, unidade paulistana deve abrir em dezembro e será a primeira da marca na América do Sul.
          A previsão era que a Soho House São Paulo abriria em dezembro de 2023 na Cidade Matarazzo, complexo de luxo na região da Bela Vista que tem o hotel Rosewood entre os empreendimentos. A abertura aconteceu em 26 de junho de 2024.
          Parte da expansão do complexo, a Soho House São Paulo terá 36 quartos, academia, rooftop com bar e piscina, restaurantes e espaços exclusivos para membros do clube. O empreendimento ocupará parte da antiga maternidade do Hospital Matarazzo, em que os edifícios históricos da facilidade foram erguidos em 1904 por Francesco Matarazzo.
          Com o lançamento, a unidade é o primeiro endereço do grupo na América do Sul e o segundo na América Latina, atrás apenas da Soho House na Cidade do México, cuja abertura ocorreu em setembro de 2023.
          Segundo informações oficiais, a equipe do Soho House Design, braço de design de interiores do grupo, está colaborando com artesãos locais para destacar uma coleção de arte nacional.
          A empreitada funciona mediante adesão, em que as casas espalhadas pelo mundo são acessíveis a membros e convidados. As adesões podem ser feitas apenas para uma Soho House específica ou ainda em um plano que dê acesso a todas as unidades da marca.
          Os requisitos para entrar no seleto grupo de frequentadores de um dos clubes mais cobiçados do mundo incluem pagamento de adesão anual e análise de um conselho que vota em quem pode se associar. As inscrições para se tornar membro da Soho House São Paulo estão abertas. O custo anual para se filiar é de R$ 20,6 mil para ter acesso às 43 unidades da rede espalhadas no mundo, e R$ 8,1 mil para usufruir apenas da casa paulistana (valores informados em junho de 2024). Com o propósito de atrair profissionais da indústria criativa, inclusive aqueles em início de carreira, a companhia oferece mensalidade reduzida e benefícios para quem tem menos de 27 anos, como 50% de desconto em comida e bebida em determinados dias da semana. Quem faz parte tem direito a levar três convidados de fora por vez para passar algumas horas no local.
          Por enquanto, o site oficial abriu um canal para aqueles que têm interesse em serem membros da unidade paulistana – os valores para adesões ainda não foram divulgados.
(Fonte: CNN - 29.07.2023 / IstoÉDinheiro - 23.06.2024 - partes)

28 de jul. de 2023

Vale Base Metals Limited (VBM)

          No início de 2022, a Vale inicia os trabalhos de cisão do negócio de metais básicos. Para administrar os negócios a mineradora brasileira criou a Vale Base Metals Limited (VBM).
          A Vale aposta que metais como cobre, níquel, cobalto e lítio são insumos para a produção de carros elétricos. O cobre também é usado como matéria-prima para projetos de energia eólica e solar.
          Em 27 de julho de 2023, a Vale anunciou que concordou em vender 13% da empresa por US$ 3,4 bilhões. É um dos maiores negócios de M&A da indústria brasileira.
          A Manara Minerals, joint venture entre o Public Investment Fund (PIF) da Arábia Saudita e a mineradora estatal (árabe) Ma'adene, terá 10% da Vale Base Metals Limited . Os 3% restantes da empresa serão adquiridos pela Engine No. 1, um fundo com sede na Califórnia que investe em ativos de transição energética.
          O acordo vinculante entre as partes foi assinado em 27 de julho de 2023 e, segundo a Vale, o negócio deve ser fechado até o primeiro trimestre de 2024, sujeito a condições precedentes, incluindo aprovações regulatórias. O CEO da Vale, Eduardo Bartolomeo, disse em nota: “Vemos esses investimentos estratégicos como um marco importante em nosso caminho para acelerar o crescimento agregador em nossa plataforma de negócios de metais de transição de energia, criando valor significativo de longo prazo para todos os nossos stakeholders. Com nosso portfólio de alta qualidade, estamos posicionados de maneira única para atender à crescente demanda por minerais críticos e nos beneficiar da transição energética global, mantendo o compromisso com práticas socioambientais sólidas e mineração sustentável.”
          Dado o tamanho da transação (US$ 3,4 bilhões por 13% da VBM), o negócio de metais básicos da Vale foi avaliado em US$ 26 bilhões. É um valor que representa quase 40% do valor da Vale em 23 de julho de 2023, de US$ 67,7 bilhões.
          O valor total de US$ 3,4 bilhões será pago à VBM em dinheiro no fechamento, sujeito aos ajustes usuais. E o dinheiro irá para os cofres da nova empresa, que deverá ter sede em Toronto, no Canadá. Os recursos serão usados para investir no crescimento da empresa, que agora será uma entidade separada com sua própria alta administração.
          A Vale disse que a parceria estratégica acelerará o programa de investimentos da VBM, que deve atingir entre US$ 25 bilhões e US$ 30 bilhões na próxima década, grande parte no Brasil. No comunicado, a empresa disse que os fundos ajudarão a impulsionar um aumento potencial da produção de cerca de 350.000 toneladas por ano de cobre para 900.000 toneladas por ano. A VBM opera no Brasil, Canadá e Indonésia.
          Os números superlativos da operação valem também para os compradores. Este é o maior investimento saudita da história do Brasil e o terceiro maior do fundo PIF no mundo. A transação foi competitiva e recebeu ofertas da GM, Mitsui e também da Qatar Investment Authority (QIA), dizem as fontes. O Bank of America atuou como consultor financeiro exclusivo da Manara Minerals na transação. O Goldman Sachs assessorou a Vale.
          Fontes que acompanharam a operação disseram que durante as negociações não foi discutido quando a unidade de metais básicos precisaria de uma nova rodada de financiamento, mas já se supõe que será necessário. Como resultado, fontes disseram que um IPO permanece na mesa da empresa, embora nenhuma data tenha sido definida. “Isso pode levar de dois a três anos”, disse uma das fontes.
          No comunicado, Robert Wilt, CEO da Manara Minerals e CEO da Ma'aden, disse: “O investimento da Manara Minerals na Vale Base Metals marca nosso primeiro grande investimento no setor de mineração global. Este investimento estratégico significa nossa confiança no negócio de minerais estratégicos da Vale e facilitará o crescimento do portfólio de ativos de classe mundial da VBM em todos os países em que opera”. Chris James, fundador do Engine No. 1, disse no comunicado: “Estamos orgulhosos de apoiar a equipe Vale Base Metals na condução da próxima fase de crescimento 
para esses ativos estratégicos”.
(Fonte: jornal Valor - 28.07.2023)

27 de jul. de 2023

Banco Mercantil (antigo Banco Mercantil do Brasil)

          O Banco Mercantil do Brasil fundado em 3 de maio de ​1943, em Minas Gerais, e tem sua sede em Belo Horizonte.
          As origens do banco remontam à década de 1940 em Curvelo, Minas Gerais. Sua trajetória de crescimento teve forte impulso nas décadas de 1960, 1970 e 1980, quando incorporou vários estabelecimentos bancários.
          O banco tem atuação em investimento, crédito, corretagem de seguros, câmbio, distribuição de valores e intermediação de títulos e valores mobiliários.
          O Mercantil é uma instituição referência no pagamento de benefícios do INSS por ter vencido, em 2010, o primeiro leilão do INSS, tornando-se a instituição pagadora de benefícios em Minas Gerais e no interior de São Paulo. Com isso, lançou um modelo de atendimento exclusivo, com estrutura física adaptada, equipe especializada e produtos e serviços específicos para esse público.​​ A qualidade no atendimento é tão valorizada, que a empresa aderiu voluntariamente ao Sistema de Autorregulação Bancária em 2009.
          Está presente em 143 localidades, com 3 Plataformas e 2 Unidades de Negócios, 25 Postos de Atendimento Eletrônico e 200 Agências, estrategicamente distribuídas pelos principais centros geoeconômicos do país, com maior concentração na Região Sudeste, onde estão localizadas 80% das agências, especialmente em Minas Gerais, foco geográfico de atuação do Mercantil do Brasil.
          O banco abriu sua primeira agência no exterior, nas Ilhas Cayman, a fim de ampliar a oferta de produtos e serviços oferecidos aos seus clientes da área internacional.
          A partir de 1999, iniciou uma nova fase de expansão orgânica e mais de uma centena de agências foram inauguradas ou revitalizadas.
          No final de 2022 o Mercantil adquiriu participação societária na fintech Gyra+, plataforma digital de crédito e uma das pioneiras na ampliação do Open Finance no Brasil.
          O Mercantil do Brasil tem suas ações negociadas na B3 (BMEB, BMEB4).
          Em maio de 2023, a Banco Mercantil do Brasil muda sua marca para Banco Mercantil. Com o redesenho, o novo M, de Mercantil, é resultado da junção de duas setas – representando o banco e seus clientes – que seguem juntos, crescendo numa mesma direção. Sobre a inclusão do termo “banco” na marca em si, a empresa afirma tratar-se de uma instituição que se orgulha do que faz e para o público-alvo a que se dirige isso remete a um lugar seguro, que muitas vezes protege o dinheiro construído ao longo de sua vida inteira. Para ele, o trabalho feito pela Kind foi mais do que entender a representação física de uma marca, mas sim o propósito da empresa. Já sobre o sumiço do “Brasil” no logotipo, ele explica que antes havia vários Mercantil do Brasil, em diferentes cidades; após processos de aquisição, o mineiro tornou-se o único, sendo que os clientes já o chamava de “Banco Mercantil”.
(Fonte: Wikipédia - parte)

26 de jul. de 2023

Vigilantes do Peso (Weight Watchers)

          Em 1961, Jean Nidetch teve de fazer uma dieta na Obesity Clinic, do Departamento de Saúde de Nova York. Convidou seis amigas que também faziam dieta para se encontrar com ela em seu apartamento no Queens, todas as semanas.
          Foi o início dos Vigilantes do Peso (Weight Watchers, em inglês) e da indústria do emagrecimento.
(Fonte: Coletânea HSM Management)

25 de jul. de 2023

CNN

          Ignorando as pesquisas de mercado, Ted Turner lançou em 1980 a CNN (Cable News Network, que em português significa Rede de Notícias a Cabo), um canal de televisão a cabo dedicado a notícias. Ninguém imaginava que funcionaria. Mas funcionou.
(Fonte: Livro: Inovação e Mudança - HSM)

24 de jul. de 2023

Dica de Hoje Research

          A casa de análise Dica de Hoje Research foi fundada por Daniel Nigri e tem sua sede em Teresópolis, na região serrana fluminense.
          O Dica de Hoje surgiu de forma despretensiosa em 2016 como um simples canal do Youtube em que seu fundador, Daniel Nigri, tinha um sonho de passar “Dicas” em vídeos para uma grande gama de novos investidores pessoas físicas que entravam no mercado financeiro, principalmente o de ações. A ideia passada em suas “Dicas” nunca foi a do dinheiro fácil como muitos outros passam, mas sim a de tentar alertar sobre perigos que existem na Renda Variável e como saber alocar os recursos da melhor forma possível.
          O Canal cresceu de forma exponencial com cada vez mais expectadores assistindo aos vídeos. Logo depois as informações passaram a ser veiculadas em formatos de artigos no site do Dica de Hoje..
          O passo seguinte foi transformar o Dica de Hoje em uma casa de Research com carteiras recomendadas e relatórios de análises de empresas. Nascia a primeira assinatura, o Plano Gold, que inicialmente incluía a carteira Dica Ações e 5 carteiras calculadas. Hoje em dia esse plano já não é mais comercializado.
          Nesse momento, a casa precisava dar um novo passo. A empresa deixaria de ser o sonho apenas do seu fundador e precisaria passar por uma reformulação com a contratação de novos especialistas e analistas.
          “O que sempre me chamou atenção é que analisamos empresas para recomendar compra ou venda das ações, mas os bancos, corretoras e casas de análise contratam analistas que tenham experiência apenas no mercado financeiro e não nessas próprias empresas!”, afirmava Nigri. Então, partindo de uma premissa completamente contrária ao usual, a preferência do Dica de Hoje Research é ter entre seus analistas e especialistas, pessoas com experiências em logística, no setor imobiliário, setor de óleo e gás, setor de varejo e muitos outros. Se empresas são avliadas nada melhor que alguém que conheça o negócio “por dentro”!
          A receita tem dado muito certo. Com relatórios focados no conteúdo e buscando sempre trazer informações com mais qualidade que as usualmente encontradas, os assinantes, segundo Nigri, têm aprovado o modelo de negócios e por isso com grande satisfação a empresa alcançou em 2021 mais de 10.000 assinantes ativos; mais de 4.000 alunos em cursos ao longo de 4 anos; mais de 250.000 usuários únicos são impactados mensalmente com as publicações, artigos, vídeos, relatórios e informações gratuitas; 9 planos de assinaturas para todos os perfis de investidores, desde o iniciante até o avançado com vasta experiência em bolsa; mais de 270.000 seguidores combinados em nossas redes sociais (Youtube, Facebook, Twitter e Instagram).
          E o mais importante, segundo Nigri, é que a essência da empresa é a pessoalidade e a tentativa de ajudar as pessoas a alcançarem seus objetivos financeiros. Transformando pessoas em investidores.
(Fonte: Dica de Hoje)

9 de jul. de 2023

Visa (Cartões de crédito)

          Desde que chegou ao Brasil, no final dos anos 1960, a Visa viu-se por duas vezes desprezada por 
seus parceiros brasileiros. Mas em ambas ressurgiu das cinzas.
          Primeiros, em meados da década de 1980, em associação com a Credicard reergueu-se poucos anos depois de ser abandonada pelo Bradesco. O banco introduzira sua bandeira no país e era responsável pela 
administração do extinto sistema Elo de cartões de crédito, líder de mercado na época.
          Por volta de 1988, a Credicard rompeu o contrato que mantinha com a Visa. A Credicard preferiu associar-se justamente ao maior concorrente internacional da Visa, a MasterCard, que lhe oferecera a exclusividade de sua marca no Brasil.
          Em meados de 1994, a Visa estava de volta ao topo do pódio, seis anos depois de a Credicard ter rompido o contrato que mantinha com ela. Com 3,7 milhões de cartões emitidos com sua bandeira desde 1988, quando recomeçou do zero sua vida no país, a Visa já dividia o primeiro lugar com a 
Credicard/MasterCard.
          Quem foi contratado pela Visa com a missão de reerguer a marca no Brasil, foi o executivo americano de origem porto-riquenha Luis Acosta, nascido em 1953. Acosta ficou baseado em Miami até 1991, quando finalmente se mudou para o Brasil. Nesse período, viveu na ponte-aérea Miami-Rio-São Paulo. Inicialmente, como o escritório da Visa ficava no Rio, instalou-se lá. Em 1993, mudou a 
representação da Visa para a Avenida Paulista, em São Paulo e passou, então, a viver na capital paulista.
          "A principal vantagem da Visa é que ela permite ao banco ser dono de seu próprio cartão de crédito", disse Armando Fernandes Júnior, vice-presidente do Bradesco que em pouco tempo emitira 1,35 milhão de cartões com a bandeira Visa no país. Além do Bradesco, o Nacional foi outro que, embora possuísse seu próprio cartão, decidiu aderir à rede Visa para ter uma bandeira internacional. Houve também casos de bancos que optaram pela marca por razões de mercado. Mas muitos outros 
vieram das hostes da Credicard, como Francês e Brasileiro, Mercantil de São Paulo, Real e Sudameris.
          Em 28 de junho de 2023, a Visa concluiu a aquisição da Pismo. A Visa vai pagar US$ 1 bilhão, o que dá saída para fundos de venture capital como Softbank, Accel, Redpoint e investidores como B3 e Amazon. Também dá origem a quatro novos multimilionários, os fundadores da Pismo. Além de seu relacionamento com a Pismo, a Visa já conhecia outra empresa cofundada pelo Sr. Josua: Conductor (atual Dock), que foi a primeira aquisição da Visa de uma participação minoritária no Brasil em um negócio de 2018. A Visa, que não atuava em aquisições no Brasil, viu na Pismo uma plataforma de negócios consolidada com uma carteira de importantes clientes. A empresa é a infraestrutura de nuvem de bancos como Itaú, BTG, parte da operação do Citi, além da B3 e fintechs como a alemã N26. Com investimentos da Amazon e Softbank, a Pismo está em rota de expansão global, com atuação na Ásia, Europa e América Latina. A plataforma movimenta mais de 75 milhões de contas e 40 milhões de cartões, considerando
dados de junho de 2023.
(Fonte: revista Exame - 20.07.1994 / Valor - 29.06.2023 - partes)