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30 de ago. de 2024

Zeno Equity Partners

          A Zeno Equity Partners foi fundada por Cristiano Sauza, egresso da Dynamo. A semente que fez a Zeno ‘germinar’ nasceu dentro da Dynamo ainda em 2005, quando a gestora carioca começou seu 
processo de internacionalização, levando a sua cultura vencedora para Londres.
          Cristiano liderava essa área, em Londres, desde 2015 e, em 2022, vendeu suas ações da Dynamo para comprar da própria Dynamo a área internacional, fazendo o “spin off” dela e dando origem à Zeno Equity Partners.
          O Jeito Dynamo de Investir em ações continua sendo adotado por Cristiano Souza, mantendo os pilares mais importantes dessa filosofia de investimento que, segundo ele, adota e aprimora ainda mais na Zeno.
          Ao acreditar que o maior inimigo do investidor de ações é a competição, Cristiano busca empresas que escaparam da força competitiva do capitalismo e são geridas por aquelas raras pessoas que querem fazer o negócio dar certo por gerações por simplesmente acreditarem que aquilo ali é a vida deles. Nas palavras dele:
          Segundo Cristiano, “é preciso encontrar as companhias que são as descontinuidades do capitalismo. Aquelas que chegaram num ponto em que o capitalismo já não atrapalha a vida da empresa. [...] 90% dos negócios do mundo dão sorte se conseguem ganhar um pouco acima do seu custo de capital.”
          Partindo desse pressuposto, Cristiano apoia todas as suas teses em três pilares que se retroalimentam entre si, são eles:
1) Mentalidade de fundador
2) Poder de mercado
3) Capacidade de reinvestimento
          A inexistência de um desses pilares automaticamente exclui a empresa do universo de investimentos de Cristiano. 
          A mentalidade de fundador (Founders Mindset) é um dos três pilares que ele procura em todos os negócios em que investe. As pessoas que pensam com mentalidade de fundador de verdade entendem que toda vez que você maximiza o lucro [no curto prazo], tem uma chance enorme de você estar prejudicando o lucro no longo prazo. [...] o que você quer como um investidor de longo prazo é estar investido com pessoas que têm o interesse alinhado com o seu na perspectiva temporal com o seu. Por exemplo, nos Estados Unidos, o tempo médio da remuneração de um CEO é de 1,44 anos. Esse é o tempo que demora para o executivo realizar a remuneração dele. [...] Você vai incentivar o 
comportamento de curto prazo.
          De acordo com Cristiano, é como se pessoas com essa mentalidade de fundador estivessem dispostas a deixar dinheiro na mesa visando a perpetuidade da companhia.
          Quando a companhia chega no topo da montanha, 90% das vezes, as pessoas que estão sentadas lá vão maximizar o resultado de curto prazo. “Cheguei no topo da montanha e estou numa posição dominante? Vou aumentar o preço, vou maximizar minha margem, vou parar de investir em P&D, vou tratar mal meus funcionários, meus fornecedores”. Já o founder, o cara que pensa geracionalmente no negócio, o que ele vai fazer? Ele chega no topo da montanha e vai falar: “como eu faço pra ficar aqui o maior tempo possível? Pra eu conseguir ficar aqui nos próximos 20 anos eu não posso aumentar demais meu preço, não posso tratar mal meu fornecedor, não posso tratar mal meu funcionário porque são esses vetores que permitem com que eu fique aqui. Então não vou aumentar meu preço tanto quanto eu poderia. São raríssimas as histórias do cara que brilha como um sol por gerações.
          O segundo pilar é o Poder de Mercado. Segundo Cristiano, já que o maior inimigo do investidor de ações é a competição, é necessário encontrar negócios que tenham escapado da força competitiva do capitalismo. Poucos negócios escapam e eles só escapam por possuírem Poder de Mercado - e deixarem ‘dinheiro na mesa’.
          Segundo Cristiano, "são as companhias que criaram em torno de si os famosos moats do Buffett. A empresa tem um retorno sobre o capital investido alto. Está bom. Como é que ele chegou lá? O que ele faz que outros não conseguem repetir? Por que não aparece alguém que rouba o monte dele? Ah, ele tem um custo de troca alto porque o produto dele é tão embrenhado no modelo operacional do cliente que o cliente não consegue jamais se desvencilhar dele. Ah, o cara criou um vínculo emocional com o seu consumidor que ele sabe alimentar muito bem e que é quase impossível de ser replicado, que é o que a gente vê muito nas empresas de luxo. A empresa tem uma cultura de criar valor incremental para o seu consumidor o tempo todo, obsessiva, que permite a ele estar sempre na frente dos seus competidores, que eu vejo muito a Amazon com essa característica. A Amazon é um exemplo incrível de companhia que passou décadas deixando dinheiro na mesa. A Amazon poderia ser muito mais lucrativa do que ela é, mas ela ESCOLHE não ser. Por que? Porque ele está ‘compounding’ aquela posição de mercado dela por muitos e muitos anos. Esse é o poder de mercado".
          Só que não adianta a empresa ter poder de mercado, segundo Cristiano, ter 30% de retorno sobre o capital investido e gerar um monte de lucro em excesso, se ela não consegue reinvestir esse lucro de volta no negócio com as mesmas taxas.
          Um exemplo que Cristiano cita é a Coca-Cola, empresa que teve um retorno medíocre na bolsa nos últimos 20 anos por não conseguir gerar valor incremental para o seu consumidor:
          A segunda pergunta depois do poder de mercado é: “está bom, ela gera um montão de lucro em excesso, ela consegue reinvestir esse lucro de volta no negócio àquelas mesmas taxas de retorno que a empresa gera no negócio?” Durante muitos anos a Coca-Cola fez isso, só que qual foi a última grande inovação dela? Foi a Diet Coke há quase 40 anos.
          Ou seja, segundo Cristiano não basta ter (i) Mentalidade de Fundador, e (ii) Poder de Mercado apenas. É preciso que exista (iii) oportunidade de reinvestimento no negócio. Nas palavras d Cristiano Souza, essa é uma condição imprescindível para o compounding:
          A conta é simples, segundo Cristiano: você tem um negócio que gera 20% de retorno sobre o capital e consegue reinvestir metade desse lucro de volta no negócio. A 20% de retorno, ele vai crescer 10% ao ano. E se o negócio negocia a 20 vezes P/L [preço sobre lucro], que é 5% de earning yield [1/20 = 5%], você vai receber 2,5% de volta porque o cara vai reter metade e vai te distribuir metade, e o negócio vai crescer 10% porque ele reinvestiu metade a 20% ao ano. Ou seja, 2,5% + 10,0% dá 12,5%. Esse é o teu compounding.
          Então, é preciso ter a convicção de que aquele poder de mercado vai sustentar os retornos altos por muito tempo e precisa-se ter a convicção de que a empresa vai conseguir reinvestir aqueles lucros a taxas altas de retorno. E daí entra o terceiro pilar, voltando para o fundador, que você precisa ter gente lá que vai trabalhar dia e noite para preservar essa equação. Que não vai acelerar demais e nem ficar 
complacente, explica Cristiano.
          Considerando números de setembro de 2024, a Zeno Equity Partners tem cinco analistas, um cientista de dados e um gestor, o economista Cristiano Souza.
(Fonte: MarketMakers - CompoundLetter - 28.08.2024)

29 de ago. de 2024

L.E.B.

          O comerciante dinamarquês Lars Emil Bruun (1852-1923), depois de passar por várias empresas, iniciou sua atividade por conta própria e fundou a empresa L.E.B., em 1883.
          A L.E.B. era especializada em embalagem e venda por atacado de manteiga, numa época em que 
caminhões frigoríficos eram praticamente inexistentes.
          Bruun nasceu em Ulvemose Huse, na paróquia de Havdrup, em 1852. Ele foi aprendiz de comerciante em Holbæk a partir de 1867 e estudou na academia de negócios de Grüner antes de trabalhar para várias grandes companhias. Mais tarde fundou sua própria empresa (1883). A  L. E. B. 
expandiu-se enormemente nos anos seguintes através da aquisição de empresas concorrentes.
          Hoje, porém, Lars E. Bruun, além de conhecido como o magnata da manteiga, é mais conhecido pelo fato de ter sido um grande numismata. Sua coleção de moedas e medalhas, avaliada em 500 milhões de coroas dinamarquesas, ou 73 milhões de dólares, é mantida no Museu Nacional da Dinamarca, mas será vendida em leilão 100 anos após sua morte.
          Bruun colecionou moedas desde cedo e com sua crescente riqueza sua coleção se tornou uma das maiores coleções privadas de moedas e medalhas dinamarquesas, norueguesas, suecas e britânicas de sua época. Em 1914 e 1918, ele vendeu a parte sueca de sua coleção. Em 1922, pouco antes de sua morte, ele adquiriu uma extensa coleção de moedas que pertencera aos condes de Brahesminde. A parte britânica de sua coleção foi vendida em leilão em Londres após sua morte, exceto pelas moedas de Northumberland, East Anglia e Irlanda, que foram doadas à Royal Danish Coin and Medal Collection no National Museum.
          A coleção de moedas mais valiosa do mundo, que reúne cerca de 20 mil itens, começará a ser leiloada em setembro de 2024, após uma proibição de qualquer transação envolvendo os itens que durou mais de 100 anos.
          A coleção é composta por moedas, notas e medalhas acumuladas ao longo de mais de seis décadas.
          Bruun morreu em 1923, mas seus herdeiros ficaram proibidos de vender os itens até 2023 devido a uma cláusula deixada por Bruun em seu testamento: a coleção deveria ser mantida como reserva de emergência para a coleção nacional da Dinamarca, caso fosse destruída, e só poderia beneficiar seus 
descendentes após 100 anos, se tudo ocorresse bem com a coleção oficial dinamarquesa.
          Bruun fez essa exigência após presenciar a destruição causada pela Primeira Guerra Mundial, o que o fez temer um potencial bombardeio ou saque da Coleção Real Dinamarquesa de Moedas e 
Medalhas.
          O período de 100 anos terminou em 2023, mas o primeiro conjunto da “Coleção L.E. Bruun” só será leiloado no próximo dia 14 de setembro (2024), pela leiloeira especializada em moedas raras, 
Stack’s Bowers.
          Serão ofertados mais de 280 lotes, que incluem moedas de ouro e prata da Dinamarca, Noruega e Suécia, datadas do final do século XV até os últimos anos da vida de Bruun, avaliadas em mais de US$ 
10 milhões no total.
          Os lances iniciais vão variar entre 900 euros e 250 mil euros, dependendo da moeda.
          Segundo a Stack’s Bowers, a “Coleção L.E. Bruun” inteira foi segurada por 500 milhões de coroas dinamarquesas (US$ 72,5 milhões).

(Fonte: Wikipedia / InfoMoney - 27.08.2024 - partes)

Moedas (Foto por Stack's Bowers Galleries)

Moedas (Foto por Stack's Bowers Galleries)

28 de ago. de 2024

Veuve Clicquot Ponsardin (Champanhe)

          Veuve Clicquot Ponsardin (pronúncia em francês: [Vœv kliko põsaʁdɛ̃]) é uma casa de champanhe de Reims, na França. Esse champanhe é facilmente reconhecido pelo distinto rótulo laranja em sua garrafa.
          Fundada em 1772 por Philippe Clicquot-Muiron, a empresa que mais tarde viria a se chamar Veuve Clicquot desempenhou um importante papel no estabelecimento do champanhe como bebida escolhida pela nobreza e pela rica burguesia europeia.
          Nicole-Barbe Ponsardin, nascida em 16 de dezembro de 1777, casou-se com François Clicquot, filho de Philippe Clicquot-Muiron, em 10 de junho de 1798. Mas seu marido morreu em 23 de outubro de 1805, deixando-a viúva (veuve em francês)  no controle da companhia. Até aquele momento, a companhia dividia suas atividades entre a produção de champanhe, serviços bancários e comercialização de lã. Sob comando de Madame Clicquot, a companhia concentrou seu foco inteiramente na produção de champanhe.


Garrafa de Veuve Clicquot em mesa de degustação.
          O processo de industrialização da produção de champanhe é creditado a Madame Clicquot no início do século XIX. Com a ajuda de seu mestre de adega, Antoine de Müller, Clicquot inventou o riddling rack (inclinação gradual das garrafas até a vertical), que permitia o dégorgement (degolação, eliminação) de restos de levedura e sedimentos do vinho num processo de purificação da bebida.        
          A invenção de Clicquot compunha-se de uma mesa de madeira com buracos circulares nela perfurados, que permitia à garrafa de vinho ser presa sur point (de ponta-cabeça após centrifugação manual). Todo dia, um ajudante de mestre de adega cuidadosamente sacudia e girava (remuage) a garrafa para conduzir os restos de levedura e sedimentos acumulados no gargalo. Uma vez acumulados, a tampa era congelada. Após a retirada da rolha, os sedimentos eram expulsos naturalmente pela expansão dos gases. O vinho, purificado, era novamente lacrado com rolha.
          Durante as Guerras Napoleônicas, a empresa foi bem sucedida exportando seu champanhe (ao Império Russo em 1814, entre outros) e estabelecendo-o nas cortes reais. Na corte imperial brasileira, remessas deste champanhe foram enviadas por encomenda ao imperador Pedro II.
          Madame Clicquot morreu em 29 de julho de 1866, deixando uma bem estabelecida marca de champanhe. 
          O champanhe Veuve Clicquot tem o selo de autorização real, dada por Elizabeth II para comercialização no Reino Unido.
          Situada em Reims, Veuve Clicquot faz parte do grupo Louis Vuitton Moët Hennessy (LVMH) de artigos de luxo, do investidor francês Bernard Arnault, desde 1987.
          A vida de Nicole-Barbe Ponsardin, que abrange a história do champanhe Veuve Clicquet Ponsardin, é retratada no filme A Viúva Clicquot - A Mulher que Formou um Império (Widow Clicquot) - EUA, 2024.
         
(Fonte: Wikipédia)

26 de ago. de 2024

Sean's Bar

          Os bares, assim como as padarias, são encontrados praticamente em cada esquina de uma cidade. Eles são conhecidos por oferecerem bebidas alcoólicas, petiscos e outras refeições em estilos mais modernos. Entretanto, alguns bares podem se tornar históricos, especialmente com descobertas surpreendentes, como a do bar mais antigo do mundo.
          De acordo com informações do portal Polvo Curioso, trata-se do Sean’s Bar, localizado na Irlanda (Europa), em Athlone, no meio do caminho entre Dublin e Galway, que fica na costa oeste da ilha.
Charmosa, pitoresca e sempre surpreendente, Athlone é uma cidade vibrante no coração das Midlands da Irlanda, na orla de Lough Ree. Geograficamente, fica bem no meio do país.
          Cientistas analisaram provas do estabelecimento que confirmam que ele existe desde 900 d.C, sendo então reconhecido pelo título histórico de bar mais antigo do mundo..
          Essas evidências incluem moedas da época, encontradas por trabalhadores no estabelecimento, e registros antigos de proprietários que estiveram à frente do Sean’s Bar, duas relíquias que comprovaram seus muitos anos de existência.
          Com música sete noites por semana, bandas ao vivo, cervejas geladas, atmosfera eletrizante e aquela boa e velha diversão irlandesa, não é de se admirar que o Sean's Bar tenha sido o destino escolhido por muitos por mais de 10 séculos. 
(Fonte: História de Radar - junho/2024 / site do bar / Portal de Athlone- partes)

25 de ago. de 2024

Modern Mamma Osteria (Moma)

          O restaurante italiano Modern Mamma Osteria (ou Moma, pros íntimos), é considerando um dos queridinhos do Itaim.
          Na terça-feira, 20 de agosto de 2024, o restaurante passou a ter mais um endereço para chamar de seu em São Paulo: a badalada Oscar Freire, na altura do número 497. Nessa data, foi inaugurado ao público.
          Estar em um dos metros quadrados mais valorizados da capital paulista demandou R$ 6,5 
milhões, investidos pelos chefs Salvatore Loi e Paulo Barros para a terceira unidade da casa.
          O resultado é um restaurante de 600 metros quadrados e 110 lugares, projetado pelo arquiteto Octavio de Sanctis. “Sempre quisemos levar o Moma aos Jardins”, afirma Barros. “E encontramos na esquina das ruas Oscar Freire e a Rua Padre João Manuel o ponto perfeito. É uma área nobre”.
(Fonte: Estadão - 25.08.2024)

Foto: Pedro Shutter

24 de ago. de 2024

Tommy Hilfiger

          A Tommy Hilfiger é uma das marcas de lifestyle mais famosas do mundo e é reconhecida internacionalmente por celebrar a essência do estilo cool clássico americano.
          Fundada em 1985, a Tommy Hilfiger oferece estilo premium, qualidade e valor para consumidores em todo o mundo sob as marcas Tommy Hilfiger e Tommy Jeans,  com uma variedade de coleções incluindo Hilfiger Collection, Tommy Hilfiger Tailored, TommyXGigi, roupas masculinas, femininas e infantis, denim, acessórios e calçado. Além disso, a marca é licenciada para uma gama de produtos, incluindo fragrâncias, óculos, relógios e artigos de decoração.
          O fundador, Tommy Hilfiger, continua sendo o designer principal da empresa e fornece liderança e direção para o processo de design.
          A Tommy Hilfiger foi adquirida pela PVH Corp. em 2010. É uma empresa global de vestuário e varejo com mais de 15.000 associados em todo o mundo. Com o apoio do forte reconhecimento global do consumidor, a Tommy Hilfiger construiu uma extensa rede de distribuição em mais de 100 países e mais de 1.800 lojas de varejo na América do Norte, Europa, América Latina e região Ásia-Pacífico.
          Considerando dados de 2017, as vendas globais do varejo da marca Tommy Hilfiger foram de US$ 7,4 bilhões..
(Fonte: ib Inbrands)

23 de ago. de 2024

Casa Creed (House of Creed)

          Discretamente escondida em uma luxuosa boutique em Paris, a House of Creed é uma casa perfumista familiar que cria fragrâncias originais da mais alta qualidade.
          Fundada em 1760 por James Creed, os perfumes requintados da marca rapidamente se tornaram os favoritos da corte, sendo reconhecida, enclusive, com um mandado real da rainha Victoria.
          Após sete gerações e uma lista invejável de clientes ilustres, os perfumes artesanais de Creed ainda são feitos com os ingredientes mais puros e essências com infusão tradicional.
          A Casa Creed tem a sua primeira loja própria no Brasil, localizada no Shops Jardins, inaugurada em 23 de agosto de 2024. A loja popup da marca, que contará com um espaço de 15metros quadrados, promete oferecer fragrâncias de linha e itens exclusivos como velas aromáticas e novas versões dos best-sellers da perfumaria Creed. A arquitetura da loja é compatível com as demais vistas pelo mundo. Destacam-se o chão em mármore, as prateleiras em corian e os frascos icônicos da marca. As fragrâncias Creed chegam ao Brasil por meio da Excellence Comercial.

CREED

CREED

(Fonte: LB - Luxury Brands - Estadão - 23.08.2024 - partes)

22 de ago. de 2024

Bitcoin

          Muitos já ouviram falar em bitcoin, mas não fazem ideia do que seja. Outros, já investiram na criptomoeda e “se apaixonaram”, enquanto vários outros têm verdadeira aversão, associando-a a golpes 
e pirâmides.
          Para entender as criptomoedas é preciso fazer um exercício de abstração, ou seja, esses ativos não existem no mundo real - ou físico -, apenas dentro de redes de alta tecnologia, conectados via internet, em que dados registrados são públicos, criptografados, permanentes e invioláveis - as chamadas blockchains.
          A primeira rede construída com esse sistema tecnológico foi justamente da rede Bitcoin, desenvolvida por Satoshi Nakamoto, pseudônimo para uma pessoa ou um grupo que nunca foi identificado.
          Nakamoto criou o bitcoin, em 2009, durante a crise financeira mundial, para ser uma “moeda” que fosse uma alternativa ao sistema financeiro tradicional e às moedas fiduciárias, como o dólar e o real, que se desvalorizam com a inflação.
          Serão “emitidos” apenas 21 milhões de bitcoins no mundo. Essa quantidade limitada de unidades, segundo os especialistas, determina o conceito de ativo escasso, o que garantiria sua valorização contínua, conforme o aumento da demanda. Dessa quantidade total, 93% dos bitcoins já estão em circulação.
          Com seu conceito de escassez e de alternativa às moedas tradicionais, o bitcoin chegou a ser cunhado como o “ouro digital”, por ser considerado um ativo de proteção de valor contra a inflação e oscilações bruscas no mercado financeiro.
          Além disso, por ser descentralizado e não ser de responsabilidade de um único país ou entidade monetária, poderia facilitar a independência financeira das pessoas, ao redor do mundo, que poderiam trocar produtos e serviços entre si com a utilização do bitcoin como moeda de pagamento, preservando seu poder de compra.
          No entanto, como não existe um mundo paralelo 100% digital, a nova moeda é cotada em dólar. Seu valor em moedas de outras localidades, como o real ou o peso mexicano, também varia conforme a cotação do dólar.
          A dinâmica de preço do bitcoin vem colocando sua proposta libertária em xeque. De sua criação até o final do ano de 2016, passou de US$ 0 a US$ 900. E apenas nos 12 meses de 2017, saltou de US$ 1 mil para US$ 20 mil.
          Em novembro de 2021, alcançou a máxima histórica, até então, de US$ 69 mil. E tombou a US$ 15 mil ao final de 2022. Em março de 2024, o bitcoin renovou seu recorde de preço, marcando US$ 73.700.
          Essa montanha russa da volatilidade dos preços do bitcoin fez muita gente ganhar muito dinheiro, mas os especialistas garantem que esses ganhos de três ou mais dígitos não devem se repetir mais. Por outro lado, justamente por conta desse histórico, tem muita gente caindo em golpes que oferecem ganhos astronômicos e acabam perdendo todo o dinheiro investido com pessoas oportunistas e desonestas.
          Atualmente, o bitcoin tem sido usado com um ativo especulativo justamente no mercado financeiro tradicional, principalmente por investidores institucionais, como gestoras, grandes bancos e empresas multinacionais - ou seja, os que têm muitos recursos para colocar (e tirar) em um determinado ativo.
          Ainda que seja um ativo de alto risco, especialistas apontam que uma pequena alocação de recursos em bitcoin pode ser uma estratégia de investimento visando o longo prazo para investidores com perfil arrojado/agressivo. Nesse sentido, a recomendação é de uma fatia de não mais de 5% dentro 
de uma carteira diversificada.
(Fonte: Valor Investe - 22.08.2024)

21 de ago. de 2024

Balenciaga

          Balenciaga é uma casa de moda criada em 1919 pelo estilista espanhol Cristóbal Balenciaga, considerado o arquiteto da alta costura pelo seu amplo conhecimento na confecção dos trajes e utilização de linhas puras contando ainda com o perfeccionismo, que era sua marca.
          A Balenciaga tem sua sede em Paris e pertence ao Grupo Gucci desde 2001.Considerando dados de 2019, a empresa tem 1325 funcionários.
          Em 19 de agosto de 2024, a Balenciaga inaugura uma nova unidade em São Paulo. A loja no Shopping Iguatemi é o terceiro endereço da marca no país, além de pontos no JK Iguatemi e no Village Mall, do Rio de Janeiro. A flagship tem 300 metros quadrados e todas as novidades de vestuário, sapatos, bolsas, acessórios e joalheria da grife nas linhas masculinas e femininas. O espaço segue a estética brutalista com paleta em cinza, preto e branco.
(Fonte: Wikipédia / Veja SP - 20.08.2024 - partes)