Total de visualizações de página

1 de mai. de 2020

Lukscolor

          O grupo Lukscolor iniciou suas atividades pouco antes de 1949. Foi fundado por Domingos Potomati, que iniciou sua carreira como pintor de carros de luxo. Poucos profissionais dominavam como ele as técnicas de pintura metálica, fazendo dele um profissional respeitado.
          Aos 23 anos, Potomati montou uma loja de tintas no bairro do Ipiranga em São Paulo. Foi o primeiro passo rumo à concretização do sonho da fábrica de tintas. Em 1949, colocou em operação a Oxford, misturando e colocando tintas na cor certa. A marca de tinta Luxforde veio em seguida.
          No biênio 1952-1953, a fábrica que funcionava na garagem se desenvolveu rapidamente, acompanhando o crescimento do mercado de pintura automotiva. Em 1958, a marca Luxforde, já reconhecida no mercado, experimenta um crescimento exponencial.
          Os anos 1960 marcaram a consolidação da Oxford e o começo da distribuição da marca Luxforde em todo o território nacional. Foi inaugurada uma nova fábrica com área de 40 mil metros quadrados em São Bernardo do Campo (SP) e em pouco tempo as vendas aumentaram dez vezes. Foi o primeiro grande marco da Oxford.
          Nos anos 1970, a marca Luxforde já detinha mais de 50% do mercado de repintura. A excelente performance mercadológica não passou despercebida pelas grandes multinacionais, que começaram a espreitar o mercado brasileiro. Assim, a aquisição de empresas nacionais caracterizou a década. Apesar da dedicação e amor pela empresa, Domingos Potomati se viu em uma situação inevitável: vender a empresa. A Oxford foi para as mãos da Hoechst. Apesar disso, Domingos Potomati não parou, continuou com seu sonho e, depois de muita pesquisa, fundou a Luksnova, empresa que seria a primeira brasileira na área de thinners a ser certificada com o ISO 9002. Infelizmente, Potomati veio a falecer em 1979.
          Wilma, esposa de Potomati, num gesto de coragem e confiança, resolveu seguir com os negócios, assumindo a presidência da empresa e, a filha Cristina, a direção operacional. Assim foi fundada a Dovac. Em 1989, ocorre o lançamento da marca Lukscolor no mercado de tintas decorativas, com o esmalte sintético.
          Em 1999, a Lukscolor lança o Lukscolor System, muito mais que um sistema tintométrico. Coloca no mercado materiais diferenciados para facilitar a escolha de cores: Display de cores com cabine de luz para escolher a cor sob o iluminante correto; o primeiro leque de cores do mercado com sugestão de combinação de cores; coleções de tendências de cores. A Lukscolor foi a primeira empresa a estampar em todas as suas embalagens o selo “Sempre produtos de primeira qualidade", como expressão da sua filosofia de, desde o início, fabricar exclusivamente produtos de alta performance.
          Em 2000, a Lukscolor introduz no mercado brasileiro um novo conceito em efeitos especiais de pintura: o Luksglaze. No ano seguinte, 2001, a Lukscolor, preocupada com o conforto e bem-estar do aplicador e do consumidor final, protagonizou um dos maiores lançamentos da história do mercado de tintas decorativas brasileiro: tintas com suave perfume, que transformaram o ato da pintura agradável em todos os sentidos e romperam um paradigma do mercado de tintas.
          A empresa inaugurou o maior e mais completo centro de referência em tintas no Brasil: Espaço Lukscolor. Um espaço criado especialmente para o cliente buscar informações, cursos, orientações e esclarecer dúvidas sobre produtos e cores. Antecipando-se a qualquer outro movimento do mercado, a Lukscolor assumiu em todas as suas embalagens a categoria Premium, o que mais tarde se mostraria uma visão de vanguarda.
          Em 2003, a Lukscolor, motivada pela busca incessante de produtos inovadores e de alto desempenho, que atendessem as necessidades de um consumidor moderno, muito mais informado, extremamente exigente e que sabe comparar, lança mais um produto inédito no mercado brasileiro: Luksclean – o único Acrílico Ultra Lavável do mercado, em acabamento fosco.
          Em 2005, a Lukscolor, lança um produto inédito no Brasil: a Textura Remov Fácil. Com tecnologia inovadora, essa textura pode ser removida com grande facilidade, usando apenas vapor e espátula. Esse produto veio atender a demanda daqueles que antes achavam complexa a remoção das texturas convencionais. Também em 2005, com o intuito de manter o consumidor informado e atualizado sobre o uso das cores nos ambientes, a Lukscolor torna-se a primeira e única empresa brasileira a fazer parte do Color Marketing Group, organização internacional que dita tendências de cores, no âmbito mundial, para todos os segmentos do design. Associa-se também à CAUS, Color Association of United States.
          Em 2006, lança, com pioneirismo, a Nova-Raz Innovation, com Suave Perfume. No ano seguinte, 2007, a Lukscolor, alinhada com o consumidor moderno na busca pela preservação do meio ambiente, introduz a mais completa linha de produtos (preparação e acabamento) à base d’água do mercado, com Suave Perfume.
          Em 2008 a companhia faz o lançamento da completa linha de tintas, verniz e lubrificante spray, contemplando produtos de acabamento e preparação para diversas superfícies: madeira, metal, alvenaria, papel, isopor, entre outros, para uso artístico, decorativo ou profissional.
          Outra inovação aconteceu em 2009: o lançamento de mais um produto inédito no mercado: POUPA TEMPO - Selador e Condicionador Acrílico Lukscolor, reduzindo o tempo de espera para cura do reboco novo, de 28 para 7 dias.
          Em 2012, é lançado o anti bactéria que elimina 99% das bactérias da parede. Top 10 Acrícilo Ultra Premium Plus, desenvolvido com nanotecnologia, que soluciona ao mesmo tempo várias situações de pintura. Apresenta altíssimo desempenho em pintura, que embeleza e protege ambientes internos e externos.
          O grupo Lukscolor é proprietário das empresas Luksnova e Autoluks: a Luksnova é uma fabricante de Thinners, solventes e especialidades químicas, fundada na década de 1970 em São Bernardo do Campo. Instalada em uma área de mais de 200.000 metros quadrados, possui capacidade de produção de mais de 20.000.000 litros/mês.
(Fonte: site da empresa)

PayGo (ex-NTK Solutions)


           A empresa de meios de pagamentos NTK Solutions foi fundada na capital paulista em 2002, pelos empresários Roberto Kenji, ex-executivo da Visanet, João Paulo da Cunha Rosa, Thiago Santos e Marcos Massukado.
          Provedora de inovações para o segmento de TEF (Transferência Eletrônica de Fundos), a NTK apresenta soluções de Pagamentos, Gerenciais e de Mobilidade.
          A empresa aposta no tradicional Pay&Go, explorando todos os diferenciais e capacidade tecnológica do software pioneiro em conexão IP no Brasil.
          O Pay&Go Wi-Fi/Bluetooth, um TEF móvel e inovador permite total integração com o software de gestão. Ideal para que restaurantes, casas noturnas e postos de gasolina, possam oferecer uma comodidade extra ao cliente, evitando assim, que o mesmo tenha que se deslocar até o caixa para realizar o pagamento. 
          Já para o mercado de e-commerce, a NTK traz a solução GATE2all, uma plataforma de comércio eletrônico, com certificado de segurança internacional, que viabiliza transações de pagamento via web com total segurança e custo fixo por transação.
          Para gerenciar todas as transações e facilitar a operação dos estabelecimentos, a NTK aposta no sistema PayReport, que oferece um relatório completo e detalhado de todas as transações efetuadas com cartões, sendo possível realizar a conciliação dos recebíveis, além de permitir que o estabelecimento comercial saiba exatamente o que a adquirente está creditando em sua conta.
          O MOB2all, é o aplicativo para Smartphones criado pela NTK Solutions que permite realizar promoções e programas de fidelidade por meio de um App instalado no Smartphone do consumidor final. O aplicativo também oferece a possibilidade de integração com sistemas de gestão de estabelecimentos comerciais como restaurantes, permitindo ao cliente/usuário a chance de realizar seus pedidos e pagamentos de contas diretamente do seu Smartphone, sem necessitar da intervenção de um garçom.
          A companhia conta com plataforma de omnichannel que permite aos clientes e parceiros o acesso aos mais diversos tipos de soluções de pagamento para ambientes físicos e digitais, além das soluções para gestão e conciliação. Está integrada com as principais automações do mercado brasileiro.
          Considerando dados de março de 2016  a empresa contava com 35 mil clientes, mais de 50 mil checkouts instalados e ativos, 800 automações certificadas, 650 parceiros e distribuidores, além de trabalhar com todos os grandes integradores de soluções do mercado brasileiro. Seu principal produto é o Pay&Go, pioneiro em transações seguras pela internet.
          Em constante evolução, premissa básica para um setor tão competitivo, a empresa alcançou importante participação nesse mercado e é uma das mais tradicionais empresas do setor de meios de pagamentos.
          A NTK é uma das líderes de mercado em soluções de TEF. Em outubro de 2018, a empresa movimentou R$ 2 bilhões em transações no mês, contava com mais de 38 mil terminais e 800 mil transações processadas diariamente em todo o país. 
          No início da noite de dia 22 de outubro de 2018, é divulgada e oficializada a venda da NTK Solutions, já definida algumas semanas antes, para a C6 Participações, a holding do C6Bank. A NTK passará a se chamar PayGo, nome alusivo ao software Pay&Go. O novo presidente da empresa será Vinicius Pessin que tem passagens pelo UOL e B2W Digital. Os quatro sócios da NTK passam para o conselho de administração da PayGo, a nova empresa.
          Com a aquisição, a empresa terá mais condição de investir em pesquisa e desenvolvimento e passará por um período de ampliação de serviços. A empresa mudou de um prédio na Vila Olímpia, para outro na Rua Augusta, nos Jardins.
          Em uma estratégia de marketing direcionado e pontual, a PayGo patrocina a camisa do Santos Futebol Clube, no jogo Santos X Corinthians, em 8 de abril de 2019, em um Pacaembu com sua lotação máxima. Em jogo que deu empate (1X1) o Santos fez gol, mas a visão da marca ficou comprometida. Como o jogo era mata-mata e foi para os penalties, com vitória do Corinthians, quem apareceu nas fotos dos jornais foi o goleiro corintiano. No jogo seguinte, na Vila Belmiro, em 12 de junho, já pelo Campeonato Brasileiro, com vitória dos Santos (1X0) Eduardo Sasha fez o gol. Mas as fotos dos jornais ficaram parecendo propaganda de sabão em pó, pela brancura da camisa do alvi-negro praiano sem patrocínio em sua parte frontal.
          Considerando dados de junho de 2019, a PayGo, como uma das principais empresas de captura de transações com cartões do Brasil, tem mais de 40 mil terminais ativos, realiza 1 milhão operações por dia e captura cerca de R$ 1 bilhão em transações todo mês.
          Em 1º de julho de 2019, a C6 Holding, dona do banco digital C6, reforçou a atuação no mercado de pagamentos brasileiro, em meio à “guerra das maquininhas”. A PayGo, sua controlada, comprou a Setis, empresa que oferece softwares inteligentes para os equipamentos das adquirentes.    
(Fonte: Exame.com - 24.03.2016 / jornal Valor - 22.10.2018 - partes)

PayGo (antiga NTK Solutions - inclui Setis)

          Em 1º de julho de 2019, a PayGo (antiga NTK Solutions), empresa de tecnologia e meios de pagamento pertencente à C6 Holding S.A., anuncia a aquisição da Setis. A PayGo e a Setis não revelam o valor da negociação.
          A empresa seguirá com o nome Setis e manterá suas atividades de forma independente, prestando os mesmos serviços aos clientes.
          "Com a PayGo, vamos ter a oportunidade de alavancar novos negócios e fazer a diferença no setor de meios de pagamento, que hoje passa por intensa transformação", diz Rui Valdir, CEO da Setis.
          "Com a aquisição, a PayGo reforça seu papel de plataforma multicanal de pagamentos e ganha conhecimento para desenvolver aplicações cada vez mais avançadas", diz Vinicius Pessin, CEO da PayGo. "É mais um movimento que fazemos para colocar a tecnologia como protagonista do nosso negócio."
          A aquisição inclui a fatia de 50% que a Setis já possui na GER7 Sistemas, empresa que desenvolve produtos para redes de captura, gestão e atualização remota de terminais de pagamento.
          A PayGo é uma das principais empresas de captura de transações com cartões do Brasil. A plataforma de serviços da companhia contempla soluções para ambientes físicos e digitais, além de soluções de conciliação de vendas. Antes chamada de NTK Solutions, a PayGo tem 16 anos de atuação no mercado brasileiro. A companhia foi comprada em 2018 pela C6 Holding S.A., mesmo grupo do C6 Bank, instituição que recebeu autorização do Banco Central para operar como banco múltiplo em janeiro de 2019. A PayGo tem mais de 40 mil terminais ativos, realiza 1 milhão operações por dia e captura cerca de R$ 1 bilhão em transações todo mês.

Setis
          A Setis iniciou suas atividades em 1998, desenvolvendo aplicações para cartões com chip e softwares para terminais.
          Baseada na cidade de São Paulo, a Setis tem seus softwares embarcados em mais de 4 de milhões de terminais de pagamento, incluindo maquininhas de cartão POS e pin-pads. Entre os clientes da companhia estão as principais adquirentes e fabricantes de equipamentos do país.
          Hoje, a companhia também constrói ferramentas de certificação e presta consultoria em transações eletrônicas. A companhia é conhecida como a principal fornecedora de soluções para terminais de pagamento do Brasil. É a maior especialista em desenvolvimento de sistema de pagamentos em POS e TEF e atende a quase totalidade de adquirentes no mercado brasileiro.
          A empresa tem 96 colaboradores, dos quais 78 são desenvolvedores.
(Fonte: Terra - 01.07.2019)

23 de ago. de 2016

Westinghouse

          Serbian-American engineer and physicist Nikola Tesla (1856-1943) made dozens of breakthroughs in the production, transmission and application of electric power. He invented the first alternating current (AC) motor and developed AC generation and transmission technology. Though he was famous and respected, he was never able to translate his copious inventions into long-term financial success—unlike his early employer and chief rival, Thomas Edison.
          Nikola Tesla was born in 1856 in Smiljan, Croatia, then part of the Austro-Hungarian Empire. His father was a priest in the Serbian Orthodox church and his mother managed the family’s farm. In 1863 Tesla’s brother Daniel was killed in a riding accident. The shock of the loss unsettled the 7-year-old Tesla, who reported seeing visions—the first signs of his lifelong mental illnesses.
          During the 1890s Mark Twain struck up a friendship with inventor Nikola Tesla. Twain often visited him in his lab, where in 1894 Tesla photographed the great American writer in one of the first pictures ever lit by phosphorescent light.
          Tesla studied math and physics at the Technical University of Graz (Austria) and philosophy at the University of Prague. In 1882, while on a walk, he came up with the idea for a brushless AC motor, making the first sketches of its rotating electromagnets in the sand of the path. Later that year he moved to Paris and got a job repairing direct current (DC) power plants with the Continental Edison Company. Two years later he immigrated to the United States. Tesla arrived in New York in 1884 and was hired as an engineer at Thomas Edison's Manhattan headquartes. He worked there for a year, impressing Edison with his diligence and ingenuity. At one point Edson told Tesla he would pay $50,000 for an improved design for his DC dynamos. After months of experimentation, Tesla presented a solution and asked for the money. Edson demurred, saying, "Tesla, you don't understand our American humor." Tesla quit soon after.
          After an unsuccessful attempt to start his own Tesla Electric Light Company and a stint digging ditches for $2 a day, Tesla found backers to support his research into alternating current. In 1887 and 1888 he was granted more than 30 patents for his inventions and invited to address the American Institute of Electrical Engineers on his work. His lecture caught the attention of George Westinghouse, the inventor who had launched the first AC power system near Boston and was Edison’s major competitor in the “Battle of the Currents.”
          Westinghouse hired Tesla, licensed the patents for his AC motor and gave him his own lab. In 1889 Edison arranged for a convicted New York murderer to be put to death in an AC-powered electric chair—a stunt designed to show how dangerous the Westinghouse standard could be.
          Buoyed by Westinghouse’s royalties, Tesla struck out on his own again. But Westinghouse was soon forced by his backers to renegotiate their contract, with Tesla relinquishing his royalty rights.
          In the 1890s Tesla invented electric oscillators, meters, improved lights and the high-voltage transformer known as the Tesla coil. He also experimented with X-rays, gave short-range demonstrations of radio communication two years before Gugl Marconiielmo and piloted a radio-controlled boat around a pool Madison Square Garden. Together, Tesla and Westinghouse lit the 1891 World's Columbian Exposition in Chicago and partnered with General Electric to install AC generators at Niagara Falls, creating the first modern power station.
          In 1895 Tesla's New York lab burned, destroying years' worth of notes and equipment. Tesla relocated to Colorado Springs for two years, returning to New York in 1900. He secured backing from financier J.P.Morgan and began building a global communications network centered on a giant tower at Wardenclyffe, on Long Island.
          But funds ran out and Morgan balked at Tesla's grandiose schemes.
          Tesla lived his last decades in a New York hotel, working on new inventions even as his energy and mental health faded. His obsession with the number three and fastidious washing were dismissed as the eccentricities of genius. He spent his final years feeding—and, he claimed, communicating with—the city’s pigeons.
          Tesla died in his room on January 7, 1943. Later that year the U.S. Supreme Court voided four of Marconi’s key patents, belatedly acknowledging Tesla’s innovations in radio. The AC system he championed and improved remains the global standard for power transmission.
(Fonte: site da empresa / A+E Networks - partes)

31 de out. de 2011

123i

          O site de imóveis 123i foi criado em 2009. No ano seguinte, 2010, o Grupo Rezek, administrado por José Ricardo Lemos Rezek, dono de uma incorporadora e construtora, tornou-se sócio, comprando 15% do negócio. Hoje, ele tem uma participação de 40% do 123i.
          O 123i ganhou dinheiro até 2015 com a tradicional venda de anúncios online. Um banco de dados com milhares de imóveis em São Paulo, com uma estimativa de preço feita com base na visita de funcionários do site aos prédios e nos contatos com imobiliárias, ajudou a dar notoriedade à empresa e a aproximá-la dos grandes competidores do setor.
          O empreendedor Mauricio Meismith passa metade do dia na frente de três computadores na sala que ocupa na sede do site de imóveis 123i, em São Paulo, do qual é sócio e presidente. Ele acompanha em tempo real o desempenho das vendas de anúncios para o portal e os relatórios sobre que tipo e imóvel os clientes buscam.
          A união dos dois sócios aliou a experiência de Rezek no setor de imóveis com o conhecimento de Meismith em tecnologia. Aos 18 anos, Meismith criou um provedor de internet e, alguns anos depois, um site de hospedagem, o hpG, que esteve entre os mais acessados do país. Rezek, filho do fundador do Grupo Rezek, também começou cedo na carreira, mas por um motivo bastante particular. Quando tinha 16 anos, seu pai sofreu um acidente de carro e ficou tetraplégico. O adolescente teve de assumir os negócios.
          Um sistema de inteligência artificial ajuda a classificar o usuário em bom ou mau candidato a efetivamente comprar uma casa ou um apartamento. Todos os dados, juntamente com os contatos dos usuários, são enviados às incorporadoras e às construtoras que são clientes do 123i, entre elas Gafisa, Tecnisa e Cyrela.
          Considerando dados de março de 2018, o 123i costuma fornecer 20.000 contatos por mês para 60 incorporadoras e construtoras. O site também fatura com a venda de espaço publicitário de cerca de 800 imobiliárias.
(Fonte: revista Exame - 21.03.2018)
          

5 à Sec

     Das mais de 1800 lojas da lavanderia 5 à Sec espalhadas em 30 países, 300 lojas ficam no Brasil. O nome 5 à Sec (Textile Expert) foi criado com base nas cinco características que a companhia francesa busca seguir na execução de seus serviços: rapidez, modernidade, economia, qualidade e satisfação. A palavra "sec", seco em francês, identifica o tipo de lavagem. Está chegando ao Brasil a marca 5 à Fil, franquia que pertence ao grupo francês 5 à Sec. A 5 à Fil faz desde consertos simples, como barras e ajustes, a serviços de costura mais complexos.
(Fonte: jornal Brasil Econômico - 18.05.2010)

3M

     A Minnesota Mining and Manufacturing Company (3M) é fabricante de artigos e utilidades diversas e é dona de marcas bem conhecidas como o Post-it, Scoth-Brite e Durex. Segundo a empresa, a criação do Post-it, em 1977, não foi por acaso. "É o resultado da cultura de inovação cultivada pela 3M desde a década de 1930", diz Art Fry, o inventor, hoje aposentado e uma espécie de embaixador da marca 3M. Segundo o livro Coletânea HSM Management (PubliFolha ed. 2001), quem inventou o Post-It teria sido Spencer Silver, em 1970, mas foi Arthur (Art) Fry, sete anos depois, que reconheceu  sua utilidade e percebeu a grande oportunidade, transformando-o numa máquina de fazer dinheiro.
     Um dos grandes responsáveis pelo sucesso da 3M foi William L. McNight, que entrou como assistente contábil (1907) e logo demonstrou aptidão com suas ideias para produtos melhores e corte de custos e imediatamente entendeu a difícil situação financeira da empresa, nascida em 1902, com a exploração de uma mina no Minnesota, que quase a levou à falência logo depois. Longe dos holofotes, comandou a empresa por 52 anos (1914 a 1966) e de sua cabeça brotaram mandamentos que até hoje são referenciados na companhia.
     Os executivos brasileiros mudam a forma como anotam seus recados na década de 1980, ao utilizarem os bloquinhos amarelos de Post-it.
     Para o Brasil, a companhia tem trazido a fabricação de linhas que antes eram importadas. Foi em 2011 que a 3M trouxe, por exemplo, parte da produção de itens da linha médico-hospitalar, como curativos e materiais de esterilização. Como é tradição na 3M, as pesquisas levam a frentes inéditas. Também em 2011 a empresa intensificou o desenvolvimento de produtos focados na área de extração do petróleo do pré-sal, resultando, por exemplo, na produção, em sua unidade de Ribeirão Preto (SP), de microesferas de vidro utilizadas no isolamento térmico de tubulações que transportam o petróleo em águas profundas.
(Fontes: revista Exame - 11.10.1995 / Wikipedia / jornal Brasil Econômico - 28.05.2012 - Exame Maiores & Melhores 2012 - partes)

Versão em alemão:
     Das Unternehmen wurde im Jahre 1902 gegründet. Die Hauptverwaltung befindet sich in St. Paul/Minnesota. Fünf Geschäftsleute legten damals den Grundstein der "Minnesota Mining & Manufacturing Company" (Vorläufer von 3M), um ein Mineralvorkommen zur Herstellung von Schleifpapier zu nutzen.
     Heute zählen weltbekannte Marken wie Scotch (1925) oder Post-it (1980) zur Produktpalette, die vom Industriekleber über Autozubehör bis hin zu medizinischen Geräten reicht.
Die führende Marktposition wurde durch ständige Zukäufe, national als auch international, erreicht. 3M verfügt über Niederlassungen in mehr als 60 Ländern. In Deutschland ist 3M seit 1951 vertreten (zunächst unter "Minnesota Mining & Manufacturing Company GmbH", 1972 erfolgte die Umfirmierung des Unternehmens in "3M Deutschland GmbH").
     Das Ursprungsunternehmen Minnesota Mining & Manufacturing wurde 1974 in den Dow Jones Industrial aufgenommen - 2002 fand die Namensänderung in 3M statt.
Der Mischkonzern 3M Company fungiert als Dachmarke zahlreicher Produkte, die weltweit zu erwerben sind. Innovationen von 3M finden in vielen Bereichen des Lebens Verwendung.
In fünf Teilbereiche lassen sich die diversen Unternehmensaktivitäten gliedern - Büro & Kommunikation; Medizin & Gesundheit; Sicherheit, Arbeit, Personen & Verkehr; Werbung & Design; Elektro, Elektronik, Telekommunikation.
     Insgesamt verfügt 3M über zahlreiche Basistechnologien und Patente, die zur Entwicklung neuer innovativer Lösungen führen.
(Fonte: Europas Erstes Finanzportal Boerse.de) 

51

          A Caninha 51, ou Cachaça 51, é produzida desde 1951, origem do nome da bebida. A Companhia Müller de Bebidas aparentemente não reconhece esse pormenor a ponto de estampar no rótulo da bebida, seu início em 1959. A produção está, de fato, com a família Müller desde 1959.
          Conforme o site Alambique da Cachaça, a tradicional caninha ou cachaça 51 começou sua história pelas mãos dos irmãos Piccolo no ano de 1951, na pequena cidade de Santa Cruz das Palmeiras, interior de São Paulo. Eles compravam a bebida de pequenos alambiques da cidade vizinha de Pirassununga, engarrafavam em vasilhames de 600 ml e revendiam no varejo da região. Apesar de existirem outras versões para a origem da marca, a verdade é que o produto tem este nome porque foi lançado no ano de 1951.
          Oito anos depois, a pequena empresa engarrafadora de aguardente, que até então se encontrava desativada, foi comprada pela família Müller, que transformou o negócio em uma grande marca, alterando seu nome para Pirassununga 51. Guilherme Müller Filho, um brasileiro de origem alemã, tinha nesta pequena empresa um velho tonel de madeira, uma envasadora, um tampador manual de garrafas, alguns pertences e a marca 51. Parecia pouco, mas foi o suficiente para começar uma grande história de sucesso.
          A empresa possui duas fábricas: uma em Pirassununga, interior de São Paulo e outra no Cabo de Santo Agostinho, região metropolitana de Recife, em Pernambuco.
          Sua sede operacional fica na cidade de Pirassununga e seus conhecidos tonéis ficam à margem da pista sul da Rodovia Anhanguera, a SP-330, no km 210, na conhecida Unidade Taboão. A empresa ainda possui uma destilaria na cidade vizinha de Porto Ferreira, na Fazenda Lageado.
          Hoje, a Pirassununga 51, conhecidíssima pelo slogan "Uma boa ideia" é exportada para mais de 50 países, sendo os principais: Chile, Portugal, Espanha, Alemanha, Estados Unidos, Itália, Suíça e Japão com o nome oficial: "Cachaça 51". O Brasil conseguiu o registro do termo "cachaça" para exclusividade no uso, assim como o México tem a Tequila e a França, o Champagne.
          O slogan "51 - uma ideia", que se tornou um clássico na lembrança dos brasileiros, foi criado em 1978 pela ex-publicitária Magy Imoberdorf, que depois se tornou artista plástica.
          Além da famosa garrafa de 1 litro (965ml) que circula por todo o mercado nacional, há também a versão de 500ml, feita em vidro e a lata de 350ml. A Companhia Müller de Bebidas produz ainda: a Caninha 29, a Caipirinha Mix, a Terra Brazilis, a 51 Ice, o Conhaque Domus e a 51 Black.
          Visando preservar o espaço já ocupado no exterior, a Companhia Müller de Bebidas conseguiu que fosse cancelado o registro, na Europa, da marca de aguardente "61 - A Nossa Alegria" (também brasileira, fabricada pela Missiato Indústria e Comércio), com o argumento de que a concorrente pode ser facilmente confundida com a Cachaça 51, presente em alguns países da Europa. Nessa época (dezembro de 2003), a Cachaça 51 já era marca registrada em Portugal, Dinamarca, Reino Unido, Espanha e Áustria.
          No final de dezembro de 2014, a família Müller tem uma grande perda. Morre Marcelo Müller, neto do fundador, sua esposa e a filha de dois anos, num acidente de helicóptero no litoral de São Paulo. Marcelo havia cuidado no início daquele ano do rejuvenescimento da marca 51, numa grande campanha de marketing. Resta saber se uma perda dessa magnitude fará com que os filhos do fundador Guilherme Müller, Benedito e Luiz Augusto Müller (este, pai de Marcelo), vão apaziguar os ânimos na ferrenha disputa que travam nos tribunais pelo controle da empresa.
          Em meados de 2019 a empresa decide entrar em um novo mercado: o de uísques. Para isso fez uma parceria com a destilaria escocesa White & Mackay para lançar a marca Old Eagle, que será exclusiva no mercado brasileiro.
(Fonte: Wikipedia / jornal Folha de S.Paulo - Mariana Agunzi - 25.06.2016 / site: Alambique da Cachaça  revista Exame - 24.07.2019 - partes)

7 Belo

          A Bala 7 Belo faz sucesso desde 1990.
          Sua clássica embalagem preta com a famosa carta 7 do baralho aliadas ao seu sabor de framboesa fizeram e ainda fazem parte da vida dos brasileiros. Há quem diga que foi a melhor bala já inventada!
          Qual criança nunca chupou uma bala dessa durante a aula ou depois do lanche do intervalo? Não podia faltar em nenhuma cantina de escola.
          Em 2001 a bala 7 Belo passou a ser vendida pela Arcor. A Arcor aumentou seu portfólio e seus negócios com a aquisição de marcas de guloseimas já conhecidas pelo consumidor brasileiro, como Kid’s, Poosh, Amor, Pirapito e 7 Belo.