31 de out de 2011

51

          A Caninha 51, ou Cachaça 51, é produzida desde 1951, origem do nome da bebida. A Companhia Müller de Bebidas aparentemente não reconhece esse pormenor a ponto de estampar no rótulo da bebida, seu início em 1959. A produção está, de fato, com a família Müller desde 1959.
          Conforme o site Alambique da Cachaça, a tradicional caninha ou cachaça 51 começou sua história pelas mãos dos irmãos Piccolo no ano de 1951, na pequena cidade de Santa Cruz das Palmeiras, interior de São Paulo. Eles compravam a bebida de pequenos alambiques da cidade vizinha de Pirassununga, engarrafavam em vasilhames de 600 ml e revendiam no varejo da região. Apesar de existirem outras versões para a origem da marca, a verdade é que o produto tem este nome porque foi lançado no ano de 1951.
          Oito anos depois, a pequena empresa engarrafadora de aguardente, que até então se encontrava desativada, foi comprada pela família Müller, que transformou o negócio em uma grande marca, alterando seu nome para Pirassununga 51. Guilherme Müller Filho, um brasileiro de origem alemã, tinha nesta pequena empresa um velho tonel de madeira, uma envasadora, um tampador manual de garrafas, alguns pertences e a marca 51. Parecia pouco, mas foi o suficiente para começar uma grande história de sucesso.
          A empresa possui duas fábricas: uma em Pirassununga, interior de São Paulo e outra no Cabo de Santo Agostinho, região metropolitana de Recife, em Pernambuco.
          Sua sede operacional fica na cidade de Pirassununga e seus conhecidos tonéis ficam à margem da pista sul da Rodovia Anhanguera, a SP-330, no km 210, na conhecida Unidade Taboão. A empresa ainda possui uma destilaria na cidade vizinha de Porto Ferreira, na Fazenda Lageado.
          Hoje, a Pirassununga 51, conhecidíssima pelo slogan "Uma boa ideia" é exportada para mais de 50 países, sendo os principais: Chile, Portugal, Espanha, Alemanha, Estados Unidos, Itália, Suíça e Japão com o nome oficial: "Cachaça 51". O Brasil conseguiu o registro do termo "cachaça" para exclusividade no uso, assim como o México tem a Tequila e a França, o Champagne.
          O slogan "51 - uma ideia", que se tornou um clássico na lembrança dos brasileiros, foi criado em 1978 pela ex-publicitária Magy Imoberdorf, que depois se tornou artista plástica.
          Além da famosa garrafa de 1 litro (965ml) que circula por todo o mercado nacional, há também a versão de 500ml, feita em vidro e a lata de 350ml. A Companhia Müller de Bebidas produz ainda: a Caninha 29, a Caipirinha Mix, a Terra Brazilis, a 51 Ice, o Conhaque Domus e a 51 Black.
          Visando preservar o espaço já ocupado no exterior, a Companhia Müller de Bebidas conseguiu que fosse cancelado o registro, na Europa, da marca de aguardente "61 - A Nossa Alegria" (também brasileira, fabricada pela Missiato Indústria e Comércio), com o argumento de que a concorrente pode ser facilmente confundida com a Cachaça 51, presente em alguns países da Europa. Nessa época (dezembro de 2003), a Cachaça 51 já era marca registrada em Portugal, Dinamarca, Reino Unido, Espanha e Áustria.
          No final de dezembro de 2014, a família Müller tem uma grande perda. Morre Marcelo Müller, neto do fundador, sua esposa e a filha de dois anos, num acidente de helicóptero no litoral de São Paulo. Marcelo havia cuidado no início daquele ano do rejuvenescimento da marca 51, numa grande campanha de marketing. Resta saber se uma perda dessa magnitude fará com que os filhos do fundador Guilherme Müller, Benedito e Luiz Augusto Müller (este, pai de Marcelo), vão apaziguar os ânimos na ferrenha disputa que travam nos tribunais pelo controle da empresa.
(Fonte: Wikipedia / jornal Folha de S.Paulo - Mariana Agunzi - 25.06.2016 / site: Alambique da Cachaça - partes)

2 comentários :

Website disse...

OlÁ amigo, muito bom o blog.

Você continua atualizando ?

Abraços,

Hugo

Origem das Marcas disse...

Caro amigo Hugo. Obrigado pela leitura e pelo elogio. Continuamos, sim, a atualizar o blog. Temos quase certeza, que neste 2º semestre de 2015, conseguiremos empreender um ritmo forte de trabalho, com novas marcas e atualização das já existentes.