Total de visualizações de página

7 de abr. de 2024

New Era (bonés)

          A companhia fabricante de bonés New Era foi fundada em 1920 e ficou conhecida mundialmente 
pelos bonés do time de beisebol New York Yankees. No Brasil, chegou em 2018.
          A empresa tem parceria com as principais ligas esportivas americanas – NBA (basquete), NFL 
(futebol americano) e MLB (beisebol).
         A New Era tem um plano bem “brasileiro” para o crescimento dos negócios. Vê o Brasil como um mercado estratégico para expandir os negócios na América Latina. Por aqui, a empresa, –, prepara uma expansão no varejo físico e no e-commerce, com a expectativa de alcançar a marca de 150 lojas até o fim de 2024.O presidente global da companhia, Jim Grundtisch, disse, em entrevista ao Estadão, que o Brasil está no topo da lista de prioridades da companhia. Segundo ele, o País é responsável por mais de 50% do faturamento na região da América Latina, o que leva a empresa a focar seu crescimento por aqui no varejo direto ao consumidor final, e não mais na distribuição via canais secundários, como fazia antes.  Se no passado a estratégia visava a distribuição para revendedores, agora o plano é se conectar com o cliente final. O executivo conta que o projeto de expansão passa pela abertura de novas lojas 
conceito, que além de bonés vendem o “estilo de vida” da marca.
          Para a professora da ESPM e especialista em moda e mercado de luxo, Katherine Sresnewsky, o processo de expansão da New Era no Brasil passa por gargalos em relação à produção dos bonés, integração do processo de franquias e, principalmente, da conexão da marca com o público local, o que pode impulsionar, ou não, a marca para uma nova fase dos negócios no país. A especialista explica que a categoria em que a New Era atua tem uma peculiaridade que atrai os concorrentes por causa da atemporalidade do produto, que não sofre com variações de estações, ou modismos. “Não tem verão e inverno, cor da moda, o boné do New York Yankees é igual há 100 anos.
          Nos Estados Unidos, os movimentos recentes da empresa para melhorar a governança e a expansão dos negócios fora do país reacenderam as especulações sobre uma possível abertura de capital na Bolsa de Nova York. Em sua visita ao Brasil, Grundtisch apresentou ao mercado o novo vice-presidente para América Latina, David Pérez Padilla, que atuará no México, dirigindo as operações nos demais países da região. A avaliação de pessoas ouvidas pela reportagem é de que a chegada de Padilla é mais um movimento para melhorar a governança da companhia – ainda vista como familiar –, descentralizando os negócios e preparando o caminho para a abertura de capital.
          Uma das maiores fabricantes de bonés do mundo a New Era produz cerca de 10 milhões de bonés por mês, principalmente na China, que são distribuídos para a venda em 125 países. O Brasil está entre os cinco maiores mercados da New Era. Além do interesse pelos bonés, o potencial de consumo para outros itens da marca é um atrativo extra para o investimento aqui. O presidente de operações no Brasil, Artur Regen, conta que a venda de bonés representa 50% das receitas da New Era no país, enquanto a outra metade vem da venda dos demais itens do catálogo da empresa. Regen conta também que, no Brasil, a expansão do catálogo de moda deve se dar por meio de parcerias com nomes tradicionais do mercado local, como o estilista Alexandre Herchcovitch, que assina uma coleção para a marca. As vendas no atacado representam hoje metade das vendas da marca no país, enquanto a venda direta feita 
em lojas próprias e franquias são 40%. Os 10% restantes vêm do ecommerce, diz Regen.
          No Brasil, a marca de bonés tem 12 lojas próprias (das quais nove são no modelo outlets, duas unidades “conceito” e um quiosque no shopping Cidade Jardim), e 124 franquias, além de 2,5 mil lojas multimarcas que revendem seus produtos. São números de abril de 2024, perfazendo um total de 136 unidades.
(Fonte: Estadão - 07.04.2024)

Nenhum comentário: