A startup Tractian nasceu em 2019 pelas mãos de Igor Marinelli e de Gabriel Lameirinhas e tem
sede em Atlanta, nos Estados Unidos,
A empresa é especializada em sensores de IA (inteligência artificial) para indústrias e linhas de produção de fábricas. A companhia usa esses equipamentos para monitorar e antecipar possíveis falhas elétricas e mecânicas em maquinário industrial antes que parem de funcionar.
O Brasil ainda tem muitos aspectos para melhorar antes de prosperar no mercado de inteligência
artificial, mas o celeiro de talentos é grande por aqui, afirma Igor Marinelli, CEO da startup Tractian.
A empresa apareceu em abril em um ranking da revista Forbes, que listou as 50 startups de IA mais importantes de 2024. A solução de monitorar e antecipar possíveis falhas elétricas e mecânicas em maquinário industrial antes que parem de funcionar, rendeu para a empresa o título de primeira startup de manufatura a ser incluída na lista da Forbes.
“Eu acho que estamos muito próximos do primeiro unicórnio industrial de manufatura”, afirmou Marinelli, em entrevista ao Estadão. Apesar de ter sede em Atlanta, nos EUA, a empresa tem a alma brasileira dos fundadores e serve o país com um escritório em São Paulo – além da operação americana
e no México.
"A gente nasceu com a tese de ser um copiloto industrial, mas (isso foi) em uma época infértil de tecnologias que pudéssemos utilizar. Então, a gente quebrou muito a cabeça para conseguir executar esse sonho, mas a tese nunca foi fazer o serviço (braçal) pelo cliente, mas fazer com que a tecnologia fizesse esse serviço para ele. Achamos incrível quando o ChatGPT e as ferramentas de IA se popularizaram, porque estávamos bem posicionados em termos de dados. Tínhamos todos os dados de funcionamento de máquinas e milhões de manuais de fabricantes que estavam prontos para ser processados. Faltava o modelo (de IA)", explicou Marinelli.
(Fonte: Estadão - 13.05.2024)
O blog "Origem das Marcas" visa identificar o exato momento em que nasce a marca, especialmente na definição do nome, seja do produto em si, da empresa, ou ambos. "Uma marca não é necessariamente a alma do negócio, mas é o seu nome e isso é importante", (Akio Morita). O blog também tenta apresentar as circunstâncias em que a empresa foi fundada ou a marca foi criada, e como o(a) fundador(a) conseguiu seu intento. Por certo, sua leitura será de grande valia e inspiração para empreendedores.
Total de visualizações de página
13 de mai. de 2024
Tractian
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário