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30 de nov. de 2023

Savoy Cosméticos

          Em novembro de 2015, a Hypermarcas, hoje Hypera Pharma, vendeu sua unidade de fabricação e comercialização de cosméticos para a Coty, por R$ 3,8 bilhões.
          A operação consiste em passar os ativos relacionados ao negócio de cosméticos da Hypermarcas e da sua controlada Cosmed Indústria de Cosméticos e Medicamentos para a Savoy Indústria de Cosméticos, que posteriormente passará a ser uma subsidiária da Novitá, que será transferida para a Coty, assim que todas as condições da venda do negócio de cosméticos para a empresa francesa forem cumpridas.
          O conselho da Hypermarcas aprovou aumento de capital da Savoy em R$ 60,096 milhões, com a emissão de 3,040 bilhões de novas ações ON, que seriam totalmente subscritas pela própria Hypermarcas e pela Cosmed até o dia 31 de dezembro de 2015.
          Ao mesmo tempo, o conselho da Hypermarcas aprovou uma cisão parcial da Savoy, que passará para a Active Indústria de Cosméticos ativos e passivos relacionados ao negócio de fraldas, com efeitos contábeis a partir de 31 de dezembro (2015).
          O conselho aprovou ainda a aquisição de 2,994 bilhões de ações da Savoy, por parte da Cosmed, pelo valor de R$ 59,186 milhões, para que a Savoy volte a ser uma subsidiária integral da Hypermarcas. A partir daí, os ativos de cosméticos e as ações da Savoy detidas pela Hypermarcas passarão para a Novitá, que passará a ter controle integral da Savoy.
          Para isso, o conselho da Hypermarcas aprovou o capital social da Novitá em R$ 313,666 milhões, mediante a emissão de 313,666 milhões de novas ações ON da Novitá, que serão totalmente adquiridas pela Hypermarcas.
          Todas essas ações passariam por deliberação de assembleias realizadas pela Savoy, pela Active e pela Novitá realizadas entre os dias 14 e 16 de dezembro de 2015.
          A Hypermarcas informou, em fins de dezembro de 2015, em fato relevante, que concluiu a transferência das marcas de cosméticos que possuía para a Coty Geneva, uma afiliada da Coty. A operação, avaliada em R$ 3,8 bilhões, já foi aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
          A Savoy é uma empresa voltada a desempenhar atividades de pesquisa, inovação, desenvolvimento, fabricação e industrialização de cosméticos, produtos de perfumaria e higiene pessoal para o mercado brasileiro e exportação para América Latina. A Savoy atua com conhecidas marcas, como Risqué, Monange, Paixão, Bozzano, Koleston, Wella, entre outras. A empresa, pertencente ao Grupo Coty Inc. no Brasil, conta com unidades em Barueri (Grande SP) e Senador Canedo (GO).
(Fonte: Exame - 18.12.2015 / Globo - 28.12.2015 / LinkedIn - partes)

29 de nov. de 2023

Skims

          Única marca a não ocupar um lugar de luxo, a Skims nasceu em setembro de 2019 – e se as marcas das irmãs do clã Kendall-Kardashian patinam aqui e ali, a Skims se destaca por algo um tanto óbvio, mas raro: solidez.
          Se o top 3 do mais recente trimestre não impressiona tanto, afinal sabemos que Miu Miu, Loewe e Prada são onipresentes em influência e importância, a décima sétima colocada chama a atenção: a Skims, de Kim Kardashian.
          Em menos de cinco anos, a etiqueta que tem como foco cintas modeladoras e underwear, conseguiu se estabelecer em um mercado altamente competitivo e em um território bem nichado.
          Tudo isso isso sem possuir sequer uma única loja própria. A marca pode ser encontrada em endereços específicos da rede Nordstrom, na canadense Ssense e Net-A-Porter (três pontos de venda com diretrizes e públicos bem distintos).
          Em julho de 2023 a empresa foi avaliada em 4 bilhões de dólares, se tornando um case não apenas midiático, mas um negócio promissor muito bem estruturado – tão estruturado que compete de igual para igual com marcas com décadas à frente e pertencentes a conglomerados gigantescos.
          Kim não está sozinha. Ao seu lado estão Emma Grede e Jeans Grede, dois nomes bem conhecidos entre coaches norte-americanos, já que estão envolvidas em outros projetos e companhias tão bilionárias quanto.
          Num momento que o mercado de lingerie estava um tanto perdido, a Skims se lançou tendo desde sua criação um mote bem inteligente: “Solutions for Every Body”, “The Next Generation of underwear, loungewear e shapewear”.
          Sem se apoiar na imagem de Kim (não que ela não dê as caras e não faça despretensiosamente publis quase diárias), sem logos e sinais de identidade facilmente reconhecíveis, a Skims parece se destacar por uma facilidade em compreender as variedades de corpos sem grandes artifícios. Aliás aqui cabe mais variedade do que a famigerada diversidade – por mais que seja curioso numa mesma marca ter Cardi B e Hari Nef entre seus rostos (e corpos) recentes.
          É no mínimo interessante que, em um período onde as marcas se debruçam para criar imagens de impacto, criar storytellings e eventos megalomaníacos, uma marca se destaque por ir justamente por um caminho quase contrário.
          Esse senso de espontaneidade, facilidade e comunicação direta, sem dúvidas, tem sido ingredientes-chave no percurso ultra promissor da marca.
(Fonte: UOL - 19.10.2023)

28 de nov. de 2023

Wella

          A empresa de cosméticos Wella foi criada em 1880 pelo cabeleireiro alemão Franz Ströher. É dona das marcas Sebastian, Nioxin, OPI (esmaltes), weDo/, Koleston, Soft Color e Blondor. A Sebastian, focada em tratamentos profissionais, é considerada uma das principais apostas do grupo no mercado nacional.          
          No Brasil, a Wella atua na área de coloração e tratamento capilar desde a década de 1950.
          Em julho de 2015 a Coty adquire a divisão de produtos de beleza da P&G (Procter & Gamble) por US$ 12,5 bilhões. Entre as marcas adquiridas estão os corantes para cabelo Wella, Koleston e Soft Color.
          “O que estamos vendo são mudanças de estilo acontecendo rapidamente. As pessoas querem ficar loiras, depois morenas e tingir de rosa. O cinza natural é uma cor de cabelo que vimos mais durante a pandemia. Agora, as pessoas estão voltando aos tratamentos capilares. Eles também vão ao salão para deixar seus cabelos grisalhos mais naturais”, disse Annie Young-Scrivner, CEO global da Wella Company desde dezembro de 2020, quando a Coty vendeu 60% da Wella para a empresa de investimentos Kohlberg Kravis and Roberts (KKR) por US$ 2,5 bilhões. .
          Ao longo de 2021, a KKR comprou mais ações, deixando a Coty com uma participação de 25,9%, avaliando a Wella em US$ 100 bilhões. Em julho deste ano, a Coty anunciou que vendeu outros 3,6% para a IGF Wealth Management por US$ 150 milhões. A KKR agora detém 74% da Wella e a Coty pouco mais de 22%.
          A Sra. Young-Scrivner comanda uma empresa que abrange 127 países; O Brasil está entre seus dez principais mercados. A Wella comercializa oito marcas no mercado nacional, entre elas a Wella Professionals, líder no mercado brasileiro de tinturas utilizadas em salões de beleza há oito anos.
          No mercado de tratamentos capilares, a Wella ultrapassou a gigante francesa L’Oréal, que perdeu o primeiro lugar, e a holandesa Keune, segundo dados (de 2023) da consultoria Factor Kline. No entanto, quando se consideram os produtos capilares vendidos em supermercados e farmácias, a Wella tem uma participação muito menor e concorre com pesos pesados como Unilever, L’Oréal – novamente, e Procter & Gamble.
          Para consolidar sua presença no mercado brasileiro, a Wella aposta em parcerias com cabeleireiros – visando alcançar mais de 300 mil parcerias com treinamentos presenciais e online – e eventos como o Wella Win. Em setembro de 2023, lançou um segundo estúdio para profissionais em Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro, semelhante à primeira unidade localizada na Avenida Paulista, em São Paulo.
          “Nosso maior mercado hoje é a Europa, mas a maior oportunidade de crescimento está nas Américas. No Brasil, somos número um em participação de mercado, com cerca de 22%. No entanto, ainda temos 78% para conquistar”, disse o CEO global, fazendo uma média dos mercados de tintura e tratamento profissional. A Sra. Young-Scrivner é chinesa e mora nos Estados Unidos desde a infância. Antes de liderar a Wella, ela liderou negócios na PepsiCo e na Starbucks.
          A Wella possui uma única fábrica instalada no Brasil, no estado de Goiás, e busca fabricantes parceiros para produzir localmente parte do portfólio importado. Como parte dos planos para 2024, especificamente em fevereiro, a empresa prevê iniciar a operação do seu primeiro centro de distribuição no país, localizado em Extrema, no estado de Minas Gerais.
(Fonte: Valor - 09.07.2015 / 29.09.2023 - partes)

27 de nov. de 2023

Scion Capital

          O fundo de hedge Scion Capital foi fundado em 2000 pelo investidor americano e gestor de fundos de hedge Michael James Burry nascido em 1971.
          Burry nasceu e cresceu em San Jose, Califórnia. Ele tem ascendência Rusyn. Aos dois anos de idade, ele perdeu o olho esquerdo devido ao retinoblastoma e desde então tem uma prótese ocular.
Burry dirigiu o Sion Capital de 2000 a 2008, antes de fechá-lo para se concentrar em seus investimentos pessoais. Ele é mais conhecido por estar entre os primeiros investidores a prever e lucrar com a crise das hipotecas subprime que ocorreu entre 2007 e 2010.
          Michael Burry estudou economia e medicina na Universidade da Califórnia, em Los Angeles, obteve um diploma de MD pela Faculdade de Medicina da Universidade Vanderbilt, e iniciou, mas não terminou, sua residência em patologia no Centro Médico da Universidade de Stanford. Enquanto estava de folga à noite, ele trabalhava em seu hobby: investimentos financeiros.
          Apesar de não praticar, Burry manteve sua licença como médico ativa no Conselho Médico da Califórnia, incluindo requisitos de educação continuada.
          Após a faculdade de medicina, Burry trabalhou como residente de neurologia do Stanford Hospital e, em seguida, residente de patologia do Stanford Hospital.
          Ele então saiu para iniciar seu próprio fundo de hedge. Ele já havia desenvolvido uma reputação como investidor ao demonstrar sucesso em investimentos em valor, sobre o qual escreveu em painéis de mensagens no site de discussão de ações Silicon Investor a partir de 1996. Teve tanto sucesso com suas escolhas de ações que atraiu o interesse de empresas como como Vanguard, White Mountains Insurance Group e investidores proeminentes como Joel Greenblatt. Burry tem uma compreensão estritamente tradicional de valor. Ele disse mais de uma vez que seu estilo de investimento é baseado no livro Security Analysis, de Benjamin Graham e David Dodd, de 1934: "Toda a minha seleção de ações é 100% baseada no conceito de margem de segurança."
          Depois de encerrar seu site em novembro de 2000, Burry fundou o fundo de hedge Scion Capital, financiado por uma herança e empréstimos de sua família. Ele o nomeou em homenagem a The Scions of Shannara (1990), de Terry Brooks, um de seus romances favoritos. Ele rapidamente obteve lucros extraordinários para seus investidores. De acordo com o autor Michael Lewis, "em seu primeiro ano completo, 2001, o S&P 500 caiu 11,88%. O Scion subiu 55%. No ano seguinte, o S&P 500 caiu novamente, 22,1%, e o Scion subiu novamente: 16%. No ano seguinte, 2003, o mercado de ações finalmente deu uma reviravolta e subiu 28,69%, mas Burry venceu novamente, com retornos de 50%. No final de 2004, ele administrava US$ 600 milhões e rejeitava dinheiro." Burry conseguiu alcançar estes retornos, em parte, vendendo a descoberto ações de tecnologia sobrevalorizadas no auge da bolha da Internet.
          Em 2005, Burry começou a focar no mercado subprime. Através da sua análise das práticas de empréstimos hipotecários em 2003 e 2004, ele previu corretamente que a bolha imobiliária entraria em colapso já em 2007. A sua investigação sobre os valores dos imóveis residenciais convenceu-o de que as hipotecas subprime, especialmente aquelas com taxas "provocativas", e os títulos baseados nestas hipotecas começariam a perder valor quando as taxas originais fossem substituídas por taxas muito mais elevadas, muitas vezes apenas dois anos após o início. Esta conclusão levou-o a vender a descoberto no mercado, persuadindo a Goldman Sachs e outras empresas de investimento a venderem-
lhe swaps de incumprimento de crédito contra negócios subprime que ele considerava vulneráveis.
          Pelo menos dois anos antes, portanto, o californiano percebeu a fragilidade dos títulos lastreados em dívidas imobiliárias “subprime”, apostou contra estes papéis e, quando veio a queda, fez uma fortuna para si e para seus clientes, enquanto instituições tradicionais quebravam.
          Durante os seus pagamentos para os credit default swaps, Burry sofreu uma revolta dos investidores, onde alguns investidores no seu fundo temeram que as suas previsões fossem imprecisas e exigiram a retirada do seu capital. A análise de Burry, entretanto, mostrou-se correta: ele obteve um lucro pessoal de US$ 100 milhões e um lucro para seus investidores restantes de mais de US$ 700 milhões.  A Scion Capital finalmente registrou retornos de 489,34% (líquidos de taxas e despesas) entre seu início em 1º de novembro de 2000 e junho de 2008. O S&P 500, amplamente considerado como referência para o mercado dos EUA, retornou pouco menos de 3%, incluindo dividendos sobre no 
mesmo período.
          De acordo com seu site, Burry liquidou suas posições curtas em credit default swaps até abril de 2008 e não se beneficiou dos resgates de 2008 e 2009. Posteriormente, ele liquidou sua empresa para se concentrar em seus investimentos pessoais.
          Num artigo de opinião de 3 de Abril de 2010 para o The New York Times, Burry argumentou que qualquer pessoa que estudasse cuidadosamente os mercados financeiros em 2003, 2004 e 2005 poderia ter reconhecido o risco crescente nos mercados subprime. Ele culpou os reguladores federais por não darem ouvidos aos avisos de fora de um círculo fechado de conselheiros.
          Em 2013, Burry reabriu seu fundo de hedge, desta vez chamado Scion Asset Management, apresentando relatórios como consultor de relatórios isentos (ERA) ativo no estado da Califórnia e aprovado pela SEC. Ele concentrou grande parte de sua atenção no investimento em água, ouro e terras agrícolas. Ele disse: "Água doce e limpa não pode ser considerada garantida. E não é - a água é política e litigiosa."
          Burry iniciou posições vendidas na Tesla antes ou por volta do início de dezembro de 2020, de acordo com um tweet agora excluído e provavelmente adicionado às suas posições vendidas depois que a capitalização de mercado da Tesla ultrapassou esse valor do Facebook. Burry previu que as ações da Tesla entrariam em colapso como a bolha imobiliária, dizendo que "minha última Big Short ficou cada vez maior e MAIOR" e provocou os touros da Tesla para 'aproveitar enquanto dura'. Em maio de 2021, relatou que detinha opções de venda sobre mais de 800.000 ações da Tesla. Em outubro de 2021, após um aumento de 100% no valor das ações da Tesla, ele revelou que não estava mais operando a descoberto. Durante o segundo trimestre de 2021, ele supostamente detinha opções de venda avaliadas em quase US$ 31 milhões no índice de inovação ETF ARKK gerenciado pela Ark Invest.
          Em agosto de 2023, foi amplamente divulgado que o fundo de hedge de Burry, Scion Asset Management, havia feito uma aposta de US$ 1,6 bilhão na quebra do mercado de ações dos EUA. Os registros de títulos mostraram que Burry detinha opções de venda tanto no S&P 500 quanto no Nasdaq-100 no final do segundo trimestre de 2023. Embora as opções de venda tenham sido amplamente divulgadas como sendo 93% de todo o portfólio da Scion, isso é enganoso, já que o valor de US$ 1,6 bilhão é baseado no valor máximo possível que as opções de venda poderiam atingir, e não no valor pelo qual foram realmente compradas. Além disso, os ativos sob gestão da Scion são de US$
237.971.170, significativamente inferiores a US$ 1,6 bilhão.
(Fonte: Wikipédia)

26 de nov. de 2023

Barzel Properties

          A Barzel Properties foi fundada pelo ex-executivo da Cyrela, Nessim Sarfati, em 2015.
          A Barzel aproveita seca de crédito a empresas para comprar imóveis em ‘saldão’. O sócio-fundador da Barzel, Nessim Sarfati, tem larga experiência nesse tipo de empreitada. Ele passou quase 20 anos na Cyrela, onde recebeu a missão de comprar mais de uma dezena de prédios de escritórios em São Paulo por valores abaixo de mercado. O trabalho deu origem à Cyrela Commercial Properties, hoje Syn.
          Esse currículo deu confiança para Nessim fundar a Barzel. De lá para cá, comprou prédios de escritórios, galpões e imóveis de varejo. A lista inclui o Edifício Pinheiro One, antiga sede da Odebrecht. Em maio de 2023, arrematou cinco centros de distribuição e cinco lojas do Carrefour Brasil por R$ 1,2 bilhão.
          A filosofia por trás de todos estes negócios está na máxima de que é na hora da compra (a um precinho camarada) que se ganha dinheiro numa transação imobiliária, e não na hora da venda (esperando atingir um preço mais alto). Nesse meio tempo, os prédios ganham um “banho de administração”, que pode envolver reforma e ajustes em contratos.
          Para Nessim, há vários motivos para crer que muitas empresas vão topar vender imóveis a valores atraentes. Um deles é a taxa de juros alta nos Estados Unidos, na Europa e Brasil. Isso deve levar multinacionais e grupos locais a venderem imóveis para reforçar o caixa, já que os financiamentos estão mais custosos.
          Outro ponto é a crise de varejistas, como Americanas, Marisa, TokStok e outras. Para elas, faz sentido vender imóveis para focar nas operações. Nessim não revela nomes, mas diz que mantém conversas com empresas assim.
          Por fim, há uma secura de investimento em equity (participação societária). Há mais de dois anos não são realizadas ofertas públicas iniciais de ações na Bolsa, via tradicional para capitalização de empresas. Mais uma vez, a venda de imóveis pode ser uma saída.
          Em novembro de 2023, a Barzel Properties,definiu sua estratégia para 2024. Com muito dinheiro à mão, oriundo de parceria com o GIC (sigla em inglês para Corporação de Investimentos do Governo de Cingapura), fundo soberano da cidade-estado asiática, o grupo vai mirar as chamadas “compras oportunísticas”, isto é: imóveis de qualidade, cujo dono aceite negociar a um preço reduzido em troca da liquidez imediata, algo que combina bem com a temporada de escassez de crédito a taxas módicas para empresas. Entre as razões que o grupo vê para encontrar empresas dispostas a vender a bons preços estão as altas taxas de juros e a crise das varejistas.
          A Barzel Properties é uma das maiores gestoras de investimentos imobiliários do Brasil, com R$ 6,5 bilhões em ativos no portfólio, considerando dados de novembro de 2023.
(Fonte: Estadão - 24.11.2023)

25 de nov. de 2023

Canetas Birome

          Antes de existir o computador, existia a caneta esferográfica, e sua invenção transformou a escrita e a comunicação humana como uma tecnologia verdadeiramente revolucionária. Essa história começa no final do século XIX, com a primeira patente de uma caneta com uma esfera rolante na ponta registrada pelo inventor norte-americano John J. Loud em 1888, mas só se tornaria realmente popular e eficaz na década de 1930, pelas mãos do jornalista húngaro naturalizado argentino László József Bíró.
          O modelo de Loud foi desenvolvido para ser uma caneta capaz de escrever em superfícies duras, e utilizava aço com a esfera na ponta. A aplicação, portanto, era limitada e distante da eficácia que a caneta esferográfica como conhecemos viria a trazer: a caneta de Loud não fez sucesso, e a patente original simplesmente expirou. Mais de 20 anos após a morte de Loud, o jornalista e editor László Bíró desenvolveu uma nova versão de uma caneta esferográfica, utilizando uma tinta diferente.
          Mais leve, fina e portátil, a invenção foi chamada de Birome, e utilizava uma tinta de jornal, porém um pouco mais grossa, desenvolvida pelo irmão de László, György Bíró, que também havia fugido do nazismo na Europa para a Argentina ao lado do irmão. A esfera era molhada no cartucho interno da tinta e, assim, a Birome permitiu uma escrita fácil e macia sobre qualquer tipo de papel, e principalmente que secava rapidamente, resolvendo assim os problemas das velhas canetas tinteiro.
          A caneta esferográfica tornou-se inicialmente um grande sucesso na Argentina, e ganhou o planeta após as empresas Eversharp Co. e Eberhard Faber Co. adquirirem o direito de venderem a Birome nos EUA e no resto do mundo. A invenção transformou por completo a escrita e mesmo a comunicação humana, facilitando a escrita de cartas, cartões postais, trabalhos e livros. Em 1945, o empresário francês Marcel Bich comprou a patente da caneta de Biró, para tornar a esferográfica o principal produto de sua empresa, a Bic.
          Não é por acaso, portanto, que o Dia do Inventor é comemorado na Argentina em 29 de setembro, data de nascimento do inventor. László József Bíró faleceu em Buenos Aires em 1985, aos 86 anos de idade, mas sua invenção permanece atual, funcional e imortal, sendo utilizada em toda parte: estima-se que a Bic já tenha vendido mais de 100 bilhões de canetas esferográficas em todo o mundo.
(Fonte: hypeness - 14.07.2022 - Vitor Paiva (redator))

À esquerda, a Birome, primeira esferográfica do mundo; à direita, um anúncio da caneta na Argentina

À esquerda, a Birome, primeira esferográfica do mundo; à direita, anúncio da caneta na Argentina

24 de nov. de 2023

Gulliver Brinquedos

          A Gulliver Brinquedos foi fundada em 1973 pelos filhos do empresário espanhol Mariano Lavin Ortiz, que na década de 1950 era proprietário de uma fábrica de brinquedos em Madri e que em 1959 se mudou para o Brasil com a família.
          Inicialmente, eram brinquedos feitos de PVC, que evoluíram depois para diversos processos de transformação de plásticos, produzindo miniaturas pintadas artesanalmente, baseadas em seriados de TV.
          Nos anos 1980, estabeleceu parcerias com empresas de fora do país e passou também a importar brinquedos.
          Ao longo se sus cinco décadas de história a empresa produziu brinquedos icônicos, como o Forte Apache, personagens como Batman e Robin, Super-Homem, Mulher-Maravilha, Homem-Aranha, Hulk, Capitão América, Homem de Ferro, além das bonecas Agarradinha, da Turma da Mônica e, mais recentemente, a miniatura do jogador Neymar.
          Na crise de 2008, com o Real desvalorizado 47% em relação ao dólar, a empresa foi fortemente atingida. O faturamento da companhia despencou de R$ 35 milhões para menos de R$ 8 milhões entre 2011 e 2016. Até que em agosto de 2017, com problemas financeiros, a Gulliver entrou com o pedido de recuperação judicial..
          Em fins de novembro de 2023, a fábrica desativada da Brinquedos Gulliver, de São Caetano do Sul, entrou em leilão, com lance mínimo de R$ 74.777.511,00. O edital do leilão está no site da Leje (Leilão Virtual Eletrônico) e descreve os dois terrenos da tradicional empresa que estão à venda da seguinte forma: “Imovel I, lote de terreno urbano, em esquina, com área de 4.413,97 m² e área edificada de 8.687,00 m², em dois pavimentos. Imóvel II, lote de terreno urbano com área de 2.864,00 m² e área edificada de 2,864,00 m²”.
          Além de detalhar a localização dos imóveis. “Próximo a estabelecimentos comerciais mistos, galpões e nas proximidades do ParkShopping São Caetano e do Centro Médico São Luiz”.
          A primeira fase do leilão fica aberta até o dia 18 de dezembro (2023). Se não houver interessados, inicia-se a segunda fase, com lances a partir de R$ 52.337.257,70. O pagamento pode ser à vista ou parcelado, com entrada de 25% + 30 parcelas mensais.
          Os valores arrecadados servirão para quitar dívidas com credores da empresa e o comprador receberá os imóveis livres de quaisquer ônus. O edital de leilão, assinado pela juíza Daniela Anholeto Valbao Pinheiro Lima, da 6ª Vara Cível da Comarca ee São Caetano, foi publicado no dia 14 de novembro (2023)..
(Fonte: Diário do Grande ABC - 22.11.2023)
Divulgação Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

23 de nov. de 2023

Firefox

          Originalmente fundado como Phoenix, em 2002, o navegador web foi renomeado pouco depois devido às questões da marca com a Phoenix Technologies.
          Eles, então, escolheram Firebird, que novamente enfrentou a pressão do projeto de software de banco de dados Firebird já existente.
          A Fundação Mozilla foi finalmente nomeada em Mozilla Firefox, o apelido do panda vermelho, em 2004.
(Fonte: msn-19.09.2018)

22 de nov. de 2023

Jabil Circuit

          A Jabil Circuit é uma fabricante norte-americana de eletrônicos customizados que concorre com a Foxconn.
          A Jabil produz eletrônicos personalizados para grandes grupos. Entre os itens produzidos estão conversores de TV a cabo, terminais de ponto de venda, módulos eletrônicos para aerogeradores, notebooks, tablets, smartphones e equipamentos para redes telefônicas 4G.
          Em abril de 2022, a Jabil divulga que busca startups brasileiras com projetos em inovação de hardware. O foco está em projetos para os segmentos de agronegócio, energia renovável, segurança e tecnologias para a Internet das Coisas. A empresa pretende apoiar essas empresas para facilitar o desenvolvimento de equipamentos que possam ser produzidos em larga escala, por meio da inovação aberta.
          “A chegada do 5G [tecnologia sem fio] no país é uma oportunidade de criar tecnologias que antes não estavam disponíveis. Há uma necessidade de desenvolver hardware para preencher lacunas no mercado. No Brasil, as startups investem muito em software, mas são poucos os projetos de hardware”, disse Christiano Porto, diretor de negócios sênior da Jabil Brasil.
          Para apoiar as startups, a Jabil Brasil abriu em março de 2022 um centro de inovação anexo à sua fábrica em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais. É o primeiro da empresa no mundo com foco em inovação aberta..
          O centro conta com ambiente para reuniões e desenvolvimento de projetos, laboratório com linha de montagem de placas eletrônicas e impressora 3D para prototipagem de hardware e sistema de verificação de falhas. O Sr. Porto disse que os engenheiros da fábrica da Jabil fornecerão orientação na aquisição de matéria-prima, logística de produção e busca de fornecedores, entre outros assuntos.
          Segundo a empresa, o centro receberá startups que já possuem projetos de hardware e também lançará desafios – propostos pela Jabil ou por seus clientes – para desenvolver inovações, remunerando as startups. “As startups que podem lançar seus produtos e vender em maior escala podem se tornar parceiras de fabricação da Jabil”.
          Em todo o mundo, a Jabil atende clientes como Apple, Cisco Systems, Dell Technologies, HP, General Electric, NetApp e Zebra Technologies. No Brasil, a empresa possui unidades fabris em Manaus (Amazonas), Betim e Valinhos (São Paulo).
          A Jabil emprega 260.000 pessoas em todo o mundo em 100 unidades localizadas em 30 países. Em Betim, a Jabil emprega cerca de 1.500 pessoas. A unidade produz itens como conversores de energia renovável, reguladores de tensão, placas e cartões de telecomunicações.
           A empresa possui centros de desenvolvimento de produtos nos Estados Unidos, Alemanha, Israel e Taiwan.
          Para um ano fiscal completo, considerando 2022 como base, a Jabil tem receita aproximada de US$ 32,6 bilhões.
(Fonte: Valor - 28.04.2022)