Total de visualizações de página

22 de nov. de 2023

Jabil Circuit

          A Jabil Circuit é uma fabricante norte-americana de eletrônicos customizados que concorre com a Foxconn.
          A Jabil produz eletrônicos personalizados para grandes grupos. Entre os itens produzidos estão conversores de TV a cabo, terminais de ponto de venda, módulos eletrônicos para aerogeradores, notebooks, tablets, smartphones e equipamentos para redes telefônicas 4G.
          Em abril de 2022, a Jabil divulga que busca startups brasileiras com projetos em inovação de hardware. O foco está em projetos para os segmentos de agronegócio, energia renovável, segurança e tecnologias para a Internet das Coisas. A empresa pretende apoiar essas empresas para facilitar o desenvolvimento de equipamentos que possam ser produzidos em larga escala, por meio da inovação aberta.
          “A chegada do 5G [tecnologia sem fio] no país é uma oportunidade de criar tecnologias que antes não estavam disponíveis. Há uma necessidade de desenvolver hardware para preencher lacunas no mercado. No Brasil, as startups investem muito em software, mas são poucos os projetos de hardware”, disse Christiano Porto, diretor de negócios sênior da Jabil Brasil.
          Para apoiar as startups, a Jabil Brasil abriu em março de 2022 um centro de inovação anexo à sua fábrica em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais. É o primeiro da empresa no mundo com foco em inovação aberta..
          O centro conta com ambiente para reuniões e desenvolvimento de projetos, laboratório com linha de montagem de placas eletrônicas e impressora 3D para prototipagem de hardware e sistema de verificação de falhas. O Sr. Porto disse que os engenheiros da fábrica da Jabil fornecerão orientação na aquisição de matéria-prima, logística de produção e busca de fornecedores, entre outros assuntos.
          Segundo a empresa, o centro receberá startups que já possuem projetos de hardware e também lançará desafios – propostos pela Jabil ou por seus clientes – para desenvolver inovações, remunerando as startups. “As startups que podem lançar seus produtos e vender em maior escala podem se tornar parceiras de fabricação da Jabil”.
          Em todo o mundo, a Jabil atende clientes como Apple, Cisco Systems, Dell Technologies, HP, General Electric, NetApp e Zebra Technologies. No Brasil, a empresa possui unidades fabris em Manaus (Amazonas), Betim e Valinhos (São Paulo).
          A Jabil emprega 260.000 pessoas em todo o mundo em 100 unidades localizadas em 30 países. Em Betim, a Jabil emprega cerca de 1.500 pessoas. A unidade produz itens como conversores de energia renovável, reguladores de tensão, placas e cartões de telecomunicações.
           A empresa possui centros de desenvolvimento de produtos nos Estados Unidos, Alemanha, Israel e Taiwan.
          Para um ano fiscal completo, considerando 2022 como base, a Jabil tem receita aproximada de US$ 32,6 bilhões.
(Fonte: Valor - 28.04.2022)

Nenhum comentário: