Glen Bell abriu o primeiro Taco Bell em 1962 no 7112 Firestone Boulevard em Downey, Califórnia. Atualmente, há uma loja da Taco Bell do outro lado da rua no 7127 Firestone Blvd, em Downey. O local original era um edifício de 37 metros quadrados do tamanho de uma garagem para dois carros, e foi construído com arcos no estilo Mission que cobriam uma janela de acesso que servia os itens originais do menu: tacos, burritos, tostadas, Chiliburgers e frijoles, todos por 19 centavos cada (US$ 2 em dólares de 2023)..
Em 1964, o primeiro franqueado foi comprado pelo ex-policial Kermit Bekke. Esse local, localizado na 1654 W Carson Street em Torrance, Califórnia, teve sua grande inauguração em 28 de maio de 1965. Bekke vendeu sua franquia um ano e meio depois. Este local - agora The Tamale Man - fechou em 1975 quando se mudou para o outro lado da rua para a loja nº 1130 na 1619 W Carson St, que fecharia no final da década de 1990.
Em 1970, a Taco Bell abriu o capital com 325 restaurantes.
Em 1978, a PepsiCo comprou a Taco Bell de Glen Bell. Vários locais no Centro-Oeste dos Estados Unidos foram convertidos da Zantigo, uma rede mexicana com sede em Minneapolis, Minnesota, que a PepsiCo adquiriu em 1986. Em 1990, a rede Hot 'n Now foi adquirida. A Taco Bell vendeu a Hot 'n Now para uma empresa de Connecticut em 1997.
Em 1991, a Taco Bell abriu o primeiro Taco Bell Express em São Francisco. Os locais da Taco Bell Express operam principalmente dentro de lojas de conveniência, paradas de caminhões, shoppings e aeroportos. A Taco Bell começou a co-branding com a KFC em 1995, quando a primeira co-branding foi aberta em Clayton, Carolina do Norte. Desde então, a rede tem feito parceria com a Pizza Hut e a também com a Long John Silver's.
Em 1997, a PepsiCo experimentou um novo conceito de "grelha fresca", abrindo pelo menos um restaurante Border Bell em Mountain View, Califórnia, na El Camino Real (SR 82). Perto da época em que a PepsiCo desmembrou seu negócio de restaurantes em 1997, o Border Bell em Mountain View foi fechado e convertido em um restaurante Taco Bell que ainda estava aberto em 2018.
Em setembro de 2000, até US$ 50 milhões em cascas da marca Taco Bell foram recolhidas de supermercados. As cascas continham uma variedade de milho geneticamente modificado chamado StarLink que não foi aprovado para consumo humano. O StarLink foi aprovado apenas para uso em ração animal devido a dúvidas sobre se ele pode causar reações alérgicas em pessoas. Foi o primeiro recall de alimentos geneticamente modificados (OGM).
A PepsiCo separou a Taco Bell e suas outras redes de restaurantes no final de 1997 na Tricon Global Restaurants. Com a compra da Yorkshire Global Restaurants, proprietária das redes A&W e Long John Silver's, a Tricon mudou seu nome para Yum! Brands em 16 de maio de 2002
Em março de 2005, a Coalition of Immokalee Workers (CIW) obteve uma vitória histórica em seu boicote nacional à Taco Bell por direitos humanos. A Taco Bell concordou em atender a todas as demandas da coalizão para melhorar os salários e as condições de trabalho dos colhedores de tomate da Flórida em sua cadeia de suprimentos. Após quatro anos de boicote, a Taco Bell e a Yum! Brands concordaram em fazer um acordo chamado acordo CIW-Yum com representantes da CIW na sede da Yum! Brands.
A Taco Bell começou a experimentar conceitos urbanos e fast-casual quando criou a U.S. Taco Co. e a Urban Taproom em 2014, refletindo uma mudança de mercado devido à popularidade do Chipotle Mexican Grill. O menu consistia em tacos com recheios americanos e não vendia a comida vendida nos restaurantes Taco Bell, como burritos. Foi lançado em Huntington Beach, Califórnia, em agosto de 2014. A U.S. Taco Co. fechou em 15 de setembro de 2015, para que a empresa pudesse se concentrar em seu novo conceito semelhante da Taco Bell Cantina, que apresentava itens especiais do menu e servia álcool.
Em 1991, a Taco Bell abriu o primeiro Taco Bell Express em São Francisco. Os locais da Taco Bell Express operam principalmente dentro de lojas de conveniência, paradas de caminhões, shoppings e aeroportos. A Taco Bell começou a co-branding com a KFC em 1995, quando a primeira co-branding foi aberta em Clayton, Carolina do Norte. Desde então, a rede tem feito parceria com a Pizza Hut e a também com a Long John Silver's.
Em 1997, a PepsiCo experimentou um novo conceito de "grelha fresca", abrindo pelo menos um restaurante Border Bell em Mountain View, Califórnia, na El Camino Real (SR 82). Perto da época em que a PepsiCo desmembrou seu negócio de restaurantes em 1997, o Border Bell em Mountain View foi fechado e convertido em um restaurante Taco Bell que ainda estava aberto em 2018.
Em setembro de 2000, até US$ 50 milhões em cascas da marca Taco Bell foram recolhidas de supermercados. As cascas continham uma variedade de milho geneticamente modificado chamado StarLink que não foi aprovado para consumo humano. O StarLink foi aprovado apenas para uso em ração animal devido a dúvidas sobre se ele pode causar reações alérgicas em pessoas. Foi o primeiro recall de alimentos geneticamente modificados (OGM).
A PepsiCo separou a Taco Bell e suas outras redes de restaurantes no final de 1997 na Tricon Global Restaurants. Com a compra da Yorkshire Global Restaurants, proprietária das redes A&W e Long John Silver's, a Tricon mudou seu nome para Yum! Brands em 16 de maio de 2002
Em março de 2005, a Coalition of Immokalee Workers (CIW) obteve uma vitória histórica em seu boicote nacional à Taco Bell por direitos humanos. A Taco Bell concordou em atender a todas as demandas da coalizão para melhorar os salários e as condições de trabalho dos colhedores de tomate da Flórida em sua cadeia de suprimentos. Após quatro anos de boicote, a Taco Bell e a Yum! Brands concordaram em fazer um acordo chamado acordo CIW-Yum com representantes da CIW na sede da Yum! Brands.
A Taco Bell começou a experimentar conceitos urbanos e fast-casual quando criou a U.S. Taco Co. e a Urban Taproom em 2014, refletindo uma mudança de mercado devido à popularidade do Chipotle Mexican Grill. O menu consistia em tacos com recheios americanos e não vendia a comida vendida nos restaurantes Taco Bell, como burritos. Foi lançado em Huntington Beach, Califórnia, em agosto de 2014. A U.S. Taco Co. fechou em 15 de setembro de 2015, para que a empresa pudesse se concentrar em seu novo conceito semelhante da Taco Bell Cantina, que apresentava itens especiais do menu e servia álcool.
A Taco Bell Cantina atualmente tem filiais em São Francisco, Berkeley, Chicago (2 filiais), Las Vegas, Austin, Fayetteville, Cincinnati, Cleveland, Atlanta, Newport Beach, San Diego, San Jose, Sacramento, Nashville, com planos de abrir em breve em Somerville, Massachusetts.
Em fevereiro de 2014, a Taco Bell disponibilizou seus molhos picantes em supermercados, vendidos em garrafas. Anteriormente, os molhos picantes da Taco Bell estavam disponíveis apenas em pacotes na própria rede. Eles seriam seguidos por outros produtos de supermercado, incluindo batatas fritas em maio de 2018 e queijo ralado em 2019. Em setembro de 2016, a Taco Bell abriu um pop-up na cidade de Nova York, na área de SoHo, Manhattan, chamado Taco Bell VR Arcade. Os fãs da Taco Bell e da VR puderam fazer demonstrações do PlayStation VR, jogos e comida.
Em fevereiro de 2014, a Taco Bell disponibilizou seus molhos picantes em supermercados, vendidos em garrafas. Anteriormente, os molhos picantes da Taco Bell estavam disponíveis apenas em pacotes na própria rede. Eles seriam seguidos por outros produtos de supermercado, incluindo batatas fritas em maio de 2018 e queijo ralado em 2019. Em setembro de 2016, a Taco Bell abriu um pop-up na cidade de Nova York, na área de SoHo, Manhattan, chamado Taco Bell VR Arcade. Os fãs da Taco Bell e da VR puderam fazer demonstrações do PlayStation VR, jogos e comida.
Os Taco Bells originais só apresentavam janelas de acesso sem assentos internos ou serviço drive-thru e os antigos locais originais do Taco Bell ainda sobrevivem, embora tenham sido reaproveitados, frequentemente como outros restaurantes mexicanos. Em 2024, nove locais permanecem no estilo original da Missão como Taco Bell, todos na Califórnia, Arizona, Colorado e Havaí.
A Tacobell terminou 2023 com 8564 restaurantes espalhados pelo mundo.
(Fonte: Wikipédia
(Fonte: Wikipédia
Nenhum comentário:
Postar um comentário