Total de visualizações de página

1 de out. de 2011

Wanda (Grupo Dalian Wanda)

          O Wanda Group ou Dalian Wanda (em chinês 大连万达) tem sua origem em 1988, fundado por Wang Jianlin e tem sua sede em Pequim, na China.
          O conglomerado multimídia chinês opera hoje empreendimentos imobiliários, redes de lojas, hotéis de luxo.
          Possui a maior cadeia de cinemas do mundo, criada em 2012, com a aquisição da gigante americana AMC Theaters, por US$ 2,6 bilhões. A empresa possui 6% de todas as telas de filmes comerciais na China e cerca de 13% nos Estados Unidos.
          Suas subsidiárias são: AMC Theatres, Sunseeker International, Infront Sports & Media, The Hoyts Group, World Triathlon Corporation, Legendary Entertainment, Dick Clark Productions.
          Considerando números de 2014, o grupo tem um faturamento de cerca de US$ 39,5 bilhões. Com um nome tão tupiniquim, Wanda, o grupo aproveitou, assim como o fez o grupo de eletrodomésticos e eletrônicos chinês Hisense, para divulgar sua marca nos estádios da Copa da Rússia de 2018. E fez o mesmo na Copa de 2022 (novembro e dezembro) na Catar.
          O grupo Dalian Wanda é o maior grupo imobiliário da China. Tem 187 shopping Centers.
          O megaempresário Wang Jianlin entrou na mira do governo de Xi Jinping após o conglomerado ser acusado de fraude financeira. Os bancos chineses foram impedidos de financiar aquisições do grupo no exterior.
(Fonte: revista Exame - 30.08.2017 / Wikipédia - partes)

Nenhum comentário: