O paulista Marcos Roberto Chiavone acumulou considerável experiência trabalhando para terceiros antes de abrir a Byte Solutions no início de 1993.
Em 1981, Marcos Roberto, então com 13 anos, teve o seu primeiro contato com um computador numa escola de inglês. Foi amor à primeira vista. No ano seguinte, quando os micros domésticos eram ainda uma raridade, seus pais compraram um modelo XT. Não demorou muito para Chiavone aprender a explorar todo o potencial da máquina.
A Byte Solutions era um autêntico pronto-socorro de informática que atendia tanto pessoas físicas como empresas. A empresa fazia um pouco de tudo: conserto de micros, instalação de programas, remoção de vírus, upgrade, montagem de redes, desenvolvimento de softwares específicos para empresas.
Era uma época em que problemas embrionários aconteciam nos serviços feitos em PCs (personal computers, ou computadores pessoais). Muita gente comprava um computador, mas não tinha a mínima ideia de como operá-lo. No final, acabavam subutilizando a máquina. E aí que entrava o serviço de suporte. Além de instalar e configurar os micros, eram feitos consertos. A internet era a maior fonte de dúvidas dos clientes. Vírus e problemas em trabalhos que precisavam ser apresentados na segunda-feira costumavam fazer com que os clientes gritassem por socorro. Fazer upgrade também constava como
serviço de profissionais autônomos, pois nem todos abriam empresas como Chiavone.
Num artigo de Exame de 18 de dezembro de 1996, a revista conversa com pelo menos mais três profissionais que estavam se virando muito bem com esse tipo de trabalho, além de Marcos Roberto: o engenheiro carioca José Carlos Carneiros, nascido em 1957, que trabalhara em empresas como Bourroughs (atual Unisys), Cobra, Datapoint e outras empresas de informática; o paulista Arthur Berger, nascido em 1964, que entrou quase que por acaso no mundo da informática, quando casou com uma astróloga que usava computador como ferramenta de trabalho; e o paulista David Evaristo Venceslau, nascido em 1980, cuja mãe comprou um 486 e passou a trabalhar em casa fazendo serviços de digitação e pesquisa. Com apenas 16 anos, David, então cursando à noite a 8ª série do Colégio Estadual Pedro Alexandre, já tinha uma clientela razoável.
(Fonte: revista Exame - 18.12.1996)
O blog "Origem das Marcas" visa identificar o exato momento em que nasce a marca, especialmente na definição do nome, seja do produto em si, da empresa, ou ambos. "Uma marca não é necessariamente a alma do negócio, mas é o seu nome e isso é importante", (Akio Morita). O blog também tenta apresentar as circunstâncias em que a empresa foi fundada ou a marca foi criada, e como o(a) fundador(a) conseguiu seu intento. Por certo, sua leitura será de grande valia e inspiração para empreendedores.
Total de visualizações de página
11 de jul. de 2021
Byte Solutions
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário