Total de visualizações de página

24 de jan. de 2023

Chevron

          A petrolífera americana Chevron é uma das empresas resultantes da divisão da Standard Oil Company. Era inicialmente conhecida como Standard Oil California, ou Socal. Fez parte do grupo conhecido como sete irmãs - as sete maiores empresa petrolíferas do início do século XX.
          Em 1933, a Socal conseguiu a concessão do governo da Arábia Saudita para prospecção de petróleo no país. Em 1938, a empresa encontrou o que viria a ser a maior reserva de petróleo do mundo e apoiou economicamente a Alemanha Nazista. Sua subsidiária, California-Arabian Standard Oil Company, viria a evoluir para a empresa Arabian American Oil Company ou Aramco (atualmente, Saudi Aramco).
          Em 2001, fundiu-se com a Texaco, mudando seu nome para ChevronTexaco. Em maio de 2005, a empresa anunciou que retornaria a se chamar apenas Chevron.
          Em novembro de 2011, a Chevron teve um vazamento de 3700 barris de óleo na Bacia de Campos, no Rio de Janeiro. A empresa pagou 35 milhões de reais de multa.
          A Chevron anunciou, em 23 de outubro de 2023, que vai comprar a rival e também americana Hess por US$ 53 bilhões, informou a agência Dow Jones. Segundo o anúncio da companhia, a aquisição vai ajudar a melhorar e diversificar seu portfólio, adicionando ativos na Guiana e no Golfo do México. A companhia adquirida também tem entre suas unidades de negócio reservas de xisto nos Estados Unidos e de gás natural no sudeste da Ásia.
(Fonte: Exame - 30.10.2019 / Wikipédia / Valor - 23.10.2023 - partes)

Nenhum comentário: