31 de out de 2011

Argenzio (laticínios)

     A marca Argenzio teve início de suas atividades em 1897, com operações na cidade de Casa Branca, no distrito de Lagoa Branca, interior de São Paulo. É lá que o senhor Antonio Argenzio produzia manteiga artesanalmente. Com o passar do tempo Argenzio passou a receber mais leite, o que significa que nem só as pessoas das redondezas precisavam receber a "deliciosa manteiga". Em 1909, começou também enviar manteiga para a capital, São Paulo, através de trens.
     Identificando que era possível produzir novos produtos, iniciou-se a produção de mussarela. O grande destaque inicial foi o Queijo Mussarela Trançado Argenzio.
     Com o passar do tempo, as instalações no distrito de Lagoa Branca foram sendo aprimoradas. No início da década de 1960, com a construção de uma câmara fria, teve início a produção do Queijo Minas Frescal Argenzio.
     A fábrica abastecia alguns pontos espalhados pela capital, como Praça da Sé, Praça Clóvis, Ibirapuera e São Bernardo do Campo.
     Com a necessidade de aumento da produção, ficou notório que as instalações de Lagoa Branca não podiam comportar a evolução da empresa. Na década de 1970, então, a produção foi transferida para novas instalações no bairro industrial da mesma cidade, Casa Branca.
     Novos equipamentos, mais funcionários, inspeção pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF), localização estratégica para recebimento de matéria prima (leite) e fácil escoamento da produção, fizeram com que o Argenzio passasse a elaborar novos produtos, entre eles, leite pasteurizado, leite UHT, queijo mussarela, queijo prato, queijo provolone, queijo parmesão, queijo minas padrão, queijo minas frescal, ricota, requeijão cremoso, requeijão culinário, doce de leite, creme de leite, bebida láctea fermentada e iogurte integral. No final da década de 1990, o Argenzio se reestrutura para a produção do leite UHT (longa vida).
     A empresa opera com a seguinte razão social: Usina de Beneficiamento Laticínios Trevo de Casa Branca Ltda.
(Fonte: site da empresa - parte)

Um comentário :

Ratin disse...

Tenho saudades dos tempos, em que eu, no mínimo duas vezes por semana, fazia compras na loja da av.José Maria Whitaker, Planalto Pta/SP... Produtos de ‘dar água na boca’, de qualidade excelente, a preços acessíveis a todos... Diz o dito popular que ‘O que é bom, repete’... Tomara que reapareçam as lojas e logo...