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29 de jan. de 2022

Gilbarco

          A Gilbarco é uma fabricante de bombas para posto de gasolina, de São Paulo.
          Em 1989, os então controladores da empresa - a Gilbarco americana e o grupo Monteiro Aranha - compraram a Sadoll, uma companhia francesa que atuava no mesmo mercado da Gilbarco. A ideia era que a incorporação de um concorrente, ao aumentar o volume de fabricação, faria crescer o poder de fogo da Gilbarco.
          A aquisição da Sadoll acrescentou apenas 5% ao faturamento da Gilbarco. Em contrapartida, na outra ponta da contabilidade, as despesas haviam dobrado. Junto com a Sadoll, a empresa herdou uma montanha de impostos atrasados, pendências trabalhistas e outras dívidas que simplesmente passaram despercebidas na hora da incorporação. Para manter seus 720 funcionários, 40% mais do que antes da expansão, a Gilbarco começou a se endividar. Houve um corte de 250 empregados, mas o efeito colateral foi amargo: a situação financeira complicou-se ainda mais com as indenizações que tiveram de ser pagas aos demitidos.
          A empresa vivia no pior dos mundos em meados de 1990. Vendas em baixa, preços defasados, prejuízo no balanço e uma dívida de 10 milhões de dólares, que correspondia a 60% de seu faturamento, compunham um quadro desolador. No auge da crise, a empresa trocou de presidente, promovendo um diretor, o executivo Eduardo Ranieri, para o cargo número 1.
          Um dos primeiros documentos que Ranieri firmou, em agosto de 1990, foi justamente o pedido de concordata. "Foi a situação mais constrangedora que já enfrentei na vida", disse. Abalado, ele chegou a cogitar de pedir demissão, mas desistiu.
          Partiu do empresário César Duarte, presidente da Veeder Root, fornecedor de computadores para as bombas de gasolina da Gilbarco e um de seus maiores credores, a primeira atitude de apoio. Assim que soube da concordata, Duarte pegou seu automóvel e foi até o escritório de Ranieri, em Guarulhos, vizinha de São Paulo, demonstrar sua confiança em Ranieri. Confiança, no caso, significava crédito - uma mercadoria que costuma ficar escassa nessas horas.
          A compreensão dos parceiros nunca faltou a Ranieri. Após recompor a dívida junto aos bancos, tendo de dar como garantia seu próprio apartamento, ele rapidamente transformou a empresa num negócio capaz de atrair interessados em sua compra. Pouco antes de completar um ano do pedido de concordata, a Gilbarco foi vendida ao grupo Clifford, formado por investidores ingleses.
          A troca de dono foi a senha para Ranieri recolocar a empresa nos trilhos. A primeira providência foi a informatização da área de suprimentos. A venda de terrenos e a economia proveniente do fechamento de filiais deficitárias geraram mais receitas. Na linha de produção, os esforços resultaram num novo modelo de bomba. De uma participação de 45% no mercado interno, pulou para 60%.
          Em fevereiro de 1993, Ranieri podia respirar com mais sossego. Dívida equalizada, vendas superiores ao período antes da concordata, e o lucro, enfim, voltou a frequentar o balanço da companhia.
(Fonte: revista Exame - 03.03.1993)

Vigorelli

           No começo dos anos 1980, a Vigorelli era uma das marcas mais conhecidas entre os fornecedores nacionais de máquinas de costura.
          Em 1983, foi à lona. Tentou de tudo. Demitiu pessoal, trocou fornecedores e passou a fabricar novos produtos, como máquinas operatrizes e armamentos. Em vão.
          Em janeiro de 1986, a concordata foi transformada em falência, e a Vigorelli desapareceu sem deixar vestígios.
(Fonte: revista Exame - 03.03.1993)

27 de jan. de 2022

Sany

          O chinês Liang Wengen, nascido em 1958, foi um dos fundadores, em 1989, de uma pequena fábrica de material de soldagem na província de Hunan que daria origem ao Grupo Sany.
          O Grupo Sany é hoje um dos maiores produtores de equipamentos para construção na China, com 
presença no Brasil, onde produz escavadeiras e guindastes. Liang Wengen é o principal acionista da empresa.
          O grupo está presente em quatro países. No Brasil, tem uma fábrica em São José dos Campos, no interior de São Paulo.
          Em maio de 2011, a filial brasileira anunciou a venda da primeira escavadeira montada no país - a SY215.
(Fonte: revista Exame - 05.10.2011)

21 de jan. de 2022

Stellantis

          A Stellantis, companhia cujo nome significa brilhar com as estrelas, foi criada em 16 de janeiro de 2021 pela fusão da ítalo-americana Fiat Chrysler Automobiles - FCA e do grupo francês PSA, dono das marcas Peugeot e Citroën. A conclusão do acordo resultou na fusão de iguais, com participação de 50% de cada grupo.
          A empresa tem sua sede em Amsterdã, nos Países Baixos. Tem como subsidiárias: Peugeot, Chrysler, Opel, Citroën, Dodge, Lancia, Maserati, Stellantis Italy, Sevel Van, entre outras.
          A gigante é liderada pelo empresário português Carlos Tavares, que quando da fusão era CEO do grupo francês e que já foi um competidor de corridas de rally na juventude. A fusão já havia sido anunciada no final de 2019 e as empresas passaram o último ano em busca de aprovações para o negócio.
          Antes mesmo da fusão entre os gigantes grupos PSA e FCA acontecer para criar a Stellantis, as marcas de ambos os grupos trabalharam indiretamente juntas. Mas não é o caso das vans Peugeot, Fiat e Citroën. Mas sim de uma intervenção causada pela Mitsubishi.
          O grupo Chrysler nunca conseguiu andar sozinho. Por isso, em 1985 assinou um acordo com a Mitsubishi para criar a Diamond-Star Motors. A aliança previa fabricar carros da japonesa nos EUA, desenvolvimento de projetos comuns e até uma marca, a Eagle. A parceria se desfez em 2004, mas não antes de render uma prévia da Stellantis.
          Antes da dissolução, Mitsubishi e o grupo Chrysler trabalhavam em uma nova plataforma global para carros de porte compacto e médio. Ela visava substituir a base PL e a JR da Chrysler e oferecer uma base modular para diversos modelos da Mitsubishi. Assim, surgiu a base GS. Hoje essa plataforma é usada só e somente pela marca japonesa.
          A executiva Juliana Coelho, de 32 anos, será chefe global na Stellantis. Pernambucana da primeira turma de trainees em Goiana (PE), ela assume o comando do sistema de produção da montadora em fins de janeiro de 2022.
          O grupo é formado por aproximadamente 407.000 funcionários em todo o mundo – 33 mil apenas dedicados a pesquisa e inovação. O grupo reúne 14 marcas como Citroën, Maserati, Fiat, Peugeot, Alfa Romeo, Chrysler, Dodge e Jeep.
(Fonte: jornal Valor - 24.01.2022 - parte)

7 de jan. de 2022

Kit kat (Rowntree)

          O chocolate Kit Kat foi criado em 1935 pela empresa britânica chamada Rowntree Limited of York.. Ela lançou um wafer coberto com chocolate. Inicialmente, o nome do produto era Rowntree's Chocolate Crisp, que posteriormente veio a ser chamado de Kit Kat Chocolate Crisp.
          Desde 1988, é produzido pela Nestlé - exceto nos Estados Unidos, cuja produção é da Hershey's.
          Em fins de 1994, o Kit Kat, um dos chocolates mais populares da Nestlé, chega ao Brasil. O teste de mercado foi feito em Porto Alegre, com direito a campanha publicitária.
          A Rowntree, criadora do Kit Kat e Aero, foi vendida para a Nestlé, em 1998.
          Em 2002 a Nestlé requisitou junto das autoridades europeias a proteção intelectual do design da marca KitKat. O estatuto foi atribuído, mas contestado pela Cadbury Schweppes, em 2007, dando início a uma batalha legal. Em 25 de Julho de 2018, o Tribunal Europeu de Justiça considerou que o formato das quatro barras de chocolate não é uma característica distintiva do KitKat e, portanto, não merece ser protegido dessa forma.
          Chocolate mais vendido da companhia, o Kit Kat é feito com tecnologia usada para detectar tumores e drone limpa torres de secagem de leite em pó.
(Fonte: revista Exame - 07.12.1994 / Wikipédia / Valor - 30.11.2023 - partes)


27 de dez. de 2021

Unifique

          A empresa catarinense de telecomunicações Unifique tem sua sede na cidade de Timbó e é especializada em internet banda larga fixa.
          A Unifique atua mais fortemente em Santa Catarina, mas também tem operações no Rio Grande do Sul e Paraná.
          Em julho de 2021 a Unifique (ticker FIQE3) ingressou na Bolsa através de IPO. É a maior provedora de fibra ótica de Santa Catarina, com presença em 158 municípios no estado, além de 4 municípios no Paraná e 47 cidades do Rio Grande do Sul.
          Em 1º de outubro de 2021, a Unifique anunciou a compra da MKS NET SC, a TVC e a Fibramaxx, provedores de internet e ativos de fibra ótica em Santa Catarina. Juntas, as aquisições somam cerca de 33 mil clientes, correspondente a 10% da então base de clientes da Unifique.
          No início de novembro de 2021, a empresa foi uma das vencedoras do leilão 5G promovido pelo Governo Federal. A Unifique se uniu à Copel Telecom, do Paraná, formando o Consórcio 5G Sul.
As duas empresas arremataram o lote de 3,5 GHz para a região Sul por R$ 73,6 milhões (ágio de 1.455%). A Unifique vai oferecer os serviços de 5G para 247 municípios de Santa Catarina e 423 do Rio Grande do Sul até 2029. As cidades do Paraná serão atendidas pela Copel.
          Em 27 de dezembro de 2021, a provedora Unifique comprou a gaúcha Guaíba Telecomunicações por R$ 60,93 milhões. Com a aquisição, passa a ter mais 20 mil acessos nas cidades de Porto Alegre, Eldorado do Sul, Mariana Pimentel, Guaíba, Barra do Ribeiro e Sertão Santana.
          Em meados de agosto de 2022, a Unifique concluiu a aquisição da Sygo Internet e da Netloan, com a alienação fiduciária de 6,5 milhões de ações da Unifique em favor dos acionistas das duas empresas.
(Fonte: Eleven Financial - 01.10.2021 / Noticenter - 05.11.2021 / Eleven Financial - 27.12.2021 / Valor - 16.08.2022 - partes)

23 de dez. de 2021

Old Parr

          O whisky escocês Old Parr que foi criado em 1909. Old Parr tem esse nome em referência a Thomas “Old Tom” Parr, um inglês que viveu 152 anos e 9 meses. Ao menos é o que dizem. E foi com esse feito que ele se tornou símbolo nacional de sabedoria e maturidade.
          O Old Parr foi idealizado por dois irmãos escoceses: James e Samuel Greenlees, que acreditavam que para conseguir um sabor extraordinário em um blend era necessário combinar os melhores whiskies precisamente no ponto certo em seu processo de envelhecimento.
          Com essa convicção, James e Samuel se tornaram dois dos mais habilidosos e bem sucedidos pioneiros do mercado de blended whisky de sua época.
          A garrafa de Old Parr tem design único e foi inspirada nas garrafas das tabernas. O vidro da garrafa tem uma textura diferenciada, que faz referência às madeiras nobres que estão presentes no processo de produção desse whisky escocês.
         O Old Parr tem consumidores fiéis na América Latina. Um dos motivos é com certeza o perfil sensorial que combina tanto com festas e ocasiões como churrasco. Mas engana-se quem pensa que isso é de hoje. Estima-se que as primeiras garrafas de Old Parr chegaram à região em 1921.
          Falando especificamente de São Paulo, Old Parr tem um público muito fiel de consumidores no interior do estado.
(Fonte: Vix - 23.12.2021)

DauerCapital

          Após deixar o comando do programa de rádio CBN Dinheiro, o especialista em finanças pessoais Mauro Halfeld estreia "do outro lado do balcão", comandando sua própria gestora, a DauerCapital. "Dauer" significa "duração de tempo" em alemão.
A gestora tem como co-fundador João Seixas. Outro sócio da companhia é o executivo Leandro Vianna.
          Vianna é o responsável pela área de distribuição de produtos da DauerCapital. Seixas é o principal executivo de risco e compliance da gestora. Além de Halfeld, Seixas e Vianna, a companhia também conta com a atuação do engenheiro de computação Akihiko Sato, que atua como gestor dos fundos.
          A gestora é especializada em fundos de alocação no exterior. O principal diferencial dos produtos da casa é investir em empresas e mercados que fogem do mais 'popular'.
          A DauerCapital lançou dois fundos, um no final do primeiro trimestre de 2021 e outro em meados de 2021. A gestora procura ter como principal diferencial a oferta de fundos com exposição ao mercado externo - especialmente àqueles ativos que "ninguém mais vê".
          Numa primeira fase, a Dauer oferece dois produtos multimercados. O Proativo, criado em 22 de julho de 2021, é ofertado para o público em geral, com foco nos investidores de perfil moderado, e o Objetivo, que teve estreia em 31 de março de 2021, destinado a investidores qualificados (que têm mais de R$ 1 milhão investido). As estratégias de ambos são semelhantes, o que os difere é a porcentagem de alocação no exterior de cada um, tendo em vista que fundos voltados para o grande público só podem ter 20% de exposição estrangeira.
          Segundo Halfeld, uma das principais estratégias da casa é a adaptação dos produtos a diferentes tipos de cenários, aumentando ou diminuindo a alocação dos ativos de acordo com contexto local e global, não só para captar ganhos como também para se defender. E o principal diferencial é fazer isso olhando para mercados e empresas que fogem do "usual".
          "Temos ações que todo mundo gosta e tem, como Apple, Microsofit, P&G, Google. Mas temos coisas diferentes, como a Waste Management, uma empresa que faz reciclagem de lixo nos Estados Unidos e é bem resistente a crises", afirma Halfeld.
          A "cesta" dos fundos é composta por títulos públicos do Brasil e Estados Unidos; ações de países como Alemanha, Canadá, Dinamarca, EUA, Finlândia, França, Holanda, Noruega, Reino Unido, Suécia, Suíça e Brasil; ouro; commodities, fundos imobiliários e em ações de gestoras de private equity.
A consequência dessa diversificação, em termos práticos, seria "a baixa correlação que temos com outros fundos multimercados", segundo Vianna.
          Segundo os executivos, as empresas "encontradas" pela gestora não são necessariamente "small caps" (que têm menor valor de mercado) ou companhias novas que se apresentam como uma grande oportunidade pujante. "Estamos falando de empresas centenárias, líderes de mercado e com balanços robustos", afirmam. Outro ponto forte dessas companhias é o fato de elas estarem em países com economias estáveis e moedas fortes.
(Fonte: Valor Investe - 23/12/2021)

17 de dez. de 2021

Taunsa

          A Taunsa, empresa familiar, iniciou suas atividades em 2008 em Araçatuba, interior de São Paulo, como produtora de laticínios. Mas logo migrou para grãos, com a aquisição de terras em Mato Grosso. Hoje, é uma empresa que atua no plantio, armazenamento e comercialização de soja e milho no Brasil e nos países da África Ocidental.
          A empresa, através de seu CEO Cleidson Augusto Cruz, informa que fará grandes investimentos para ampliar sua capacidade de armazenamento e tentar se tornar uma das três maiores exportadoras de soja do Brasil até 2028, ranking hoje dominado por grandes grupos como Cargill, Bunge, ADM, Cofco, Louis Dreyfus Company e Amaggi, entre outras. Para isso, conta com o apoio da ARJ Holding, empresa de investimentos dos Emirados Árabes Unidos, que atua em diversos setores, principalmente construção.
          A Taunsa planeja construir 34 unidades de armazenamento em Mato Grosso, na região do Matopiba (fronteira agrícola entre Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e também em São Paulo, cujas obras seriam iniciadas em janeiro de 2022 em município a ser definido. Cada unidade exigirá pelo menos 18 mil hectares de terras produtivas, e a estimativa da empresa é investir no desenvolvimento de produtores que possuem em média cerca de mil hectares.
(Fonte: jornal Valor - 17.12.2021)