Total de visualizações de página

12 de abr. de 2022

Peróxidos do Brasil

          A Peróxidos do Brasil é uma joint venture entre o grupo belga Solvay e a PQM (Produtos Químicos Makay).
          Em 2022 a empresa investe US$ 78 milhões para aumentar sua capacidade de produção de peróxido de hidrogênio no Brasil e no Chile.
          Na planta industrial de Curitiba, no Brasil, a capacidade de produção da Peróxidos, líder de mercado na América do Sul, será aumentada em 20 mil toneladas, para 250 mil toneladas por ano, após investimentos de US$ 18 milhões.
          A planta de Curitiba, maior fábrica de peróxido de hidrogênio do mundo, foi recentemente ampliada e está com 100% de capacidade, com 250 mil toneladas por ano.Por sua escala, a fábrica de Curitiba é mais competitiva e continuará sendo a principal base de exportação da empresa para as Américas do Sul e Central. Ao mesmo tempo, a demanda no Chile ainda supera a capacidade instalada da Peróxidos no país.
          Pelo menos quatro grandes projetos de celulose que utilizam peróxido de hidrogênio na etapa de branqueamento decolaram na região ou estão prestes a se concretizar. A Bracell ampliou as operações da antiga Lwarcel em Lençóis Paulista, São Paulo; a Arauco está ampliando uma de suas fábricas no Chile, o projeto Mapa; a UPM está a caminho de iniciar as operações em uma nova fábrica no Uruguai; e a Suzano está executando o projeto Cerrado no Mato Grosso do Sul, que inclui a construção da maior linha de produção única de celulose de eucalipto do mundo.
          O peróxido de hidrogênio é usado como insumo em diversas indústrias, incluindo celulose e papel, mineração, cosméticos e produtos de limpeza. No Chile, é amplamente utilizado na criação de salmão. Quando purificado, é essencial na fabricação de semicondutores. Além de sua aplicação no branqueamento de celulose, o peróxido de hidrogênio é utilizado, por exemplo, para descontaminação nas indústrias de mineração e saneamento básico e para desinfecção.
          Ao mesmo tempo, a Peróxidos detém a única autorização no Chile para usar peróxido de hidrogênio no tratamento de piolhos do salmão, que podem infestar a pele de peixes cultivados. Para substituir as exportações do Brasil pela produção local, a empresa está investindo US$ 60 milhões para construir sua primeira fábrica no país.
          O projeto chileno começou a ser executado praticamente ao mesmo tempo que a pandemia, e inicialmente teria capacidade para 23 mil toneladas por ano. Com os atrasos causados ​​pelas dificuldades impostas pela Covid-19 e o rigoroso processo de licenciamento ambiental, a empresa acabou ampliando a capacidade prevista para 40 mil toneladas por ano. A licença já foi emitida. A nova planta, com conclusão prevista para 2022, está sendo construída na mesma área onde funciona o terminal de distribuição da Peróxidos do Brasil.
          A planta chilena foi aprovada para construção em 2019. A previsão inicial era de que ficasse pronta em 24 meses, mas a pandemia atrasou o projeto, que foi concluído no final de 2022. A fábrica, que está em operação desde janeiro de 2023, está localizada no Parque Industrial Coronel, na região do Bío Bío, e foi inaugurada oficialmente em 26 de junho de 2023.
          A Peróxidos do Brasil não divulga informações financeiras. No entanto, dadas as vendas do ano passado de 260.000 toneladas e os preços internacionais de peróxido de hidrogênio entre US$ 1.050 e US$ 1.100 por tonelada, as vendas estimadas da empresa para 2022 são de pelo menos US$ 273 milhões.
          Com a divisão do grupo belga em duas companhias abertas em dezembro, o negócio de peróxidos passará a fazer parte da “nova” Solvay, que terá foco em químicos básicos. A outra empresa, que terá foco em negócios altamente inovadores, se chamará Syensqo. Com 17 fábricas e cerca de 770 funcionários em todo o mundo, peróxidos é a segunda maior área de negócios da “nova” Solvay.
(Fonte: jornal Valor - 12.04.2022 / 22.06.2023 - partes)

11 de abr. de 2022

Fasano

          A história do Fasano começa em 1902, quando Vittorio Fasano, italiano de Milão e patriarca da família, chega ao Brasil e inaugura a Brasserie Paulista, na Praça Antonio Prado, centro histórico de uma São Paulo elegante e engravatada.
          Com a morte de Vittorio, seu filho mais novo, Ruggero, foi enviado à Itália pelos irmãos para completar os estudos na escola real de Moncalieri, próxima a Turim. Ruggero voltaria ao país em 1937 e logo reassumiria o legado gastronômico da família, reinaugurando em 1947 o Fasano na Rua Vieira de Carvalho, também no centro da cidade. A mística dos Fasano iria se revezar em outros endereços, seguindo a trilha do crescimento da cidade.
          Em 1958, chegou à Avenida Paulista, no Conjunto Nacional, onde Ruggero Fasano abriu uma confeitaria e instalou no jardim de inverno uma casa de espetáculos cuja história, para muitos, traz uma agradável lembrança. Ali celebraram-se festas de formaturas e desfilaram atrações internacionais, como Nat King Cole, sob os aplausos de celebridades como David Niven, Marlene Dietrich e Ginger Rogers.
           Em 1968, em crise, o Fasano fecha as portas no Conjunto Nacional e passa o ponto para a (italiana) Liquigás. Funcionou até 2003 na esquina da Rua Haddock Lobo com a Vittorio Fasano.
          Em 1980, Fabrizio Fasano, filho de Ruggero, executivo com formação em administração de empresas nos Estados Unidos e ex-proprietário de uma indústria de bebidas, convoca Gero, seu filho, da quarta geração, para abrir um novo restaurante no Shopping Eldorado. Na época, Gero alimentava planos de fazer cinema, mas a forte ligação que tinha com o avô Ruggero foi decisória ao assumir, sob a supervisão experiente de Fabrizio, a tradição de bem receber da família.
          Em 1982, um novo Fasano, pequeno e requintado, surge na Rua Amauri. Anos depois, em 1990, o restaurante transferiu-se para a Rua Haddock Lobo, com um projeto arquitetônico que fez jus à proposta ambiciosa da cozinha: a de ser um marco na melhor gastronomia da cidade.
          Em 2003, com a abertura do Hotel Fasano São Paulo, o restaurante (Nonno Ruggero) se transfere para seu interior, na Rua Vittorio Fasano. A inauguração do hotel marcou um novo desafio para o grupo e a realização de um sonho de Gero. Os quartos têm lençóis de algodão egípcio e almofadas de penas de ganso.
          Em 2007, inaugurou-se o consagrado Hotel Fasano Rio de Janeiro no ponto mais charmoso da cidade, na praia de Ipanema. No mesmo ano, houve a importante fusão com a JHSF – empresa que há mais de 40 anos atua no setor imobiliário com expressiva atuação nos mercados de shoppings centers e corporações imobiliárias -, que possibilitou entre outras coisas a abertura de novas propriedades nos anos seguintes.
          Em 2010, inaugurou-se o primeiro Hotel Fasano fora do país, no balneário uruguaio de Punta del Este.
          Um ano depois, em 2011, o Hotel Fasano Boa Vista, em Porto Feliz, interior de São Paulo, consolidou o Fasano na hotelaria de luxo. O Fasano Boa Vista foi eleito o 28º melhor do mundo e o segundo melhor da América do Sul pela revista norte-americana “Travel and Leisure” em 2021 e fica a menos de 1 hora da capital paulista. Os 38 quartos medem de 60 a 180 metros quadrados e possuem vista panorâmica para o campo e o lago da propriedade. Os hóspedes também têm regalias como serviço de concierge sempre a disposição, lençóis de algodão egípcio de 300 fios e travesseiros de pluma de ganso. A hospedagem fica dentro da Fazenda Boa Vista, propriedade que tem mais de 12 milhões de metros quadrados, sendo parte dela coberta por mata nativa, lagos e jardins. Também há um condomínio de luxo com mais de 200 casas, onde grandes empresários brasileiros têm suas residências. A construção foi projetada pelo arquiteto Isay Weinfeld e também conta com uma piscina de borda infinita de 25 metros de comprimento, um spa, um campo de golfe com 18 buracos, centro equestre e um heliponto.
          Em 2017, o Condomínio FRAD.E ganhou um novo capítulo em sua história com a inauguração do Hotel Fasano Angra dos Reis.
          A abertura do Hotel Fasano Belo Horizonte, em 2018, inaugurou um novo conceito de luxo em hospitalidade no qual a discrição e a sofisticação são os fios condutores do atendimento aos clientes. Também em 2018, foi a inauguração do Hotel Fasano Salvador, instalado em prédio tombado pelo patrimônio histórico, que abrigou durante 45 anos a primeira sede do jornal A Tarde. Localizado na Praça Castro Alves, possui vista inigualável para a Baía de Todos os Santos. Ainda em 2018, o Quiosque Marea, primeiro quiosque extensão de hotel na orla do Rio, foi aberto em Ipanema.
          Em 2019, com atmosfera jovem e descontraída, o charmoso Gero Panini é o novo endereço do Grupo Fasano, totalmente dedicado aos sanduíches. O conceito contemporâneo impresso no projeto de arquitetura de Sandra Sayeg, que propôs o uso de paredes de tijolos ingleses com elementos de madeira e concreto aparente - junção mais que harmoniosa com as luminárias em fios aparentes de cobre, de estilo industrial, garimpadas na Itália. Os carros chefes são os Panini e as Piadine, tradicionais sanduíches italianos, além de saladas e massas.
          Em 2020, ocorreu a abertura de três novos restaurantes Gero Panini no Shopping Cidade Jardim e no CJ Shops, em São Paulo, e também o primeiro endereço em Ipanema, no Rio de Janeiro, com a mesma atmosfera jovem e descontraída e os carros-chefes da casa - Panini e as Piadine.
          O Gero Rio, após quase duas décadas de funcionamento no casarão da esquina entre ruas Aníbal de Mendonça e Redentor, migra para a outra extremidade de Ipanema, e passa a funcionar no Hotel Fasano Rio de Janeiro.
          Localizado no CJ Shops, o empório Selezione Fasano reúne produtos de gastronomia, cestas presenteáveis, além de uma curadoria especial de produtos para a casa.
          Em 20 de maio de 2022, o Hotel Fasano Boa Vista, recebe o homem mais rico mundo, Elon Musk, o presidente da República, Jair Bolsonaro e o ministro das Comunicações, Fábio Faria. Na agenda, que incluiu conversas com empresários e integrantes do governo, estavam discussões sobre iniciativas tecnológicas que auxiliem na proteção da floresta amazônica e o uso de satélites que levem internet para áreas remotas.
          O Hotel Fasano São Paulo Itaim abriu oficialmente em 8 de maio de 2023. Distribuídos em 20 andares, os 107 apartamentos do hotel variam de 30 a 190 m² e estão divididos em 6 categorias. As suítes foram decoradas com imagens da Itália antiga, todas angariadas pelo próprio Gero Fasano em suas viagens. Com o novo hotel, Fasano inaugura também a segunda unidade do restaurante Gero na capital paulista. O espaço, que conta com 100 lugares, abriga uma varanda externa. Sua localização está integrada ao lobby e possui uma sala privativa para até 20 pessoas. A nova casa será comandada pelo chef Lomanto Oliveira. O hotel conta com o Fasano Caffè, cinco salas de Spa, sendo uma preparada para terapias em casais, duas saunas, salão de beleza e academia. O empreendimento possui um Business Center com cinco salas de reunião. O bar e a piscina estão localizados no último andar.
          Hoje, a excelência do Fasano se expande pelos seus oito hotéis, em São Paulo, Rio de Janeiro, Fazenda Boa Vista, Punta del Este, Angra dos Reis, Belo Horizonte e Salvador, e os restaurantes Fasano, Baretto, Gero, Gero Panini, Parigi, Nonno Ruggero, Trattoria, Bistrot Parigi, Fasano Al Mare e Baretto-Londra.
(Fonte: site grupo Fasano / Veja São Paulo - 07.06.2017 / Época Negócios - 20.05.2022 / IstoÉDinheiro - 20.05.2022 / OESP - 09.05.2023 - partes)

7 de abr. de 2022

Nav Brasil

          A Nav Brasil Serviços de Navegação Aérea, ou apenas Nav Brasil, é uma empresa estatal, prestadora de Serviços de Navegação Aérea, serviços estes que são regulados e fiscalizados pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo - DECEA, em consonância com as normas e práticas recomendadas pela Organização da Aviação Civil Internacional, por força da Convenção de Aviação Civil Internacional, da qual o Brasil é signatário.
          A empresa foi constituída a partir de uma cisão parcial da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária Infraero, com a versão para a NAV Brasil de todos os elementos ativos e passivos relacionados com a prestação de Serviços de Navegação Aérea, incluídos os empregados, o acervo técnico, o acervo bibliográfico e o acervo documental.
          A decisão pela criação da empresa decorre da concessão dos aeroportos administrados pela Infraero e a consequente perda de receita desta empresa, e da importância da preservação da qualidade e da segurança deste importante serviço público à sociedade. O conceito se desenvolveu no governo Dilma, foi encaminhado pelo Presidente Temer, na forma de Medida Provisória, ao Congresso Nacional, onde foi aprovada e, na sequência, sancionada pelo Presidente Bolsonaro, na forma da Lei 13.903, de 2019, e, por fim, criada, através do Decreto nº 10.589, de 2020, tramitando, portanto, por três governos, em um claro exemplo de uma decisão de Estado.
          A Nav Brasil foi constituída pela Assembleia Geral Extraordinária convocada pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, em 30 de junho de 2021, conforme Ata da Assembleia Geral de Constituição, publicada no Diário Oficial da União nº 128, de 9 de julho de 2021, Seção 1, página 57.
          A Nav Brasil terá até 1.698 servidores e R$ 25 milhões para iniciar operações. A portaria que permite a contratação de pessoal foi divulgada em 28 de outubro de 2021 em portaria do Ministério da Economia. A empresa foi a 1ª estatal criada no governo Jair Bolsonaro. É resultado de uma cisão da Infraero, responsável pela administração de aeroportos públicos –em processo de privatização. A Nav Brasil está vinculada ao Ministério da Defesa, por meio do Comando da Aeronáutica. Será responsável pelo controle do espaço aéreo do país.
(Fonte: Poder 360 - 28.10.2021 / Wikipédia - partes)


3 de abr. de 2022

Etna


Crédito: Fabiane de Paula

DESPEDIDA Clientes fizeram fila para aproveitar os descontos concedidos na loja de Fortaleza, uma das fechadas pela marca no Nordeste. (Crédito: Fabiane de Paula)


          Fundada em 2004, a rede de lojas de móveis e utensílios Etna, homônima ao vulcão que assombra a Itália há milhões de anos, conquistou o mercado ainda na metade da década de 2000 com a proposta de comercializar móveis e utensílios domésticos.
          Pertencente à família Kaufman, também detentora da rede de joalherias Vivara, a Etna chegou a ter 18 unidades distribuídas pelo país em 2015, com faturamento aproximado de R$ 500 milhões, além de 3 mil funcionários. Até então, uma adversária de peso para a Tok & Stok, outra varejista do setor que atende o consumidor desde 1978. Um dos diferenciais da Etna foi o modelo de lojas amplas para facilitar o acesso dos clientes a cada estação onde eram exibidos os produtos. Uma jornada que transportava o consumidor aos ambientes de um imóvel. A principal estratégia de venda da varejista, no entanto, tornou-se o maior entrave para a continuidade do negócio. Possíveis investidores viram no tamanho das unidades um empecilho, pois a preferência na atualidade é por espaços menores.
          Os anos passaram, a estrutura aumentou e, impactada financeiramente por crise econômica, pandemia e adoção do comércio on-line, a varejista se viu obrigada a fechar gradualmente as lojas e, sem compradores interessados, entrou em erupção. Depois de 17 anos de funcionamento, definiu que encerraria as atividades até meados do 2022, por “decisão estratégica”, que vai custar o emprego dos seus últimos 400 colaboradores.
          Com o advento da pandemia, em 2020, as restrições de circulação provocaram o fechamento temporário dos pontos físicos e impulsionaram a adoção do comércio eletrônico, segmento que não era o foco da bandeira. E nem mesmo o aumento da procura por móveis, principalmente os voltados a escritório, após a adoção do home office, beneficiou a empresa, que se viu em desvantagem em relação às concorrentes que já adotavam as vendas on-line, casos da Mobile e da Westwing. A crise econômica de 2015-2016 também teria impactado os negócios da Etna, que teve dificuldade para se recompor e ainda acabou atingida pela pandemia.
          Nelson Kaufman buscou comprador, mas o modelo de negócio foi visto com pouco interesse por possíveis investidores.
          A flexibilização das normas contra a Covid-19 pelo Brasil, segundo a Etna, não implicou no retorno dos consumidores aos estabelecimentos. Com a justificativa de vendas inferiores ao histórico dos últimos anos e da concorrência digital, a empresa optou inicialmente pelo encerramento das atividades das unidades de Belo Horizonte e Campo Grande, em 2020. Já no ano seguinte, 2021, com apenas metade das unidades ainda em funcionamento, pôs fim à atuação no Nordeste com o fechamento das lojas de Fortaleza, Recife e Salvador. A decisão na época resultou na demissão de aproximadamente 150 colaboradores diretos.
          No domingo, 20 de março de 2022, a unidade no Rio de Janeiro encerrou as atividades. A rede seguiu em operação em quatro endereços, três em São Paulo (Capital, Campinas e Sorocaba), além de uma em Brasília. As lojas teriam o funcionamento finalizado gradualmente, inclusive o e-commerce, o último a sair do ar. Segundo a empresa, todos os contratos serão honrados, a exemplo de todos os direitos trabalhistas. “A ideia é encerrar bem uma história de 17 anos da Etna com o consumidor brasileiro.”
          A concorrente Tok & Stok teria demonstrado interesse na aquisição da Etna. Mas as negociações não avançaram após a empresa desistir de ir à Bolsa para realizar uma oferta inicial de ações, segundo o jornal O Estado de S.Paulo. A família Kaufman teria optado por alocar recursos na Vivara, que passou por um IPO muito bem-sucedido e é um negócio mais lucrativo, em vez de manter o plano de expansão e crescimento da Etna.
          Apesar das justificativas da Etna para a queda na demanda, em 2021 o setor moveleiro teve, mesmo que modesta, alta no volume de vendas no varejo na comparação com 2020. 
          Fora dos planos da família Kaufman, rede de móveis e utensílios domésticos fechou gradualmente as lojas para encerrar as atividades até meados de 2022.
          A comparação ao vulcão Etna que assombra a Itália há milhões de anos está restrita ao nome. E, guardadas as devidas proporções, os contratempos decorrentes de suas atividades são capazes de tumultuar a vida de muitos cidadãos.
(Fonte: IstoÉDinheiro - 18.03.2022)

31 de mar. de 2022

Viação Cometa

          A história da Viação Cometa começa em 1937 e um loteamento distante em São Paulo deu origem à empresa. O aviador italiano Comendador Tito Mascioli decidiu morar definitivamente no Brasil, mais precisamente em São Paulo, no bairro Jardim América, após chegar ao país pela primeira vez tripulando 
uma esquadrilha composta por 14 aviões Savoia-Marchetti S.55 da Aeronáutica Italiana.
          Mascioli se tornou cunhado do agrimensor Arthur Brandi que, em 1937, fez um loteamento na região do bairro do Jabaquara, na zona Sul de São Paulo. A distância da região central de São Paulo impediu um sucesso maior das vendas.
          Então, Mascioli decidiu, através de concessão pública, criar uma linha de ônibus urbanos entre o Jabaquara e a Praça da Sé, no centro da cidade de São Paulo. A empresa inicialmente se chamava Auto Viação Jabaquara S.A. O empreendimento do ramo de transporte foi até mais bem sucedido que o do ramo imobiliário.
          No mesmo ano da criação da linha de ônibus, ele comprou uma empresa de ônibus existente desde 1943, a Empresa Auto Viação São Paulo-Santos Ltda, e em 7 de maio de 1948, o nome da companhia foi mudado para Viação Cometa S.A., inspirado no logotipo da Auto Viação São Paulo-Santos, um cometa em forma de estrela cadente.
          Na década de 1950, os famosos GMC Twin Coach, os primeiros Cometas, importados dos EUA, chegaram no porto de Santos.
(Fonte: Senta que lá vem história - Facebook)

30 de mar. de 2022

Mecano Pack

          A empresa Mecano Pack, de embalagens, teve sua história marcada pelas velhas fichas telefônicas da Telesp. Durante quase vinte anos foi a única fornecedora dos sachês que acondicionavam as fichas telefônicas.
          A queda das fichas por gravidade, acionando o mecanismo de funcionamento dos telefones públicos, originou a expressão “cair a ficha” e virou sinônimo de “dar-se conta”.
          No começo dos anos 1990, os telefones públicos começaram a funcionar com cartões. Foi então que “caiu a ficha” de Inês, filha e sucessora do fundador da empresa: ela criou a marca própria Bom Sabor de produtos alimentícios fracionados.
          Os primeiros trabalhos foram sachês de açúcar, de sal e de palitos.
(Fonte: Senta que lá vem história - Facebook)

Revolut

          A fintech Revolut tem sede em Londres e foi fundada em 2015 por Nikolay Storonsky e Vlad Yatsenko. O banco oferece contas globais, com câmbio instantâneo, cartões de débito, cartões virtuais, 
Apple Pay, "cofres" com juros, negociação de ações, criptomoedas, dentre outros serviços.
          É o banco digital mais popular da Europa e sempre citado pelos analistas como um dos
melhores do mundo, e já está em mais de 35 países.
          Com mais de 18 milhões de clientes em todo o mundo, o Revolut foi avaliado em US$ 33 bilhões em sua última rodada de investimentos e concorre com o Nubank pela posição de banco digital mais valioso do mundo. Em junho de 2021, em sua última rodada antes do IPO, o banco brasileiro foi avaliado em US$ 30 bilhões. No IPO em dezembro, chegou a US$ 41,5 bilhões, mas, considerando como base março de 2022, o Nubank tem uma capitalização de mercado de US$ 36,9 bilhões depois que as ações caíram na Nyse.
          No primeiro semestre de 2022, o Revolut finalmente chega ao Brasil. O executivo Glauber Mota, parcialmente responsável pela criação do banco digital do BTG, vai liderar a operação local. O grupo não revelou sua base de usuários projetada no país, mas a expectativa é que o Brasil esteja entre os cinco maiores mercados da Revolut.
          A operação oferecerá inicialmente uma conta e cartão internacional com acesso a várias moedas e, aos poucos, trará a experiência completa do super app global para o Brasil. Espera-se que a oferta completa esteja disponível até o segundo semestre do ano (2022).
          “O Brasil é o maior mercado da América Latina e uma prioridade estratégica para a expansão internacional da Revolut. Com sua vasta experiência no setor financeiro e um excelente histórico, estamos muito satisfeitos que Glauber se junte à Revolut e nos ajude em nossa missão de criar o primeiro super aplicativo financeiro verdadeiramente global”, disse Nik Storonsky, CEO e cofundador da Revolut, em comunicado.
          Glauber Mota se junta ao empreendedor serial Felipe Lachowski, que lidera a equipe de estratégia e operações da Revolut no Brasil, e vai montar a equipe. Além da sede local, o Brasil terá um hub de tecnologia para a América Latina – o banco digital desembarcou em fins de 2021 no México – e servirá de suporte aos brasileiros que já trabalham remotamente para a operação global da Revolut.
          O executivo diz que a Revolut praticamente não investe em marketing, contando com a boa experiência do usuário e o boca a boca, mas pode ter que mudar um pouco essa estratégia para tornar a marca conhecida no Brasil. Questionado sobre o potencial da base de clientes aqui, ele diz que, mesmo pelo fato de começar com uma conta internacional, o público é mais restrito que o do Nubank, por exemplo, que tem 54 milhões de clientes. “Vou ter 50 milhões de clientes? Provavelmente não. No 
primeiro ano, seremos algo como uma mistura de Avenue, Nomad e Wise.
          Quando tivermos uma conta local, crédito, seguro e tudo mais, seremos mais como o negócio de alta renda da C6”, disse ele. Quanto ao cenário competitivo no Brasil, Mota reconheceu que existem muitos bancos digitais, mas acredita que a experiência do cliente na Revolut é algo que fará a diferença. “Lidamos com produtos e clientes de forma diferenciada, por isso nosso NPS [Net Promoter Score] é alto. É tudo baseado em tecnologia, com análise de dados. Nossas sugestões aos clientes são bastante assertivas e oferecemos diversos benefícios. O Reino Unido é pioneiro em open banking e o Revolut aproveita muito isso, e agora poderemos fazer o mesmo no Brasil.”
          Por ser uma empresa privada, não existem informações detalhadas sobre o desempenho financeiro da Revolut. Em sua última rodada de financiamento, em julho de 2021, a fintech revelou que teve receita de £261 milhões em 2020.
          Em fins de maio de 2023, o Revolut foi autorizado pelo Banco Central do Brasil (BCB) a operar como Sociedade de Crédito Direto (SCD), o que lhe permitirá ampliar seu portfólio de produtos e serviços. Glauber Mota enfatizou a urgência de adquirir a licença para habilitar a funcionalidade de 
investimento dentro de sua plataforma, disse ele em entrevista à iupana em 2022.
          Considerando dados de agosto de 2023, a Revolut é a fintech mais popular da Europa, com 27 milhões de clientes em 37 países, que realizam cerca de 400 milhões de transações por ano, e reúne mais de 50 produtos, de compra de criptomoedas a aluguel de casas. Em agosto de 2024, o Revolut soma 45 milhões de clientes.
(Fonte: Valor - 29.03.2022 / Wikipédia / iupana - 26.05.2023 / Época Negócios - 10.08.2023 / Valor - 19.08.2024 - partes)

29 de mar. de 2022

Auren Energia

          A Auren Energia é uma empresa de geração de energia criada a partir de ativos da Votorantim e CPP Investimentos. A nova empresa, comandada pelo CEO Fabio Zanfelice, foi criada para investir em ativos do setor elétrico.
          Entre as operações está a Companhia de Energia do Estado de São Paulo (CESP), que se tornou subsidiária da Auren e responde por participação relevante no portfólio de geração da empresa.
          O portfólio tem 3,3 GW de capacidade, com alguns projetos em andamento. Em 2021, a receita operacional líquida proforma da empresa foi de R$ 6,5 bilhões – incluindo Votorantim Energia, VTRM (ativos eólicos) e CESP. A Auren tem dois projetos solares para desenvolver no Brasil.
          Na geração eólica, a Auren opera parques no Piauí que possuem capacidade de geração instalada de 600 MW, considerando dados de março de 2022. A capacidade de geração da CESP, com destaque para a usina de Porto Primavera, é de 1.624 MW, de um total de 2,3 GW de fontes hídricas em operação e 160 MW (pequenas usinas) em desenvolvimento. A empresa também está montando um complexo híbrido (eólico e solar) de 68 MW no Piauí, juntamente com seus ativos.
          A empresa possui 2,6 GW médios de potência comercializada e cerca de 500 clientes.
          Em 28 de março de 2022, a Auren estreou no Novo Mercado, segmento de governança mais rígida da bolsa brasileira B3, avaliada em R$ 16 bilhões. Na reestruturação e incorporação de ativos para a formação da Auren, os acionistas controladores são a Votorantim S.A., com 37,7%, e a CPP Investments, com 32,1%. O restante (30,2%) é detido por acionistas minoritários da CESP que migraram para a nova empresa, agora robusta e com diversificado portfólio de ativos.
(Fonte: jornal Valor - 29.03.2022)

Auren (ex-Cesp / VTRM) (2ª versão):
          A estatal paulista Cesp - Companhia Energética de São Paulo, foi fundada em 1966, ano em que Ademar Pereira de Barros foi governador até 6 de junho e então substituído por Laudo Natel.
           A Cesp possui três usinas hidrelétricas: Engenheiro Sérgio Motta - Porto Primavera (1.540 MW), Paraibuna (87,02 MW) e Jaguari (27,6 MW), totalizando 1.654,62 MW de capacidade instalada.
           As usinas Ilha Solteira (3,444 MW) e Jupiá (1.551,2 MW), cujas concessões venceram em 7 de julho de 2015, permaneceram sob a operação e manutenção da Cesp, no regime de cotas, até a assunção total do novo concessionário, ocorrida em 1 de julho de 2016.
          Considerando dados de outubro de 2021, a Cesp possui usinas hidrelétricas no interior do estado de São Paulo com capacidade de geração de 2,3 GW. E possui também quatro parques eólicos do Piauí - dois em operação e outros dois que começam a gerar em fevereiro - somam 1 GW de potência.
          A Cesp foi adquirida pelo grupo Votorantim, em 2018.
          Em 18 de outubro de 2021, o grupo Votorantim e a CPP Investiments - braço de investimentos do fundo de pensão canadense CCPIB - anunciaram a criação de uma nova empresa de energia no país. A concessionária de energia elétrica tem valor de mercado de R$ 17 bilhões e será listada no Novo Mercado da Bolsa de Valores de São Paulo B3.
          “A nova empresa nasce robusta, capitalizada e com o propósito de continuar investindo em ativos de geração de energia renovável - hidráulica, eólica e solar”, afirmam João Schmidt, CEO da Votorantim, e Rodolfo Spielmann, diretor geral da CCP Investments para a América Latina, em uma declaração conjunta.
          Os dois sócios vão reunir as operações que têm sob uma holding controlada meio a meio por eles, além de outros ativos da nova empresa - ainda sem nome. Na operação, a CCP investirá R$ 1,5 bilhão no negócio, enquanto a Votorantim Energia incorpora a Votener (sua comercializadora de energia, a segunda do país) e outros ativos.
          Na joint venture, denominada VTRM, estão a Companhia Energética do Estado de São Paulo (Cesp) e quatro parques eólicos localizados no estado do Piauí.
          A segunda etapa dessa transação é a reorganização societária da Cesp, com a incorporação da totalidade de suas ações pela VTRM. Pela proposta, os acionistas controladores e minoritários da geradora receberão ações da nova empresa, já listada no Novo Mercado. Após a operação, a Cesp passará a ser subsidiária integral.
          Atualmente, a VTRM detém 40% do capital total da Cesp, parcela resultante dos 95,3% das ações ON e 13,7% das ações PNB que detém. Caso o negócio seja aprovado da forma apresentada, a VE terá 38% do capital da nova empresa, a CPP terá 32,1% e os acionistas minoritários da Cesp (pulverizados no mercado) ficarão com 29,9%, informou o CEO da VE, Fábio Zanfelice.
          A nova empresa nasce com uma matriz energética diversificada, capacidade instalada de 3,3 GW e receita líquida anual estimada em R$ 5,8 bilhões no valor base 2020.
          Um grande ativo da Cesp é a comercializadora de energia Votener, com mais de 2,6 GW médios comercializados em 2020, segundo informações da VE. Possui uma carteira de mais de 400 clientes. “Ele atuará como um centro de inteligência de mercado, tornando-se uma peça-chave no portfólio de geração atual e futura da nova empresa”, destaca o Sr. Zanfelice.
          A nova companhia elétrica também herda um pipeline de projetos em desenvolvimento com capacidade instalada futura de 1,9 GW - deste número, 1,7 GW de geração solar na região Nordeste, 160 MW de pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) e 68 MW de geração híbrida (eólica e solar) nos parques do Piauí, que já conta com autorização especial da Aneel.
          Segundo Spielman, a CPP já investiu cerca de R$ 3 bilhões na parceria com o grupo Votorantim, incluindo essa operação. No momento, o Brasil é o único país da América Latina onde faz investimentos em energias renováveis. A CPP também está presente em operações de infraestrutura (no caso de saneamento), private equity, imobiliário e crédito privado. 
          Em 24 de março de 2022, a Cesp informou ao mercado que suas ações serão negociadas na B3 até sexta-feira, 25 de março e, a partir de segunda-feira (28), passarão a adotar o nome Auren Energia (AURE3). As ações da Cesp foram incorporadas pela VTRM Energia Participações (Votorantim), empresa da qual passou a ser subsidiária após a reorganização societária.
          Em 15 de maio de 2024, a Auren anunciou que comprou a AES Brasil, por meio de um acordo de combinação de negócios. O valor da operação não foi divulgado. Com a transação, a empresa cresce 2,4 vezes e salta da 13º posição entre as geradoras para a terceira maior empresa do setor de energia elétrica, atrás da Eletrobras e da Engie, com potência instalada de 8,8 gigawatts (GW) de geração de energia renovável e valor de mercado de R$ 30,8 bilhões. A empresa também se consolida como a maior comercializadora de energia do país.
          Em 4 de junho de 2024, a Auren anunciou que comprou a Esfera Energia, companhia que atua na área de gestão de energia no mercado nacional, para reforçar seu braço de comercialização de energia no segmento varejista e junto a clientes de médio e grande portes. O valor da transação não foi divulgado.
          Em 10 de setembro de 2024, os acionistas da AES Brasil e da Auren aprovaram, em suas respectivas assembleias gerais extraordinárias (AGE), a incorporação da AES Brasil pela ARN Holding Energia, para que depois a Auren incorpore a ARN, em um movimento para combinar os negócios das empresas.  Em meados de outubro de 2024, os conselhos de administração da AES Brasil e da Auren estabeleceram o dia 31 de outubro como a data de fechamento da operação de incorporação da 
AES Brasil pela ARN Holding Energia, para que depois a Auren incorpore a ARN.
(Fonte: Relatório de Administração - 2016 / jornal Valor - 18.10.2021 / 24.03.2022 / 16.05.2024 / 05.06.2024 / 11.09.2024 / 15.10.2024 - partes)

Carapreta (Grupo ARG)

          Empresa de carnes finas controlada pela empresa brasileira ARG Group, a Carapreta tem três fazendas no norte de Minas Gerais.
          Com foco no segmento de construção pesada, a ARG foi fundada em Minas Gerais em 1978 pelos irmãos José, Rodolfo e Adolfo Géo. Em 2017, com o início do plano de expansão, que será concluído em 2023, a família já possuía duas fazendas (Jequiti e Santa Mônica) com pecuária tradicional há décadas, mas viu a chance de melhorar e transformar a atividade em um negócio realmente lucrativo.
          A Fazenda Santa Mônica, em São João da Ponte, possui rebanhos de gado, agricultura e geração de energia; em Santa Terezinha, no mesmo município, há abatedouros, ovinos, agricultura, pesca, geração de energia solar e biodigestores; e a terceira fazenda, incorporada na expansão e localizada em Jequitaí, tem agricultura e pecuária de corte.
          Na pecuária, a Carapreta reúne um total de 70 mil cabeças de gado e, para competir no mercado de cortes premium de Angus, investiu em mapeamento genético e fechou parceria com a Alta Genetics. Na criação de ovelhas, tem 30.000 cabeças – que seria a maior da América Latina. Depois veio a profissionalização, ampliação da produção, diversificação, investimentos em genética e marketing e, claro, toda uma nova estratégia de vendas para ampliar a comercialização dos cortes de carne Carapreta no varejo, food service e no exterior. A empresa é comandada pelo CEO Vitoriano Dornas.
          Com faturamento em torno de R$ 400 milhões em 2021, a empresa produziu 8,5 mil toneladas de carne bovina. A oferta de carne ovina, girou em torno de 1,2 mil toneladas. Na a área de pescado, a produção foi de aproximadamente 3.000 toneladas. A empresa, que possui 1.400 funcionários e está 
hoje presente no segmento de carne bovina, ovina e pescada, além de operações agrícolas.
(Fonte: jornal Valor - 28.03.2022)