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5 de jun. de 2024

Amigão Supermercado (antiga Companhia Sulamericana de Distribuição)

          O Amigão Supermercado (antiga Companhia Sulamericana de Distribuição) é a segunda maior rede de supermercados do Paraná.
          A rede possui 65 lojas nos estados de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul e registrou receita bruta de R$ 4,3 bilhões em 2023. 
          No início de junho de 2024, o fundo de investimento Pátria, focado no varejo alimentar, fechou o seu maior negócio desde que foi constituído, em 2019, ao adquirir o controlo da Amigão. A operação foi realizada por meio da Plurix, empresa que recebe investimentos do fundo Pátria Private Equity VI.
           Consultores de mercado afirmaram que o valor da rede adquirida é estimado entre R$ 1,5 bilhão e R$ 2 bilhões, mas como a Plurix adquiriu o controle, provavelmente pagou um valor menor. A negociação envolveu dívidas da varejista. A empresa não divulgou a participação adquirida – acima de 51% – nem o valor envolvido. O escritório Pinheiro Neto atuou como consultor.
          Com o negócio, a Plurix ganha volume num momento em que o mercado está atento a questões como governança e gestão – cruciais para evitar a repetição de erros que outros investidores têm enfrentado em acordos envolvendo fundos e varejistas.
          Pelas estimativas da administração, a Plurix poderá passar para a 9ª ou 10ª posição no ranking da Abras, associação nacional que representa o setor, dependendo do desempenho dos rivais. Em três anos, a empresa comercializa metade da receita de 2023 do GPA, dono da rede Pão de Açúcar. Poderia ficar em terceiro ou quarto lugar entre os maiores supermercados do Brasil.
          A posição não considera seu outro fundo que engloba a operação de atacado, que inclui a rede baiana Atakarejo, adquirida em outubro de 2023. Cada fundo possui sua própria estratégia de investimentos, portanto o Pátria não considera atividades combinadas.
          Se as atividades de varejo e atacado fossem combinadas, os fundos poderiam conquistar a sétima posição no ranking geral, estimou o Valor.
          Desde que começou a operar, em 2021, a Plurix fechou 12 aquisições no Brasil – o equivalente a uma a cada quatro meses. Possui seis marcas operacionais: Superpão, Boa Supermercados, Supermercados Avenida, Compre Mais, Empório Dom Olívio e Paraná Supermercados.
          Ao mercado, a Plurix diz que se trata de uma combinação de negócios, assim como outros negócios realizados pela empresa.
          O movimento reforça a tese de crescimento focada nas redes regionais de supermercados, muito populares neste mercado. Estas empresas têm experimentado uma expansão acima da média do mercado, apostando em lojas com grandes áreas, mas menores que os hipermercados, com uma gama de serviços relevante e na tentativa de oferecer um serviço melhor do que as grandes cadeias nacionais.
          A Plurix concentra o seu potencial de expansão em cidades afastadas das grandes áreas urbanas, mantendo a gestão do anterior proprietário. O tamanho do negócio não é fundamental para a decisão de investimento. “O que faz sentido para nós é uma operação com potencial de crescimento e gestão de qualidade”, afirma Marcos Ambrosano, presidente da Plurix.
(Fonte: jornal Valor - 05.06.2024)

4 de jun. de 2024

Pershing Square

          A gestora Pershing Square foi fundada e é comandada pelo investidor ativista de alto nível, Bill Ackman. Entre os investidores do grupo estão Arch Capital, Consulta Limited, Iconiq Investment Management, Menora Mivtachim Holdings, vários family offices e investidores adicionais.
          A empresa foi criada por volta de 2003 e o negócio é inteiramente detido por funcionários da Pershing Square desde a fundação.
          A última declaração da sociedade gestora detalhou mudanças organizacionais significativas, incluindo a nomeação de Ben Hakim como diretor da Pershing Square Capital Management (PSCM). Esta reestruturação visa garantir que Bill Ackman retenha o poder de voto, salvaguardando-o contra uma potencial diluição acionista. Ackman, conhecido pelas suas posições estratégicas contra empresas como a Herbalife e a seguradora de títulos MBIA, tem uma presença robusta tanto na sala de reuniões como nas redes sociais.
          No início de junho de 2024, o banco de investimentos brasileiro BTG Pactual fez parte de um consórcio que adquiriu 10% do capital da gestora Pershing Square, de Bill Ackman, segundo documento divulgado pela empresa.
          “Temos o prazer de convidar um grupo de parceiros de classe mundial e de longo prazo como investidores. Embora as participações individuais dos investidores não tenham sido especificadas, a participação total de 10% foi comprada por US$ 1,05 bilhão.
          A reestruturação também estabelece um novo conselho de administração. Será composto por cinco membros independentes – Kerry Murphy Healey, Orion Hindawi, Nicholas Lamotte, Christine Todd e o brasileiro Marco Kheirallah – além de membros ligados à equipe administrativa de Ackman: Ryan Israel, Nick Botta e Halit Coussin.
          Kheirallah, sócio de Daniel Goldberg na Lumina Capital e ex-executivo do BTG Pactual, junta-se aos representantes das sociedades gestoras recém-investidas como os primeiros sócios externos na história da empresa. Anteriormente, a Pershing Square dependia exclusivamente de parceiros executivos desde a sua fundação.
          Esta colaboração marca uma avaliação significativa da Pershing Square em pouco menos de 10 bilhões de dólares, alinhando-a com grandes intervenientes da indústria como a TPG e a CVC Capital em termos de valor de mercado, embora as suas escalas de receitas sejam um pouco mais modestas, de acordo com o Financial Times.
(Fonte: jornal Valor - 04.06.2024)

29 de mai. de 2024

Jequiti

          A empresa de cosméticos Jequiti foi fundada pelo apresentador e proprietário do SBT Silvio Santos em 2006. Seus produtos abrangem os segmentos de perfumaria, cuidados pessoais e maquiagem. O nome Jequiti foi inspirado na palavra jequitibá
          A Jequiti adota o modelo de venda direta, usando consultores para vender seus produtos. Com um portfólio de cerca de 500 itens e aproximadamente 230 mil consultores, a empresa enfrentou desafios durante a pandemia. Porém, continuou sendo um importante braço do Grupo Silvio Santos.
          Em fins de maio de 2024, de acordo com informações do jornalista Ricardo Feltrin, a nova dona da Jequiti é a Cimed, que hoje é uma das maiores empresas farmacêuticas e de cosméticos do Brasil. Fundada em 1947, a Cimed tem um faturamrnto de cerca de R$ 2 bilhões por ano.  
          Com a compra de 50% da Jequiti, a Cimed busca fortalecer ainda mais a sua presença no mercado de cosméticos. As negociações para a parceria teriam sido iniciadas em 2023, com a Cimed, primeiramente interessada na compra integral da empresa. Porém, as filhas de Silvio Santos decidiram por manter parte do negócio, resultando assim na venda de apenas metade da empresa.
(Fonte: MSN - 28.05.2023)

28 de mai. de 2024

Aura Minerais

          A Aura Minerals é uma empresa de mineração de ouro e cobre que opera no Brasil, México e Honduras.
          No início de abril de 2024, a empresa anunciou um aumento de cerca de um terço das suas reservas provadas, em meio ao aumento dos investimentos em exploração. De acordo com o seu formulário de informação anual (AIF), a Aura tinha um total de 3,56 milhões de onças equivalentes de ouro (GEO), 32% a mais que os 2,7 milhões reportados no ano passado.
          Na semana de 20 a 24 de maio de 2024, a empresa deu um passo importante em sua estratégia de expansão de seus depósitos. Ao adquirir os direitos de exploração de duas novas minas, a companhia agrega potencialmente quase 1 milhão de onças aos seus recursos e reservas minerais no projeto Matupá, localizado no estado do Mato Grosso, segundo estimativas de mercado.
          Terceiro projeto do atual portfólio de crescimento da Aura, Matupá deverá iniciar a construção no terceiro trimestre de 2024, com investimentos estimados de US$ 107 milhões e produção anual de 54.700 onças nos primeiros quatro anos de operação.
          Além das reservas provadas em Matupá, a empresa poderá agregar duas novas minas caso estudos confirmem a viabilidade dos projetos Pezão e Pé Quente. A opção de compra dessas duas minas foi garantida na semana passada. Inicialmente, a empresa pagou US$ 500 mil para estudar o potencial dos projetos e pagará outros US$ 9,5 milhões para concluir a aquisição, caso decida avançar.
          Combinados, os dois novos projetos poderão agregar 627 mil onças ao projeto Matupá, considerando estimativas baseadas em relatórios da Agência Nacional de Mineração (ANM) sobre perfurações anteriores. Os trabalhos anteriores de prospecção incluíram a perfuração de 12 mil metros em Pé Quente e 9 mil metros em Pezão. Além desses projetos, a jazida de Serrinhas, na mesma região, deverá atingir potencial igual ou superior a X1, que possui 309 mil onças em reservas provadas. Os relatórios sobre Serrinhas deverão ser concluídos até o final de 2024.
          A Aura planeja investir cerca de US$ 1,6 milhão em 12 meses na perfuração de 13 mil metros para confirmar o potencial de Pé Quente e Pezão. Segundo o presidente Rodrigo Barbosa, embora os projetos sejam considerados pequenos, eles estão localizados em uma área de alta produção de ouro. Segundo o órgão regulador do estado de Mato Grosso, entre as décadas de 1980 e 1990, cerca de 5 milhões de onças foram produzidas na região por pequenas mineradoras.
          Com 200 milhões de dólares em dinheiro no final do primeiro trimestre de 2024, o suficiente para apoiar os seus planos de expansão, a Aura se beneficiou da recuperação do ouro e do cobre. O preço realizado do ouro atingiu US$ 2.340, ante US$ 2.070 por onça no início do ano. No cobre, o aumento foi ainda maior, para US$ 4,070 por libra, ante US$ 3,086 por libra. Além dos preços mais elevados, a entrada em operação do empreendimento Almas, localizado no Tocantins, impulsionou a produção da empresa no trimestre (2024) – na comparação anual, o aumento foi de 28%, para 68,2 mil GEO.
          O aumento da produção, aliado à redução de custos dada a estabilização das operações em Honduras, levou a um resultado operacional (EBITDA) de US$ 53 milhões no 1º trimestre de 2024.
(Fonte: Estadão - 27.05.2024)

27 de mai. de 2024

Sephora

          A rede mundial de lojas de cosméticos de luxo Sephora foi fundada em 1973 por Dominique 
Mandonnaud em Paris.
          Claro que uma empresa com um nome tão pomposo teria uma explicação, digamos, maravilhosa para o mesmo. Sephora é a junção de “Zipporah”, a esposa de Moisés no Livro Êxodo, conhecida pela
beleza descomunal, com “Sephosis”, termo grego para definir vaidade.
          No Brasil, a empresa iniciou suas atividades em 2010 e chegou a mais de 30 endereços em 2017, entre lojas full e quiosques.
          Considerando números de abril de 2024, a Sephora tem 35 unidades no país..Em Portugal, há 23 lojas espalhadas pelo país. A empresa possui mais de 1750 lojas em 30 países.
          A Sephora tem uma curadoria de mais de 340 marcas, além de uma linha própria, a Sephora Collection.
(Fonte: Revista Claudia - 18.08.2016 / Wikipédia - partes)

24 de mai. de 2024

Archegos Capital Management

          Bill Hwang era membro do fundo Tiger Cub, da Tiger Asia Management. Em 2013, criou o family office Archegos, cujo significado em grego é "líder". A Tiger Asia Management já se tinha declarado culpada de negociação com informações privilegiadas de ações de bancos chineses em 2012 e pagou uma multa de US$ 44 milhões. Em 2014, Hwang "foi proibido de negociar em Hong Kong por 
quatro anos".
          As participações da Archegos Capital Management assumiram principalmente a forma de swaps de retorno total, um instrumento financeiro em que os títulos subjacentes (ações) são detidos por bancos. Isto significava que a Archegos não precisava de divulgar as suas grandes participações, ao passo que, se tivesse transacionado em ações regulares, teria de o fazer. O fundo também estava fortemente alavancado e fazia negócios com vários bancos que provavelmente não tinham 
conhecimento das grandes posições da Archegos detidas por outros bancos.
          Em 2020, a Archegos contava com 10 bilhões de dólares sob gestão. Em 26 de março de 2021, os bancos que oferecem serviços de corretagem de primeira linha à Archegos começaram a liquidar várias ações no valor de milhões de dólares, depois de esta não ter conseguido cumprir uma chamada de margem. As ações estariam supostamente vinculadas aos swaps de retorno total detidos pela Archegos. Esta venda foi relatada como a causa de uma queda de 27% no preço das ações da ViacomCBS e de uma queda semelhante no preço da Discovery, Inc.
          Em 29 de março, o preço das ações do Credit Suisse caiu 14%, enquanto as ações da Nomura Holdings caíram 16%. Um comunicado à imprensa do Credit Suisse disse que "a perda resultante desta saída... poderia ser altamente significativa e material para os nossos resultados do primeiro trimestre." De acordo com o The Wall Street Journal, o Goldman Sachs e o Morgan Stanley conseguiram limitar as suas perdas relacionadas com a Archegos, agindo mais rapidamente do que o Credit Suisse e a Nomura Holdings. Outros bancos, como o Deutsche Bank, conseguiram fechar rapidamente as suas posições substanciais e evitar quaisquer perdas.
          Em 30 de março, o braço de valores mobiliários Mitsubishi UFJ Financial (MUFG) declarou uma perda de 300 milhões de dólares nas suas operações EMEA ligadas à Archegos. O Baidu foi adicionado à lista de ações afetadas. Também em 30 de março, a Securities and Exchange Commission declarou que estava conduzindo uma investigação sobre o assunto.
          As perdas de março de 2021 por banco foram como segue, em US$ milhões: Crédito Suisse 5.500, Nomura US$ 2, 850, Morgan Stanley 911, UBS 774, Mitsubishi UFJ Financeiro - 300 milhões.
O desaparecimento da Archegos ajudou a arrastar o índice Nikkei 225 para baixo em 0,77% em 30 de março de 2021, desencadeando uma liquidação mundial de ações bancárias.
          Em 5 de abril de 2021, o presidente do comité bancário do Senado dos EUA, Sherrod Brown, escreveu ao conselheiro geral Crystal Lalime do Credit Suisse, bem como a Nomura, Goldman Sachs e Morgan Stanley para perguntar sobre "a implosão da Archegos Capital" e deu aos credores 14 dias para responder. O Credit Suisse foi mencionado pelo Financial Times como "permitindo ao family office (de Hwang) fazer apostas altamente alavancadas em ações dos EUA e da China". A Comissão de Valores Mobiliários e a Autoridade de Conduta Financeira também solicitaram informações sobre a implosão aos credores, bem como à ONG organização auto-reguladora Finra.
          Em 6 de abril de 2021, o Credit Suisse reportou perdas de 4,7 bilhões de dólares relacionadas com o seu envolvimento com a Archegos. O diretor de risco e conformidade do banco e o diretor do banco de investimento teriam partido como resultado das perdas causadas pelas crises da Archegos e da Greensill. Mais tarde, o banco anunciou que teria de levantar até 2 bilhões de dólares em capital novo para apoiar a sua base de capital. As perdas reportadas aumentaram para 5,5 mil milhões de dólares no final de abril, numa exposição nocional de mais de 20 bilhões de dólares, ou mais de metade do capital do banco na altura.
          Em 16 de abril de 2021, o Morgan Stanley relatou uma perda de quase 1 bilhão de dólares relacionada com o colapso da Archegos, 644 milhões de dólares com a venda de ações que detinha relacionadas com as posições da Archegos, e outros 267 milhões de dólares tentando "desarriscá-las". O Credit Suisse Group AG e a Nomura Holdings Inc do Japão foram os principais atingidos, com perdas
reportadas de 5,5 bilhões de dólares e 2 bilhões de dólares, respectivamente.
          Em 27 de abril de 2021, o UBS Group AG, o maior banco da Suíça em ativos, informou que perdeu 774 milhões de dólares em conexão com a falência da Archegos. Nomura, que inicialmente relatou perdas de cerca de US$ 2 bilhões no mês anterior, aumentou seu prejuízo total para US$ 2,85 bilhões.
          Em 27 de abril de 2022, Hwang e o ex-CFO da Archegos, Patrick Halligan, foram presos e acusados de conspiração de extorsão, fraude de títulos e fraude eletrônica em conexão com o colapso da empresa em 2021. Numa acusação de 59 páginas, os promotores federais de Manhattan alegaram que Hwang e Hallligan planejaram manipular os preços das ações. Os advogados de Hwang e Halligan
declararam que eram inocentes das acusações contidas na acusação.
          Em julho de 2023, o Credit Suisse (que tinha sido adquirido pela UBS) foi multado num montante de 387 milhões de dólares pelas autoridades financeiras dos EUA e do Reino Unido por má
gestão relacionada com a Archegos.
(Fonte: Wikipédia)

22 de mai. de 2024

British European Airways - BEA

          A companhia aérea British European Airways (BEA) foi uma fundada em 1946 por um decreto do parlamento inglês.
          A empresa deixou de existir em 1973, quando fundiu-se com a British Overseas Airways Corporation (BOAC) para formar a British Airways.
(Fonte: Wikipédia)

20 de mai. de 2024

Saint Germain Relógios

          A marca de relógios Saint Germain foi lançada em 2020, pelo casal catarinense, o engenheiro civil Junior Kirchner e a designer de interiores Uana Amorim
          O casal percebeu uma brecha no mercado brasileiro de relógios quando procurou um aparelho simples e acessível para uso próprio e teve dificuldades para encontrar. Com o sonho de lançar um e-commerce, Kirchner e Uana Amorim resolveram, então, lançar uma nova marca de relógios: a Saint Germain, em 2020.
          A loja virtual da Saint Germain foi lançada em meados de 2020. De acordo com Kirchner, a ideia surgiu após o casal visitar uma feira na China. “Nos apaixonamos pelo design de relógios de um fornecedor e resolvemos criar a nossa própria marca”, conta. A empresa não divulga o valor do investimento inicial. Mas diz que a marca, no primeiro ano de lançamento, chegou a R$ 880 mil de faturamento.
          Quando começaram, Kirchner e Uana relatam que tiveram dificuldade com o fluxo de caixa da empresa. “Como trabalhamos com importações, precisávamos de caixa para pagar o estoque adiantado, e demoramos mais para crescer”, lembra o empresário. Hoje, o fundador da Saint Germain diz que o maior desafio é o gerenciamento de equipe para que a meta de faturamento seja atingida.
          A marca conta atualmente com 25 funcionários diretos. Os relógios são importados da China. A empresa define o desenho do produtos e o fabricante envia conforme o especificado. “Às vezes, viajamos para feiras internacionais, visitamos fábricas na China para pegarmos o design dos produtos de que gostamos, ver o que mais está saindo mundo afora.”
          Os relógios, com preço médio de R$ 250 (base em maio de 2024) são vendidos pelo site da marca, além de dez marketplaces e um ponto físico, localizado no shopping Pátio Paulista, em São Paulo, que segundo Kirchner é onde estão 40% dos clientes da marca. Para ele, o sucesso da marca se deve ao “foco no nicho”: todos os produtos têm o design minimalista e o preço acessível. Além disso, desde o começo a marca investiu em marketing de influência, com diversos influenciadores.
          Três anos depois, em 2023, a empresa atingiu o faturamento de R$ 26 milhões. Para 2024, a empresa prevê faturar R$ 35 milhões, chegando a R$ 50 milhões em 2026.
(Fonte: Estadão - 20.05.2024)

18 de mai. de 2024

Bicentennial Beer

          Em comemoração aos 200 anos de relações diplomáticas entre Brasil e EUA, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) no Brasil e a USA HOPS lançam oficialmente no dia 20 de maio de 2024, no Empório Alto de Pinheiros (EAP), a Bicentennial Beer.
          A cerveja é uma West Coast Pilsner com 100% de lúpulos norte-americanos, flocos de milho e cambuci, fruta nativa da Mata Atlântica. A receita foi idealizada pela Cervejaria Tábuas, de Campinas (SP), que venceu o concurso realizado pela USA HOPS. Na foto, David Hodge, Cônsul-geral dos Estados Unidos em São Paulo, participou do evento.
(Fonte: Estadão - 18.05.2024)