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15 de mar. de 2023

Café Ouro

          O Café Ouro foi fundado em 1941 por Alfredo João Krieck, em Rio do Sul, Santa Catarina. Em 1983 a empresa foi vendida e transferida para Ibirama, no Alto Vale.
          A marca teve seu café passado e servido em lojas patrocinadas pelo Café Ouro. Uma delas, de grande destaque, foi na cidade de Lages, na Serra Catarinense. Situada numa esquina da praça central, a João Costa, o Café Ouro foi servido como cafezinho no balcão durante décadas pela família Rocha. Presente na praça, pelo menos da década de 1960 até os anos 1990, o Café Ouro era ponto de referência e um bom ponto de encontro dos lageanos.
          Em novembro de 2006 recebeu uma nova geração de empreendedores, passando por uma reestruturação, introduzindo a marca novamente ao mercado varejista. À frente do negócio, está o empresário Junior Barbi.
          O café foi eleito o melhor café tradicional do Brasil pela Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC), na categoria médio porte – torrado e moído de 2020/2021. Recebeu a melhor nota na categoria sendo referente à safra de 2020. Em meio aos desafios implantados pela pandemia da Covid-19 e às adversidades climáticas, a cafeicultura brasileira se mostrou resiliente. Mas, o empresário acredita que o prêmio veio devido às mudanças implementadas na empresa desde 2006.
          Desde então, com um trabalho organizado e priorizando a qualidade dos produtos e a automação industrial dos processos, Junior Barbi tem feito o Café Ouro crescer no mercado varejista e conquistar clientes em todo o país.
          “Respeitando a tradição da empresa fiz algumas mudanças que considero essenciais para o resultado da premiação”, destaca Junior Barbi. Entre as mudanças está a automação industrial, que facilitou e padronizou o processo de produção do café, bem como a frota própria. “Hoje contamos com uma frota para o transporte tanto dos grãos quanto do produto finalizado. Isso faz com que o grão chegue até nossa fábrica de maneira correta. Garantimos que ele não vai pegar chuva, nem passar por nenhum processo que interfira no sabor final do produto”, ressalta.
          Hoje a empresa conta com ampla linha de produtos, sendo o Tradicional e Extra forte (com embalagem a vácuo ou almofada), o Café Premium em caixa, Cappuccino e Café Latte em pote, o solúvel em sachê, em grãos em pacote, descafeinado a vácuo e os filtros.
          Recentemente a empresa lançou os cafés especiais Caramellato e Fruttato. Estes são cafés torrados e moídos, prontos para o consumo. Foram feitos para clientes que gostam da experiência de cafés com sabor especial. Eles são feitos com grãos e processos selecionados e são classificados pelas suas características. O Café Ouro Caramellato e o Fruttato foram desenvolvidos com grãos de café especialmente selecionados da região da Alta Mogiana e, passaram por processos altamente controlados de colheita, secagem e beneficiamento.
          A empresa tem sua sede na Rua Dr. Getúlio Vargas, nº 2620, no centro, de Ibirama, Santa Catarina.
(Fonte: revista Sucesso S.A. - 02.06.2022 - parte)

14 de mar. de 2023

Signature Bank

          Com sede em Nova York, o Signature Bank é um banco comercial licenciado pelo estado de Nova York. 
          O Signature ficou sob os holofotes com o colapso da bolsa de criptomoedas FTX no final de 2022.
          A FTX tinha contas no Signature Bank, que a empresa disse representar menos de 0,1% de seus depósitos totais. Em dezembro, após a falência da FTX, o Signature disse que planejava se livrar de até US$ 10 bilhões em depósitos de clientes de ativos digitais.
          O Signature Bank enfrentou uma enxurrada de resgates de depósitos na sexta-feira, 10 de março de 2023, mas a situação teria se estabilizado no domingo, segundo alguns,. mas foi fechado pelos reguladores financeiros do estado de Nova York no domingo, 12 de março de 2023, quando as consequências da implosão da semana anterior do Silicon Valley Bank (SVB) se espalharam para outros credores.
          A decisão de colocar o Signature em concordata foi uma surpresa para seus gestores, que souberam dela pouco antes do anúncio público, disse uma pessoa familiarizada com as operações da empresa.
          Os depositantes terão acesso ao seu dinheiro sob “uma exceção de risco sistêmico semelhante” a uma que permitiria aos clientes do Silicon Valley Bank receber seu dinheiro na segunda-feira, 13 de março, disseram o Departamento do Tesouro, o Federal Reserve (Fed, banco central americano) e o Federal Insurance Deposit Corp (FDIC) em uma declaração conjunta.
          O Signature Bank possui cobertura do FDIC, tinha ativos totais de cerca de US$ 110,36 bilhões e depósitos totais de aproximadamente US$ 88,59 bilhões em 31 de dezembro de 2022, disse o Departamento de Serviços Financeiros de Nova York em um comunicado separado.
          O Departamento de Serviços Financeiros de Nova York permaneceu em “contato próximo com todas as entidades reguladas à luz dos eventos do mercado, monitorando as tendências do mercado e colaborando estreitamente com outros reguladores estaduais e federais para proteger os consumidores, garantir a saúde das entidades reguladoras e preservar a estabilidade do sistema financeiro global”, disse a superintendente Adrienne A. Harris no comunicado de sua agência.
          A empresa de auditoria KPMG apresentou relatórios que atestavam a saúde financeira do Signature Bank menos de duas semanas antes de o banco quebrar. O Signature Bank caiu 11 dias depois que a empresa de contabilidade assinou sua auditoria.
(Fonte: Infomoney - 13.03.2023 / Bloomberg - 12.03.2023 / Valor - 14.03.2023 - partes)


Escritório do Signature Bank, na Quinta Avenida, em Nova York (Bloomberg)

13 de mar. de 2023

Prieto Alimentos

          A empresa Prieto Alimentos foi fundada em São Paulo em 1963 por uma família espanhola que dá nome à companhia. Desde os anos 1970 a Prieto mantém sua sede em Cajamar, na região metropolitana da capital paulista.
          Fabricante principalmente de linguiças, embutidos e cortes suínos temperados, a Prieto comercializa seus produtos em grandes redes varejistas nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.
          No dia 13 de fevereiro de 2023, com dívida de R$ 150 milhões, entrou com o pedido de recuperação judicial.
          A empresa explica que o aumento das taxas de juros e dos preços dos insumos afetou suas operações nos últimos tempos. A crise econômica, que diminuiu o poder de compra da população, deixou pouco espaço para repasses dessa elevação de custos ao produto final, diz a companhia, que teria ficado “estrangulada”.
          “As dificuldades financeiras começaram na pandemia [de covid-19], se arrastaram e foram crescendo até o presente momento. Identificamos um grande endividamento, que, com a alta dos juros, ficou impossível de ser pago”, disse Douglas Duek, CEO da consultoria financeira Quist, que coordena o processo de recuperação na justiça junto com o escritório Nicola & Sacarosa Advogados. “Os bancos não aceitariam um alongamento da dívida sem juros ou uma grande carência total e inicial, que é o que a empresa precisa”.
          Segundo a Quist e o escritório, a Prieto “já está em conversas avançadas” com investidores para buscar uma solução rápida para a reestruturação de seus débitos. Duek afirma que, neste primeiro momento, para tentar se reequilibrar, a Prieto pretende fazer um alongamento de suas dívidas e também acertar com os potenciais investidores algum tipo de capitalização. Os principais credores da empresa são Banco do Brasil, Banco Votorantim, Bradesco, BMG, Daycoval, Sicoob e Banco ABC Brasil.
          A Prieto chegou a ter 450 funcionários antes de suas dificuldades financeiras. No momento da solicitação de Recuperação Judicial, são 380. Em 2022 seu faturamento foi de R$ 250 milhões.
(Fonte: suinoculturaindustrial - 13.03.2023)

Acciona

          A empresa espanhola Acciona S.A. atua principalmente na promoção e gestão de infraestruturas (água, concessões, construções e serviços) energias renováveis.
          As origens da empresa remontam à empresa MZOV (sigla para a Compañía del Ferrocarril de Medina a Zamora y de Orense a Vigo), fundada em 1862 na Galícia. Em 1978 a MZOV fundiu-se com a Cubiertas y Tejados, S.A., empresa fundada em 1918 por Luis Ferrer-Vidal de Llauradó e Víctor Messa Arnau, provenientes da antiga "Vilaseca Roesicke y Maas", formando a empreiteira Cubiertas y MZOV Compañia General de Construcciones, S.A.
          Em 1997, fundiu-se com a Entrecanales y Távora para formar a terceira maior construtora espanhola, passando a se chamar Acciona e também sendo cotada em bolsa de valores a partir de maio do mesmo ano. Os acionistas também aprovaram a aquisição da Eur, S.A. A subsidiária de construção passou a se chamar Necso Entrecanales Cubiertas.​
          O nome Acciona provém do nome do Museu Interativo da Ciência em Alcobendas.
          Em 2002, o estado espanhol entregou a companhia de navegação Trasmediterránea a um consórcio formado pela Acciona e por uma empresa de Abel Matutes.​ A Trasmediterránea foi vendida por 259 milhões de euros, além da dívida acumulada da companhia de navegação, estimada em 210 milhões de euros e pagas pelo consórcio. A manutenção da Trasmediterránea custou centenas de milhões à Acciona, que chegou a tentar vendê-la em 2014 à empresa Baleària e ao fundo de investimento Cerberus Capital Management.
          Em dezembro de 2003, José Manuel Entrecanales Domecq foi nomeado presidente da Energía Hidroeléctrica de Navarra (EHN), cujos acionistas incluíam a Acciona. Em outubro de 2004, a Acciona aumentou sua participação na EHN para 89%, atingindo 100% em janeiro de 2005. Em 2005, o grupo empresarial investiu 24 milhões de euros na unificação de todas as marcas sob o nome Acciona. Assim, as subsidiárias Necso e Energía Hidroeléctrica de Navarra (EHN) desapareceram.​ A única exceção foi a Trasmediterránea, que passaria a se chamar oficialmente Acciona Trasmediterránea, José Manuel Entrecanales foi nomeado presidente da Acciona.
          Em 2007, a Acciona, juntamente com a empresa italiana Enel, assumiu o controle da empresa espanhola de eletricidade Endesa, da qual adquiriu 92% da participação. No entanto, em 2009 vendeu à Enel 25% da Endesa, que tinha um valor estimado de 8,2 bilhões de euros​. Por outro lado, a Acciona comprou em 2017 a construtora australiana Geotech, reforçando a atuação em um país no qual já estava em operação desde 2002. Esta aquisição significaria a consolidação do desenvolvimento de infraestruturas na Austrália pela empresa.​ No início de 2018, a Transmediterránea seria finalmente vendida à empresa canária Naviera Armas.
          Dentro do setor de infraestrutura sua atuação se divide em infraestrutura viária e todos os tipos de edificações e engenharia industrial. Possui um setor específico dedicado à criação de plantas de gerenciamento de água. Também oferece diversos serviços de manutenção predial.
          Seu setor de energia está presente em mais de 20 países. A Acciona quis se concentrar, especialmente, em energias renováveis ​​por meio de projetos de energia eólica, energia solar fotovoltaica, energia solar térmica, energia hidráulica e energia de biomassa.
          Em menor grau, abrange também outros setores. Dedica-se à corretagem de ações por meio da Bestinver e às vinícolas pelo Grupo Bodegas Palacio 1894 (anteriormente Hijos de Antonio Barceló).
          A Acciona trabalha projetando e construindo diferentes projetos em diversos setores sob o denominador comum da luta contra as mudanças climáticas. Desde 2015, a Acciona lidera o ranking das empresas mais verdes do mundo segundo o grupo editorial norte-americano Energy Intelligence.
          Em julho de 2022, a Comissão Nacional de Mercados e Concorrência (CNMC) aplicou uma multa de 29,4 milhões de euros à Acciona por ter alterado, durante 25 anos, junto com outras importantes construtoras espanholas, milhares de licitações públicas para a construção de infraestruturas e obras civis.
          No Brasil, a Acciona  iniciou sua atividade no país em 1996 e já realizou importantes projetos, como o Terminal 2 do Porto do Açu, em São João da Barra (RJ), no qual aplicou a tecnologia inovadora do equipamento Kugira, maior dique flutuante do mundo para fabricação de caixões de concreto pré-moldado.
          Foi a responsável pela emblemática transformação da antiga estação ferroviária Júlio Prestes na Sala São Paulo, considerada pelo jornal inglês The Guardian um dos melhores espaços para concertos do mundo e que abriga a Orquestra Sinfônica de São Paulo - OSESP.
          Realizou a assistência técnica na operação e manutenção da ETE Arrudas (MG) e atuou em projetos de tratamento de esgoto em Santa Cruz do Capibaribe (PE) e São Gonçalo (RJ).
          Também foi responsável pelas reformas, em São Paulo, do complexo Estúdio Vera Cruz Filmes, da estação da Luz e do edifício Martiniano de Carvalho, atual sede da Telefônica. A empresa também venceu licitações para a construção de linhas e estações de metrô em São Paulo (SP) e Fortaleza (CE).
          A Acciona realizou durante 10 anos a operação da Rodovia Lúcio Meira (BR-393), em um trecho de 200 quilômetros de extensão, passando por 7 municípios da região sul do Estado do Rio de Janeiro.
          É a responsável pela retomada das obras da Linha 6 - Laranja de metrô de São Paulo e sua futura operação. São 15km de linhas e 15 estações que irão conectar a estação São Joaquim, na região central, com a Brasilândia.
          Em 2021, A Acciona Energía, assinou um acordo com a Casa dos Ventos, maior grupo investidor em energias renováveis do Brasil, para a aquisição de dois projetos eólicos em desenvolvimento (Sento Sé I e II), no estado da Bahia, que somados podem chegar a até 850MW de potência.
          A Acciona está presente em 65 países nos cinco continentes​ e faz parte do IBEX 35. A Família Entrecanales detém 55,73% da empresa.
(Fonte: Wikipédia)

12 de mar. de 2023

SVB - Silicon Valley Bank

          O Silicon Valley Bank - SVB foi fundado por Roger V. Smith em 1983 e tem sua sede em Santa Clara, na Califórnia, Estados Unidos. O SVB ajudou muitos inovadores líderes a começar, acompanhando e dando suporte nos altos e baixos do crescimento de um negócio.
          Considerando dados de 2021, o banco tem um total de recursos de 211,5 bilhões de dólares e 6567 funcionários. O “banco das startups” do Vale do Silício, 16º maior banco dos EUA em ativos carrega US$ 175 bilhões em depósitos em março de 2023.
          No final do dia 8 de março de 2023, um gatilho disparou uma crise, quando o banco surpreendeu Wall Street dizendo que teve que vender um portfólio de títulos (a um prejuízo de US$ 1,8 bilhão) e ainda planejava levantar US$ 2,25 bilhões com a venda de novas ações, capital necessário para reforçar o seu balanço.
          A notícia deu início a uma corrida por resgates, do Vale até a Faria Lima. No dia seguinte (9 de março), enquanto Gregory Becker (CEO do SVB desde 2011) dizia aos clientes para se manter “calmos,” gestores ligavam para seus clientes e mandavam sacar tudo – imediatamente.
          A crise do SVB dragou o setor financeiro no pregão de 9 de março, com os quatro maiores bancos dos EUA perdendo mais de US$ 50 bi em valor de mercado. Mais uma vez, a reversão de um período de grande liquidez financeira deixará mortos e feridos. Os tempos de juros extremamente baixos inflaram diversos negócios nos EUA, e o venture capital surfou (muito) essa onda. Até o início de 2022, antes de o Federal Reserve dar início ao aperto monetário, houve um boom nos recursos para startups – e muitas dessas empresas de tecnologia são clientes do SVB. O aperto monetário derrubou o ritmo de concessões de empréstimos, piorando a qualidade dos ativos, e a inadimplência subiu. Os poupadores passaram a buscar alternativas mais rentáveis na renda fixa depois de anos de juros próximos a zero. Consequência: os clientes foram em busca de melhor rentabilidade em outras instituições ou mesmo nos títulos do Tesouro – e se os bancos menores aumentam os juros pagos, terão lucros ainda menores, agravando os desequilíbrios.
           Em 10 de março de 2023, o SVB não resistiu à sangria em seus depósitos e sofreu intervenção do governo americano, tornando-se a primeira grande instituição financeira americana a quebrar desde a crise de 2008. O SVB vinha tentando levantar capital desde o início da semana, ao mesmo tempo em que conversava com possíveis interessados em adquirir as suas operações. Não houve tempo. Suas ações mergulharam 80% antes das negociações serem suspensas. A Federal Deposit Insurance Corporation (FDIC), a agência americana criada em 1933 no auge da Grande Depressão para proteger correntistas e poupadores, assumiu o controle.
          Analistas erram bastante. O Silicon Valley Bank era um dos mais recomendados. No início do ano, o banco recebia 12 recomendações de “compra” e apenas uma de “venda”, segundo a Bloomberg.
          Agências de rating também erram. Segundo a Moody’s e o S&P, até o começo de março, o SVB era grau de investimento!
          Vale notar que não houve fraude, como no caso das Americanas. A situação financeira da empresa e o ambiente macroeconômico estavam aí para todos verem.
          As regras de capital e liquidez dos bancos, revisitadas após 2008, também não foram fortes suficientes. Novas regras e testes de estresse devem ser criados após essa quebradeira recente, mas nada garante que vão funcionar no futuro.
          É claro, após o fato, que diversas teses aparecem. Como a atitude do banco de agir mais como a maioria de seus clientes (startups de tecnologia) do que um banco tradicional mais sério.
          Mas a razão principal da quebra foi a completa falta de gestão de risco. A Chief Risk Officer Laura Izurieta saiu em outubro e foi substituída em dezembro por Kim Olson, que ficava em Nova Yorque, a 4700 quilômetros de distância. Não dá para fazer gestão de risco de um banco sem estar com o dedo na jugular da tesouraria. Esse foi um erro fatal.
         A empresa de auditoria KPMG apresentou relatórios que atestavam a saúde financeira do Silicon Valley Bank - SVB duas semanas antes de o banco quebrar. O SVB) faliu apenas 14 dias depois que a KPMG deu ao banco um atestado de saúde financeira.
(Fonte: BrazilJournal - 10.03.2023 / Valor - 14.03.2023 - Empiricus (Kiki Knudsen) - 16.03.2023 - partes)

10 de mar. de 2023

Chopard - (L.U.Chopard)

          A Chopard foi fundada em 1860, por Louis-Ulysse Chopard, que começou a vida como relojoeiro, instalando uma fábrica de relógios na cidade de Sonviller, Suíça
          Após a sua morte, em 1937, seu filho, Paul-Louis, mudou a sede para Genebra. Tempos depois, sob a direção da terceira geração, a empresa familiar passou a ter problemas e a família começou a procurar um comprador.
          A empresa foi adquirida por Karl Scheufele III em 1963 e desde então é chefiada por sua família. Chopard tem produzido produtos de alta qualidade usando ouro ético e sustentável desde 2013, depois de assumir o compromisso de apoiar os mineradores de ouro artesanais responsáveis.
          Karl Scheufele III compartilhou o amor da Chopard pela criatividade e relojoaria e, portanto, parecia uma escolha natural. Karl Scheufele I entrou na indústria de joalheria ainda jovem e mais tarde na vida quis apoiar artistas e joalheiros, dedicando seu tempo à Associação de Artes e Artesanato em Pforzheim, Alemanha.
          O conceito Chopard Happy Diamonds foi criado pela primeira vez em 1976. Agora faz parte do design diferenciado da Chopard - trabalhado com diamantes que se movem livremente entre vidros de cristal.
          A cultura de compartilhamento de conhecimento e orientação permaneceu com a Chopard, com a empresa conquistando o prêmio de "Melhor Empresa de Treinamento" em Genebra em 2008.
          Em 2010, a Chopard se juntou ao Conselho de Joalheria Responsável. Apenas três anos depois, a Chopard criou o primeiro relógio do mundo feito de ouro Fairmined. Isso recebeu grande aclamação da crítica na Baselworld. A mais recente revelação ética da marca é sua promessa de tornar 100% ético todo o ouro usado para fabricar suas joias.
          A Chopard aparece regularmente em uma variedade de publicações altamente conceituadas, como a Vogue, e sempre faz sucesso no tapete vermelho. Suas joias fazem aparições de destaque no tapete vermelho com estrelas de primeira linha, incluindo Julianne Moore no Festival de Cinema de Cannes, Marion Cotillard no Oscar e Christoph Waltz.
          Os vínculos da Chopard com o Festival de Cinema de Cannes começaram em 1998, quando se tornou seu parceiro oficial. A atual diretora, Caroline Scheufele, redesenhou o icônico troféu Palme d'Or.
(Fonte: msn - 04.10.2018 / T.H.Baker - partes)

Palme d'Or Trophy

Palme D'Or Trophy Designed By Caroline Scheufelle

6 de mar. de 2023

Tavaj

          No início da década de 1970, começavam as operações do Táxi Aéreo Vale do Juruá - TAVAJ, criado no estado do Acre, em 1972, por José Idalberto da Cunha. A principal base de operações ficava em Cruzeiro do Sul (CZS), onde está localizado o aeroporto mais ocidental do Brasil, e o objetivo era atender toda a região por ali, que até hoje é carente de ligações aéreas. Ao longo dos seus primeiros 20 anos de atividade, a TAVAJ ganhou experiência no setor e se desenvolveu bastante, buscando aumentar a qualidade de seus serviços e atender até aeronaves de outras empresas em programações de manutenção.
          Com a companhia em ritmo de crescimento, foi decidido mudar a sede para o Aeroporto Internacional de Rio Branco, que tinha mais estrutura para acompanhar o desenvolvimento da empresa. O nome TAVAJ se tornou referência na aviação local e em 1994 após receber as devidas autorizações do DAC (Departamento de Aviação Civil), o táxi-aéreo passou a ser uma linha aérea, alterando a sua designação para TAVAJ – Transportes Aéreos Regulares S.A.
          A frota inicial da ´nova´ aérea regional brasileira era composta por cinco Embraer 110 Bandeirantes. Eles tinham capacidade para acomodar 19 passageiros e eram responsáveis por cumprir voos partindo de Rio Branco para Eirunepé, no Amazonas, e Feijó, Tarauacá e Cruzeiro do Sul, no Acre. Em seus primeiros meses no ar, a TAVAJ obteve uma média de 47% de aproveitamento em seus voos.
          Em 1995, a empresa experimentou um ótimo crescimento e ampliou sua frota com a chegada de dois E110 e seu primeiro Fokker 27 MK600 (PT-TVA), que de início foi escalado na “ponte-aérea” acreana entre Rio Branco e Cruzeiro do Sul e também em um novo voo até Manaus. O “Jacaré” (apelido que o Fokker 27 leva) veio da Air UK, empresa aérea do Reino Unido. Ele chegou no Brasil realizando escalas em lugares como a Groenlândia, isso porque o custo de adicionar um tanque extra na aeronave para realizar a travessia sobre o Atlântico entre Dakar e Recife era muito alto e a empresa optou a rota pelo Polo Norte.
          Logo no início das operações, o PT-TVA apresentou problemas de manutenção e precisou ficar parado por um período, trazendo prejuízos à companhia. O motivo de todo esse tempo fora de operação foi a falta de recursos para pagar o serviço prestado pela Rolls-Royce.          No ano seguinte (1996), a TAVAJ foi surpreendida com uma oferta irrecusável feita pela Bombardier: quatro Dash Q200, com um crédito de 60 milhões de dólares. Os Dash 8 eram mais econômicos e confortáveis do que os antigos Fokker e caíram como uma luva na companhia. O primeiro deles, PT-TVB, chegou em dezembro de 1996, seguindo pelo PT-TVC em janeiro de 1997. As aeronaves eram equipadas com motores PW 123 – 300, os ideais para operar no clima quente Amazônico. Configurados para 29 passageiros, a TAVAJ esperava ter uma frota de 10 dos turboélices canadenses, o que não veio a acontecer.
A desvalorização do real frente ao dólar em 1999, enterrou os sonhos da companhia acreana. Os custos de leasing dos Dash 8s aumentaram consideravelmente e a alternativa foi devolvê-los, trazendo um transtorno para a empresa, que naquela altura voava para 31 destinos, no Acre, Amazonas, Rondônia, Mato Grosso e até Goiás. Assim terminou a rápida vida dos turboélices canadenses na TAVAJ, que foi uma das únicas empresas a voarem com o modelo no Brasil. A aérea vinha enfrentando problemas financeiros e dos nove Bandeirantes que tinha em sua frota, apenas cinco estavam ativos. O fundador e então presidente da empresa, José Idalberto da Cunha, optou por captar recursos para colocar o Fokker 27 PT-TVA de volta em atividade, depois de anos parado. Um Embraer 120 Brasília (PT-MFA) foi negociado junto à Pantanal e voou nas cores da TAVAJ por dois anos. A companhia também negociou com a Jet Sul, de Curitiba, um outro Fokker 27 o PT-LAH (ex TAM) que foi incorporado à frota da acreana substituindo o Brasília. Um segundo Fokker 27 também chegou a ser negociado com a JetSul, mas sequer saiu da capital paranaense. Em 1999, o terceiro Fokker 27 foi incorporado: PT-FPR. Esse “Jacaré” é da versão MK200 e começou sua carreira na Comair Airlines, da África antes de vir ao Brasil. A aeronave, mesmo tendo sido pintada nas cores da TAVAJ, jamais chegou realizar um voo pela empresa e desde então segue estacionada no Aeroporto de Rio Branco.
          O ano de 2002 foi de mudanças na TAVAJ: a empresa mudou sua base operacional de Rio Branco para Manaus, de onde decolavam voos para Belém, Cruzeiro do Sul, Tefé, Santarém, Eirunepé, Carauari, Tarauacá e Tabatinga, na fronteira com a Colômbia. Outra decisão da empresa foi padronizar sua frota, com a devolução de todos os Bandeirantes e ela ficou somente com três Fokker 27s.
          Em 2003, a empresa tentou incorporar um ATR42, mas o fato não se concretizou.
          No dia 20 de outubro de 2003, o Fokker 27 PT-TVA, veterano da frota da TAVAJ, se acidentou em Tarauacá após a roda dianteira da aeronave ter sido danificada por conta de uma irregularidade da pista, causando a perda de controle do Fokker. Não houve vítimas fatais, porém o PT-TVA jamais voltou a voar. Quase um mês depois, outro Fokker 27, o PT-LAH sofreu danos durante uma decolagem também em Tarauacá.
          Em 2004, ocorreu um acidente de um Brasília (não pertencia a TAVAJ) em Manaus e o fato fez com que o DAC fosse mais rigoroso na fiscalização das empresas aéreas regionais. A TAVAJ não possuía simulador de voo naquela época para treinar os seus pilotos e o custo para o treinamento ficou muito alto, uma vez que a empresa teria que levar os seus tripulantes até a Holanda para realizar os treinamentos na Fokker. A empresa foi auditada pelo DAC e em 2004 encerrou suas operações, quando já havia transportado cerca de 14 mil passageiros, naquele ano.
          A suspensão dos voos da TAVAJ deixou um vazio nas regiões em que a empresa era presente e também marcou a última operação regular de um Fokker 27 no Brasil.
(Fonte: ontimeaviation - 06.03.2023 / 

4 de mar. de 2023

Puma Air

           A Puma Air Linhas Aéreas nasceu em Belém (PA), em janeiro de 2002, para atender clientes da Puma Air Táxi Aéreo. Operando regularmente, a empresa podia trabalhar com maior capacidade de 
transporte de carga e passageiros e menor custo operacional, graças à regularidade dos serviços.
          Tendo iniciado suas operações com três monomotores Cessna 208B Caravan, a Puma Air vendeu 
duas dessas aeronaves para adquirir o primeiro dos seus dois EMB-120 Brasília.
(Fonte: livro Asas Brasileira - Gianfranco Beting)

Webjet

          A empresa aérea Webjet iniciou suas operações em 12 de julho de 2005 desde sua base no Rio de Janeiro, aeroporto do Galeão/Tom Jobim.
          A companhia começou a voar entre quatro cidades (Rio, São Paulo, Brasília e Porto Alegre) com um único aparelho 737-300, operando no sistema Low-Cost / Low Fare.
          A Webjet pretendia crescer de forma prudente, acrescentando novas aeronaves e rotas desde que obtivesse lucro operacional.
          Em 2007 a Webjet foi adquirida pelo empresário curitibano Guilherme Paulus, que se desfez da
empresa quatro anos depois, 2011, vendendo-a para a Gol.
          Em alguns períodos a Webjet entrou em uma concorrência específica, momentânea e predatória. Foi o caso dos meses que antecederam ao pedido de Recuperação Judicial da Passaredo, em outubro de
2012. A Webjet chegou a operar em Ribeirão Preto – principal hub da Passaredo – com Boeing 737 e tarifas a partir de R$ 9,90.
(Fonte: Livro - Asas Brasileiras - parte)