Nos últimos meses de 2020 e primeiros meses de 2021, a corretora surfou na onda da enorme valorização dos criptoativos. Tanto o número de usuários quanto o volume negociado estão atrelados, principalmente, ao desempenho das duas maiores criptomoedas em domínio de mercado, bitcoin e ethereum.
A saída para a Coinbase foi fazer os investidores olharem para o futuro: um horizonte com menos intermediários financeiros e transações ocorrendo majoritariamente por blockchain. A "criptoeconomia" aposta em um mundo movido por softwares de pagamento, no qual o e-commerce irá dominar mercados, como os de viagens e imóveis.
Em 14 de abril de 2021, a nova economia deu (mais) um passo em direção ao tradicional mercado financeiro. Sob os holofotes de veículos especializados em negócios, a Coinbase pôs os pés em territórios nunca explorados e fincou uma bandeira no centro nervoso da Nasdaq. “Um pequeno passo para o homem, um grande passo para a humanidade”, pode ter pensado Brian Armstrong, CEO da empresa, ao soar o sino de abertura da bolsa de valores. A Coinbase é um marco – a primeira grande empresa da criptoeconomia a fazer IPO.
Seu processo de abertura de capital não foi nada tradicional. A companhia vendeu suas ações em uma listagem direta. Nesse processo, economiza o dinheiro que pagaria aos bancos de investimento em uma oferta pública inicial tradicional, e evita o custoso, cansativo e demorado roadshow. Por outro lado, o dinheiro levantado na venda das ações não vai para o caixa da empresa. Isso porque os atuais investidores vendem suas ações existentes ao público – em vez de a empresa oferecer ao mercado novas ações. Mas não embolsar nenhum ganho no momento da IPO não é um problema. A Coinbase tem mais de US$ 1 bilhão em seu balanço.
A abertura de capital foi um sucesso. A empresa iniciou o pregão avaliada em US$ 85 bilhões, mas seu valor de mercado chegou a superar US$ 100 bilhões no mesmo dia (apesar de o preço das ações ter voltado a cair um pouco, logo na sequência). Isso colocou a Coinbase entre as maiores empresas listadas dos Estados Unidos. Foi a sétima maior valorização na data da estreia - atrás apenas da Airbnb, Facebook, UPS, AT&T Wireless, Snowflake e Uber.
No relatório de ganhos do primeiro trimestre da 2021, a Coinbase obteve uma receita estimada em US$ 1,8 bilhão e declarou ter 6,1 milhões de usuários mensais.
(Fonte: Época negócios - 17.04.2021)
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