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18 de mar. de 2023

United Airlines


Sede da United Airlines Holdings World Headquarters na Willis Tower em Chicago.

          A história da United Airlines começou no ano de 1924 com a fundação da Varney Air Lines, por Walter Varney, realizando voos postais.
          Annos mais tarde a empresa uniu-se à Pacific Air Transport e à National Air Transport, que também atuavam no transporte de malotes postais, dando origem à Boeing Air Transport, controlada pela Boeing e pela Pratt & Whitney.
          Em 1931, foi criada então a United, como administradora da Boeing Air Transport. Em 1934, a sociedade se desfez e as divisões se tornaram companhias independentes. A empresa aérea adotou o nome de United Airlines.
          No início dos anos 1930, surgiu o revolucionário monoplano bimotor Monomail, que deu origem ao Boeing 247, um dos primeiros aviões modernos de passageiros, que foi construído para a United Airlines. As companhias aéreas concorrentes da United Airlines não poderiam encomendar o 247, antes que os primeiros 60 aviões fossem entregues à UA, mas a Transcontinental and Western Airlines (depois Trans World Airlines) também o queria.
          Após a Segunda Guerra, a malha de rotas ampliou-se consideravelmente, alcançando pontos desde Honolulu a Washington/DC. Em 1959 a United entrou na era do jato com a introdução dos primeiros Douglas DC-8 e nos anos seguintes traria também o SE.210 Caravelle.
          A frota foi crescendo, com a entrada dos Boeing 727-100 e 737-200. Esse último feito quase sob medida para a empresa.
          No começo da década de 1960, a malha de rotas foi aumentada em 11 600 quilômetros, com a aquisição da Capital Airlines, fundada em 1936 como Pennsylvania Central Airlines.
          Em 1961, a United era a maior empresa aérea privada do mundo em termos de passageiros transportados por ano e RPMs voados. Em 1985, uma nova expansão: desta vez para o Oriente, graças à compra da Divisão do Pacífico da já combalida Pan American, por US$ 750 milhões.
          Finalmente nos anos 1990 a empresa estabeleceu-se como uma das duas maiores empresas americanas, ampliando suas linhas, deixando apenas de servir o continente africano.
          Modernizou sua frota: foi a empresa lançadora do Boeing 777-200, hoje seu principal avião para voos de longo alcance. Em 1997 foi uma das fundadoras da Star Alliance, consolidando ainda mais sua posição no mercado internacional frente a sua arqui-rival American Airlines.
          Em 24 de Fevereiro de 1989 o Boeing 747-122 matrícula N4713U com o código de voo UA 811 da United Airlines, após decolar de Honolulu e quando cruzava o nível de voo 220 perdeu uma das portas do porão ocasionando uma extensa perda de fuselagem. Oito passageiros foram sugados para o exterior e morreram. O avião conseguiu regressar a Honolulu e aterrar em segurança. Era comandado por David Cronin, 1º Oficial Gregory Slader e 2º Oficial Randal Thomas.
          Em 19 de julho de 1989 um DC-10 que operava o voo 232 da United, que ia de Denver a Filadélfia, com escala em Chicago perdeu o motor número 2 da aeronave, danificando o controle hidráulico dos 3 motores. Sem controle, o Piloto teve que fazer um pouso de emergência em Sioux City apenas usando a potência dos 2 motores restantes, o avião estava mais rápido do que num pouso normal devido as falhas, e se acidentou após tocar a asa na pista do aeroporto. 112 pessoas morreram no acidente, porém 184 sobreviveram, e por causa disso o piloto foi considerado um herói.
          Em 3 de março de 1991 o Boeing 737-291 matrícula N999UA com o código de voo UA585 despenhou-se na final para Colorado Springs. Era comandado pelo Capitão Harold Green tendo como 1º Oficial Patricia Eidson. Transportava três assistentes e vinte passageiros. Não houve sobreviventes.
          O executivo americano Paul Tierney, foi quem coordenou a reestruturação da United Airlines nos anos 1990. Anos mais tarde, em 2006, sua empresa de investimento, junto com um time de investidores de primeira linha, não foi capaz de antever a situação caótica que se avizinhava, quando ingressaram na companhia aérea brasileira BRA.
          Os ataques de 11 de setembro de 2001 foram cruéis para mais de 3 mil pessoas, incluindo tripulação e passageiros de voos da United: duas aeronaves da frota, um Boeing 767 (voo 175) e um 757 (voo 93), foram sequestradas por terroristas que tinham como alvo símbolos do poder econômico e político dos Estados Unidos. A primeira aeronave citada atingiu a Torre Sul do World Trade Center, na cidade de Nova Iorque, e a segunda, foi supostamente derrubada pois ia em direção a Washington, e caiu em Pittsburgh, na Pensilvânia.
          No total eram mais de 139 destinos em 26 países, operados pela United e suas coligadas regionais, mas a empresa, após os ataques terroristas (em setembro de 2001), entrou em parafuso. Com sérios prejuízos, a companhia entrou em concordata desde o início de 2002. Não restou outra alternativa a não ser a de adotar medidas draconianas de contenção de custos.
Salários, frota, empregos: a UAL cortou tudo o que tinha e não tinha para respirar. Passou, por exemplo, de 93 000 para 63 000 funcionários em dois anos; ou de 528 para 414 jatos. Parecia estar dando certo: embora sua situação fosse delicada, analistas acreditavam que o pior já havia passado e que a UAL sairia da concordata ainda em 2006.
          Em 2007, a United foi uma das quatro companhias que assinaram Memorandos de Entendimento com a Tam, que passou a estabelecer parcerias com companhias aéreas internacionais. As outras que entraram no acordo foram a portuguesa TAP, a chilena LAN e a alemã Lufthansa entraram no acordo.
Boeing 787-9 da United com as novas cores no Aeroporto Internacional de Pequim.
          Em abril de 2010, a United Airlines e a Continental Airlines anunciaram a intenção de realizar entre suas empresas um acordo de fusão, criando a maior empresa aérea do mundo em receita. Em 1 de outubro de 2010 a fusão foi anunciada oficialmente, o nome "Continental" desapareceu ficando apenas a inscrição "UNITED" em azul escuro, mas o logotipo adotado será o tradicional globo terrestre estilizado da antiga Continental.
          Em 26 de junho de 2015 A United anunciou a compra de 5% da Azul Linhas Aéreas Brasileiras. O negócio custou US$ 100 milhões, deu o direito à United de um assento no conselho administrativo da Azul e juntou as malhas das companhias através de acordo codeshare que juntas somavam 450 destinos e mais de 6 000 voos diários.
          Em 14 de fevereiro de 2018, um avião da companhia aérea, que fazia a rota de São Francisco para o Havaí, teve que realizar um pouso de emergência no Havaí, devido à explosão de uma parte do motor. Ninguém ficou ferido.
          Sob o guarda-chuva da United Continental Holdings, a United Airlines, Inc. é a terceira maior linha aérea dos Estados Unidos e do mundo, com uma frota de 1310 aviões em 373 destinos e emprega 61 mil trabalhadores. Seu principal hub é o Aeroporto Internacional O'Hare em Chicago. Sua sede é em Chicago, Illinois, Estados Unidos e desde dezembro de 2020 seu CEO é o executivo Scott Kirby.
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(Fonte: Wikipédia- parte)

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