Total de visualizações de página

3 de jun. de 2023

Cipla

          A Cia de Plásticos Cipla, com fábrica no bairro Bucarein, em Joinville, norte de Santa Catarina, foi fundada em 1963.
          Em 1992, após enfrentar uma série de problemas em suas empresas, Eliseth Hansen Batschauer, filha de João Hansen, reivindica uma revisão na partilha feita pelo pai. Numa rodada de doação feita em 1989 pelo pai, Eliseth recebera quatro empresas, um iate, um helicóptero, fazendas e imóveis avaliados em 200 milhões de dólares. O problema é que o quinhão de Eliseth foi diminuindo aos poucos. Seu ex-marido, o empresário Luis Batschauer, pulverizou as quatro empresas que ela originalmente herdara em dezenas de negócios menores, a Corporação HB. Com a recessão do início dos anos 1990, a HB começou a fazer água. A situação se agravou e em 1994 uma das empresas da corporação entrou em concordata. Em 1996 foi a vez da fabricante de acessórios sanitários Cipla, a maior delas. Mais uma, a Interfibra, jogou a toalha em 1997.
          A indústria de plásticos Cipla teve a falência decretada em 2019, embora ainda mantenha a produção de produtos para diversos segmentos.
          Em 12 de abril de 2023, a Justiça homologou a compra da massa falida da Cipla, pelo Grupo Zonta, dono da gigante supermercadista Condor, do Paraná. De acordo com o edital de homologação, assinado pelo Juízo da 1ª Varia Cível da Comarca de Joinville, o Grupo Zonta pagará à vista R$ 65,6 milhões, valor do lance que arrematou a empresa joinvilense no leilão do dia 3 de abril de 2023.
          Conforme a reportagem do Portal ND+ apurou, o Grupo Zonta deverá dar continuidade à operação da Cipla em Joinville que emprega, atualmente, quase 300 trabalhadores.
(Fonte: ND+ - 13.04.2023)Empresa joinvilense foi arrematada em leilão histórico no início de abril – Foto: Divulgação/NDEmpresa joinvilense foi arrematada em leilão histórico no início de abril – Foto: Divulgação/ND

Nenhum comentário: